Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Flamengo recorre ao STJD para anular suspensão de Elias na Copa do Brasil

O Flamengo tentará na próxima quinta-feira, a partir das 12h, através do processo 156/2013 do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anular a suspensão automática do volante Elias na Copa do Brasil para tê-lo à disposição na partida diante do Botafogo, dia 25, válida pela ida das quartas de final da competição.
Isto acontece porque o Flamengo questiona o regulamento da Copa do Brasil. O clube alega que quem participou das primeiras fases da competição acabou sendo prejudicado diante das equipes que entraram a partir das oitavas de final. Sendo assim, o Rubro-Negro quer que os cartões amarelos recebidos nas fases iniciais sejam anulados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No caso do Elias, ele recebeu um cartão amarelo contra o Campinense e outros dois diante do Cruzeiro - já pelas oitavas e estes continuariam válidos.
A CBF está confiante para que o pedido do Flamengo não seja deferido. Já o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, questiona o fato do Flamengo ter entrado com um mandado de segurança apenas agora, meses após o início da Copa do Brasil. De acordo com ele, o clube tinha que questionar esta situação antes do início da competição.
- Agora é fácil questionar x ou y. O correto seria o clube ter questionado esta situação quando o regulamento da competição foi publicado, antes do início da primeira fase - afirmou o procurador.
Além deste caso, o volante Elias é o personagem principal em outra polêmica no STJD. O jogador admitiu ter forçado o terceiro cartão amarelo no jogo diante do Santos, na última quinta-feira, pelo Campeonato Brasileiro, desrespeitando assim o artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que diz ser "proibido assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva". Elias pode pegar gancho de até seis partidas. O STJD acredita ter uma definição quanto ao julgamento deste segundo caso até o fim desta semana.

Felipe e Chicão devem retornar ao Flamengo; Léo Moura será reavaliado

Desfalques contra a Ponte Preta, o goleiro Felipe e o zagueiro Chicão deverão voltar a realizar atividades com o elenco do Flamengo nesta segunda-feira pela manhã. Já o lateral-direito Léo Moura ainda passará por uma reavaliação do departamento médico.
– A ideia é a de que Chicão se reapresente junto com o grupo na segunda-feira. Felipe também deve treinar com o elenco. Léo Moura ainda será reavaliado na segunda-feira e, se estiver tudo bem, também irá ao campo com o grupo na reapresentação – disse Marcelo Soares, médico rubro-negro, em entrevista à Rádio Tupi.
O volante Diego Silva, que sofreu uma lesão muscular na coxa direita ainda no primeiro tempo do jogo deste domingo, será avaliado nesta segunda-feira pelo departamento médico.

William agradece interesse do Avaí, mas diz querer continuar na Ponte Preta

Para embalar neste segundo turno, o Avaí foi atrás de um centroavante da Série A do Campeonato Brasileiro, mas não foi feliz na negociação. O clube catarinense procurou o atacante William, da Ponte Preta , que passou pelo clube de Florianópolis em duas ocasiões (2008/09 e 2011), mas a identificação não foi o suficiente para concretizar o negócio. 
"Quero agradecer a diretoria do Avaí que me procurou mais uma vez para retornar. Recebi propostas do Qatar, China, Palmeiras, mas, hoje não. Fico muito feliz por saber que o meu trabalho está sendo reconhecido. Agradeço cada clube que me procurou", disse o atacante da Ponte Preta em sua conta no Twitter .
Vice-artilheiro da Série A do Campeonato Brasileiro, William tenta tirar o clube campineiro da zona de rebaixamento da Série A, mas a missão está mais complicada a cada rodada. Com apenas 16 pontos em 20 rodadas disputadas, a Ponte Preta é a penúltima colocada e precisa de um desempenho impecável no segundo turno para escapar da degola.
Ídolo na Ressacada em suas duas passagens, o atacante também agradeceu ao apoio do torcedor catarinense, que pediu a sua volta. "Agradeço a torcida do Avaí por cada mensagem, um dia, pretendo voltar. Como homem de Deus, tenho que honrar meu compromisso com a Ponte", concluiu William nas redes sociais.

Cristiano Ronaldo renova contrato por mais cinco anos com o Real Madrid

O Real Madrid confirmou, em seu site oficial, a renovação de contrato do atacante Cristiano Ronaldo por mais cinco temporadas. O anúncio foi feito pelo jogador e o presidente do clube, Florentino Pérez, no anfiteatro do estádio Santiago Bernabeu. Segundo o cartola, ambos já haviam firmado o acordo anteriormente.
"Tínhamos um acordo desde o fim da última temporada e acabou porque os papeis foram assinados. Ambos deram a palavra e é algo que sempre quisemos. Estou muito feliz por ter acabado. Foi um processo longo para nós. Estou orgulhoso por ele estar há quatro anos aqui e renovar com ele me deixa contente, porque este clube é grande demais", discursou Pérez.
Cristiano Ronaldo também comemorou a extensão do vínculo. "Espero encerrar a minha carreira no Real Madrid. É um dia muito especial para mim e um privilégio continuar na casa que me dá muitas coisas. Chegamos a um acordo e me sinto feliz como da primeira vez que cheguei aqui. Continuarei trabalhando e me esforçando para fazer o melhor com essa camisa. Gostaria de agradecer o presidente e os torcedores do Real Madrid que me dão todo o respaldo aqui. Por esse motivo, continuo em casa" declarou o português.
A renovação aconteceu depois de muitas especulações sobre o possível retorno do jogador ao Manchester United em 2015, ano que expiraria o antigo contrato. Os valores do acordo não foram revelados, mas o a imprensa espanhola publicou que seu salário líquido anual subiria para 17 milhões de euros, tornando o atacante um dos jogadores mais bem pagos do mundo.
Após a assinatura e anúncio da renovação, Cristiano Ronaldo participou de um jantar junto com o presidente Florentino Pérez, membros da diretoria, como José Ángel Sánchez e Emilio Butragueño, e o empresário Jorge Mendes, no restaurante Puerta 57.

Volante Wellington perde peso durante recuperação e desfalca o São Paulo

Passada uma semana em repouso por conta de problemas digestivos, Wellington voltou na tarde desta segunda-feira ao CT da Barra Funda . O volante, que emagreceu 2,5kg nesse período, voltará a treinar com a preparação física somente a partir desta terça. Portanto, ele está fora do duela contra o Atlético-MG, quarta.
O jogador foi internado em um hospital de Curitiba, no domingo passado, após a partida contra o Coritiba, em função de vômito intenso e sangramento digestivo. Depois de dois dias em observação, ele recebeu alta e voltou a São Paulo, mas foi orientado a permanecer em repouso.
Durante os dias em que ficou em casa, Wellington continuou recebendo medicação e se alimentando à base de dieta líquida, motivo pelo qual perdeu peso. A partir desta segunda-feira, sua alimentação voltou a ser liberada sem restrições pelos médicos.
O problema interrompeu o bom momento que o volante vivia no São Paulo, sob comando de Paulo Autuori. Devido a isso, foi desfalque nas duas últimas partidas do Campeonato Brasileiro (vitórias sobre Ponte Preta e Vasco) e ainda não estreou com Muricy Ramalho.
Nesta terça-feira, véspera do duelo com o Atlético-MG, no Morumbi, ele reiniciará os trabalhos com o preparador físico José Mário Campeiz, o Zé Mario. A expectativa é de que possa voltar a ser relacionado para o compromisso seguinte, quando o time visita o Goiás, no domingo.
Embora ainda não possa contar com Wellington, Muricy terá neste meio de semana o retorno do também volante Denilson, que cumpriu suspensão automática por expulsão e não participou da vitória em São Januário, a qual tirou o São Paulo da zona de rebaixamento após 12 rodadas.

Após 'milagres', goleiro Victor valoriza sequência invicta do Atlético-MG

O goleiro Victor não quis saber do aniversário do ex-clube e foi um dos principais responsáveis pela vitória do Atlético-MG por 1 a 0, em cima do Grêmio. O jogador foi decisivo com várias defesas difíceis, em uma delas, o atacante chileno Vargas finalizou a queima-roupa, mas Victor operou milagre para evitar o gol.
"Foi um lance rápido. Não tive muito o que escolher, já que o Vargas entrou cara a cara. Saí para fechar o ângulo e tentar atrasar a batida dele. Deu certo, e depois o Réver se recuperou a tempo de travar a segunda tentativa. No fim, a defesa ajudou a definir um jogo muito difícil a nosso favor, o que nos deixa satisfeitos e com a sensação do dever cumprido", declarou.
A atuação de Victor, porém, não se resumiu ao "milagre" do início do segundo tempo. Ao realizar outras quatro defesas, em chutes de Zé Roberto, duas vezes, Alex Telles e Jean Deretti, o dono da meta atleticana firmou-se também como o grande nome dos 45 minutos finais e, por extensão, da partida. O triunfo por 1 a 0 na Arena, em Porto Alegre, fez o time alcançar dez jogos de invencibilidade no Campeonato Brasileiro, com seis empates e quatro vitórias em sequência.
"A gente vinha empatando bastante, mas transformamos esta série em algo positivo com duas vitórias seguidas e consistentes, contra Coritiba e Grêmio. Não há dúvida de que dez partidas sem derrota em um campeonato do nível do Brasileirão é algo a ser exaltado. A qualidade e o comprometimento desse grupo é que possibilita isso. O objetivo de todos é fazer um grande segundo turno, brigando lá em cima, pensando também em chegar ao Mundial no nosso melhor nível", disse.

Antes do duelo com o Cruzeiro, elenco do Botafogo rechaça clima de decisão

O duelo entre Cruzeiro e Botafogo, dois clubes que lutam por título neste Brasileirão, pode ser considerado a final antecipada do torneio. Pelo menos é esse o clima no time carioca, que tenta controlar a ansiedade do elenco e o caráter de decisão que acerca a partida. O Cruzeiro é o líder com 46 pontos, enquanto o Botafogo ocupa a vice-liderança com 42. 
"Nós sabemos que vai ser um jogo muito complicado, mas ainda não é uma final. Porém, estamos encarando como uma grande oportunidade de reduzirmos essa diferença para o Cruzeiro. A gente está com fome, mas respeitamos todo mundo, porque é um campeonato difícil. São quatro vitórias (consecutivas). Vamos procurar essa vitória contra o Cruzeiro, o que será muito complicado", disse o meia holandês Seedorf.
O zagueiro Bolívar também evitou falar em "final antecipada". "Nós sabemos que a partida vai ser muito complicada. O Cruzeiro possui um grande time, está embalado e é muito forte atuando no Rio de Janeiro. Vamos nos preparar para um jogo decisivo, não uma final antecipada porque ninguém vai ser campeão com qualquer resultado que venha a acontecer. Mas é uma partida muito importante, pois vale três pontos contra um concorrente direto. Ganhando, vamos levar três pontos para casa e ainda impedir que um rival direto possa somar três pontos em seu estádio", afirmou.
Os jogadores entendem que não se trata de uma final, mas ninguém parece mais preocupado em tirar o peso das costas de seu elenco do que o técnico Oswaldo de Oliveira. "Acho que se pode jogar com a palavra final para se pensar em atrair o torcedor, em fazer uma manchete. Mas todos nós sabemos que essa partida não é uma final antecipada, porque ainda faltam dezessete partidas para cada time no Campeonato Brasileiro e qualquer resultado que venha a acontecer é reversível", ressaltou o treinador.
A definição da equipe que vai a campo acontecerá no treino da terça-feira à tarde, previsto para o Engenhão. Neste duelo Oswaldo de Oliveira não poderá contar com o zagueiro Dória, que foi advertido com o terceiro cartão amarelo na vitória de 2 a 1 sobre o Santos e terá que cumprir suspensão. Assim, André Bahia ganha uma oportunidade de formar dupla com Bolívar. O reforço fica por conta do meia uruguaio Lodeiro, que estava suspenso diante do Peixe e reaparece, provavelmente na vaga de Hyuri. Após o treino a delegação embarca para a capital mineira.
Fora de campo a diretoria já se movimenta para pagar R$ 900 mil ao Audax-RJ e adquirir 60% dos direitos federativos do meia Hyuri, que está emprestado ao clube até 2015. O Glorioso tem prioridade nesta compra e o jogador vem se destacando em campo, chamando a atenção de empresários.

Willians pede desculpa por cusparada em Alan Kardec

Durante o empate por 1 a 1 entre Palmeiras e América-MG , no último sábado, no estádio Independência, o atacante Alan Kardec e o goleiro Matheus acabaram expulsos depois de confusão dentro da área. Entretanto, quem também chamou atenção foi o meio-campista Willians, que acertou cusparada no camisa 14 do time alviverde . Arrependido, o atleta pediu desculpas ao adversário.
"Foi uma tarde infeliz da minha parte e peço desculpas pelo que fiz ao Kardec. Nunca havia acontecido em minha carreira. Quem me conhece sabe que não sou esse tipo de pessoa, mas que infelizmente no calor do jogo aconteceu. Estou muito chateado e triste por esse episódio. Peço desculpas aos meus companheiros, a nossa torcida e também a torcida adversária", lamentou o meio-campista em comunicado oficial.
Apesar de ter acertado cusparada em Kardec, Willians não sofreu nenhuma advertência do árbitro Claudio Luciano Mercante Junior. O atacante e o goleiro, por sua vez, receberam cartão vermelho, aos 44 minutos do segundo tempo, e desfalcaram as equipes, que acabaram empatando por 1 a 1. Além disso, o meio-campista Jorge Valdivia afirmou ter recebido cotovelada de um rival.
Com o resultado do confronto em Minas Gerais, o Palmeiras se manteve na liderança desta edição do Campeonato Brasileiro da Série B, com 49 pontos, e está três pontos à frente da segunda colocada, Chapecoense. Já o América-MG ocupa a sétima posição, com 34 pontos, e segue em busca de um lugar no G-4. Atualmente, o Paraná, com 39 pontos, seria o último clube a subir para elite do futebol nacional.
O Palmeiras volta a entrar em campo nesta terça-feira, às 21h50 (de Brasília), quando mede forças com Avaí, na Ressacada, em partida válida pela 23ª rodada da Série B. No mesmo dia, mas às 19h30 (de Brasília), o América-MG novamente atua no Independência, desta vez contra o Icasa.

Bayern e United estreiam em casa na Liga dos Campeões. Juve e Real jogam fora

Nesta terça-feira começa a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa com os times dos grupos A, B, C e D em ação. Na quarta-feira é a vez das equipes das chaves E, F, G e H estrearem nesta etapa da competição. Todas as partidas estão programadas para 15h45 (horário de Brasilia).
O atual campeão Bayern de Munique estreia diante do CSKA Moscou, na Allianz Arena, na primeira partida internacional de Pep Guardiola no comando do time. Preocupado com o duelo, o zagueiro alemão Boateng pediu respeito ao rival russo. "Eles têm jogadores muito talentosos, por isso não podemos subestimá-los. Temos que ter cuidado", disse o defensor.
E, de fato, o CSKA tem uma arma que preocupa bastante os germânicos: o talentoso meia-atacante Vitinho, ex-Botafogo e uma das principais apostas do clube de Moscou. Pelos lados do Bayern de Munique, os espanhóis Thiago Alcântara e Javi Martinez e o meia Mario Götze são os desfalques.
Pelo grupo A, o destaque fica por conta do duelo Inglaterra x Alemanha. Com boas campanhas nos respectivos campeonatos nacionais, Manchester United e Bayer Leverkusen se enfrentam no Old Trafford. No outro jogo da chave, a Real Sociedad, que eliminou o Lyon nos playoffs da Champions, tem pela frente o "abrasileirado" Shakhtar Donetsk.
Francos favoritos do grupo B, Juventus e Real Madrid estreiam fora de casa. Os italianos viajam até a Dinamarca para encarar o Copenhague, enquanto os espanhóis pegam o Galatasaray, na Turquia. Aliás, esse mesmo confronto aconteceu nas quartas de final da edição passada do torneio, com o Real Madrid levando a classificação, mesmo perdendo por 3 a 2 como visitante.
Relembrando esta vitória recente diante do Real, o técnico turco Fatih Terim demonstrou bastante otimismo para o duelo em casa. "Vamos ganhar do Real Madrid. Que ninguém tenha dúvidas disso", disse o comandante do Galatasaray, que contará com Drogba, Sneijder e Felipe Melo entre os titulares.
Na chave C, o Paris Saint Germain abre sua participação jogando na Grécia, diante do Olympiacos. No outro jogo do grupo, o Benfica recebe o Anderlecht, da Bélgica, no estádio da Luz, em Lisboa. 
*Horários de Brasília
Terça-feira, 17 de setembro
Grupo A 
15h45 - Manchester United x Bayer Leverkusen 
15h45 - Real Sociedad x Shakhtar Donetsk
Grupo B 
15h45 - Copenhague x Juventus 
15h45 - Galatasaray x Real Madrid
Grupo C 
15h45 - Benfica x Anderlecht 
15h45 - Olympiacos x Paris Saint Germain
Grupo D 
15h45 - Bayern de Munique x CSKA Moscou 
15h45 - Viktoria Plzen x Manchester City
Quarta-feira, 18 de setembro
Grupo E 
15h45 - Chelsea x Basel 
15h45 - Schalke x Steaua Bucaresti
Grupo F 
15h45 - Olympique de Marselha x Arsenal 
15h45 - Napoli x Borussia Dortmund
Grupo G 
15h45 - Atletico de Madri x Zenit 
15h45 - Austria Viena x Porto
Grupo H 
15h45 - Milan x Celtic 
15h45 - Barcelona x Ajax.

Emissoras do Brasil pagam R$ 102 milhões pelo Campeonato Inglês

A Premier League receberá US$ 3,44 bilhões (R$ 7,80 bilhões) de emissoras de televisão estrangeiras entre 2013 e 2016. Os valores dos contratos, revelados pelo site Sporting Intelligence , colocam a Ásia como mercado que mais paga para exibir o futebol inglês.
Somados todos os contratos do continente, a Ásia desembolsa US$ 1,47 bilhão (R$ 3,33 bilhões). A Europa, excluídos os países do próprio Reino Unido, aparece em segundo lugar, com US$ 897 milhões (R$ 2,03 bilhões). A América do Sul é o continente que paga menos: US$ 150 milhões (R$ 340,5 milhões).
Entre os países sul-americanos, é justamente o Brasil quem paga mais caro para exibir a Premier Legue. O contrato brasileiro, dividido entre FOX e ESPN, tem o valor de US$ 45 milhões (R$ 102,1 milhões). Para se ter uma ideia, o maior contrato do mundo é o da Tailândia, de US$ 320 milhões (R$ 726,4 milhões), seguido por Cingapura, com US$ 297 (R$ 674,19 milhões).

Ex-diretor do Corinthians compara Dualib a Hitler e diz que ele merece perdão

O ex-presidente do Corinthians , Alberto Dualib, foi convidado por Andrés Sanchez, seu sucessor, a conhecer as futuras instalações do estádio do clube em Itaquera no último final de semana. Expulso do clube em 2008 após ter sido acusado de desvios de verbas na sua gestão de 14 anos, Dualib se afastou do dia-a-dia do clube, mas continua respeitado. 
André Luiz de Oliveira, diretor administrativo do Corinthians na gestão de Sanchez, tornou pública a visita de Dualib em sua página pessoal no Facebook e nesta segunda-feira, após a repercussão negativa  pela presença do responsável direto pelo rebaixamento do clube no Brasileirão de 2007 no "Itaquerão", publicou carta em que pede perdão aos erros que Dualib no passado. Para tanto, comparou o ex-presidente, hoje com 94 anos, aos ditadores Adolf Hitler e Benito Mussolini. 
"Alguém consegue nos relatar a história da Itália sem citar os anos sob o comando de Benito Mussolini? Ou constatar a evolução da Alemanha sem passar pelo período de tirano de Adolf Hitler? Façam esta reflexão e imaginem uma maneira de contar a história do Corinthians sem falarmos de Alberto Dualib", sugere Oliveira, que faz campanha para ser candidato à presidência do Corinthians no final de 2014. 
"A visita do Sr. Alberto Dualib é mais uma atitude de grandeza e respeito a pessoas que pagam por seus erros, mas fazem parte de capítulos importantes e vitoriosos do clube. Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza", completa.
O atual presidente do Corinthians, Mário Gobbi, não se pronunciou sobre a visita de Dualib à Arena Corinthians. Andrés Sanchez, designado por Gobbi para comandar as negociações que envolvem as obras do estádio, também não falou sobre o assunto. Apesar de ter defendido a expulsão de Dualib, Sanchez iniciou sua trajetória no departamento de futebol do Corinthians como diretor designado por Dualib em 2004. 

Fifa sorteia mata-mata de eliminatórias africanas e apresenta jogos equilibrados

A Fifa sorteou nesta segunda-feira os cinco confrontos eliminatórios que definirão os cinco países africanos da Copa do Mundo de 2014 . O sorteio foi realizado no Cairo, na sede da Federação Africana de Futebol, e não deu sorte aos anfitriões do evento.
Fora de uma Copa desde 1990, o Egito enfrentará Gana, presente nas últimas duas edições do Mundial e uma das favoritas do continente a figurar em mais uma Copa. Os outros duelos também serão equilibrados. 
Os jogos serão disputados nos dias 11 de outubro (ida) e 15 de novembro (volta). Não há vantagem de empate. Neste caso, após empate em pontos após os dois jogos, será disputada uma prorrogação. Nova igualdade leva o jogo para os pênaltis.
Os times à esquerda na tabela farão o jogo de ida como mandantes em outubro. Logo, os da direita jogam a partida decisiva em casa em novembro.
Veja os confrontos
Tunísia x Camarões 
Gana x Egito 
Costa do Marfim x Senegal 
Burkina Faso x Argélia 
Etiópia x Nigéria.

Kaká se machuca e pede para não receber salário durante a sua recuperação

Principal contratação do Milan para esta temporada, Kaká confirmou nesta segunda-feira que foi diagnosticado com uma lesão na coxa esquerda. O meia-atacante brasileiro se machucou logo em sua reestreia oficial pela equipe italiana, no sábado, durante o empate por 2 a 2 com o Torino.
Junto com a lesão, Kaká anunciou que renunciará aos salários a que tem direito enquanto estiver se tratando. O Milan não confirmou o período que ele ficará fora dos gramados. Um novo exame médico está programado para o próximo dia 26.
"Foi um dia muito ruim para mim porque eu não esperava essa lesão. Do Milan, só quero o apoio e o carinho para me recuperar rapidamente. Por isso, decidi suspender o meu salário durante esse período", disse ele no vídeo disponibilizado no site do Milan. "Já iniciei o tratamento, e o carinho da torcida nos próximos dias me dará a motivação para estar em campo o mais rapidamente possível", completo.
Com a lesão, o meia-atacante será desfalque em pelo menos quatro jogos. Além de perder a estreia do Milan na Liga dos Campeões, nesta quarta-feira, contra o Celtic, ele não estará em campo contra Napoli, Bologna e Sampdoria, pelo Campeonato Italiano.
No período em que atuou pelo Real Madrid, ao longo as últimas quatro temporadas, Kaká, de 31 anos, sofreu com seguidos problemas físicos, como uma pubalgia e uma lesão no joelho esquerdo. Além do brasileiro, o Milan perdeu outros jogadores por lesão neste final de semana - Montolivo e El Shaarawy não estarão em campo contra o Celtic.

Botafogo vence Santos na Vila Belmiro e mantém perseguição ao Cruzeiro

Elias marcou os dois gols do Botafogo na vitória sobre o Santos por 2 a 1 na Vila Belmiro (Lucas Baptista / Futura Press / Folha Press)
O Cruzeiro faz de tudo para desgarrar na liderança do Campeonato Brasileiro, mas o Botafogo não deixa. Neste domingo a equipe carioca foi à Vila Belmiro, aproveitou o cansaço do time do Santos, e venceu por 2 a 1, com dois gols de Elias. A distância para os mineiros, assim, segue sendo de quatro pontos.

Com a vitória, a quarta seguida no Brasileirão, o Botafogo chegou aos 42 pontos, contra 46 do Cruzeiro. Os dois times fazem duelo direto pelo título na próxima quarta-feira, no Mineirão, pela 22ª rodada.

Já o Santos, que fez quatro jogos em nove dias, termina a sequência com seis pontos conquistados em 12 jogados. Assim, fica com 28 na tabela, em nono. São sete pontos para chegar ao G4 e apenas quatro de folga para a zona de rebaixamento. Quarta os santistas visitam o Grêmio.

A derrota deste domingo encerra uma série de mais de um ano sem perder na Vila Belmiro. Até então, a equipe estava imbatível no seu estádio desde 29 de agosto do ano passado. Neste meio tempo, perdeu dois jogos como mandante, ambos no Pacaembu.

O JOGO - Cansado, o Santos entrou em campo com três alterações com relação à equipe que perdeu do Flamengo, com Leandrinho, Edu Dracena e Gabriel no time titular. Sem Lodeiro, Oswaldo de Oliveira colocou Hyuri para começar a partida.

Mas seria Elias o homem do jogo. O primeiro bom lance da partida já foi dele. Aos 5 minutos, o atacante arriscou de longe e Aranha foi de manchete para defender. A resposta veio em cabeceio de Leandrinho, que Jefferson pegou no alto.

O lance acordou o Santos, que passou a criar mais. Aos 8, Thiago Ribeiro chegou um mínimo atrasado e não conseguiu completar cruzamento de Cicinho. Aos 14, o incrível. Novo levantamento do lateral, dessa vez para Thiago se consagrar. O atacante, sozinho pegou de primeiro, de peito de pé, e mandou para longe.

Centroavante tem que fazer gol e Elias sabe disso. Aos 38, Julio Cesar cruzou, Rafael Marques desviou, Aranha fez a defesa parcial, mas Elias estava atento ao rebote para abrir o placar.

O Santos tentou reagir no começo da etapa final, mas logo levou o segundo. Aos 11, Hyuri recebeu de Renato na direita e cruzou na medida para Elias, que se antecipou a Edu Dracena e fez 2 a 0.

A sorte do Santos é que um chute preciso de Cícero, aos 21, de longe, no ângulo, diminuiu avantagem botafoguense e recolocou os donos da casa no jogo. Mas quem chegou mais perto de fazer mais um gol foi o Botafogo, com Edílson, que bateu falta no travessão.

FICHA TÉCNICA:


SANTOS 1 X 2 BOTAFOGO


SANTOS
 - Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Durval e Mena; Alison (Arouca), Renato Abreu (Neilton), Leandrinho (Everton Costa) e Cícero; Thiago Ribeiro e Gabriel. Técnico - Claudinei Oliveira.

BOTAFOGO - Jefferson; Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Seedorf, Hyuri (Octávio) e Rafael Marques; Elias (Gegê). Técnico - Oswaldo de Oliveira.

GOLS
 - Elias, aos 38 minutos do primeiro tempo; Elias, aos 11, e Cícero, aos 21 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO
 - André Luiz de Freitas Castro (GO).

CARTÕES AMARELOS - Mena, Alison, Dória, Seedorf e Hyuri.

RENDA - R$ 178.707,00.

PÚBLICO - 11.301 pagantes.

LOCAL - Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).

Atlético-MG vence fora, estraga festa do Grêmio e respira no Brasileiro

Quando se recordarem do aniversário de 110 anos do Grêmio , os torcedores tricolores vão preferir logo esquecê-lo. No dia em que completou mais um ano de vida, o time gaúcho não soube lidar com o pesado e escorregadio gramado da Arena (castigado pela forte chuva que caiu em Porto Alegre) e foi superado pelo Atlético-MG por 1 a 0 dentro de casa, distanciando-se ainda mais da briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Pior que isso: Acabou derrotado pelo desafeto Ronaldinho Gaúcho no primeiro jogo do ex-ídolo gremista no novo estádio tricolor.
O jogo foi disputado em más condições. A tempestade que caiu na capital gaúcha encharcou o gramado da Arena Grêmio e dificultou a manutenção da posse de bola por ambas as equipes. Após um primeiro tempo morno, que só se agitou com as vaias direcionadas a Ronaldinho a cada toque na bola, o time mineiro achou um gol na segunda etapa e definiu o confronto. Fernandinho, após bela jogada de Diego Tardelli, balançou as redes de Dida aos 16 minutos, e garantiu a vitória mineira, que ainda foi assegurada por boas defesas de Victor.
Com o resultado, o time gaúcho estacionou na terceira posição com 37 pontos e, além de perder sua segunda partida nos últimos quatro jogos, viu a desvantagem para o líder Cruzeiro aumentar para nove pontos. O Galo, por sua vez, chegou aos 28 pontos e saltou para a 10ª colocação. Somado a isto, alcançou o décimo jogo sem perder no Campeonato Brasileiro. Na próxima rodada, as duas equipes encaram adversários paulistas. O Grêmio recebe o Santos, quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Arena, em Porto Alegre, enquanto o Atlético-MG enfrenta o São Paulo no mesmo dia, às 21h50 (de Brasília), no Morumbi.
O Jogo- Como já era esperado, a partida começou muito brigada na Arena Grêmio. Logo no primeiro minuto, Jô acertou carrinho forte em Gabriel e foi advertido com cartão amarelo. Na jogada seguinte, Barcos dividiu com o goleiro Victor e deixou a perna no arqueiro, que pediu outra punição, mas não foi atendido. Depois deste primeiro momento, o jogo acalmou e as equipes começaram a batalhar por espaços. Quando uma tinha a posse de bola, a outra se fechava na sua intermediária à espera de um contragolpe. Porém, o escorregadio e liso gramado da Arena, que presenciou uma forte chuva no fim desta tarde, não permitia a continuidade dos lances. Resultado: Muitos erros de passes e faltas no meio de campo.
O primeiro, e talvez único, lance de perigo da primeira etapa foi criado ainda aos dez minutos. Barcos aproveitou rebote na entrada da área e fuzilou de pé direito. A bola foi muito forte, mas Victor caiu bem no canto direito e espalmou para escanteio. Depois disto, somente Alex Telles, também com finalização de longa distância, assustou o goleiro atleticano. Pelo outro lado, o Galo até conseguia trabalhar melhor a bola, mas pecava no último passe. Fernandinho e Junior Cesar eram os mais acionados pelo lado esquerdo, mas pouco faziam. A partir dos 30 minutos, porém, Ronaldinho começou a participar mais do jogo e manter a posse de bola para os mineiros.
Entretanto, os erros de passe voltaram a assombrar as duas equipes, e as bolas paradas passaram a ser os únicos lances que faziam a torcida se levantar nas arquibancadas. Ou melhor, a cada toque na bola de Ronaldinho Gaúcho, os tricolores elevavam o volume do barulho e vaiavam com força o seu ex-ídolo. Até descer alguns lances de escada em cobranças de escanteio eles faziam para o camisa 49 ouvir os xingamentos e críticas "de mais perto". No fim, as duas equipes foram para os vestiários com um sonolento empate por 0 a 0, e os primeiros 45 minutos foram marcados por muita briga e marcação, mas pouca qualidade.
No segundo tempo, a chuva aumentou ainda mais, e as equipe começaram a ter dificuldade em trocar passes. Porém, logo aos dois minutos, o Grêmio quase abriu o placar. Zé Roberto recebeu de Barcos, invadiu a área com espaço e chutou forte de pé direito. No entanto, Victor, como em uma jogada de vôlei, deu uma manchete na bola e mandou para escanteio. A pressão tricolor aumentou e por muito pouco o gol não saiu. Aos 15 minutos, Vargas aproveitou sobra de bola que parou em poça de água, saiu cara a cara com Victor, mas chutou em cima do goleiro, que fez grande defesa. No rebote, o chileno ainda arriscou, mas Réver salvou de carrinho com o gol aberto. Na sequência, o goleiro atleticano fez outra grande intervenção em chute cruzado de Alex Telles.
Foi aí que apareceu a melhor qualidade técnica do time mineira. No momento em que o Grêmio pressionava e parecia próximo do gol, Jô descolou bom passe para Diego Tardelli, que saiu em velocidade pela direita e cruzou rasteiro para o meio da área. Fernandinho se antecipou à marcação e acertou um lindo toque no ângulo direito de Dida, que não alcançou: 1 a 0 Galo, aos 16 minutos. O Grêmio, então se lançou ao ataque, mas continuou esbarrando nos erros de passe. Cuca colocou Dátolo no lugar de Diego Tardelli, recheou ainda mais o meio de campo e dificultou as ações do Tricolor, que só voltou a assustar aos 31 minutos, com nova chegada de Zé Roberto, que parou em Victor. A partir daí, porém, o Grêmio não conseguiu furar a retranca mineira e acabou derrotado dentro de casa para o time de seu maior desafeto, no dia de seu aniversário.
FICHA TÉCNICA 
GRÊMIO 0 X 1 ATLÉTICO-MG
Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS) 
Data: 15 de setembro de 2013, domingo 
Horário: 18h30 (de Brasília) 
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ) 
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Rodrigo Henrique Corrêa (RJ) 
Cartões amarelos: Ramiro e Alex Telles(Grêmio); Jô (Atlético-MG)
Gol: Fernandinho, aos 16 minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Dida; Gabriel, Rhodolfo e Bressan (Jean Daretti); Pará, Riveros, Ramiro (Wendell), Zé Roberto e Alex Telles (Paulinho); Vargas e Barcos 
Técnico: Renato Gaúcho.
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva, e Junior Cesar (Emerson); Pierre, Josué e Ronaldinho (Luan); Fernandinho, Diego Tardelli (Dátolo) e Jô 
Técnico: Cuca.

Vitória vence de virada, afunda Náutico e se distancia da zona de rebaixamento

O Vitória conquistou neste domingo seu primeiro triunfo sob o comando de Ney Franco. O adversário foi o Náutico, que perdeu por 2 a 1 de virada. A partida foi disputada no Barradão e válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Os dois gols do Leão foram marcados por Dinei, que levou a equipe a 27 pontos, para a décima posição, se afastando da zona de rebaixamento. Já o Timbu se complicou ainda mais. O time alvirrubro ocupa a lanterna do torneio, com apenas nove pontos conquistados, sete a menos do que a penúltima colocada Ponte Preta.
Na partida da próxima rodada, o Vitória vai a São Januário enfrentar o Vasco, outra equipe que briga para fugir do Z-4. O Náutico também tem confronto decisivo diante da Portuguesa, no Canindé.
O jogo - Apesar da complicada situação, em medidas diferentes, vivida pelas duas equipes, Náutico e Vitória fizeram um bom começo de jogo. Jones Carioca, por exemplo, já havia mandado uma bola de cabeça no travessão antes de o Timbu abrir o placar, aos 13 minutos.
Tiago Real, dono do meio-campo alvirrubro no início da partida, aproveitou falha da defesa anfitriã e tocou para Hugo, que, com calma, esperou a definição de Wilson para marcar o primeiro gol do jogo.
O Náutico mal teve tempo de comemorar. Aos 20 minutos, Ayrton cruzou para Dinei. Com estilo, o centroavante subiu livre e cabeceou sem chances para Ricardo Berna, deixando tudo igual.
Aos 26 minutos, Maxi Biancucchi puxou rápido contra-ataque e tocou para Marquinhos, que mandou na trave e por pouco não colocou o Vitória na frente mais uma vez. A partir daí, o jogo caiu de nível técnico, e as equipes foram para o vestiário com o empate.
Logo no começo do segundo tempo, Hugo invadiu a área do Vitória e obrigou Wilson a fazer grande defesa. O lance passou a impressão de que o jogo voltaria a ficar bom, mas não foi o que aconteceu. As duas equipes seguiam pouco inspiradas e ficavam travadas no meio-campo.
Até que, aos 24 minutos, Neto Coruja, que havia substituído Cáceres, deu ótimo passe de calcanhar para Juan. O lateral cruzou com calma para Dinei, que mandou de novo com estilo para o gol, marcando o segundo dele e colocando o Vitória na frente no placar.
A partir daí, o Leão soube se defender, correndo poucos riscos, mesmo tendo cedido espaço para o Náutico. Aos 48 minutos, o árbitro apitou pela última vez e selou a primeira vitória de Ney Franco à frente do time de Salvador.

Com golaço de Alex, Coritiba reage e empata com Bahia em casa

Após passar a maior parte do tempo sumido, sem destaque, o camisa 10 Alex salvou o Coritiba de uma derrota neste domingo, no Campeonato Brasileiro: marcou um golaço aos 46min do segundo tempo para decretar o empate por 2 a 2 com o Bahia. O resultado pode ser encarado como uma vitória, já que o adversário chegou a ficar com 2 a 0 à frente no marcador.
Com o placar, o Coritiba chega aos 29 pontos, encostando no Corinthians, que perdeu para o Goiás e estacionou na tabela, com 30 pontos. Já o Bahia perde a chance de se afastar da zona de rebaixamento: tem 25 pontos, apenas um a mais do que Criciúma, São Paulo e Vasco - este, o primeiro time a aparecer na zona da degola.
O Coritiba volta a campo pelo Brasileiro, na 22ª rodada, na quarta, quando recebe o Goiás no Estádio Couto Pereira, às 21h (de Brasília). Na quinta é a vez do Bahia: enfrenta o Internacional na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 21h.
Jogando em casa, o Coritiba demorou para conseguir colocar criatividade às tentativas ofensivas. Assim, o Bahia, que chegou menos, assustou mais e abriu o placar aos 19min. William Barbio fez passe rasteiro na área, Vinícius não conseguiu cortar e Wallyson, pela esquerda, teve tempo de dominar e bater no canto esquerdo do goleiro Vanderlei.
O time baiano quase ampliou aos 32min. Obina cruzou e William Barbio finalizou com muito perigo. Só então o Coritiba melhorou. Aos 35min, Robinho tabelou com Vitor Junior e bateu com muito perigo. Na jogada seguinte, Alex serviu Botinelli, que recebeu dentro da área, mas chutou por cima. Já aos 43min, Júlio César errou domínio em lançamento de Alex e perdeu boa oportunidade.
Mal voltou o segundo tempo, o Bahia voltou a balançar as redes para surpreender e frustrar os jogadores do time mandante. Aos 7min, William Barbio escapou pelo meio do ataque, invadiu a área pela direita, segurou a marcação e bateu cruzado para ampliar. O Coritiba não desistiu e conseguiu diminuir aos 20min. Robinho finalizou, Titi tentou fazer o corte e mandou contra a própria meta.
O Coritiba foi para cima para pressionar o Bahia em busca do empate salvador. Alex, que pouco apareceu durante todo o confronto, acabou por decidir. Aos 46min, Janio bateu com força de fora da área, e Marcelo Lomba fez grande defesa. No rebote, Julio César cruzou para a área, e Alex, de bicicleta, mandou para as redes, arrancando o empate por 2 a 2.

Internacional vence o Criciúma no Heriberto Hülse e cola no G4

Será que o Internacional vai embalar no Campeonato Brasileiro, que já está em seu momento de definições? Essa pode ser uma das perguntas que o torcedor colorado está se fazendo, pois os comandados de Dunga venceram o Criciúma, na tarde deste domingo, por 1 a 0, no Heriberto Hülse, em duelo válido pela 21ª rodada da competição. Foi um triunfo encerrou uma sequência de dois jogos sem vitórias e fez o Colorado colar de vez no G4.
Com a derrota, o Criciúma segue com 24 pontos e próximo da zona do rebaixamento e Sílvio Criciúma segue sem vencer desde que foi efetivado como técnico do Tigre: agora são duas derrotas e um empate. Já o Internacional foi aos 34 pontos e vê o G4 muito próximo, já que o Atlético-PR é o quarto com 35.
INTERNACIONAL SUPERIOR, MAS NADA DE GOLS
Se o Criciúma entrou em campo apenas uma surpresa – goleiro Galatto se lesionou no aquecimento e foi substituído por Helton Leite –, o Internacional de Dunga teve mais novidades. Airton e Josimar iniciaram como a dupla responsável pela marcação no meio, enquanto que o atacante Scocco perdeu a condição de titular para o apoiador Alex. O treinador queria uma melhor saída de bola e ganhar o meio de campo em um 4-5-1.
A opção de Dunga se mostrou acertada. O seu Inter teve mais posse de bola no primeiro tempo – 58% contra 42% – e, como consequência, um volume de jogo superior ao do rival, que teve dificuldade para tomar as rédeas do jogo, o que costuma acontecer no Heriberto Hülse. A aposta do Tigre era os contra-ataques, contando com os velozes Fabinho e Lins. Mas a marcação colorada se mostrou eficaz.
O Internacional criou apenas duas boas chances de gol e desperdiçou ambas: com Otávio e Josimar, ainda nos primeiros minutos de bola rolando. A falta de objetividade foi o grande pecado dos comandados de Dunga na primeira etapa. Além disso, D'Alessandro e Alex não estiveram inspirados nos 45 minutos iniciais.
GOL DA VITÓRIA E DA JUSTIÇA
A qualidade que faltou ao Internacional no primeiro tempo ao concluir desapareceu logo aos cinco. Kleber e D'Alessandro tabelaram e o argentino, comprovando a sua boa temporada, deixou Otávio na boa. Sem marcação, ele só teve o trabalho de concluir – desta vez mostrando tranquilidade. Inter, com justiça, 1 a 0.
Otávio celebra o seu gol com D'Alessandro (Foto: Ulisses Job/ LANCE!Press)Assim como aconteceu no primeiro tempo, o Inter tomou conta do jogo, teve mais posse de bola e, sempre que possível explorou o nervosismo do Criciúma. Ciente da falta de efetividade dos seus comandados, Sílvio Criciúma promoveu as entradas de Henik e Daniel Carvalho, velho conhecido do torcedor colorado.
O Criciúma até pressionou o Inter – sem a organização necessária –, mas foi o Colorado que teve as melhores chances de gol, com D'Alessandro, em finalização que acertou a trave esquerda, Damião e Willians. Uma vitória justa de um Inter que não foi brilhante, mas conquistou um resultado mais do que necessário.
PRÓXIMOS JOGOS
O Criciúma volta a atuar pelo Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira, quando receberá o Fluminense, novamente no Heriberto Hülse, a partir das 21h. Já o Internacional finalmente terá um descanso maior do que 72h e entrará em campo na quinta, quando visitará o Bahia, na Arena Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 0 X 1 INTERNACIONAL
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Data-Hora: 15/9/2013 – 16h (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Moisés Aparecido de Souza (PR)
Renda/Público: R$ 327.585,00/13.982 presentes.
Cartões amarelos: Gilson, Bruno Renan, Leandro Brasília, Wellington Paulista e Leonardo (CRI) Juan, Airton e Otávio (INT)
Cartões vermelhos: Não houve.
Gol: Otávio, 5'/2ºT(0-1).
CRICIÚMA: Helton Leite; Sueliton, Matheus Ferraz, Leonardo e Gilson, Bruno Renan, Leandro Brasília (Henik, 16'/2ºT) e Morais (Daniel Carvalho, 16'/2ºT), Fabinho, Marcel (Wellington Paulista, 30'/2ºT) e Lins – Técnico: Sílvio Criciúma.
INTERNACIONAL: Muriel, Gabriel, Índio, Juan e Kleber; Airton, Josimar, Alex, D'Alessandro (Willians, 35'/2ºT) e Otávio (Scocco, 19'/2ºT); Leandro Damião (Alan Patrick, 45'/2ºT) – Técnico: Dunga.

André Santos marca no fim e Flamengo empata com a Ponte Preta

Em um jogo fraco tecnicamente, Ponte Preta e Flamengo empataram em 1 a 1 na tarde deste domingo, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pelo Campeonato Brasileiro. A partida teve duas expulsões - uma para cada equipe - e os gols foram marcados por Artur, para a Macaca, e André Santos, já no fim do jogo, à favor do Rubro-Negro.
Com o empate, a Ponte Preta segue na zona de rebaixamento do Brasileirão, com 16 pontos. Já o Flamengo chega aos 26 pontos, no 11º lugar.
A Ponte Preta volta a campo na quarta-feira, diante do Corinthians, às 21h50, no Moisés Lucarelli. Por sua vez, o Flamengo recebe o Atlético-PR na quinta-feira, às 19h30, no Maracanã.
O JOGO
A falta de qualidade dos elencos de Ponte Preta e Flamengo foi evidenciada ao longo do primeiro tempo. Erros de passe, ausência de finalizações ao gol, falta de criatividade nas jogadas. Pode-se até dizer que os ínumeros desfalques contribuíram para que se chegasse nesta situação, mas o mínimo que era de se esperar mesmo com as adversidades era o do jogo ser melhor tecnicamente.
O time da Ponte Preta foi o que mais chegou ao ataque na etapa inicial, Aos 12, Fellipe Bastos cobrou falta com perigo. Pouco após, Adrianinho tentou de longe, a bola quicou e o goleiro Paulo Victor fez uma boa defesa para o Flamengo. Na etapa inicial, o Rubro-Negro só chegou com perigo aos 41, quando João Paulo cobrou falta com perigo, mando por cima do gol defendido por Roberto.
A partida foi para o intervalo com o Flamengo tendo uma maior posse de bola: 58% contra 42% da Ponte Preta. Essa superioridade, entretanto, não se refletia dentro das quatro linhas. Os próprios jogadores rubro-negros admitiram na saída de campo este erro do time, prometendo uma mudança no panorama para o segundo tempo.
Contudo, essa esperada mudança não foi vista na etapa final. A Ponte Preta continuou chegando com facilidade ao gol defendido por Paulo Victor. O goleiro, aliás, fez defesas importantes nos primeiros minutos, como aos sete, quando Artur chutou, o arqueiro deu rebote e depois tirou o perigo na finalização de Chiquinho.
Os minutos seguintes foram cruciais para o andamento da partida. Aos 12, João Paulo tabelou com Hernane, o Brocador se posicionou bem para finalizar, mas mandou para fora, desperdiçando a oportunidade de abrir o marcador para o Flamengo. Aos 15, foi a vez da Ponte Preta chegar com Chiquinho mandando para fora com perigo. Já aos 19, André Santos atrasou uma bola para Samir na fogueira e o zagueiro foi obrigado a fazer a falta. O árbitro deu cartão amarelo para ele e, como já tinha recebido anteriormente, foi expulso.
Com um jogador a menos na partida, o Flamengo se desorganizou de vez. A Ponte Preta soube aproveitar esta vantagem e, aos 22 minutos, inaugurou o marcador. Chiquinho cruzou para Artur que, da ponta direita, chutou forte no ângulo do goleiro Paulo Victor, que não conseguiu defender: 1 a 0. Vale destacar que o arqueiro não demostrou segurança em grande parte dos lances.
Precisando ao menos igualar o marcador, o Flamengo tentou tirar do fundo do baú as forças necessárias para evitar a derrota. Aos trancos e barrancos, o time rubro-negro foi conseguir o empate perto do fim da partida, aos 41 minutos. João Paulo passou a bola para André Santos, que não tinha conseguido fazer nada no jogo até então, e ele mandou para o gol. A bola chegou a desviar na defesa da Ponte Preta, enganou o goleiro Roberto e estufou as redes: 1 a 1. César foi expulso nos acréscimos e o duelo terminou empatado em números de jogadores (10 a 10) e no placar, com um gol para cada.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 1 X 1 FLAMENGO
Estádio: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data/hora: 15/09/2013 - 16h
Árbitro: Paulo H. Godoy Bezerra (SC)
Auxiliares: Marcio Eustaquio S. Santiago (MG) e Neuza Ines Back (SC)
Renda/público: R$ 75.803,00 / 10.346 pagantes
Cartões amarelos: Fellipe Bastos, Chiquinho (PON) e Samir (FLA)
Cartões vermelhos: Samir 19'/2ºT (FLA), César 46'/2ºT (PON)
GOLS: Artur 22'/2ºT (1-0) e André Santos 41'/2º (1-1)
PONTE PRETA: Roberto, Artur, César, Ferron e Uendel; Baraka, Fellipe Bastos (Fernando Bob intervalo) e Adrianinho; Adaílton (Rildo intervalo), Chiquinho e William. Técnico: Jorginho.
FLAMENGO: Paulo Victor, Luiz Antonio, Wallace, Samir e André Santos; Cáceres, Diego Silva (João Paulo 15'/1ºT), Paulinho e Gabriel (Rafinha 17'/2ºT); Carlos Eduardo e Hernane (González 24'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.

No Pacaembu, Goiás vence Corinthians apagado e aumenta jejum rival

O Corinthians deu vexame diante da torcida no Estádio do Pacaembu e foi derrotado pelo Goiás, por 2 a 1, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo. Sem vencer agora há quatro jogos, o time alvinegro ficou ainda mais distante do sonho de título e igualmente afastado da zona de classificação para a Copa Libertadores da América de 2014.
Sem conseguir um triunfo na Série A desde que fez 4 a 0 no Flamengo, há duas semanas, o Corinthians seguiu estacionado nos 30 pontos, cinco a menos que o quarto colocado Atlético-PR. Pior: a diferença para o Cruzeiro, primeiro da tabela, já é de 16 pontos. Além disso, o time alvinegro permitiu a aproximação do Goiás, que agora tem 29.
O primeiro tempo começou bastante quente no Pacaembu, não apenas por conta do clima que passaria facilmente por uma tarde de verão em São Paulo. O Corinthians teve três oportunidades de gol, mas não conseguiu aproveitá-las. Pior para Alexandre Pato, que abusou do preciosismo aos 3min, ao tentar fazer fila na entrada da área até ser desarmado, e que pegou mal na bola e isolou aos 4min. Romarinho, na situação mais difícil, foi quem levou mais perigo, com uma bicicleta que assustou Renan aos 7min.
No entanto, um incidente fez a partida esfriar para a equipe alvinegra: o lateral direito Alessandro sentiu uma contusão logo aos 8min e foi substituído por Ibson. Edenílson, que fazia boa transição para o ataque, foi deslocado para a faixa direita do gramado. O Corinthians perdeu saída de bola; o jogo, graça - já que o Goiás também se limitava a arriscar a ligação direta da defesa para Walter.
A partida só melhorou nos últimos minutos, mas a falta de pontaria foi preponderante para duas finalizações de Paolo Guerrero, que passaram perto do gol, e de Pato, que conseguiu perder mais um gol incrível aos 39min.
O Corinthians voltou ao segundo tempo sem Fábio Santos, lesionado, que deu lugar a Igor. Mas o grande problema para a equipe de Tite se deu aos 12min: Hugo recebeu de Renan Oliveira, ganhou no corpo de Paulo André e tocou na saída de Cássio para deixar o Goiás em vantagem.

Só então, em desvantagem, o Corinthians passou a ser mais efetivo no ataque - inclusive com a saída do zagueiro Paulo André para a entrada do atacante Emerson. Mas o gol insistia em não sair: Rodrigo conseguiu cortar em cima da linha um chute de Gil aos 18min e, segundos depois, Emerson furou na pequena área sem goleiro na hora de dar o primeiro toque na bola em campo. O Pacaembu foi à loucura.
O gol que poderia ter evitado a derrota diante da torcida alvinegra saiu apenas no sufoco, em uma jogada esquisita de bola parada: aos 33min, Douglas cobrou falta na área, Gil cabeceou e Pato desviou. A bola ainda bateu no esmeraldino Ramon antes de entrar, mas a arbitragem sinalizou gol para o camisa 7 corintiano.
Mas a felicidade não durou muito: aos 38min, Amaral marcou de cabeça após cobrança de escanteio e garantiu o triunfo do Goiás fora de casa.
As equipes serão visitantes na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcada para esta quarta. O Goiás vai ao Paraná enfrentar o Coritiba no Estádio Couto Pereira, às 21h (de Brasília), um pouco antes da partida entre Ponte Preta e Corinthians, às 21h50, no Moisés Lucarelli, em Campinas.