Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 15 de dezembro de 2013

Torcedores de outros clubes se unem à Portuguesa contra o tapetão no Brasileiro

Cerca de 300 pessoas ocuparam duas faixas na Avenida Paulista, na região central de São Paulo, em protesto contra o possível tapetão no Campeonato Brasileiro. A manifestação foi marcada por torcedores da Portuguesa pelas redes sociais, mas contou com a adesão também de são-paulinos, palmeirenses, santistas, corintianos e até flamenguistas.
Com apitos, nariz de palhaço, cartazes e bandeiras, os torcedores criticam a postura do Fluminense, que deseja a punição da Portuguesa (por ter escalado Héverton de maneira irregular na última rodada) para evitar a queda para a Série B, decretada no último fim de semana.
Além do clube carioca, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e o procurador-geral Paulo Schmitt foram alvos da reivindicação.
"Não é mole não, caiu em campo e quer voltar no tapetão" e "STJD, eu quero ver o Fluminense pagar a Série B" foram das músicas cantadas pelos manifestantes, além do hino da Lusa.
O torcedor da Portuguesa Carlos Eduardo Preto foi o idealizador: "Isso surgiu a partir de um desabafo que eu fiz quinta-feira no Facebook. Eu disse que poderíamos fazer um protesto na Paulista. Muitas pessoas gostaram da ideia e quando eu vi, já tinham aberto o evento no site. Hoje, havia três mil pessoas confirmadas. Pelo menos fez barulho, o que era a nossa intenção", disse ele.
Preto também falou sobre a comoção dos torcedores dos outros clubes: "A gente fala que na vida é sempre contra a Portuguesa, e nós chamamos torcedores de outros clubes. Tem corintiano, palmeirenses, santistas e até juventinos. A rivalidade é dentro de campo, fora dele, somos todos iguais. Isso é o que queríamos mostrar: a nossa indignação", completou.
Os torcedores ocuparam duas faixas da Avenida Paulista, sentido Consolação, e marcharam até a Praça dos Ciclistas. Na volta, foram até o prédio da TV Gazeta e encerraram o movimento no MASP, mesmo local do início. Viaturas da Polícia Militar fizeram a escolta do grupo e não foi registrada nenhuma ocorrência.

CT do Atlético-PR será casa da Espanha na Copa do Mundo

A Espanha anunciou o local que servirá de base para sua preparação para a Copa do Mundo, que acontece no Brasil, em 2014. Os atuais campeões mundiais escolheram o CT do Caju, em Curitiba, que pertence ao Atlético-PR, para desembarcarem sua delegação no ano que vem.
A escolha se deu por conta da temperatura amena da capital paranaense, além do fato de o CT do Caju contar com um hotel em seus domínios, tornando mais difícil o acesso de pessoas que possam atrapalhar os treinamentos.
Outro motivo que pesou bastante na escolha dos dirigentes espanhois, que visitaram o CT durante a semana para sacramentar o negócio, é o último jogo da fase de grupos, contra o Chile, marcado para acontecer na Arena da Baixada.
A seleção da Espanha é cabeça de chave do Grupo B, que ainda conta com Holanda, atual vice-campeã mundial, Chile e Austrália.

Botafogo esquece grandes contratações para manter salários em dia

Desde que Clarence Seedorf desembarcou em General Severiano em 2012, a torcida do Botafogo aguarda ansiosamente pela contratação de um parceiro de peso para o holandês. A espera, no entanto, deverá se estender também por 2014, já que a diretoria avisou que não fará grandes investimentos para reforçar a equipe.
A postura deixa o torcedor ainda mais frustrado devido ao retorno do clube à Copa Libertadores da América. Ao terminar o Campeonato Brasileiro em quarto lugar e ver a Ponte Preta perder a Copa Sul-americana para o Lanús, o Gloriosos garantiu vaga na fase eliminatória do torneio e precisa bater o Deportivo Quito para entrar no grupo 2.
Até aqui, o único reforço encaminhado pelos dirigentes é Jorge Wagner. O experiente meia de 35 anos está muito próximo de ser oficializado como novo jogador botafoguense após três anos no Japão. Em entrevista ao canal Fox Sports, o vice-presidente de futebol, Chico Fonseca, deixou claro que os alvos do clube terão de aceitar a base salarial do elenco.
"O Botafogo vive situação financeira complicada e não podemos prometer pagar mais do que é possível. Nossa prioridade é pagar em dia, isso foi uma promessa feita a este grupo de jogadores. Por isso não deveremos ter grandes contratações, apenas se esses jogadores se adequarem ao nosso projeto", explicou o dirigente alvinegro, que viu o grupo abolir a concentração antes das partidas no Rio de Janeiro quando os vencimentos não eram quitados.
Para não perder a confiança da torcida, a diretoria tenta ao menos não repetir o desmanche da temporada de 2013 no próximo ano. Campeão carioca e líder do Campeonato Brasileiro no primeiro turno, o Botafogo teve de se desfazer dos titulares Fellype Gabriel e Vitinho, além do reserva Andrezinho, e o elenco reduzido não conseguiu se manter a briga pelo título nacional.

Raja vence Monterrey na prorrogação e encara o Atlético-MG na semifinal

Raja Casablanca e Monterrey duelaram pelas quartas de final do Mundial de Clubes da Fifa, em Agadir, no Marrocos, e o time da casa venceu na prorrogação por 2 a 1 com gol de Chtibi e Guehi. Os mexicanos descontaram com Osorio. Agora, os marroquinos vão enfrentar o Atlético-MG na próxima quarta-feira, às 17h30 (de Brasília), em Marrakech pela semifinal.
A torcida do Raja lotou o estádio e fez a festa. Silêncio, apenas, no minuto em homenagem a Nelson Mandela. A Adrar Arena foi palco, no início da tarde, da vitória do Guangzhou sobre o Al-Ahly, que jogará contra o Bayern de Munique pela outra semifinal.
O Monterrey não se amedrontou diante das vaias da torcida local e, logo aos três minutos do primeiro tempo, Zavala recebeu na ponta direita e chutou por cima do gol de Askri. Dois minutos depois, ainda sufocando a equipe da casa, Juárez bateu de canhota e viu a bola tirar tinta da trave esquerda.
Na tentativa de segurar a pressão adversária, o Raja criou uma boa chance com El Hachimi dentro da área, que, desequilibrado, chutou para fora. Passado o susto inicial, os marroquinos equilibraram a partida e conseguiram abrir o placar: El Hachimi avançou pela direita e bateu cruzado. Orozco saiu mal do gol, espalmando nos pés de Chtibi que mandou para o fundo das redes.
O Monterrey não se abateu com o gol sofrido e conseguiu criar duas oportunidades claras ainda no primeiro tempo. Aos 34 minutos, Delgado bateu no canto esquerdo, mas o goleiro não deixou a bola entrar. Pouco depois, Cardozo chutou forte e Asrki fez uma linda defesa. Em um contra-ataque muito rápido e bem armado, o Raja quase ampliou o placar com Iajour, mas os primeiros 45 minutos terminaram em 1 a 0, apenas.
No segundo tempo os mexicanos não tardaram em reagir: após cobrança de falta de Suazo, Basanta subiu mais do que os zagueiros e cabeceou para empatar a partida em Agadir aos sete minutos. Empate que só não se transformou em vitória graças a Askri, que salvou o chute, cara a cara, de Neri Cardozo. Muito melhor na segunda etapa, o Monterrey teve várias oportunidades de virar o placar. Aos 25 minutos, Cardozo tocou para Delgado, que dominou e chutou, mas a bola acabou desviando na zaga e saindo para escanteio.
Em um segundo tempo muito fraco, o empate em 1 a 1 persistiu no placar e a partida foi para a prorrogação. Logo aos cinco minutos de bola rolando novamente, o volante Guehi foi para a área e colocou o time local na frente novamente, de cabeça, após cobrança de escanteio.
Nervoso, o Monterrey não conseguiu reagir e mesmo com um grande número de escanteios, as chegadas à área não passaram pelo goleiro marroquino. Melhor para o Raja Casablanca, que comemorou a chegada inédita à semifinal do Mundial de Clubes.

Guardiola elogia Ronaldinho e diz que espera encontrá-lo na final do Mundial

Antes de ir ao estádio assistir ao confronto que definiria o adversário do Atlético-MG nas semifinais do Mundial, Ronaldinho leu elogios de Pep Guardiola. O técnico do Bayern de Munique, tido como responsável pela saída do meia do Barcelona, valorizou o trabalho do brasileiro em sua passagem pela Espanha.
"Eu me lembro de que o Ronaldinho chegou ao Barcelona em um momento em que o clube era triste, sem autoestima. Com seu futebol e carisma, ele mudou a equipe, deu a ela personalidade e nos encaminhou para as vitórias", afirmou o treinador.
É possível que eles se reencontrem no próximo dia 21. A intenção de Guardiola é levar o seu Bayern, campeão europeu, à decisão contra o Atlético-MG, campeão sul-americano, e evitar polêmicas com o atleta brasileiro.
"O Ronaldinho deixou o Barcelona porque chegamos a um acordo entre três partes: o clube, o jogador e seu empresário. Todos concordaram que era o momento de mudar de ares. Ele foi para Milão e continuou jogando muito bem. É um jogador fantástico. Esperamos chegar à final contra o Atlético", disse o técnico.

Neymar faz dois e decide vitória do Barcelona contra Villarreal no Camp Nou

Se os torcedores do Barcelona tinham algum receio com a ausência de Lionel Messi até o final de janeiro de 2014, Neymar mais uma vez deu a resposta no Camp Nou. O brasileiro, que já havia marcado três na goleada por 6 a 1 sobre o Celtic pela Liga dos Campeões, anotou mais dois neste sábado e foi o protagonista da vitória por 2 a 1 em cima do Villarreal. O time só perde a liderança caso o Atlético de Madri ganhe do Valencia neste domingo por três gols de diferença.
Válida pela 16ª rodada do Campeonato Espanhol, a partida  começou da mesma forma que o jogo da última quarta-feira, com os catalães dominando a posse de bola e recuperando o controle dela no campo de ataque. A diferença é que, contra os escoceses, Piqué abriu o placar aos seis minutos, enquanto neste sábado a trave parou o chute de Song aos cinco.
O jovem time do Villarreal mostrou bom posicionamento defensivo, com os laterais Mario e Costa segurando as investidas de Neymar e Jordi Alba, dobradinha pela esquerda do ataque do Barça, e de Alexis e Montoya, parceria do lado oposto. A grande atuação de Mario, no entanto, foi colocada em risco aos 27 minutos.
Alba recebeu com liberdade e tentou cruzamento à meia altura para Neymar no meio da área. Mario se atrapalhou ao tentar fazer o corte e colocou a mão na bola. O árbitro Ignacio Iglesias Villanueva não hesitou e assinalou a penalidade máxima. Neymar foi encarregado pela cobrança, caminhou com tranquilidade para a bola e deixou o goleiro Asenjo sem reação ao acertar o canto direito.

O gol aos 29 minutos fez o Villarreal se aventurar mais vezes ao ataque, deixando mais espaços para o veloz ataque do time da casa. Em uma das descidas, Alexis dominou sozinho na entrada da pequena área após enfiada de Fabregas e buscou o canto esquerdo baixo. Asenjo mostrou reflexo e se esticou para operar um milagre.
No intervalo, o técnico Marcelino Toral conseguiu mobilizar a equipe visitante, que precisou de apenas dois minutos na etapa complementar para deixar tudo igual. Trigueros cobrou escanteio na marca do pênalti, o capitão Musacchio antecipou Bartra com facilidade e acertou linda cabeçada, sem chances para o goleiro Pinto.
A virada por pouco não saiu aos cinco, quando o mexicano Giovani dos Santos dominou na direita, cortou Piqué para o meio e soltou a canhota na bola para assustar a torcida catalã. Os visitantes também passaram por momento de susto, já aos 15 minutos. Montoya entrou sozinho pela direita e contou com desvio na defesa para acertar a trave.
Na sequência, foi Fabregas quem recebeu de Alexis nas costas de Costa e bateu cruzado para ótima defesa de Asenjo. A noite inspirada do goleiro, porém, não foi suficiente para brecar Neymar. Alexis recebeu de Fabregas nas costas da defesa e tocou para o meio da pequena área. O astro da camisa 11 empurrou para as redes e coroou a semana mágica com cinco gols em dois jogos.
O brilho de Neymar deixa o Barcelona com 43 pontos, apaga a frustração pela derrota por 1 a 0 para o Athletic na rodada anterior e mantém o 100% de aproveitamento do time de Gerardo Martino como mandante. No próximo domingo, porém, o brasileiro será desfalque diante do Getafe por ter levado o terceiro cartão amarelo. Já o Villarreal segue com 28 pontos na quinta colocação e encara o Sevilla no sábado.

São Paulo perde R$ 6 milhões ao recusar shows em 2013


A construção da cobertura do Morumbi ainda nem sequer foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do São Paulo, mas já fez o clube deixar de faturar R$ 6 milhões apenas nesta temporada. O prejuízo tem a ver com a recusa de shows.
“Tive de negar quatro shows ao longo de 2013 por causa da indefinição a respeito do início das obras”, admite o diretor social do Tricolor, Roberto Natel. “As produtoras das grandes turnês mundiais precisam marcar os shows com bastante antecedência e, como não tínhamos certeza a respeito da interdição do Morumbi, abrimos mão”, completa.
Cada show no estádio tricolor rende R$ 1,5 milhão, livre de impostos. Em 2013, apenas Bon Jovi e Beyoncé se apresentaram no Morumbi — desde 2007, o estádio não recebia apenas dois shows em um ano.
“Mas as coisas vão melhorar em 2014. A Andrade Gutierrez liberou o estádio até maio e o São Paulo já confirmou quatro shows neste período”, finaliza Natel. A partir de junho, o Morumbi fecha as portas por oito meses, para a obra da cobertura.
Em segredo
O São Paulo garante não saber quem serão os artistas que se apresentarão nas quatro datas reservadas para o Morumbi em 2014. “Isso fica guardado com as organizadoras dos shows”, diz Roberto Natel.
Vapt-vupt
A estrutura que descerá da cobertura e fechará a arena para 28 mil pessoas no Morumbi levará apenas 12 minutos para ser montada ou desmontada. Ela ficará logo atrás de um dos gols do estádio.

STJD tira 12 mandos do Atlético-PR e oito do Vasco por briga de torcidas

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) puniu nesta sexta-feira Atlético-PR e Vasco pela briga envolvendo torcedores dos dois clubes no último domingo, em Joinville, válido pela 38ª rodada do Brasileirão. O time do Paraná perdeu 12 mandos de campo, sendo seis com os portões fechados, e recebeu multa de R$ 120 mil. Já os cariocas, oito mandos de jogo, com quatro sem torcida, e R$ 80 mil de pena. Cabe recurso.
Por ser o mandante, o Atlético-PR foi enquadrado no artigo 191 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala em "deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de medidas para garantir a segurança dos torcedores antes, durante e após a realização da partida". O time também foi julgado pelo artigo 211, por "deixar de manter o local indicado para a realização da partida com infra-estrutura necessária a assegurar a plena garantia e segurança para a sua realização".
A equipe rubro-negra, assim como o Vasco, foi denunciada também no artigo 213 por "deixarem de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens na praça de desporto, além de atirar objetos no gramado".
Presidente da sessão, Paulo Bracks discorreu longamente sobre o assunto. O auditor mostrou reportagens e criticou muito o comportamento dos torcedores de ambos os clubes.
"Bandido não tem fronteira", disse Bracks.
No domingo, membros de torcidas organizadas atleticana e vascaína se enfrentaram nas arquibancadas da partida entre as equipes. Na ocasião, o duelo, que era vencido pelos paranaenses por 1 a 0, foi interrompido por 73 minutos. Quatro pessoas ficaram em estado grave.
Por conta do incidente, a diretoria do Vasco tentou impugnar o resultado final do jogo, 5 a 1 para o Atlético-PR. O objetivo era colocar a culpa pela briga no time mandante, ficar com os pontos em disputa e, consequentemente, escapar do rebaixamento à Série B. O STJD rejeitou este recurso.
Também réus no caso, as Federações de Futebol do Paraná e de Santa Catarina e o árbitro Ricardo Marques Ribeiro foram absolvidos.