Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Criciúma vence lanterna Náutico e ganha fôlego na briga contra a queda

Wellington Paulista acertou chute de longe e assegurou a vitória catarinense Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press
O Criciúma deu um passo fundamental neste domingo para evitar seu rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Em jogo pela 33ª rodada da Série A, o time catarinense foi à Arena Pernambuco e venceu o rebaixado Náutico por 1 a 0, somando pontos importantes para se manter na primeira divisão.
O resultado foi fundamental para o Criciúma, que chegou aos 36 pontos e subiu para a 17ª posição. Embora a equipe se mantenha na zona de rebaixamento, o time se beneficiou das derrota de Ponte Preta (3 a 0 para o Vitória) e Fluminense (1 a 0 para o Corinthians) e do empate do Vasco (2 a 2 com o Santos). O Fluminense é o 18º (36 pontos), enquanto o Vasco é o 16º (37). O Náutico é lanterna, com 17.
O Náutico até teve chances para vencer o jogo, mas vacilou demais diante do pouco público em São Lourenço da Mata (PE). Aos 6min, Maikon Leite recebeu dentro da área, mas bateu por cima do gol. Dois minutos depois, Derley cruzou pela direita na pequena área, mas João Paulo também concluiu por cima do travessão do gol defendido por Galatto.
Apesar das boas chances dos ex-palmeirenses Tiago Real, que cabeceou para fora aos 11min, e Maikon Leite, que acertou a rede por fora aos 34min, o Criciúma conseguiu apertar no fim do primeiro tempo: aos 45min, Lins invadiu a área pela direita e tocou na saída do goleiro Ricardo Berna – mas mandou para fora e perdeu a chance de abrir o placar.
No segundo tempo, coube a outro ex-jogador do Palmeiras marcar o gol da vitória dos visitantes: aos 25min, Wellington Paulista acertou uma pancada da intermediária e pegou Ricardo Berna adiantado, fazendo 1 a 0. Apático, o Náutico nem de longe mostrou o mesmo ímpeto ofensivo da primeira etapa, assistindo ao jogo do Criciúma. Melhor para os catarinenses, que conquistaram pontos importantes na competição.
Os dois times voltam a entrar em campo no meio da semana, em jogos pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira, às 21h (horário de Brasília), o Criciúma recebe o vice-líder Atlético-PR no Estádio Heriberto Hülse; no dia seguinte, também às 21h, o Náutico visita o ameaçado Fluminense no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Pato acerta pênalti, Corinthians vence e manda Flu para zona da degola

O Corinthians conseguiu escapar nos últimos minutos de mais um empate. Diante do Fluminense, que se esforçou desde o começo para manter o placar igual, o time paulista contou com um gol de pênalti de Alexandre Pato para vencer por 1 a 0, em Araraquara. O resultado manda o time carioca para a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, no 18º lugar - Vasco e Criciúma o superaram na tabela. Já o Corinthians alcançou 45 pontos.
Durante todo o primeiro tempo tempo, o jogo teve o Fluminense recuado na defesa, diante de um Corinthians que tinha a bola, mas não sabia o que fazer com ela. No começo, o único susto criado pelos alvinegros foi um cabeceio de Douglas, que estava sozinho na área, mas mandou a bola para fora.
Depois, o Fluminense até ameaçou equilibrar a partida, mas os corintianos tiveram a melhor chance da etapa com Renato Augusto. Ele dominou a bola na área e chutou forte para o gol, mas Diego Cavalieri fez incrível defesa.
Apesar do primeiro tempo fraco e quase sem emoções, nenhum técnico quis mexer no intervalo. E assim a partida continuou com poucas emoções. Em uma das poucas chances de gol, aos 6min, Wagner arrancou pela direita, mas Marcelinho não alcançou a bola para finalizar.
O Corinthians tentou se lançar ao ataque com as entradas de Alexandre Pato e Rodriguinho, mas o Fluminense também melhorou. Teve mais posse de bola e reclamou de dois impedimentos polêmicos, apitados pelo árbitro.
O time paulista só cresceu mesmo nos cinco minutos finais, contando com muita vontade de Alexandre Pato. Aos 40min, ele ganhou a disputa por cima, mas cabeceou para fora. Três minutos depois, o juiz marcou pênalti de Anderson no atacante, que partiu para a cobrança. Pressionado por ter errado chute decisivo contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, agora ele bateu no ângulo e conseguiu decretar a vitória corintiana.

Santos e Vasco empatam e os cariocas conseguem sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro

Vasco x Santos, Fagner, Brasileirão 2013
Com posturas bem claras desde o início da partida, Vasco e Santos tentam suas estratégias, mas acabaram empatando em 2 a 2, no Marcanã. O Peixe, apostando em contra-ataques empatou e chegou aos 45 pontos, o que o coloca em 9º lugar.

Já o Vasco, que saiu da zona de rebaixamento, está em 16º na tabela, com 37 pontos, um a frente de Criciúma e Fluminense, 17º e 18º respectivamente. O Tricolor Carioca perdeu para Corinthians por 1 a 0, neste domingo.

Os gols da partida foram marcados por Bruno Peres e Gustavo Henrique para o lado paulista e André e Edmilson para os cariocas.

Na próxima quarta-feira, o Vasco segue a luta para se manter na Série A e enfrenta o Grêmio, fora de casa, às 19h30, na Arena. O Santos recebe o Bahia, em casa, no mesmo horário, mas na quinta-feira. 


O jogo

Desde o começo, o Santos acreditou que o Vasco arriscaria tudo, pois precisava da vitória. Três pontos tirariam os cariocas dos quatro últimos do campeonato. O Cruz-maltino pressionou nos minutos iniciais, mas não conseguiu marcar. Para piorar, ainda perdeu Juninho Pernambucano, que se lesionou sozinho, após cobrar falta na ponta esquerda. 

O clube ainda perderia, também lesionado, o atacante Reginaldo, que deu lugar a André, que até a chegada de Adilson Batista no Vasco, uma rodada atrás, não era nem relacionado para as partidas.

No primeiro tempo, em 10 minutos, três gols saíram em sequência. Bruno Peres acertou um lindo chute, aos 23 minutos e fez o primeiro gol do Peixe. Os santistas ampliaram, 4 minutos depois, de cabeça, com Gustavo Henrique, após cruzamendo do argentino Montillo.

As coisas não iam bem para os cariocas, até que dois minutos depois, Edmilson, chutando bola que desviou na zaga santista, descontou para o Vasco. Até o final do primeiro tempo, a vantagem santista nos contra-ataques seguiria recorrente.

Porém, no segundo tempo, o Vasco imprimiu novamente a vontade e a garra que demonstrou nos minutos iniciais da partida e pressionou o Santos, fazendo com que o Peixe apenas se defendesse. O goleiro Aranha foi muito acionado, tendo que salvar o Peixe de ceder empate em muitos lances.

Aos 32 minutos do segundo tempo, portanto, com muita sorte, André, ex-Santos, girou dentro da área e a bola saiu fraca, mas certeira, no cantinho. O Vasco conseguiu chegar ao empate após muitas tentativas.

No minutos finais, o Santos desperdiçou algumas chances de decidir a partida, pois o Vasco jogava com os laterais Yotún e Fágner no campo de ataque e o zagueiro Cris quase que como meio-campista. O Cruz-maltino seguia arriscando, pois sentia que podia vencer e se livrar do Z4.

Foi então que um lance em outra partida fez com que os vascaínos pudessem comemorar. O Fluminense, adversário direto na briga contra o rebaixamento, nos últimos minutos de jogo, sofreu um gol do Corinthians, de pênalti, marcado por Alexandre Pato.

Com os resultados dos dois jogos combinados, o Vasco sai, pelo menos temporariamente, da zona de rebaixamento e respira aliviado até a próxima rodada, quando terá outra batalha para se manter na Série A na próxima temporada.

Atlético-PR 3 x 0 São Paulo: Furacão vence e adia título do Cruzeiro no Brasileirão 2013

Brasileirão 2013
Com uma grande atuação, o Atlético-PR adiou o título nacional do Cruzeiro, com a vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo no último domingo (10), no Estádio Durival de Britto, em Curitiba. Agora, o Furacão soma 58 pontos ganhos e mantém a diferença de 13 pontos para o líder, restando cinco rodadas em disputa. Já o time paulista permanece na oitava colocação com 46 pontos conquistados, nove atrás do G-4 (zona de classificação para a Libertadores da América).
Em grande fase, o Furacão não tomou conhecimento do adversário e partiu para o ataque no início de partida. Logo aos 12 minutos de jogo, o atacante Ederson puxou contra-ataque e cruzou na área, Marcelo dominou no peito e estufou as redes do goleiro Rogério Ceni, Atlético Paranaense 1 a 0. Aos 26 minutos, o meia Paulo Baier cobrou escanteio e o zagueiro Luiz Alberto subiu livre e cabeceou para as redes, Atlético-PR 2 a 0. No final da primeira etapa, o Ademilson tocou para o volante Maicon, que girou e chutou, Weverton espalmou para escanteio.
Se impondo desde o início, o Furacão manteve o mesmo ímpeto do primeiro tempo. Logo aos 12 minutos da etapa complementar, o meia Everton lançou na área, Marcelo, livre de marcação, cruzou na medida para o artilheiro Ederson só empurrar para as redes, Atlético Paranaense 3 a 0. Depois do terceiro gol, o Rubro-Negro passou a administrar o resultado, sem sofrer sustos do time do Morumbi.

Com chances matemáticas de título, Furacão tenta se manter vivo na briga fora de casa.


Pela próxima rodada do Campeonato Brasileiro, a 34ª, o Atlético Paranaense volta a campo nesta quarta-feira (13), às 21 horas, diante do Criciúma, no Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma. No mesmo dia, mas às 21h50, o São Paulo encara o Flamengo, no Estádio Dr. Novelli Júnior, em Itú.

Cruzeiro vence o Grêmio e precisa de uma vitória para ser tricampeão

Era para ser o jogo do título, mas ele foi adiado. O Cruzeiro fez sua parte, venceu o Grêmio no Mineirão por 3 a 0 e colocou nove dedos na taça de campeão do Brasileirão. Mas a vitória do Atlético-PR para cima do São Paulo impediu o time celeste de decretar o terceiro caneco nacional. Porém, na próxima rodada, a Raposa já não depende mais de ninguém para ser o dono do Brasil por antecipação.
Diante de um público gigante no Mineirão, o time de Marcelo Oliveira fez valer a precisão técnica. Isso foi visto no golaço de Borges, na metade final do primeiro tempo. A meia-bicicleta do camisa 9 deixou Dida parado na pequena área. Porém, no sul, o Furacão já vencia com vantagem. No segundo tempo, Willian saiu do banco para aumentar a vantagem no placar do Gigante da Pampulha e Ricardo Goulart fechou o caixão gremista.
Ir para Bahia e vencer o Vitória é sinônimo de tricampeonato. Com 71 pontos conquistados, o Cruzeiro tem 13 a mais que o time paranaense. Assim sendo, caso vença 34ª rodada, ele, no mínimo, mantém a atual distância, mas restarão apenas quatro partidas para acabar o nacional (ou seja, 12 pontos em disputa para uma diferença que ficará em 13 pontos). Porém, caso o Atlético-PR não faça três pontos, o Cruzeiro já ergue a taça, independente do resultado no Barradão.
BORGES EXPLODE O MINEIRÃO
Logo no começo da partida, o Cruzeiro viu que teria dificuldades com o juiz Wilson Seneme, que deixou de dar algumas faltas a favor da Raposa. Mas o Grêmio tinha que passar por cima da limitação técnica de alguns de seus jogadores. Barcos e Kléber formaram uma dupla de ataque com pouca inspiração.
O gol de Borges demorou a sair porque o time celeste se concentrava em um contra-ataque veloz, mas era impedido de concretizá-lo por conta do combate eficiente do meio de campo destruidor do Grêmio, principalmente com Souza.
Com Everton Ribeiro e Ricardo Goulart bem marcados, Dagoberto surgiu como a válvula de escapa. Mais pela ponta esquerda, ele fez as melhores jogadas celestes. Mas o gol do camisa 9 surgiu em um lance de pouco perigo, aparentemente. A bola pingou na área gremista e Borges, malabarista, fez um 'velotrol' para mandar um balãozinho no gol de Dida.
Depois, o Cruzeiro tentou controlar a partida. Neste meio tempo, perdeu Everton Ribeiro para o jogo que deve decretar o título celeste. Antes do fim do primeiro tempo, porém, o Grêmio quase chegou à igualdade. Fábio apareceu como um milagreiro duas vezes, no mesmo lance, ao defender chutes de Souza e Rodholfo.
FÁBIO SALVA, BIGODE VOLTA E GOULART DESENCANTA
A volta dos vestiários não levou muita empolgação para as cadeiras. Alguns lances esporádicos de perigo celeste, mas nada muito relevante. Dida, por exemplo, quase não sujou o uniforme. Com Ricardo Goulart recebendo bolas boas, o time celeste não conseguia construir, efetivamente, chances de gol.
Já o Grêmio parecia estar contente com a derrota só de 1 a 0. Renato Gaúcho só se movimentou mesmo para fazer uma 'gracinha' com Egídio, ao impedir que o lateral voltasse para o campo, após lance na linha de fundo.
Só que o jogo calmo era bom para o Grêmio, uma vez que o Cruzeiro tem a explosão da movimentação de seus jogadores como arma letal. A tranquilidade favoreceu o Imortal Tricolor que, com Barcos, quase empatou. O argentino driblou Egídio secamente e mandou na trave direta de Fábio. E por falar no cabeludo do Grêmio, Barcos despertou na partida. Em novo lance individual, o camisa 9 protegeu bem a bola na entrada da área, esperou o momento certo e bateu rasteiro. Mas Fábio estava intransponível. Foi no cantinho mandar a bola para escanteio.
Mas dizem que a moda é um círculo. Vai e volta. A campanha do #bigodegrosso, em homenagem ao Willian, estava caída quando o Cruzeiro perdeu para São Paulo e Atlético-MG em seguida. Mas a boa fase voltou e tinha torcedor ostentando os pelos abaixo no nariz. O camisa 41 fez valer a confiança e anotou o segundo gol celeste.
Mas não podia faltar, neste dia especial celeste, um gol baseado na bola parada tão treinada e conceituada de Marcelo Oliveira. Em batia na lateral direita ofensiva, o Cruzeiro decretou o placar dilatado com um belo gol de Ricardo Goulart, que bateu colocado para estufar as redes outra vez (a festa da torcida, após o terceiro gol, fez o Mineirão tremer, literalmente).
Uma vitória de campeão, com direito a mais uma defesaça de Fábio aos 39 minutos. Só falta esperar até quarta mesmo.

Renato Cajá marca e Vitória vence a Ponte Preta no Majestoso

Em jogo que poderia tirar o time da zona de rebaixamento, a Ponte Preta não conseguiu furar a defesa do Vitória e acabou sendo derrotada por 3 a 0, neste domingo, em pleno Moisés Lucarelli, com gols de Renato Cajá, Ayrton e Dinei. Com 34 pontos, faltando cinco rodadas para o fim do Brasileirão, a Macaca se complica e vê a Série B cada vez mais próxima.
Desde os primeiros minutos, o time baiano dominou a partida e pressionou o adversário, alheio à torcida pontepretana. Ayrton se destacou e quase abriu o placar duas vezes: aos sete minutos, mandando uma bola no travessão, e também aos dez, arriscando um chutão de longe que parou nas mãos de Roberto.
Mas foi Renato Cajá, ídolo da Ponte, que começou a passar o carro no Majestoso. Aos 18 minutos, o camisa 10 recebeu um cruzamento de Danilo Tarracha na entrada da área e, sem marcação, finalizou a jogada... com a barriga, à la Val Baiano.
Não demorou muito para que o segundo gol viesse: aos 26, Ayrton recebeu uma bola na direita e aproveitou a chance para chutar cruzado e marcar um golaço. Chiquinho foi substituído por Elias na sequência e não ficou satisfeito com a escolha do técnico Jorginho, saindo do campo sem cumprimentá-lo.
Até que a Ponte Preta acordou depois do lance, mas não foi o suficiente para diminuir a diferença. Com uma ótima campanha, logo após seu retorno à elite do futebol brasileiro, o Vitória se consolidou com uma zaga forte, que não deu trégua para os campineiros.
Ainda no fim do primeiro tempo, Dinei. fechou o marcador, aos 42 minutos. Marquinhos puxou o contra-ataque e mandou a bola para a defesa de Roberto. No entato, Dinei aproveitou o rebote para fazer o terceiro.
Parecia que a Ponte estava mesmo com a cabeça na semifinal da Sul-Americana, que acontecerá no dia 21 de novembro, diante do São Paulo. A euforia de participar de sua primeira competição internacional afetou o desempenho do time no nacional.
Na volta do intervalo, os donos da casa pressionaram e desperdiçaram muitas bolas, mas nada foi suficiente para impedir a derrota.
Na próxima rodada, a 34ª, a Macaca enfrenta o Goiás, na quarta-feira, às 19h30, no Serra Dourada. No mesmo dia, o Vitória pega o Cruzeiro, no Barradão, às 21h50.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 0 X 3 VITÓRIA
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data/Hora: 10/11/2013 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Renda/Público: Não disponíveis
Cartões Amarelos: Baraka (PON); Marcelo (VIT)
Cartões Vermelhos: -
GOLS: Renato Cajá, aos 18'/1ºT (0-1); Ayrton, aos 26'/1ºT (0-2) e Dinei, aos 42'/1ºT (0-3)
PONTE PRETA: Roberto; Régis, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Chiquinho (Elias, 28'/1ºT), Fellipe Bastos e Adrianinho; Rildo e William (Rafael Ratão, 15'/2ºT). Técnico: Jorginho.
VITÓRIA: Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Danilo Tarracha; Marcelo (William Henrique, 31'/1ºT), Cáceres, Escudero e Renato Cajá (Michel, 30'/2ºT); Marquinhos e Dinei (maxi Biancucchi, 31'/2ºT). Técnico: Ney Franco.

Internacional vence Botafogo em Caxias do Sul e deixa para trás a zona de risco

Jorge Henrique abriu placar para Internacional na partida contra Botafogo, seu ex-clube, em Caxias  (Alexandre Lops/Internacional )
O Internacional chegou ao número mágico de 45 pontos neste domingo. A equipe gaúcha deixou para trás a zona de risco ao derrotar o Botafogo, por 2 a 1, no Estádio Centenário. Jorge Henrique e Jackson marcaram os gols do Inter, e Dória descontou para a equipe carioca. O Colorado acabou, com isso, ajudando o rival Grêmio, já que segurou o Botafogo, um concorrente direto de tabela do Tricolor.

O primeiro tempo foi bastante aberto no Centenário. O Botafogo não marcou graças a pelo menos três grandes defesas de Muriel, mas o Inter foi mais eficiente e abriu o placar através de Jorge Henrique. No segundo, o Fogão empatou logo de cara, mas o Colorado respondeu rápido e chegou à vitória com Jackson.

Com a vitória, o Inter sobe para o 9º lugar e abre nove pontos para a zona de rebaixamento da competição. O Botafogo estacionou na 4ª posição, com 53 pontos. O Colorado terá na quinta-feira outro compromisso complicado: o Atlético-MG, em Belo Horizonte. O Fogão recebe a Portuguesa, no Maracanã, na próxima quarta-feira.

O jogo – O Botafogo tentou se aproveitar do nervosismo do Inter e tomou a iniciativa nos minutos iniciais. A primeira boa chegada ocorreu aos 13 minutos, quando Gegê invadiu a área e Muriel saiu para salvar. Aos 19, Edílson bateu falta de muito longe e soltou uma bomba, defendida pelo goleiro do Inter. O Inter só chegou com perigo aos 23, em chute de Jorge Henrique defendido com segurança por Jefferson.

A partir daí, o Colorado melhorou no jogo. Aos 29, Willians abriu na esquerda para Fabrício. O chute, despretensioso, desviou na zaga e acertou a trave. No minuto seguinte, D’Alessandro fez ótimo passe para Otávio, que cruzou da direita, mas Jorge Henrique chegou atrasado.

O jogo ficou aberto. Aos 32, o Fogão respondeu à pressão colorada em grande jogada de Seedorf, que rolou para uma bomba de Edílson defendida por Muriel. Na jogada seguinte, Rafael Marques recebeu livre na área e chutou para milagre de Muriel. Aos 39, o gol colorado: Otávio cruzou, Jorge Henrique aproveitou falha de Bolívar e empurrou para as redes.

Destaque do primeiro tempo, Muriel começou o segundo falhando, e num momento decisivo. Logo aos dois minutos, Seedorf bateu escanteio, o goleiro colorado ficou no meio do caminho e Dória empatou o jogo em Caxias: 1 a 1. A resposta veio rápida: aos cinco, Jackson pôs novamente o Inter em vantagem, ao aproveitar falta levantada por D’Alessandro.

O jogo então deu uma caída de ritmo, mas aos 20 o Botafogo quase fez um golaço: Elias mandou uma meia-bicicleta por cima do gol colorado. Sem conseguir pressionar, o Fogão tinha dificuldades em chegar ao gol. Aos 37, Elias chutou pela linha de fundo após bate-rebate. O Inter respondeu aos 40, quando Jefferson saiu do gol para salvar o time carioca no momento em que Caio chegava para a conclusão.

Em "revanche", Goiás só empata com Fla e perde chance de entrar no G-4

O Goiás teve neste sábado uma boa chance para se vingar da eliminação para o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil acontecido na última quarta-feira. Mesmo assim, não aproveitou e apenas empatou com o rival rubro-negro por 1 a 1, no Maracanã, e ainda desperdiçou a oportunidade de ingressar no G-4 do Campeonato Brasileiro.
O clube alviverde, com o resultado, alcançou os 53 pontos, se igualando ao quarto colocado Botafogo, mas perdendo no critério de desempate (menor número de vitórias). Assim, pode ver os rivais na briga por vaga na Libertadores se distanciarem neste domingo, já que Grêmio, Atlético-PR e o próprio time alvinegro carioca entram em campo.
O Flamengo, por sua vez, parece estar mais focado na conquista da Copa do Brasil. Com 45 pontos no Campeonato Brasileiro, a equipe rubro-negra chegou à nona colocação e está cada vez mais distante do G-4. Dessa forma, deve apostar mesmo na outra competição para obter vaga na próxima Libertadores.
No primeiro tempo do duelo deste sábado, o Flamengo teve mais volume de jogo, mas o Goiás foi bem mais perigoso. Bonatini e David acertaram a trave de Paulo Victor. O time visitante, porém, perdeu Hugo, expulso.
Assim, na etapa complementar, Adryan acelerou pela esquerda e lançou Paulinho. O jovem fez leve desvio e deixou Hernane livre para marcar. Entretanto, na sequência, em cobrança de falta pela meia direita, William Matheus levantou e Rodrigo cabeceou com força, sem chances para Paulo Victor.
Na próxima rodada o Goiás recebe a Ponte Preta, no Serra Dourada, às 19h30 de quarta-feira. No mesmo dia, mas às 21h50, o Flamengo encara o São Paulo. 

Portuguesa e Coritiba empatam e se mantêm próximos da área de perigo

Portuguesa e Coritiba precisavam de uma vitória na luta contra a parte de baixo da classificação, mas ficaram apenas no empate por 0 a 0, na noite deste sábado, no estádio do Canindé. Assim, os dois times continuam próximos da área de perigo deste Campeonato Brasileiro.
A partida, que foi marcada por uma confusão entre torcedores do Coxa e a Polícia Militar no intervalo, teve poucas chances de perigo na etapa inicial e uma melhora no segundo tempo, mas sem eficiência dos dois lados. Assim, a Lusa chegou aos 40 pontos, no 14º lugar, enquanto o Coxa tem 41, na 13ª posição.
Na próxima rodada do Brasileirão, a Portuguesa enfrentará o Botafogo, na noite de quarta-feira, no Maracanã. No mesmo dia, o Coritiba receberá o Corinthians, no Couto Pereira.
O jogo - O Coritiba começou melhor o jogo, trabalhando a bola no sistema ofensivo. Logo no primeiro minuto, Alex chutou de fora da área e exigiu a defesa de Lauro. Na jogada seguinte, Carlinhos recebeu na área e tentou encobrir o goleiro, mas mandou por cima do travessão. Vitor Júnior ainda tentou fazer jogada individual na sequência, mas foi desarmado na área.
A Portuguesa só chegou com perigo aos 20 minutos, quando Souza arrancou pela direita e cruzou rasteiro para Gilberto, que chegou na primeira trave e foi travado por Luccas Claro, mas a bola passou perto da trave. No minuto seguinte, Diogo recebeu com liberdade na marca do pênalti, girou e finalizou para fora. Com uma melhora em campo da equipe rubro-verde, Souza acionou Bruno Henrique, que errou o alvo. No lance posterior, o volante obrigou Vanderlei a defender um chute.
Do outro lado, Carlinhos arrematou de fora da área e acertou o travessão de Lauro, na melhor chance do Coxa na primeira etapa. Antes do fim da etapa, um lance de perigo para cada lado. Aos 42, Correa concluiu da meia-direita e viu o goleiro se esticar para tirar do canto. Dois minutos depois, Carlinhos fez jogada individual e soltou a batida, da meia-lua, para a bola passar rente à trave.
No intervalo do jogo, a Polícia Militar entrou em confronto com torcedores do Coxa, que encheram o setor destinado aos visitantes nas arquibancadas do Canindé. Quando o jogo foi reiniciado, a confusão já havia sido controlada. E a Portuguesa voltou melhor para a etapa complementar. Bruno Henrique soltou um chute forte da direita e exigiu boa defesa de Vanderlei.
Pouco depois, o goleiro teve de sair para abafar as chegadas de Souza e Gilberto, salvando o Coxa e até sentindo lesão no braço esquerdo. A resposta do time paranaense saiu apenas aos 13 minutos, quando Vitor Júnior fez jogada individual e chutou no canto, mas Lauro espalmou.
Na resposta, Gilberto dominou pela direita da área e rolou no meio para Moisés, que bateu fraco e facilitou o trabalho do goleiro. Depois disso, Bruno Henrique finalizou duas vezes e levou perigo em ambas. Como os dois times precisavam da vitória, os treinadores mudaram seus times.
No Coxa, Emerson Santos entrou no lugar de Vitor Júnior, enquanto a Lusa trocou Souza por Wanderson. A equipe local seguiu mais perigosa. Diogo recebeu livre na área, girou e caiu na hora de finalizar. Na sobra, Gilberto dividiu com o goleiro Vanderlei, que recebeu atendimento médico. Em seguida, Péricles Chamusca tirou Alex para colocar Keirrison em campo, mas não conseguiu evitar o empate.

Bahia não sai do 0 com Atlético-MG e pode entrar na zona da degola

O Bahia perdeu uma grande chance de se afastar da zona do rebaixamento neste sábado. De quebra, ainda pode acabar a rodada entre os quatro últimos colocados. Tudo isso por causa de um empate por 0 a 0 contra o Atlético-MG, em plena Fonte Nova, que deixou a equipe nordestina ainda mais perto de poder voltar à Série B do Campeonato Brasileiro.
Caso o Fluminense vença o Corinthians, no Pacaembu, e o Vasco derrote o Santos por dois gols de diferença, no Maracança, o Bahia retornará ao grupo da degola. A torcida tricolor ficará neste domingo em busca do tropeço dos rivais cariocas, única solução para livrar o time tricolor baiano de ficar na zona do rebaixamento nesta rodada.
O duelo neste sábado foi bastante morno na Fonte Nova. Precisando da vitória, o Bahia não conseguia sair da marcação atleticana e pouco perigo ofereceu ao gol rival. Assim, o 0 a 0 se amarrou durante os 90 minutos e frustrou a torcida tricolor que compareceu ao estácio em Salvador.
Com 39 pontos, o Bahia não conseguiu sequer ultrapassar a Portuguesa na tabela de classificação, já que o time paulista também empatou e chegou aos 40 pontos. Ainda na 15ª colocação, o clube de Salvador volta a campo na próxima rodada contra o Santos, no Pacaembu. 
O Atlético-MG, por sua vez, chegou aos 49 e seguiu no sexto posto da primeira divisão nacional. Já garantido na Copa Libertadores do ano que vem, o clube de Belo Horizonte aguarda apenas para disputar o Mundial de Clubes em dezembro, já que não tem mais chances de títulos no Brasileiro.