Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Flamengo pode incluir Luiz Antônio em negociação por Elias

Contratado pelo Flamengo junto ao Sporting no início desta temporada, o meio-campista Elias tem contrato de empréstimo até o final deste ano e futuro incerto para 2014. Entretanto, conforme divulgou o jornal português A Bola na edição desta quarta-feira, outro atleta do clube rubro-negro pode facilitar a permanência do volante: Luiz Antônio.
Em busca de recuperar boa parte dos 8,85 milhões de euros (aproximadamente R$26,5 milhões) investidos para tirar Elias do Atlético de Madrid, em agosto de 2011, a agremiação lisboeta não quer facilitar a negociação. O Flamengo acena com oferta no valor de 4 milhões de euros (cerca de R$12 milhões), mas pode incluir Luiz Antônio, que interessa ao time lusitano.

Na equipe rubro-negra, Elias é titular desde o início de sua trajetória e já disputou 49 partidas, sendo todas como titular, e marcou oito gols. Apesar de seu rendimento dentro de campo, Elias tem futuro incerto, pois a alta cúpula do time carioca considera grande a quantia pedida pelo Sporting.
Em busca de uma saída para permanecer atuando no Brasil, o volante acionou a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) alegando ter oito meses de salário atrasado na agremiação europeia. Se triunfar na causa, o atleta poderá rescindir seu vínculo com o clube lusitano, que se estende até 2016. Os dirigentes do Sporting, porém, estão confiantes de que o contrato não será quebrado e permanecerão com 50% dos direitos econômicos.

Cuca aguarda liberação de Donizete e explica entrada de Lucas Cândido

O técnico Cuca tem apenas uma dúvida para confirmar o time do Atlético-MG que encara o Náutico, neste sábado, no Independência. O volante Leandro Donizete sofreu uma torção no joelho direito no treinamento desta sexta-feira, e o comandante vai aguardar uma reavaliação médica no atleta para saber se ele terá condições de jogo.
"Vamos torcer para não ficar nada grave e que possa jogar. Se ficar fora, que seja só dessa, porque é um jogador importante. Se ele não puder, entra o Pierre", disse Cuca, que confirmou nas demais posições a equipe já está definida, com algumas novidades.
"Não tenho dúvidas. Tenho três volantes que disputam duas posições. O Josué, o Donizete e o Pierre disputam posições. Eles têm o mesmo nível. O Guilherme vai na função que joga o Ronaldo e o Tardelli volta para a posição dele. É bom que faça essa mexida para que o pessoal dispute a posição", declarou.
Uma das surpresas na escalação será o garoto Lucas Cândido atuando na lateral esquerda na vaga de Júnior César. "O Lucas é um menino que estamos trabalhando há bastante tempo, na marcação e no apoio, é um jogador alto, tem uma chegada boa à frente, sabe encorpar bem o meio-campo, já jogou como terceiro zagueiro nos juniores, foi o melhor em campo no último jogo que atuou e nada mais justo que dar para ele uma condição de mostrar seu potencial. São jogos bons para que isso ocorra", disse Cuca.
O time que irá em campo terá a seguinte formação: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Lucas Cândido; Josué, Pierre (Leandro Donizete), Guilherme e Diego Tardelli; Fernandinho e Jô.

Com gol e boa atuação de Lucas, PSG confirma favoritismo e derrota o Lorient

Na tarde desta sexta-feira, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Francês , o Paris Saint-Germain, atuando no estádio Parque dos Príncipes, confirmou seu favoritismo e venceu o Lorient, pelo placar de 4 a 0. O triunfo parisiense teve atuação essencial do meia brasileiro Lucas, autor de um gol e uma assistência.
Com o resultado, o PSG chegou aos 28 pontos e segue na liderança da tabela. Por sua vez, os comandados de Christian Gourcuff, pai do meia Yoann Gourcuff, segue em situação incômoda, figurando no 17º posto, um acima da zona de rebaixamento, com 10 somados.
O jogo Em seus domínios, o Paris Saint-Germain rapidamente envolveu seu adversário e inaugurou o placar logo aos dois minutos. Aproveitando cruzamento da ponta esquerda feito por Dignet, Lucas finalizou de primeira, com a perna direita, e venceu o goleiro Audard.
A primeira chance de perigo do Lorient veio apenas aos nove minutos, em cabeçada firme do camaronês Aboubakar, que encobriu a meta de Sirigu. Aos 24, o experiente goleiro Fabien Audard deixou o campo contundido. Seu substituto, Baptiste Reynet, não conseguiu evitar o segundo gol dos parisienses: em passe preciso do italiano Verratti, Menez invadiu a área e tocou com categoria, na saída do arqueiro, para ampliar o marcador.
Aos 42 minutos, novamente brilhou a estrela do brasileiro, que construiu a jogada do terceiro gol do PSG: Lucas foi lançado em velocidade, ganhou no corpo do defensor, foi em direção à ponta direita e cruzou na área. Bem postado, o uruguaio Cavani subiu e testou firme, mandando a bola no canto direito de Reynet.
Na etapa final, o Lorient tentou, mas parou na sólida defesa dos parisienses, com destaque para os brasileiros Alex e Marquinhos. Porém, com o ritmo visivelmente diminuído, o PSG continuava levando perigo à meta dos visitantes. Aos 27, Jallet recebeu na ponta direita e, ao tentar cruzar, carimbou a trave direita de Reynet. A resposta da equipe laranja veio com Aboubakar, que finalizou firme na área e exigiu uma grande defesa de Sirigu, que espalmou a bola para escanteio.
Com 30 jogados, Lucas deixou o campo para a entrada do argentino Ezequiel Lavezzi, e viu do banco de reservas a sua equipe marcar o quarto gol: aos 36, após cobrança de escanteio, Ramiot testou firme e viu o goleiro visitante praticar uma grande defesa. Porém, no rebote, lá estava Cavani, para marcar seu segundo gol na partida, dando números finais ao placar em Paris.
Na próxima rodada, o PSG volta a atuar no Parque dos Príncipes, onde enfrenta o Nice. Por sua vez, o Lorient visita o Reims no estádio Moustoir.

    Por manutenção de G4, brasileiros torcem contra São Paulo na Sul-Americana

    Com o título praticamente assegurado pelo Cruzeiro , o Campeonato Brasileiro ainda tem três vagas abertas para a próxima edição da Copa Libertadores. Mas, para tal, clubes como Grêmio ,Botafogo e Atlético-PR precisam que o São Paulo não conquiste novamente a Copa Sul-Americana . Isso porque a competição também rende a seu campeão um lugar no mais importante torneio continental e faria o chamado G4 nacional virar G3.
    “No ano passado foi uma situação que passou batido, porque o São Paulo terminou o Brasileiro na quarta posição, mas conquistou sua vaga na Libertadores por causa da Sul-Americana. E eu enxergo o clube muito forte novamente”, afirmou o matemático Tristão Garcia, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e criador do site "Infobola".
    O São Paulo está nas quartas de final da Sul-Americana. Na última quarta-feira, derrotou o Atlético Nacional, da Colômbia, no Morumbi por 3 a 2. Na próxima semana, joga por um empate fora de casa para continuar vivo na disputa. A Ponte Preta, que também ainda está na competição, não foi lembrada pelo matemático.
    Para Garcia, apenas o Cruzeiro , com 99% de chances, já tem lugar na Libertadores de 2014. Com 83% e 80%, respectivamente, Grêmio e Botafogo ainda não podem dar suas classificações como certas.
    “80% não é vaga garantida”, explicou o professor, embora reconheça que a situação de gremistas e botafoguenses é tranquila.
    A exceção no G4 é o Atlético-PR , equipe que hoje depende muito do fracasso são-paulino na Sul-Americana. Apesar de ter 77% de chance de terminar o Brasileirão entre os quatro melhores, os paranaenses ficarão fora da Libertadores se os paulistas vencerem o torneio.

    Após 24 cobranças, Brasil é eliminado pelo México no Sub 17 nos pênaltis

    Após sair atrás no marcador e conseguir empatar a partida contra o México em 1 a 1 nos últimos minutos do tempo normal, o Brasil foi derrotado nas cobranças de pênaltis, por 11 a 10, e acabou eliminado nas quartas de final do Mundial Sub-17, disputado nos Emirados Árabes Unidos.
    Todos os jogadores que terminaram a partida cobraram as penalidades - e um de cada seleção ainda bateu duas. Gabriel e Mosquito (em sua segunda cobrança) desperdiçaram pelo Brasil, e Diaz, também em seu segundo pênalti, fez o gol e decretou a ida dos mexicanos para a semifinal.
    No tempo normal, o Brasil teve dificuldades para criar jogadas, e pouco ameaçou o gol mexicano. Sem poder contar com a ajudar do volante Gustavo e o meio Boschilla (ambos suspensos), o meia Nathan ficou sobrecarregado, e pouco produziu ao longo dos 90 minutos.
    Ochoa, aos 35 do segundo tempo, anotou o tento que abriu o marcador. Eduardo cometeu falta violenta pelo lado esquerdo do ataque mexicano e, na cobrança, a bola foi levantada na área: Diaz desviou e Ochoa completou para o gol.
    Três minutos mais tarde, o Brasil reagiu e conseguiu o gol de empate. Depois de rápida jogada, a bola chegou a Nathan, que, na primeira finalização, acertou a defesa mexicana, e, na segunda, balançou as redes do goleiro Gudiño com um forte chute de perna esquerda.
    Na semifinal, o México pode enfrentar a Argentina. Para isso, os argentinos precisam eliminar a Costa do Marfim na outra partida das quartas, que será disputada neste sábado.
    Suécia derrota Honduras de virada e se garante na semifinal
    Também nesta sexta-feira, a Suécia sofreu, mas venceu a seleção de Honduras, por 2 a 1, e garantiu vaga na semifinal da competição. Os hondurenhos abriram o placar com Brayan Velásquez, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, os europeus viraram com gols de Erdal Rakip e Valmir Berisha. O adversário dos suecos sairá do jogo entre Uruguai e Nigéria, que se enfrentam neste sábado.

    Com contrato perto de terminar, goleiro do Palmeiras pode jogar fora do Brasil

    A dedicação de quase 17 anos ao Palmeiras pode chegar ao fim. Com contrato até dezembro, o goleiro Bruno não sabe se continuará no clube que o revelou e ainda aguarda uma conversa com o presidente Paulo Nobre para definir o futuro. Se não renovar, o goleiro já decidiu: quer sair do Brasil.
    No início do ano, Bruno teve uma conversa com o diretor executivo José Carlos Brunoro e o gerente de futebol Omar Feitosa. Na ocasião, o clube apresentou uma proposta de renovação e o goleiro fez uma contraproposta. Diante do impasse, a diretoria pediu um tempo para voltar a negociar, e a espera dura até hoje.
    “Minha vontade é continuar aqui. Aqui é minha casa. Tenho quase 17 anos aqui e é difícil você ver um jogador com tanto tempo no clube como eu. Nunca tive empresários para vir aqui discutir meus contratos, sempre eu e meu pai que renovamos. Acho que essa boa relação que eu sempre tive com todo mundo aqui facilita. Minha vontade é continuar, fazer o centenário e fazer a minha carreira toda por aqui”, disse o jogador em entrevista exclusiva.
    Caso as conversas não evoluam, o goleiro pretende deixar o Brasil. Por já possuir o passaporte europeu, que facilita a saída em uma eventual negociação com um clube estrangeiro, Bruno deseja ganhar experiência fora do país e aceita jogar em uma das grandes ligas da Europa.
    “Se por algum motivo não me quiserem aqui, eu almejo jogar lá fora. Seja na Alemanha, na Itália, França, Espanha, Portugal ou Inglaterra. Eu tenho passaporte italiano, tenho inglês e acho que isso pode ajudar bastante. Até para viver outras culturas, poder morar fora do Brasil um pouco, vai ser bom para mim e minha família”, explicou.
    Aos 29 anos, Bruno empenhou mais da metade da vida em defender a meta palmeirense. Chegou ao clube ainda criança em 1997, aos 13 anos de idade, para atuar nas categorias de base e viver momentos históricos dentro do Palmeiras. O goleiro teve a chance de conquistar títulos –  o Paulista de 2008 e a Copa do Brasil de 2012 – e também viveu o drama do rebaixamento. Porém, a boa temporada no ano passado e o título de melhor goleiro da Copa do Brasil não foram suficientes para cessar críticas por parte da torcida.
    “Acho que as críticas são normais. Ninguém é unanimidade. Tem aqueles que gostam de mim e os que não gostam. Eu posso fazer de tudo, que vão achar alguma coisa para me criticar. Mas isso é normal. Eu sei lidar muito bem com isso, não há problema nenhum. As críticas só me fazem crescer. O ano passado, com a Copa do Brasil, foi muito especial porque nosso treinador era o Felipão e eu assumi a titularidade no meio da competição. Poder ganhar um título individual também é gratificante, já que o último goleiro que alcançou esse feito foi o Marcos, que assumiu na metade da Copa Libertadores de 1999, foi campeão, decisivo e ganhou o prêmio de melhor jogador. Então, para mim, essa comparação é muito boa”, analisou.
    Nesta temporada, com a chegada de Fernando Prass, Bruno perdeu a titularidade e fez apenas 12 jogos, sendo sete deles na Série B do Campeonato Brasileiro. Em maio, quando substituiu Prass nas partidas contra Santos e Tijuana-MEX, recebeu elogios do técnico Gilson Kleina.
    “O meu lugar é a meta do Palmeiras. Já mostrei isso. Sou o outro goleiro depois do Marcos que foi campeão pelo Palmeiras e ganhou um prêmio individual de melhor goleiro. Acho que já mostrei minhas qualidades. E não só por isso, mas também por causa das partidas. Eu mantive uma regularidade muito boa no Campeonato Brasileiro, apesar de a gente ter caído. No ano passado, o pessoal da assessoria me trouxe estatísticas que eu era o segundo goleiro que mais fazia defesas e defesas difíceis no Campeonato Brasileiro, só ficava atrás do Diego Cavalieri (do Fluminense). Foi muito legal para mim. Se eu não tivesse capacidade, eu não estaria aqui por 17 anos. Já teria ido embora há muito tempo”, completou.
    Bruno ainda não cogita a aposentadoria, mas já tem projetos para o futuro. Graduado em Educação Física e fluente na língua inglesa, o goleiro pensa em fazer uma pós-graduação na área de marketing ou administração e trabalhar na gerência de futebol. Objetivos, porém, ainda distantes para quem ainda quer fazer mais pelo clube do coração.

    Estudo aponta Corinthians como clube mais transparente do Brasil

    Pelo segundo ano consecutivo, o Corinthians foi avaliado como o clube mais transparente do Brasil. No estudo da Pluri Consultoria, a equipe paulista foi a única a atingir o conceito “bom”, com nível de transparência de 58,4%. Vitória, Santos e Fluminense aparecem na sequência, todos com índice abaixo dos 50%. Ceará, Fortaleza, Remo e Vila Nova foram os clubes com pior avaliação.
    No estudo, a Pluri avalia a relação dos clubes com torcedores e mídia no que diz respeito a finanças. Para chegar ao resultado, são levados em conta 31 fatores, com destaque para publicação de balanços financeiros anuais, publicação do orçamento do ano vigente e divulgação do estatuto do clube.
    De acordo com os consultores da Pluri, a transparência financeira tem efeitos práticos. “Quanto maior for a credibilidade da instituição, melhor será seu poder de atração e barganha junto aos melhores investidores e patrocinadores”, diz o relato. “Outras entidades têm postura no estilo ‘caixa-preta’, o que reduz o grau de credibilidade no mercado e afasta potenciais parceiros”.
    O estudo aponta uma evolução “lenta e gradual” no nível de transparência no futebol brasileiro. O melhor exemplo é o Guarani, que foi do 28º para o 5º lugar. “A política de divulgação inclui a publicação de resultados trimestrais e anuais, e reuniões do Conselho Deliberativo e da Assembléia de Sócios, com divulgação das respectivas atas de reuniões”, diz o clube campineiro.
    O Goiás, que passou da 24ª para a 11ª posição, é outro destaque. “Divulga um dos balanços mais detalhados entre os clubes brasileiros”, diz o relatório, que também elogia o Vitória: “É o único a disponibilizar, na internet, o seu planejamento estratégico”. A equipe baiana, vice-líder do ranking, estava em 12º lugar no ano passado.
    Veja a posição e o índice de transparência das 34 equipes avaliadas:
    1º - Corinthians (58,4%) 
    2º - Vitória (48,8%) 
    3º - Santos (46,7%) 
    4º - Fluminense (45%) 
    5º - Guarani (42,6%) 
    6º - Atlético-PR (40,9%) 
    7º - Avaí (38,1%) 
    8º - Palmeiras (36,4%) 
    9º - Coritiba (35,1%) 
    10º - Joinville (31,3%) 
    11º - Flamengo (30,2%) 
    12º - Goiás (30,2%) 
    13º - São Paulo (28,2%) 
    14º - Paraná Clube (27,1%) 
    15º - Vasco (26,8%) 
    16º - Grêmio (25,9%) 
    17º - Internacional (25,9%) 
    18º - Bahia (24,1%) 
    19º - Criciúma (24,1%) 
    20º - Cruzeiro (23,7%) 
    21º - Portuguesa (23,2%) 
    22º - Sport (22%) 
    23º - Botafogo (21%) 
    24º - Atlético-MG (20,1%) 
    25º - Santa Cruz (15,5%) 
    26º - Figueirense (15,3%) 
    27º - Ponte Preta (14,4%) 
    28º - Náutico (12,7%) 
    29º - Paysandu (8,6%) 
    30º - Atlético-GO (6,9%) 
    31º - Ceará (0%) 
    32º - Fortaleza (0%) 
    33º - Remo (-3,4%) 
    34º - Vila Nova (-3,4%).

    Sondado pelo mercado, Muricy diz que dará preferência ao São Paulo

    Não é certo que Muricy Ramalho continuará no São Paulo após dezembro, quando se encerra o contrato feito às pressas para salvar a equipe do rebaixamento. As duas partes manifestam interesse na continuidade do trabalho, contudo a falta de tempo tem adiado a conversa. Enquanto isso, o técnico diz já receber outras sondagens.
    "Estou toda hora no mercado. Mesmo empregado, tem muita consulta de dentro e de fora do País, não está sendo diferente agora. Nesse sentido, minha carreira sempre esteve muito bem. É legal, mostra que ainda estou fazendo um bom trabalho", disse, na manhã desta sexta-feira.
    A duração do vínculo (firmado no começo de setembro) foi dada pela diretoria como "tempo indeterminado". Não é bem assim. Ficou acordado que, ao fim desta temporada, tanto o clube quanto Muricy poderiam romper o contrato sem grandes custos financeiros para nenhum dos lados. Agora, com o time estabilizado, talvez seja possível reavaliá-lo mais cedo.
    "Eu não assinei nada. Vamos esperar. O mais importante, agora, é o time. Estamos em competições importantes. Não sei se essa conversa vai ser agora ou depois, mas é importante cuidar do time, como a gente está fazendo", frisou o treinador, que prometeu dar preferência ao clube.
    "Tenho contrato, e meu pensamento é o São Paulo. Vai ser o primeiro clube que vou escutar para minha continuação no ano que vem", garantiu Muricy, que sempre se inclui ao lembrar o passado do time, mesmo se estivesse distante.
    "Acho muito chato falar 'eles'. Não gosto dessa coisa de que 'eles erraram', 'eles fizeram isso'. Não é da minha linha ser assim, de apontar erros e trazer para mim só o que é bom. Eu falo 'a gente' mesmo. Eu não estava aqui (no primeiro turno do Campeonato Brasileiro), mas estava sentindo pelos meus amigos. E eu tenho carinho pelo clube", explicou.
    A eleição presidencial de abril de 2014 não deve interferir na decisão de Muricy, que tem amigos também na chapa de oposição liderada por Kalil Rocha Abdalla, ex-diretor jurídico da gestão atual.

    Flamengo espera fim da Copa do Brasil para iniciar planejamento de 2014

    A diretoria do Flamengo ainda não tomou nenhuma decisão em relação ao que vai ser feito em termos de futebol em 2014. Isso porque o clube vai esperar o desfecho da Copa do Brasil para determinar qual investimento será feito na formação do elenco. Caso conquiste o título e se classifique para a disputa da Copa Libertadores, haverá maior investimento em contratações. Do contrário, mais uma vez, o cinto será apertado e loucuras não irão acontecer para não comprometer o futuro do clube. 
    O vice-presidente de futebol Wallim Vasconcellos vem projetando o ano de 2014 dentro do que já é possível pensar. Ele está à frente do projeto, uma vez que não há nenhuma certeza de que o diretor de futebol Paulo Pelaipe permanecerá por mais um ano na Gávea. Algumas decisões já estão tomadas e independem do que acontecer na Copa do Brasil. Por exemplo, a compra dos direitos federativos do atacante Paulinho, que está emprestado somente até maio do próximo ano e tem vínculo com o XV de Piracicaba. Para contar com o jogador, o clube terá que desembolsar R$ 600 mil até maio.
    Se Paulinho é nome certo por mais um ano, o meia Carlos Eduardo está com os dias contados. O jogador será devolvido ao Rubin Kazan, da Rússia, dono dos seus direitos federativos. O Flamengo poderia contar com o jogador até junho de 2014, mas a tendência é que se livre do atleta até janeiro para poder, assim, reduzir a sua folha salarial, abrindo perspectivas para novos reforços.
    Quem já foi procurado para renovar contrato por mais um ano foi o lateral-direito Leonardo Moura. O jogador está estudando a proposta que lhe foi feita pelo Flamengo e não deverá criar maiores obstáculos. Já em relação a outros jogadores a diretoria prefere aguardar o desfecho da temporada. Perguntado sobre o plantel de 2014, Wallim admitiu que a formação do mesmo está condicionada à LIbertadores.
    "Nós temos um pensamento em termos de elenco, mas se o Flamengo conseguir a classificação para a Copa Libertadores, logicamente que a coisa vai mudar e teremos que ter um investimento maior, inclusive encorpando e melhorando o elenco já para o primeiro semestre. Mas não adianta ficar falando disso agora, pois teremos um jogo contra o Goiás decisivo e, passando por ele, ainda teremos que ganhar a decisão. Portanto, vamos pensar em dois mil e catorze um pouco mais na frente", reconheceu o dirigente.
    Dentro de campo, o técnico Jayme de Almeida, que não tem a permanência para 2014 assegurada, prefere pensar apenas no clássico deste domingo, às 19h30 (de Brasília), contra o Fluminense no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 41 pontos conquistados, o Flamengo precisa de pelo menos mais seis para ficar tranquilo quanto ao risco de rebaixamento.
    Porém, para evitar o desgaste do elenco são grandes as chances de alguns titulares serem preservados nesta rodada. O time não seria composto apenas por reservas e sim um misto que envolveria também alguns titulares. Porém, a formação só será definida no treino desta manhã de sábado, que vai dar início ao período de concentração.