Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Fracasso no Brasileiro aumenta pressão do Corinthians na Copa do Brasil

Os maus resultados das seis últimas rodadas e a distância de 19 pontos para o Cruzeiro no Campeonato Brasileiro forçam o Corinthians a fazer o que Tite já alertara após a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil: priorizar uma competição. No jogo de ida contra o Grêmio, nesta quarta-feira, o time paulista joga por um bom resultado e pela única chance real de ainda conquistar um título em 2013. 
"Não tivemos sequência de equipe, isso nos prejudicou, e agora está muito encaminhado o título para Cruzeiro e Botafogo, tendo depois o Grêmio. Vender falsa ilusão? Aqui não", disse o técnico Tite depois da derrota para o Botafogo, uma das quatro na série sem vitórias do time.
Fora da briga pelo título, o Corinthians ainda tem oito pontos de distância para o quarto colocado, o Grêmio, seu rival na Copa do Brasil. Com seis jogos sem vitória e apenas um gol marcado nestas partidas, a possibilidade de ganhar um título e ter a vaga para a Libertadores é muito mais palpável na Copa do Brasil.  
"O trabalho é para classificar para a Libertadores e brigar pelo título, principalmente o da Copa do Brasil, já que do Brasilero ficou mais complicado", disse Duílio Monteiro Alves, diretor adjunto de futebol do Corinthians. "O Corinthians tem de estar na Libertadores do ano que vem. Isso sim eu entendo como uma obrigação ou o primeiro objetivo a ser conquistado agora", completou.
O Corinthians entrou no mês de setembro com cinco pontos para a liderança do Brasileirão e já classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Hoje são 19 pontos para o Cruzeiro. Até o jogo da volta contra o Grêmio, dia 23 de outubro, em Porto Alegre, o Corinthians jogará sete partidas do Campeonato Brasileiro.  

Santos vence o Criciúma e volta a se aproximar de zona da Libertadores

Com sua dupla de ataque em noite inspirada, o Santos venceu o Criciúma por 2 a 1, neste domingo, na Vila Belmiro, e pôs fim a uma sequência de três jogos sem vencer. Thiago Ribeiro e Willian José, que já havia marcado diante do Grêmio no meio de semana, colocaram os números no placar. Tony descontou em cobrança de falta para o Tigre.
Agora, o Peixe vai a 32 pontos e volta a sonhar com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Com um jogo a menos, está a sete do Grêmio, quarto colocado e último na zona de classificação ao torneio continental. Na próxima quarta, enfrenta o Náutico, na Vila, no jogo atrasado da 11ª rodada. Já o Criciúma permanece com 24 pontos e ocupa a 17ª colocação, primeira na zona de rebaixamento.
O jogo
Os 2 a 0 abertos ainda no primeiro tempo fizeram justiça à boa atuação do Peixe na etapa inicial. Com pressão constante sobre os defensores adversários e manutenção da posse de bola, o alvinegro sufocou o Criciúma e, forte na bola parada, levou muito perigo ao gol de Helton Leite no início da partida.
Após bola no travessão de Montillo em cobrança direita de falta, o primeiro gol santista sairia dos pés do argentino, que desta vez cobrou escanteio na medida para Gustavo Henrique desviar e Thiago Ribeiro, livre, completar no segundo pau e abrir o placar aos 20 minutos na Vila Belmiro. O Santos, que já pressionava com o 0 a 0, seguiu com postura ofensiva, marcando o Tigre no campo de ataque.
Sem que os visitantes conseguissem sair para o jogo, os comandados do técnico Claudinei Oliveira continuaram se movimentando e trabalhando a bola, criando mais oportunidades de gol. Aos 41, o Peixe seria novamente recompensado pela boa atuação em mais uma jogada coletiva. Renê Júnior levantou na área e Montillo recebeu do lado direito. O camisa 10 só rolou para trás e Willian José, que marcou o gol de empate contra o Grêmio na última quarta-feira, encheu o pé para ampliar.
Na segunda etapa, o Santos diminuiu o ritmo e não pressionou tanto o Tigre como nos primeiros 45 minutos. Mais distantes uns dos outros, os santistas não conseguiram boas tabelas e aproximações que pudessem fazer com que a equipe criasse oportunidades de gol.
Contudo, apesar da falta de pressão no campo de ataque, o Peixe não passou perigo em razão da falta de criatividade dos catarinenses. Daniel Carvalho, lento demais, não conseguiu dar liga do meio para o ataque. Na tentativa de buscar o empate, Sílvio Criciúma abdicou do esquema de três zagueiros para dar mais força na faixa central do campo.
Na base da vontade e se aproveitando de certa passividade dos donos da casa, o Criciúma passou a se organizar melhor e chegar com mais efetividade ao gol de Aranha. Aos 33, o lateral-direito Tony cobrou falta na área, o zagueiro Leonardo atrapalhou o goleiro santista, recolocando sua equipe no confronto. Entretanto, o gol não foi suficiente para que o Tigre chegasse à igualdade no placar.
Próximos compromissos
Na quarta-feira, o Santos recebe o Náutico, em jogo atrasado da 11ª rodada do Brasileirão, às 21h, na Vila Belmiro. No próximo domingo, o Peixe encara o Atlético-MG, no Independência, às 18h30. Já o Criciúma, também no fim de semana, enfrenta o Flamengo, no Maracanã, às 16h.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 x 1 CRICIÚMA
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data e hora: 22/9/2013, às 18h30
Renda e público: R$ 126.376,00 / 5147 pagantes
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Auxiliares: Janette Mara Arcanjo (MG) e Valdebriano da Silva (RO)
Cartões amarelos: João Vitor, Elton e Henik (CRI); Arouca, Montillo e Thiago Ribeiro (SAN)
Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Thiago Ribeiro, aos 20'1ºT (1-0); Willian José, aos 41'1ºT (2-0); Tony, aos 33'2ºT (2-1);
SANTOS: Aranha, Cicinho, Gustavo Henrique, Edu Dracena e Mena; Renê Júnior, Arouca, Leandrinho (Renato Abreu, aos 29'2ºT) e Montillo (Pedro Castro, aos 37'2ºT); Thiago Ribeiro e Willian José (Giva, aos 37'2ºT). Técnico: Claudinei Oliveira.
CRICIÚMA: Helton Leite, Leonardo, Fábio Ferreira e Matheus Ferraz (Henik, Intervalo); Tony, Elton (André Gava, aos 33'2ºT), João Vitor, Diego Hoffmann e Daniel Carvalho (Fabinho, aos 28'2ºT); Lins e Wellington Paulista. Técnico: Sílvio Criciúma.

Sob temporal, Atlético-PR vence a Ponte Preta e sobe para terceiro

Com o temporal que caiu em Curitiba neste domingo, não tinha como não dar Furacão. O Atlético-PR derrotou a Ponte Preta por 1 a 0, com gol de Paulo Baier, no Durival Britto. O resultado pela 23ª rodada do Brasileirão fez o time paranaense chegar ao terceiro lugar, com 41 pontos, diminuindo para um a distância em relação ao Botafogo. Já a Macaca continua na penúltima posição, com 19 pontos.
Na próxima rodada, a Ponte visita o Botafogo, sábado, no Maracanã. Já o Atlético joga domingo, novamente em casa, contra o Vitória.
A chuva foi um dos atores principais da partida. Marcou presença com força durante a maior parte dos 90 minutos. O resultado foram cenas pitorescas de disputas de bola em meio a diversas poças, além de mergulhos e tropeços. Usando uma touca de natação por causa de um curativo na cabeça, o zagueiro Luiz Alberto era o que estava mais "preparado".
Se pelo chão não deu, o jeito jogar a bola para o alto. E o Atlético conseguiu com certa facilidade o "macete" do jogo. Ederson avançou pela esquerda e achou Paulo Baier. Com a categoria de sempre, ele pegou de primeira e abriu o placar. Foi o 96º gol do Maestro na era de pontos corridos do Brasileirão.
A jogada, aos 11 minutos do primeiro tempo, nasceu após ajuda de uma poça, que evitou a saída da bola esticada para o atacante do Furacão.
Depois de mais alguns minutos de controle por parte do Rubro-Negro, a Ponte Preta resolveu sair para o jogo e deu trabalho. Teve até bola na trave em cabeçada de Artur. Em outra jogada, goleiro Weverton precisou mergulhar nos pés de Chiquinho para evitar o empate.
No segundo tempo, a poça mais uma vez ajudou o time da casa para frear a corajosa Macaca, como na ocasião em que Rafael Ratão arrancou com liberdade, mas foi desarmado pelo aguaceiro quando ia entrar na área.
O atrito com o gramado molhado fez o Atlético-PR diminuir a velocidade ainda mais na etapa final, até como precaução. A Ponte continuou martelando com mais força no ataque, mas não conseguiu o gol, graças ao goleiro Weverton. Vitória dos atleticanos, que pegam o elevador na classificação do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 1 X 0 PONTE PRETA
Local: Durival Britto, em Curitiba (PR)
Data/Hora: 22/9/2013, às 18h30
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha
Auxiliares: Jose Antônio Chaves Franco Filho e Marcos Santos Vieira
Cartões amarelos: Deivid, Léo (CAP); William, Artur, Diego Sacoman (PON)
Gols: Paulo Baier, 11'/1ºT (1-0);
ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid, Zezinho, Paulo Baier (Jonas, 45'/2ºT) e Everton (Dellatorre); Marcelo e Ederson (Roger, 18'/2ºT). Técnico: Vágner Mancini.
PONTE PRETA: Roberto; Diego Sacoman, César e Ferron (Rafael Ratão, 21'/2ºT); Artur, Baraka, Fellipe Bastos, Chiquinho e Uendel; Alef (Adaílton, 15'/2ºT) e William. Técnico: Jorginho.

Victor leva frango, mas Atlético-MG vence e mantém Vasco na degola

O Atlético-MG sofreu pressão no segundo tempo e viu o goleiro Victor levar um frango no Estádio Independência, mas fez o suficiente na primeira etapa para sair com a vitória por 2 a 1 sobre o Vasco neste domingo. O resultado afastou ainda mais o time mineiro da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, e manteve os cariocas na degola.
Fernandinho, logo de cara, e Rafael Vaz, contra, fizeram os gols dos donos da casa, enquanto Dakson descontou para os vascaínos com grande contribuição de Victor, que deixou o levantamento do meia passar entre suas pernas. Foi a quarta derrota seguida do Vasco no Brasileiro.
O resultado levou o Atlético-MG a 31 pontos, sete acima da zona do descenso. Já o Vasco parou nos 24 e perdeu a chance de escapar nesta rodada. A equipe mineira volta a campo na quarta-feira, contra o Criciúma, fora de casa, em jogo antecipado da 25ª rodada; o time cruzmaltino, por sua vez, joga no mesmo dia contra o Goiás, pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Em um Independência que não lotou, o Atlético começou a todo vapor e abriu o placar logo aos 2min em bela jogada. Fernandinho recebeu passe de calcanhar de Ronaldinho, deu um corte seco em Cris e bateu de bico para as redes. Os problemas do Vasco aumentaram pouco depois, quando Tenorio sentiu lesão muscular e deu lugar a Edmílson no ataque.
Acuando o Vasco na defesa, o time da casa aumentou a vantagem aos 18min. Ronaldinho bateu falta da direita e o zagueiro Rafael Vaz mandou contra a própria meta ao tentar cortar o lance. Nervoso no jogo, Rafael Vaz ainda errou uma saída de bola no primeiro tempo, deixando nos pés de Ronaldinho, que tentou encobrir Michel Alves de muito longe, mas viu o goleiro segurar a bola.
Dorival mexeu no intervalo, promovendo as entradas de Willie e Yotún nas vagas de Abuda e Wendel, e o Vasco cresceu. O segundo tempo foi de pressão carioca, com o Atlético-MG tendo dificuldades para sair jogando. E aos 27min, os visitantes diminuíram: Dakson levantou na área em cobrança de falta e Victor, sozinho na jogada, deixou a bola passar entre suas pernas, em falha incrível.
Ainda deu tempo para outro lance inacreditável aos 43min: Michel Alves soltou bola que estava em suas mãos nos pés de Ronaldinho, que, sem goleiro, chutou na trave.

Flamengo empata com o Náutico

Náutico e Flamengo ficaram no empate sem gols neste domingo / Matheus Britto Imagem/Futura Press/Folhapress
Em um duelo de técnicos interinos. Flamengo e Náutico empataram por 0 a 0, na Arena Pernambuco, pela 23ª rodada do Brasileirão. Com muitos erros de passes, o Rubro-Negro não conseguiu vencer o lanterna da competição e continua cada vez mais perto da zona da degola, enquanto o time pernambucano segue sem reação e praticamente rebaixado.

Com o resultado, o Flamengo vai a 27 pontos e continua próximo da zona de rebaixamento. Já o Náutico continua lanterna com 10. Na próxima rodada do Brasileiro, o rubro-negro carioca recebe o Criciúma, no domingo, no Maracanã, às 16h. Enquanto o Timbu recebe o Coritiba, sábado, na Arena Pernambuco, às 18h30. Pela Copa do Brasil, Flamengo e Botafogo se enfrentam no primeiro duelo pelas quartas de final, no Maracanã.

O Jogo

O jogo começou muito apático, com baixa qualidade técnica dos dois lados, representando bem o que figuram os dois times no campeonato. Aos poucos o Rubro-Negro começou a se soltar, criando um pouco mais ao ataque. O goleiro Gideão chegou a salvar duas bolas em cima da linha, com isso a vontade prevaleceu à técnica, deixando a partida bem mais movimentada, porém, ainda sem muitos atrativos.

Um dos mais lúcidos em campo, Elias bem que tentava se movimentar e criar jogadas mais trabalhadas. Em uma oportunidade colocou Paulinho na cara do goleiro, mas o atacante não teve calma, e chutou em cima do goleiro. Pelo lado do Timbu, os contra-ataques e bolas paradas eram as maiores chances. O time pernambucano quase abriu o placar após um escanteio, onde Paulo Victor saiu em falso, a zaga espanou para o meio da área e Martinez chutou no contrapé do goleiro, que conseguiu uma linda defesa.

O Flamengo aparentava que viria com mais ímpeto segundo tempo, pois logo no início, Elias entrou bem pelo meio, chutou no cantinho, mas o goleiro foi bem na jogada. Porém, a desorganização voltou a tomar conta da partida.
Perdido em campo, Carlos Eduardo saiu para a entrada de Gabriel, que de forma instantânea conseguiu dar mais velocidade nas saídas ao ataque. Também cansado, André Santos sai debaixo de vaias para a entrada de Fernando. Os 20 minutos restantes foram bem truncados, com muitas faltas, com muito menos técnica.

Quando a fase não é boa, nada dá certo. Em um lance incrível, que poderia mudar o panorama da partida, aos 48 minutos do segundo tempo, Elias, sozinho na cara do gol, perdeu um gol incrível.

FICHA TÉCNICA

NÁUTICO 0 X 0 FLAMENGO

NÁUTICO:
 Gideão, Derley, João Filipe, Leandro Amaro e Bruno Collaço; Elicarlos, Martinez(Helder - 37'/2ºT)  e Tiago Real; Diego Morales(Peña - 25'/2ºT), Rogério(Maikon Leite - 29'/2ºT) e Hugo. Técnico: Levi Gomes.

FLAMENGO: Paulo Victor; Luiz ANtonio, Wallace, Samir e João Paulo; Amaral, Elias, Carlos Eduaro(Gabriel - 15'/2ºT) e André Santos(Fernando - 25'/2ºT);Paulinho(Paulinho - 37'/2ºT) e Hernane. Técnico: Jayme de Almeida.

Local: Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata (PE)
Data/Hora: 22/9/2013 - 16h
Árbitro: Wilson Luiz Seneme
Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo e Neuza Ines Back
Público/renda: Não divulgado
Cartões amarelos: Martinez, João Filipe, Bruno Collaço e Derley (Nau); Wallace e Hernane (Fla).

Goiás 1 x 0 São Paulo: Esmeraldino vence, sobe na tabela e deixa Tricolor próximo do Z-4 do Brasileirão 2013

Brasileirão 2013
O Goiás criou muitas chances de gol, mas teve de esperar até os momentos finais para confirmar a vitória sobre o São Paulo, por 1 a 0, no último domingo (22), no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Com esse resultado, o time esmeraldino subiu para a sexta colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, com 33 pontos ganhos. O Tricolor, por sua vez, soma 27 pontos e está na 15ª posição, apenas três pontos acima da zona de rebaixamento.
O Esmeraldino criou várias chances de gol na primeira etapa, mas parou no experiente Rogério Ceni. Logo aos quatro minutos de partida, Hugo recebe de Walter, na área, e chutou para defesa de Rogério Ceni. Aos 11 minutos, a primeira grande oportunidade dos visitantes. Jadson lançou Paulo Miranda, que chutou em cima de Renan, que afastou o perigo. Quatro minutos depois, Walter desviou lançamento na área, Rogério Ceni soltou a bola, o atacante tentou novamente, mas o goleiro se recuperou no lance.
Artilheiro do time goiano no Brasileirão, Walter tentou encobrir Rogério Ceni, chutou com categoria e o camisa 1 fez grande defesa, aos 23 minutos. Seis minutos depois, Renan Oliveira tabelou com Walter e bateu de primeira, a bola passou com perigo, à esquerda do gol adversário. Aos 38 minutos, David cobrou falta, Walter cabeceou e o goleiro espalmou. Aos 44, após cobrança de falta, Hugo chutou forte e Rogério Ceni salvou o Tricolor mais uma vez.
O ritmo de jogo na segunda etapa piorou, mas o time esmeraldino seguiu pressionando. Aos 18 minutos, Walter recebeu na área, foi cercado por Rogério Ceni e cruzou, Araújo tentou o voleio, mas o goleiro segurou a bola. Mas quando tudo se encaminhava para o empate, o ex-são-paulino Rodrigo cobrou falta com força, a bola caprichosamente tocou na trave, nas costas de Ceni e entrou. Assim como no primeiro turno, gol do zagueiro, Goiás 1 a 0.
Em jogo válido pela próxima rodada do Brasileirão, o Goiás volta a jogar no próximo sábado (28), às 18h30, contra o Fluminense, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Já o São Paulo recebe o Grêmio no próximo domingo (29), às 16 horas, no Estádio do Morumbi, em São Paulo.

Goiás e São Paulo dão pausa no Brasileirão neste meio de semana


Antes disso, porém, o time esmeraldino encara o Vasco da Gama, nesta quarta-feira (25), às 21h50, no Serra Dourada, partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O Tricolor, por sua vez, estreia na Copa Sul-Americana, no dia seguinte, às 21h50, no Morumbi, contra o Universidad Católica, do Chile, pela fase de oitavas de final.

Portuguesa vence o Internacional por 1 x 0 e se distancia da zona de rebaixamento

Mais uma vez, deu tudo errado na vida do Internacional. Jogando no Estádio do Vale, o time de Dunga teve mais atuação fraca e perdeu para a Portuguesa, por 1 x 0, na primeira vitória fora de casa da Lusa no campeonato. O gol foi marcado por Wanderson, aos 41 minutos do segundo tempo. Para piorar, o Colorado perdeu o zagueiro Índio, expulso, e o meia D’Alessandro, pelo terceiro cartão amarelo, para a próxima partida no Brasileiro, contra o Cruzeiro, domingo que vem.

O Inter tentou impor seu ritmo no primeiro tempo, mas encontrou uma Lusa bem postada na defesa. A etapa inicial foi equilibrada em números de chances de gol, e o time paulista teve as melhores para marcar. No segundo tempo, a expulsão de Índio logo aos três minutos alterou o panorama do jogo, e foi a Portuguesa que passou a pressionar, até marcar com Wanderson, a quatro minutos do fim.

Com a derrota o Inter estaciona nos 34 pontos, mas mantém o 5º lugar, enquanto a Portuguesa saltou para a 13ª posição, com 28. Agora, o Colorado foca suas energias na Copa do Brasil, onde quinta a equipe enfrenta o Atlético-PR, no próprio Estádio do Vale, pelas quartas de final. A Lusa descansa no meio de semana e só volta a campo domingo, no Canindé, contra o Corinthians.

O jogo – Derrotado pelo Bahia na última quinta, o Inter contou com a volta de seu melhor jogador e capitão da equipe, D’Alessandro. A equipe da casa tomou a iniciativa nos minutos iniciais, mas a Lusa se fechou bem e não deu muitas alternativas ao Colorado. A primeira conclusão foi do time paulista: o zagueiro Moisés Moura marcou gol aos 18, mas de mão. A jogada foi anulada e o beque levou cartão amarelo no lance.

Jogada de perigo, e válida, só aos 22: Souza bateu escanteio no primeiro pau e Moisés chega rasgando no primeiro pau de cabeça, mas Muriel salvou. Na sobra, Juan brecou a tentativa de conclusão e Luís Ricardo chutou alto demais. Mesmo controlando o jogo e tendo posse de bola no ataque, o Inter só levou perigo aos 28: Caio passou por Moisés e Ferdinando e chutou para boa defesa de Gledson.

Mesmo sem propor o jogo, a Lusa seguia mais perigosa por jogar no erro do Inter. Aos 30, Souza cobrou falta com perigo, mas Muriel pegou em dois tempos. Aos 34, Índio atravessou bola no meio e errou o lançamento. Henrique aproveitou, entrou livre e chutou com muito perigo, raspando o poste.

O Internacional só pressionou com mais força nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 40, Josimar mandou bomba de longe e Gledson espalmou para escanteio. Na cobrança, Juan ganhou pelo alto e Luís Ricardo salvou, tirando em cima da linha. A Portuguesa levou em perigo em cobrança de falta fechada de Souza, que Muriel tirou com um tapinha, aos 43.

Para dar a agressividade que faltou à equipe no primeiro tempo, Dunga sacou o volante Aírton e colocou em campo o atacante Scocco. No entanto, a estratégia foi comprometida logo aos três minutos, quando Índio acabou expulso por acertar cotovelada em Henrique.

O jogo permaneceu equilibrado, e Dunga não mexeu no Inter, nem trouxe o time para trás. Aos 17, Scocco bateu falta e Gledson fez boa defesa. Aos 23, foi Alex que levou perigo em chute de longe. A Lusa respondeu aos 24, com Moisés quase encobrindo Muriel, que deu tapinha para escanteio. Aos 28, a grande chance do time paulista no jogo: Bergson entrou completamente livre na área, mas pegou mal e mandou torto pela linha de fundo, perdendo a bola do jogo.

Com vantagem numérica, a Lusa partiu para cima em busca da vitória. Aos 34, Diogo chutou no cantinho e a bola bateu na trave de Muriel. Depois de sofrer muita pressão, o Colorado também perdeu sua bola do jogo: aos 40, D’Alessandro fez grande jogada e deixou Scocco livre, mas o chute saiu alto demais. O castigo veio a galope: na jogada seguinte, Wanderson ganhou pelo alto da zaga gaúcha após cruzamento de Luís Ricardo e determinou a vitória da Lusa.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 0 x 1 PORTUGUESA

Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Data: 22 de setembro de 2013, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Assistentes: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Marco Antônio de Mello Moreira (GO)
Cartão amarelo: Aírton, Juan, Caio e D’Alessandro (Internacional); Moisés Moura, Henrique, Ferdinando e Luís Ricardo (Portuguesa)
Cartão vermelho: Índio (Internacional)
Gol: PORTUGUESA: Wanderson, aos 41 minutos do segundo tempo

INTERNACIONAL: Muriel; Gabriel, Índio, Juan e Kleber; Aírton (Scocco), Josimar, Alex e D’Alessandro; Caio (Alan) e Leandro Damião
Técnico: Dunga.

PORTUGUESA: Gledson; Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Moisés (Cañete) e Souza (Wanderson); Diogo e Henrique (Bergson)
Técnico: Guto Ferreira.

O Botafogo foi surpreendido na tarde deste domingo em pleno Maracanã. O visitante Bahia saiu atrás no placar, e, superior em campo, foi atrás da virada e derrotou o alvinegro carioca por 2 a 1. Os gols baianos foram marcados no final do segundo tempo por Fernandão e Obina. Edílson abriu o placar para o Botafogo cobrando falta no primeiro tempo. Com o empate do líder Cruzeiro diante do Corinthians, o Botafogo estacionou nos 42 pontos e viu a distância para a Raposa aumentar para oito pontos. Já o Bahia respira na tabela e vai a 31 pontos, se afastando da zona do rebaixamento. Na próxima rodada do Brasileirão, o Botafogo recebe a Ponte Preta no sábado, novamente no Maracanã. O Bahia joga em casa, no domingo, diante do Vasco. O jogo Botafogo e Bahia protagonizaram um primeiro tempo surpreendente neste domingo. O Alvinegro, que é vice-líder do Brasileirão, vinha de derrota para o líder Cruzeiro e, jogando em casa, precisava mostrar que não se abalou com o resultado da última quarta-feira. Entretanto, foi o Bahia, com campanha irregular e próximo da zona do rebaixamento, que tomou a iniciativa do jogo no Maracanã. Os comandados de Cristóvão Borges foram ao Rio com a proposta de pressionar o Botafogo em seu próprio campo, e se aproveitou dos erros de passes dos cariocas. Os sustos começaram aos oito minutos, com Marquinhos cobrando falta direto para o gol e obrigando Jéfferson a trabalhar. Na sequência, a defesa carioca bobeia na saída de bola e Marquinhos aparece para pressionar. Jéfferson defende e tranquiliza o time. A defesa do Bota continuava errando pressionada pelo Bahia. Aos 12, Barbio avançou livre desde o meio de campo e concluiu para fora. As dificuldades do Alvinegro ficaram evidentes quando aos 20, Rafael Marques, sem conseguir penetrar, arricou de longe sem levar perigo. E o Bahia continuava em cima. Aos 23, Marquinhos recebu livre e mandou de fora da área. A bola passou perto do gol de Jéfferson mas foi para fora. Aos 30, a sorte virou de lado. Falta de Feijão sobre Rafael Marques na intermediária. Edílson cobrou com violência e contou com falha de Marcelo Lomba para abrir o placar no Maracanã. Oswaldo de Oliveira fez uma alteração no intervalo, tirando Seedorf para colocar Hyuri, e logo aos seis foi obrigado a tirar Elias, com dores, para colocar Alex. E o Bota voltou mais disposto. Aos sete, o Alvinegro pressionava e Alex acertou o canto de Lomba, que defendeu. No rebote, Lodeiro mandou de primeira e Lomba mais uma vez salvou o Bahia. Os baianos responderam aos 11. Feijão cruzou, Fernandão desviou e a bola sobrou para Lucas Fonseca, que desperdiçou. Na sequência, o Bota acionou o contra-ataque, Rafael Marques arriscou de longe e Lomba espalmou. Hyuri pegou o rebote mas Lomba salvou milagrosamente o gol. O Bahia continuava chegando com perigo. Aos 24, Wallyson, que havia entrado no lugar de Madson, chutou cruzado e a bola quase entrou após desviar na zaga. No minuto seguinte, Hélder chutou de fora da área e Jéfferson defendeu. A história do jogo começou a mudar aos 36, quando Wallyson cruzou da esquerda na cabeça de Fernandão, que mandou no ângulo de Jéfferson para empatar. Depois de ter diminuído o ritmo, o Botafogo acordouy e partiu em busca da vitória, mas acabou punido aos 40. Falta cobrada por Wallyson, e Obina livre desviou de cabeça e decretou a virada baiana em pleno Maracanã. Os cariocas ainda tentaram pressionar no final, mas amargaram a segunda derrota seguida no Brasileirão.

Cruzeiro desperdiçou muitas oportunidades e poderia ter vencido a partida contra o Corinthians (LEANDRO MARTINS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)
O Cruzeiro foi muito bem no primeiro tempo e mal no segundo, na partida contra o Corinthians, neste domingo, no Pacaembu. O clube celeste não conseguiu furar o bloqueio alvinegro em São Paulo e ficou no empate em 0 a 0, em partida que o goleiro Cássio salvou o time da casa em diversos lances e que o árbitro Felipe Gomes da Silva deixou de marcar um pênalti do zagueiro Gil no atacante Borges, na etapa inicial.

Com a igualdade, a Raposa chegou aos 50 pontos no Campeonato Brasileiro, mas aumentou a distância na liderança para oito pontos. Isso porque o Botafogo perdeu para o Bahia no Maracanã por 2 a 1.

Na próxima rodada, o Cruzeiro vai a Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, enfrentar o Internacional, no domingo, às 18h30. Já o Corinthians visita a Portuguesa no Canindé. O Botafogo, concorrente direto da Raposa, pega a Ponte Preta no Maracanã, no sábado, às 21h.


Domínio celeste e erro de arbitragem

O primeiro tempo foi de domínio completo do Cruzeiro. O Corinthians só conseguiu finalizar uma vez, mesmo assim sem perigo para Fábio, aos 40 minutos de jogo. Antes disso, o time de Marcelo Oliveira criou inúmeras jogadas de ataque e chegou ao gol de Cássio diversas vezes. O goleiro corintiano foi o melhor em campo.


Logo aos 4 minutos, Willian fez bela jogada, Everton Ribeiro devolveu a bola na entrada da área, mas o atacante finalizou à esquerda do gol. Aos 12, Egídio cruzou pela esquerda e Nilton cabeceou, Cássio fez defesa milagrosa com o pé e salvou o Corinthians.

Aos 16, o Cruzeiro voltou a chegar ao ataque com perigo. Egídio cruzou e Willian cabeceou para outra ótima defesa de Cássio. No rebote, Gil cometeu pênalti claro em Borges, mas o árbitro Felipe Gomes da Silva nada marcou.

Outro lance de perigo do Cruzeiro ocorreu aos 24 minutos. Lucas Silva lançou Egídio na esquerda, dentro da área. O lateral bateu cruzado, mas Cássio fez grande defesa. 

Queda de rendimento

No segundo tempo, o Corinthians voltou melhor que o Cruzeiro. O técnico Marcelo Oliveira sacou o centroavante Borges e colocou Júlio Baptista. A alteração não funcionou e o time paulista ganhou o meio-campo e chegou com perigo ao gol de Fábio por diversas vezes.

Por sua vez, o Cruzeiro tinha dificuldades para finalizar. Nem mesmo os contra-ataques celestes levavam perigo. A primeira vez que o clube estrelado chegou à frente foi só aos 21 minutos, quando Egídio cruzou e Cássio subiu mais alto que a zaga para tirar. 

O técnico Marcelo Oliveira tentou corrigir o posicionamento do Cruzeiro recolocando um centroavante na partida. Anselmo Ramon entrou no lugar de Ricardo Goulart. O time até conseguiu equilibrar a partida, mas sem muita objetividade no ataque. Aos 46, Júlio Baptista teve a oportunidade de fazer o gol da vitória, mas Cássio salvou o Corinthians novamente.

O Corinthians, por sua vez, também pouco conseguiu finalizar nos minutos finais da partida. Com o empate, o Timão chegou ao sexto jogo sem vencer, enquanto o clube celeste interrompeu uma sequência de oitro triunfos consecutivos.


CORINTHIANS 0 X 0 CRUZEIRO

Corinthians:
Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Igor; Maldonado, Ralf, Douglas e Danilo; Romarinho (Alexandre Pato) e Emerson.
Técnico: Tite

Cruzeiro:
Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Dedé e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart (Anselmo Ramon) e Willian (Dagoberto); Borges (Júlio Baptista).
Técnico: Marcelo Oliveira.

Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Pacaembu, em São Paulo
Data: 22 de setembro, domingo, às 16h
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Assistente: Rodrigo Henrique Correa e Luiz Antônio Muniz de Oliveira
Cartões amarelos: Paulo André e Emerson (Corinthians); Ricardo Goulart, Lucas Silva (Cruzeiro).

No Maracanã, Bahia surpreende o Botafogo e vence de virada com gols no fim

 (Divulgação/Bahia)
O Botafogo foi surpreendido na tarde deste domingo em pleno Maracanã. O visitante Bahia saiu atrás no placar, e, superior em campo, foi atrás da virada e derrotou o alvinegro carioca por 2 a 1. Os gols baianos foram marcados no final do segundo tempo por Fernandão e Obina. Edílson abriu o placar para o Botafogo cobrando falta no primeiro tempo.

Com o empate do líder Cruzeiro diante do Corinthians, o Botafogo estacionou nos 42 pontos e viu a distância para a Raposa aumentar para oito pontos. Já o Bahia respira na tabela e vai a 31 pontos, se afastando da zona do rebaixamento.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Botafogo recebe a Ponte Preta no sábado, novamente no Maracanã. O Bahia joga em casa, no domingo, diante do Vasco.

jogo

Botafogo e Bahia protagonizaram um primeiro tempo surpreendente neste domingo. O Alvinegro, que é vice-líder do Brasileirão, vinha de derrota para o líder Cruzeiro e, jogando em casa, precisava mostrar que não se abalou com o resultado da última quarta-feira.

Entretanto, foi o Bahia, com campanha irregular e próximo da zona do rebaixamento, que tomou a iniciativa do jogo no Maracanã. Os comandados de Cristóvão Borges foram ao Rio com a proposta de pressionar o Botafogo em seu próprio campo, e se aproveitou dos erros de passes dos cariocas.

Os sustos começaram aos oito minutos, com Marquinhos cobrando falta direto para o gol e obrigando Jéfferson a trabalhar. Na sequência, a defesa carioca bobeia na saída de bola e Marquinhos aparece para pressionar. Jéfferson defende e tranquiliza o time.

A defesa do Bota continuava errando pressionada pelo Bahia. Aos 12, Barbio avançou livre desde o meio de campo e concluiu para fora.

As dificuldades do Alvinegro ficaram evidentes quando aos 20, Rafael Marques, sem conseguir penetrar, arricou de longe sem levar perigo.

E o Bahia continuava em cima. Aos 23, Marquinhos recebu livre e mandou de fora da área. A bola passou perto do gol de Jéfferson mas foi para fora.

Aos 30, a sorte virou de lado. Falta de Feijão sobre Rafael Marques na intermediária. Edílson cobrou com violência e contou com falha de Marcelo Lomba para abrir o placar no Maracanã.

Oswaldo de Oliveira fez uma alteração no intervalo, tirando Seedorf para colocar Hyuri, e logo aos seis foi obrigado a tirar Elias, com dores, para colocar Alex.

E o Bota voltou mais disposto. Aos sete, o Alvinegro pressionava e Alex acertou o canto de Lomba, que defendeu. No rebote, Lodeiro mandou de primeira e Lomba mais uma vez salvou o Bahia.

Os baianos responderam aos 11. Feijão cruzou, Fernandão desviou e a bola sobrou para Lucas Fonseca, que desperdiçou. Na sequência, o Bota acionou o contra-ataque, Rafael Marques arriscou de longe e Lomba espalmou. Hyuri pegou o rebote mas Lomba salvou milagrosamente o gol.
O Bahia continuava chegando com perigo. Aos 24, Wallyson, que havia entrado no lugar de Madson, chutou cruzado e a bola quase entrou após desviar na zaga. No minuto seguinte, Hélder chutou de fora da área e Jéfferson defendeu.
A história do jogo começou a mudar aos 36, quando Wallyson cruzou da esquerda na cabeça de Fernandão, que mandou no ângulo de Jéfferson para empatar.
Depois de ter diminuído o ritmo, o Botafogo acordouy e partiu em busca da vitória, mas acabou punido aos 40. Falta cobrada por Wallyson, e Obina livre desviou de cabeça e decretou a virada baiana em pleno Maracanã.
Os cariocas ainda tentaram pressionar no final, mas amargaram a segunda derrota seguida no Brasileirão.

Grêmio tem gol anulado em lance polêmico e fica no zero com Vitória

Em jogo marcado por um polêmico gol anulado do Grêmio no primeiro tempo, a equipe gaúcha ficou no empate por 0 a 0 com o Vitória neste sábado, no Barradão, e chegou ao terceiro jogo seguido sem vencer no Campeonato Brasileiro. Já o time baiano viu sua sequência de duas vitórias consecutivas ser interrompida diante de sua torcida.
O lance controverso aconteceu aos 38min da primeira etapa. Barcos dominou na entrada da área e deu ótimo passe em profundidade para Kleber, que avançou e rolou para Alex Telles fazer o gol. Mas a arbitragem já havia parado o lance marcando impedimento de Kleber, que estava muito atrás de dois defensores do Vitória no momento do passe de Barcos.
O resultado sem gols levou o Grêmio a 39 pontos, na terceira colocação, podendo ser ultrapassado pelo Atlético-PR, que tem 38 e recebe a Ponte Preta neste domingo. Já o Vitória foi a 31 pontos, a sete de distância do G-4.
O primeiro tempo teve domínio gremista, com a equipe da casa mal ameaçando o gol de Dida. Mas o Vitória retornou do vestiário mais elétrico. Marquinhos perdeu chance clara logo no primeiro minuto, após erro de Saimon, ao bater muito fraco após cruzamento de Juan da esquerda. O Grêmio, por outro lado, não conseguiu criar a mesma quantidade de chances.
O final da partida marcou uma melhora significativa dos baianos. O Vitória passou a dominar as ações, com pressão no campo de ataque. Alemão, aos 29min, demorou para finalizar dentro da área e desperdiçou a oportunidade de abrir o placar. Com a entrada de Vargas no lugar de Barcos, o Grêmio ficou mais perigoso. Mas o placar se manteve inalterado até o final da partida. Kleber e Dinei perderam as principais chances nos minutos derradeiros.
O Grêmio enfrentará o São Paulo, no próximo domingo, às 16h, no Morumbi. Já o Vitória pega o Atlético-PR, em Curitiba, às 18h30. No meio de semana, porém, o time tricolor joga contra o Corinthians, em São Paulo, a primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil.

Fluminense sai atrás, busca reação na etapa final e empata com Coritiba em casa

Mesmo jogando diante da torcida, Fluminense teve dificuldades no jogo e saiu apenas com empate (Crédito: Ricardo Ayres/Photocamera)
Em dois tempos distintos, Fluminense e Coritiba ficaram no empate por 1 a 1, neste sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto os paranaenses foram melhores no primeiro tempo e fizeram um gol, os cariocas foram superiores na etapa final e igualaram o marcador. Com isso, as duas equipes perderam a chance de aproximar da parte de cima da tabela.

No primeiro tempo, o Coritiba teve as melhores chances e abriu o placar com Lincoln, aproveitando cruzamento de Escudero. Já na etapa final, o zagueiro Gum também aproveitou cruzamento para empatar e dar números finais ao confronto.

Na próxima rodada, o Fluminense vai até Goiânia para encarar o Goiás, no sábado. No mesmo dia, o Coritiba volta a atuar longe de casa, contra o Náutico, na Arena Pernambuco.

O jogo

O Fluminense começou a partida buscando mais o ataque. No entanto, os tricolores tinham dificuldade em passar pela marcação dos paranaenses. Os visitantes só avançavam nos contra-ataques, mas sem muito sucesso. Mesmo assim, o Coritiba teve a primeira boa chance de abrir o placar aos 16 minutos. Vitor Júnior cobrou falta no travessão de Diego Cavalieri.

Com o passar do tempo, o Coritiba conseguiu equilibrar a partida e passou a avançar com mais facilidade. Assim, aos 30 minutos, os visitantes fizeram o primeiro gol do jogo. Após cruzamento pela esquerda de Escudero, Lincoln apareceu no meio da área para cabecear sem chance para Diego Cavalieri.

Mesmo depois do revés, o Fluminense não conseguiu mudar o panorama da partida. O Coritiba preferiu não se arriscar e só administrou o resultado na parte final da primeira etapa. Assim, os visitantes foram para o intervalo com a vantagem. 

No segundo tempo, o técnico Vanderlei Luxemburgo colocou a equipe mais ofensiva com a entrada de Biro Brio na vaga de Diguinho. A pressão inicial fez logo efeito com cinco minutos. Após cruzamento pela esquerda, Gum apareceu livre na área e finalizou na saída de Vanderlei para igualar o placar no Maracanã.

Com o empate, os tricolores seguiram em cima do Coritiba. O Fluminense teve duas oportunidade de virar o marcador. Primeiro, aos 13 minutos, Wagner arriscou de longe e acertou o travessão de Vanderlei. Três minutos depois, Bruno tentou surpreender o goleiro paranaense, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.

Aos poucos, o Coritiba melhorou a marcação e impediu a criação de boas jogadas do Fluminense. Assim, o goleiro Vanderlei passou a não ser exigido. Nos minutos finais, os tricolores tentaram impor uma pressão, mas viram os paranaenses desperdiçarem a última chance do jogo, nos acréscimos. Gil veio com a bola desde a intermediária e acertou a trave de Diego Cavalieri. No rebote, Dudu chutou por cima do travessão.