Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Ronaldinho confidencia a jogadores desejo de retornar ao Grêmio

Ronaldinho enfrentou o Grêmio na Arena no último domingo Foto: Edu Andrade/ FatoPress / Gazeta Press
Enquanto desfilava seu futebol pela primeira vez na Arena tricolor e ajudava o Atlético-MG a vencer o Grêmio por 1 a 0 no último domingo, Ronaldinho teria dado indícios de que quer retornar ao clube gaúcho. Ele teria confidenciado esse desejo a jogadores do time de Porto Alegre que estavam em campo na partida realizada na data do aniversário gremista.
Ronaldinho gostaria de retornar ao Grêmio no futuro. A situação pegou de surpresa o vestiário tricolor. No entanto, o assessor de futebol Marcos Chitolina declarou que os dirigentes não conversaram com os jogadores sobre tal papo com o astro do Atlético-MG.
Em entrevista à Rádio Grenal, Assis, irmão e empresário do jogador, já afirmou que ele permanecerá no Brasil no próximo ano. Não quis dizer, porém, que seguirá no Atlético-MG - ele preferiu valorizar a preparação para o Mundial de Clubes, em dezembro no Marrocos. Conhecido por ser hábil negociador, a manobra de externar o desejo poderia servir para pressionar os mineiros a apressarem a renovação de contrato e valorizar camisa 10, já que o vínculo acaba no fim do ano.
Na Arena do Grêmio, Ronaldinho parecia mais à vontade. Conversou com funcionários do clube gaúcho e jogadores com quem nutre amizade pessoal - como Zé Roberto e Dida, companheiros de Seleção Brasileira, e Kleber. Sempre que está em Porto Alegre, ele chama os amigos para sua casa, em um prédio cercado por altos muros e grades, ou para seu sítio. Das arquibancadas, ouviu as vaias de sempre. 
"Conheço o Ronaldo. Falamos sempre que jogamos contra. Foram vários assuntos, coisa nossa. Não sei (se teria clima com a torcida para o retorno). Entre os jogadores, acho que sim", disse Kleber. "É um excelente jogador, um cara que se dá bem com Renato (Gaúcho). Quem tem de falar é a direção. Ele é jogador do Atlético-MG. É algo muito longe para a gente ficar falando. O que eu sei é que ele gosta muito de Porto Alegre, é daqui. Mas o que a gente conversou é nosso, fica entre nós", acrescentou.
A relação entre Ronaldinho e o Grêmio tem dois momentos que estremeceram a relação com a torcida e tornaram as partes quase inimigas. O primeiro se deu em 2001, quando o meia deixou o Olímpico sem rechear os cofres gremistas, como era esperado, por conta de uma adequação à Lei Pelé. O Grêmio entrou na Fifa para conseguir uma quantia de indenização. Depois, em 2011, quando Ronaldinho estava para voltar ao Brasil, o segundo capítulo: após tratar com o Grêmio, que dava a negociação como concretizada, acabou se transferindo para o Flamengo. O presidente Paulo Odone chegou a contratar as caixas de som para a apresentação do craque no Olímpico.
Atual mandatário tricolor, Fábio Koff amenizou os ocorridos passados. "O Ronaldinho tem uma relação de amor e ódio com o Grêmio. No domingo não falei com ele. Tenho boa relação inclusive com a família. Recordo dele pequeno, com 14 anos, na escolinha na época em que eu era presidente. Nós temos uma concepção sobre o futebol em 2014. Vamos ver se há interesse em contar com jogadores consagrados. O Ronaldinho tem um marketing muito forte, nome de respeito. Acho difícil, hoje é uma relação do ódio. Temos de resolver isso um momento oportuno. Mas uma coisa é clara: eu vou estar sempre com a torcida. Caso a torcida queira ele ou não", disse, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Éverton reencontra o Flamengo e prevê duelo duro para o Furacão

Agora vestindo a camisa do Atlético Paranaense e buscando a reabilitação da equipe no Campeonato Brasileiro após a derrota para o Cruzeiro, no último final de semana, o meia Éverton vai reencontrar nesta quinta-feira o seu ex-time, o Flamengo, no Maracanã. O jogador prevê um duelo complicado, mas garante que o pensamento do Furacão é apenas na vitória.
"É um jogo complicado, contra uma grande equipe e que terá o apoio do seu torcedor. Sabemos das dificuldades que iremos enfrentar, mas vamos para o Rio de Janeiro buscar os três pontos", disse o meia, que em seu retorno ao Rio encontrará um novo estádio, com cara de Copa do Mundo. "O Mineirão ficou muito bom e agora o Maracanã, um dos palcos do futebol brasileiro. Tive a oportunidade de atuar no antigo estádio e agora no novo, é muito gratificante", acrescentou.
Mesmo longe do torcedor atleticano e da Vila Capanema, peças importantes na arrancada surpreendente na classificação, Éverton pede pensamento positivo para repetir como visitante o desempenho mostrado em casa. "Peço aos torcedores, que irão ao Maracanã e aqueles que assistirão de casa, todo o pensamento positivo, pois queremos buscar o melhor resultado", concluiu.

Vilson assume erro e pede força coletiva para defesa do Palmeiras se acertar

Quase vendido pelo Palmeiras ao Stuttgart, Alemanha, na última janela de transferências do futebol europeu, o zagueiro Vilson acabou ficando e foi mantido pelo treinador Gilson Kleina entre os titulares. Agora, enquanto o time apresenta dificuldades defensivas na Série B, o defensor admite que errou na vitória por 4 a 2 sobre o Avaí, terça-feira.
"Estamos bem posicionados. O problema é que acontecem alguns erros que precisamos corrigir. Eu realmente vacilei em uma lance nesta partida, mas acontece. Temos um grupo forte, bom, que consegue superar esses equívocos", afirmou.
A dupla zaga do Palmeiras tem sido formada por Henrique e Vilson, e o time tem a segunda defesa menos vazada da Série B, com 19 gols sofridos em 23 partidas. O Paraná, com 18 gols, lidera o ranking deste quesito.
O clube paulista volta a entrar em campo neste sábado, às 16h20 (de Brasília), quando mede forças com Sport, no Pacaembu, em partida válida pela 24ª rodada da Série B. Com três cartões amarelos, o meia Mendieta é desfalque certo. O atacante Leandro, com dores no tornozelo e no joelho, ainda é dúvida. Já Alan Kardec retorna após ausência por cartão vermelho.
Faltando 15 rodadas para o término desta edição do Campeonato Brasileiro da Série B, o Palmeiras ocupa a primeira colocação na tabela de classificação, com 52 pontos. A vice-líder, Chapecoense, soma 46 pontos, mas ainda tem um jogo a menos em relação ao clube alviverde (23 a 22). O Sport, por sua vez, é o primeiro time fora do G-4, com 37 pontos.

Corinthians recebe Ivete Sangalo em festa de aniversário no estádio em Itaquera

O Corinthians vai realizar a festa do seu 103º aniversário, comemorado no último dia 1º, em um dos prédios do seu estádio em Itaquera. O evento será no próximo dia 28 e a grande atração para os três mil convidados será a cantora Ivete Sangalo. A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa do clube. 
Este será o primeiro grande evento do estádio que receberá a abertura da Copa do Mundo em 2014. Com 88% das obras concluídas, o estádio já tem seu prédio leste praticamente concluído e é por lá que os convidados deverão entrar. As cadeiras nas arquibancadas já estão sendo instaladas e cada convidado terá seu lugar numerado.
O convite a grandes nomes da música brasileira para as festas de aniversário do clube tem sido comum nos últimos anos. Em 2011 e 2012 o evento foi feito no Anhembi e contou com shows de Maria Rita e Zeca Pagodinho. 

Após rumores sobre troca no comando do Palmeiras, Valdivia elogia Gilson Kleina

Envolvido em rumores sobre possível saída do Palmeiras ao término desta temporada, o treinador Gilson Kleina ouviu elogios do meia Valdivia após a vitória por 4 a 2 contra o Avaí, na noite da última terça-feira. 
"Estou pensando em 2013, em reconduzir o Palmeiras à Série A. Gostamos muito do Gilson e estamos fechados com ele. Se houver alguma troca, não cabe ao grupo. Damos nosso apoio ao treinador que temos", afirmou o atleta chileno.
Vinculado ao Palmeiras até o final desta temporada, Kleina reestruturou o elenco ao longo deste ano e conquistou apoio da alta cúpula alviverde, principalmente do presidente Paulo Nobre e do diretor José Carlos Brunoro. No entanto, Vanderlei Luxemburgo é constantemente apontado nos bastidores como técnico com possibilidade de retornar ao time paulista, onde soma quatro passagens (1993-1995, 1995-1996, 2002 e 2008-2009).
Desde que chegou ao Palmeiras, em setembro do último ano, Gilson Kleina comandou a equipe em 68 partidas, obtendo 34 vitórias, 15 empates e 19 derrotas. Neste período, o clube alviverde foi rebaixado para segunda divisão nacional, eliminado nas oitavas de final da Copa Libertadores da América, nas quartas de final da Copa Sul-Americana, nas quartas de final do Campeonato Paulista e nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Nos últimos meses, com a chegada de atletas como o centroavante Alan Kardec, o meio-campista William Mendieta e o lateral direito Luis Felipe, o Palmeiras subiu de produção e alcançou a liderança isolada do Campeonato Brasileiro da Série B. Faltando 15 rodadas para o término da segunda divisão nacional, a equipe paulista soma 52 pontos e está 15 pontos à frente do quinto colocado, Sport.
"Desconhecemos essa informação. O Kleina está fazendo um trabalho excelente, nos damos muito bem com ele. É uma notícia que não sabemos se é verdade", encerrou o atacante Vinícius em entrevista à TVBandeirantes .

'Selecionável', Phillipe Coutinho será operado e só deve voltar em outubro

O meia brasileiro Phillipe Coutinho vai desfalcar o Liverpool por, pelo menos, 40 dias, por conta de uma lesão no ombro direito, informou o clube inglês em seu site oficial nesta quarta-feira. O jogador passará por cirurgia e deve voltar à ativa apenas no fim de outubro.
Coutinho sofreu a lesão após um choque com Ashley Willians no segundo tempo do duelo com o Swansea, na última segunda-feira, pelo Campeonato Inglês, que terminou empatado em 2 a 2. Ele precisou ser substituído após o lance.
Revelado pelo Vasco e com passagem apagada pela Internazionale (ITA), Phillipe Coutinho chegou ao Liverpool na temporada passada e logo virou titular. Atualmente é o jogador que mais vende camisas do clube. Por conta das boas atuações, o meia estava bem cotado para ganhar uma chance na seleção brasileira nos amistosos contra Coreia do Sul e Zâmbia, nos dias 12 e 15 de outubro - o técnico Luiz Felipe Scolari anuncia os convocados no próximo dia 26.

Diretoria do Flamengo cobra verba da prefeitura do Rio para construir novo CT

Em nota oficial publicada no site oficial do Flamengo nesta quarta-feira, a diretoria do clube cobra a Prefeitura do Rio de Janeiro pelo repasse de R$ 5 milhões para a construção do Centro de Treinamento George Helal. O Flamengo argumenta que possui todos os documentos solicitados pela administração de Eduardo Paes e se queixa pelo fato de Vasco, Botafogo e Fluminense já terem recebido os terrenos para a construção de seus CTs.
"A primeira reunião com os Clubes ocorreu em agosto de 2012, e inicialmente a proposta previa a cessão de terrenos para Vasco, Botafogo e Fluminense, mais uma ajuda de R$ 6,5 milhões para cada um. Como o Flamengo já dispunha de um terreno, receberia somente uma ajuda financeira no valor de R$ 9 milhões", diz parte da nota.
O comunicado esclarece, no entanto, que outra reunião, realizada no dia 15 de fevereiro deste ano, estipulou que Vasco, Botafogo e Fluminense receberiam somente o terreno, enquanto o Rubro-negro seria ajudado com R$ 5 milhões.
"No mês de julho do ano corrente, a diretoria do Flamengo teve mais uma reunião com o Prefeito, oportunidade em que foi reiterada a promessa da liberação imediata dos recursos", relata outro trecho da nota.
O Flamengo ainda diz que "causa grande estranheza" a instauração de procedimento administrativo, por parte do Ministério Público, para questionar somente o repasse dos recursos à equipe da Gávea.
"Não houve nenhum tipo de questionamento acerca da cessão dos terrenos em favor dos outros três clubes, diga-se de passagem, terrenos em valores muito superiores aos 5 milhões prometidos ao Flamengo", complementa o comunicado.

Felipão confirma desfalque de Julio Cesar em amistosos da seleção em outubro

Julio Cesar está fora dos amistosos da seleção brasileira contra Zâmbia e Coreia do Sul, em outubro. O goleiro passou por cirurgia em Londres nesta quarta-feira depois de ter fraturado um dos dedos da mão esquerda durante treino do Queens Park Rangers. Ele ficará afastado dos gramados por cerca de seis semanas.
"O (médico da Seleção, José Luis) Runco manteve contato com o departamento médico do Queens Park Rangers e está comprovado que o Julio Cesar não teria condições de participar dos amistosos", disse o técnico Luiz Felipe Scolari em entrevista ao site oficial da CBF.
O goleiro teve sua presença na Copa do Mundo de 2014 confirmada por Felipão na semana passada. Os jogadores chamados para os amistosos de outubro serão divulgados no próximo dia 26. Na última lista, o outro convocado para o gol foi Jefferson, que ficou na reserva. Na Copa das Confederações, Diego Cavalieri também esteve no grupo.
As partidas contra Coreia do Sul e Zâmbia estão marcadas respectivamente para os dias 12 e 15 de outubro, em Seul e em Pequim.

Maratona de jogos interrompe ascensão e caça à vaga na Libertadores do Santos

A vitória sobre o Internacional na última terça-feira tinha colocado o Santos bem perto da zona dos quatro melhores do Brasileirão . Com quatro vitórias em cinco rodadas, o time dava sinais de crescimento. O problema é que a maratona de quatro jogos em oito dias ainda estava na metade. Na sequência, vieram as derrotas diante de Flamengo e Botafogo que fizeram a equipe permanecer estacionada nos 28 pontos e desperdiçar a chance de se aproximar da briga por vaga na próxima Libertadores.
Entre os dias 7 (sábado) e 15 (último domingo), o Santos entrou em campo no Brasileirão para encarar Goiás, Internacional, Flamengo e Botafogo. A maratona é fruto do jogo pela décima rodada diante dos gaúchos, que foi adiado por causa da viagem à Espanha no início de agosto, para o amistoso contra o Barcelona.
O técnico Claudinei Oliveira já previa problemas no início da sequência, quando os resultados eram positivos. Ele chegou a chamar os jogadores de "coitados" e classificou como "desumano" o fato de eles atuarem após um intervalo de apenas 48 horas entre uma partida e outra. Passada a maratona, ele avaliou o que as duas derrotas em sequência representam na campanha da equipe.
"É difícil de a gente dimensionar", disse Claudinei. "Fizemos quatro jogos em oito dias. Para o futebol, que é um esporte de contato, o tamanho do campo, e o tanto que o jogador tem que correr, é normal o desgaste. A maratona ainda não acabou. Temos uma semana para trabalhar e tentar recuperar jogo a jogo", completou.
A sorte do Santos é que os principais concorrentes não aproveitaram os tropeços das últimas rodadas. Após a vitória sobre o Internacional, a distância para o Atlético-PR, quarto colocado, era de seis pontos. Hoje, a diferença subiu apenas um ponto. Isso porque os paranaenses, que se mantiveram no quarto lugar, vêm de um empate e uma derrota.
Vale lembrar que o Santos ainda tem pendente um confronto pelo primeiro turno. O adversário deste duelo é o Náutico, lanterna da competição com apenas nove pontos. A partida também foi adiada por causa da viagem à Espanha e será realizada no próximo dia (quinta-feira).
Se o adversário do confronto adiado pelo primeiro turno não assusta, o mesmo não pode ser dito com relação ao próximo oponente. Nesta quarta-feira, o Santos visita o Grêmio, algoz na Copa do Brasil e que está em terceiro lugar no Brasileirão. Uma nova derrota seria a terceira consecutiva, a pior sequência do time na competição. E a missão de recuperar terreno na briga por vaga na próxima Libertadores ficaria cada vez mais complicada.

Cruzeiro busca repetir Brasileirão de 2003 e usar duelo de líderes para disparar

Os dois melhores times do Brasileirão se enfrentam nesta quarta-feira. No Mineirão, o Cruzeiro , que aparece na ponta da tabela com 46 pontos, recebe a visita do Botafogo , que soma 42. Para aumentar ainda mais a diferença em relação aos cariocas, o clube mineiro busca repetir o que fez em 2003, quando disparou em direção do título após levar a melhor no duelo de líderes da competição no segundo turno.
Naquele campeonato, o Cruzeiro chegou à 30ª rodada dividindo a liderança com o Santos. Ambos tinham 58 pontos. Ao vencer no Mineirão por 3 a 0, se isolou na ponta e não saiu mais de lá. No fim das contas, acabou sendo campeão com 13 pontos de vantagem.
Outro duelo entre líderes do Brasileirão determinante para o desfecho da competição aconteceu em 2005. O empate em 1 a 1 no Pacaembu entre Corinthians e Internacional a duas rodadas do fim do campeonato manteve os paulistas três pontos à frente na classificação. Os gaúchos reclamam até hoje de um pênalti não marcado do goleiro Fábio Costa em cima do volante Tinga. Se a infração fosse assinalada e o gol tivesse saído, a equipe teria saído de São Paulo naquele dia com o mesmo número de pontos do rival, e a história poderia ter sido diferente.
Vale lembrar que nem todos os confrontos entre times que terminaram o Brasileirão como campeão e vice tiveram caráter decisivo. Em 2008, por exemplo, São Paulo e Grêmio se encontraram pela última vez na primeira rodada do segundo turno. Naquela oportunidade, os gaúchos lideravam, mas os paulistas ainda estavam em quinto lugar, 11 pontos atrás.
No primeiro encontro entre as equipes neste Brasileirão, o Botafogo venceu por 2 a 1. Mas mesmo que não consiga dar o troco nesta quarta, o Cruzeiro tem a seu favor casos nos quais o time que acabou com o título não conseguiu triunfar no duelo de líderes. O mais recente deles é o do Fluminense, que foi campeão em 2012 sem conseguir bater o Atlético-MG. No primeiro turno, empatou sem gols no Rio de Janeiro. No segundo, foi derrotado na Arena Independência por 3 a 2.
Seja qual for o resultado, o Botafogo seguirá atrás do Cruzeiro na classificação. Os cariocas poderão buscar motivação em episódios nos quais a virada na corrida pelo título aconteceu depois do confronto direto entre os líderes. O último deles foi em 2011, ano em que o Corinthians se sagrou campeão pela quinta vez. No entanto, os comandados de Tite ainda estavam atrás do Vasco após o empate em 2 a 2 no segundo turno e levaram mais algumas rodadas para assumir a ponta.
Veja abaixo os confrontos entre campeão e vice nas edições por pontos corridos do Brasileirão:
ANOJOGOSITUAÇÃO DO CAMPEONATO
2003Santos 0 x 2 CruzeiroCruzeiro foi campeão com 13 pontos de vantagem

Cruzeiro 3 x 0 Santos
2004Atlético-PR 1 x 0 SantosSantos foi campeão com três pontos de vantagem

Santos 1 x 1 Atlético-PR
2005Internacional 0 x 0 CorinthiansCorinthians foi campeão com três pontos de vantagem

Corinthians 1 x 1 Internacional
2006Internacional 3 x 1 São PauloSão Paulo foi campeão com nove pontos de vantagem

São Paulo 2 x 0 Internacional
2007Santos 0 x 2 São PauloSão Paulo foi campeão com 15 pontos de vantagem

São Paulo 2 x 1 Santos
2008São Paulo 0 x 1 GrêmioSão Paulo foi campeão com três pontos de vantagem

Grêmio 1 x 0 São Paulo
2009Flamengo 4 x 0 InternacionalFlamengo foi campeão com dois pontos de vantagem

Internacional 0 x 0 Flamengo
2010Fluminense 1 x 0 CruzeiroFluminense foi campeão com dois pontos de vantagem

Cruzeiro 1 x 0 Fluminense
2011Corinthians 2 x 1 VascoCorinthians foi campeão com dois pontos de vantagem

Vasco 2 x 2 Corinthians
2012Fluminense 0 x 0 Atlético-MGFluminense foi campeão com cinco pontos de vantagem

Atlético-MG 3 x 2 Fluminense