Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Jornal: Corinthians troca vidro verde de estádio para não lembrar Palmeiras

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a construtora responsável pelas obras na Arena Corinthians precisou trocar os vidros internos do estádio, que tinham um tom esverdeado. 
Devido a uma recomendação expressa do ex-presidente do clube alvinegro, Andrés Sanchez, nada no estádio pode ser verde, com exceção do gramado, para não fazer referência ao arquirrival Palmeiras. 
Segundo o arquiteto Aníbal Coutinho, foi necessária a compra de um vidro "extraclaro, que só tem no exterior" para que o objeto não ficasse com uma tonalidade verde.
A Arena Corinthians, que está sendo construída em Itaquera, zona leste de São Paulo, será o palco do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. O estádio atualmente está com 84% de conclusão das obras. A inauguração está prevista para dezembro deste ano.

Presidente do Flamengo se reúne com sócios na Gávea

O presidente Eduardo Bandeira de Mello, o vice-presidente jurídico Flávio Willeman e Claudio Prakownik, vice-presidente de administração e Fla-Gávea, se reuniram com 26 sócios do Flamengo na manhã desta sexta-feira, na Gávea. Durante quase três horas, os presentes conversaram com os associados sobre os principais assuntos relacionados ao Rubro-Negro.
- Fiquei muito feliz com a experiência, que começou hoje. Deve ser repetida, pois a participação dos sócios foi ótima. Eles nos fizeram várias perguntas, tiraram dúvidas e deram muitas contribuições. O que foi feito aqui é muito importante e mostra que a torcida do Flamengo pode não só contribuir com amor, mas com ideias também - disse o presidente Eduardo Bandeira de Mello.
Os principais assuntos debatidos no encontro foram: situação atual do time de futebol, infra-estrutura da sede da Gávea e do CT Ninho do Urubu, relação com o Consórcio Maracanã e administração das dívidas do clube. Do presidente Eduardo Bandeira de Mello, os sócios escutaram que a vice-presidência de futebol, por meio de Wallim Vasconcellos, já se move para manter o volante Elias, que tem contrato de empréstimo até o fim do ano e pertence ao Sporting, de Portugal.

Léo Moura desfalca o Flamengo, no mínimo, pelos próximos três jogos

treino flamengo brasilia Leo Moura (Foto: Cahê Mota)
Léo Moura desfalcará o Flamengo contra São Paulo, Cruzeiro e Grêmio, no mínimo. O lateral-direito teve diagnosticado um estiramento na parte posterior da coxa direita - lesão sofrida no empate com o Goiás, quarta-feira - e já deu início ao trabalho intensivo de fisioterapia. O departamento médico rubro-negro preferiu não fazer previsão sobre o retorno do capitão aos gramados e fará uma reavaliação na segunda-feira, dia 26.

Chefe do departamento médico do clube, José Luiz Runco atendeu a imprensa para falar do caso e fez questão de não especificar o grau da lesão. De acordo com o médico, tal detalhamento é indiferente para a recuperação do jogador, o que depende muito da evolução pessoal. O problema de Léo Moura, por exemplo, é similar ao de Marcelo Moreno, que ficou duas semanas afastado e está à disposição para partida contra o São Paulo, domingo.

- Não definimos tempo, porque cada um reage de uma maneira. Vai ter que ter um pouquinho de paciência em termos de recuperação e vamos tentar, dentro do possível, colocá-lo (de volta em campo) mais rápido, como fizemos com o Moreno. A lesão não é simples, é maior. Mas a do Moreno também era maior e ele já voltou.

Runco admite que a idade avançada do lateral - 34 anos - é um fator complicador na recuperação. Entretanto, foi só elogios à postura de Léo Moura.

- Evidentemente, é uma situação que pode piorar um pouquinho por conta da idade, mas ele se cuida muito e vai se dedicar intensamente a fisioterapia.

Sem Léo Moura, Mano Menezes tem o jovem Digão como reserva para lateral direita ou então pode improvisar Luiz Antonio no setor. Contra o São Paulo, domingo, o mais provável é que a segunda opção seja a escolhida.

Maioria dos santistas aprova a contratação de Renato Abreu, ex-Flamengo

Os internautas do LANCE!Net querem contratação do meia Renato Abreu pelo Santos. Em enquete realizada na última quinta-feira, 56,2% dos que votaram disseram que aprovam a chegada do ex-flamenguista, de 35 anos, à Vila Belmiro.
Com o aval da maioria dos santistas, Renato deve desembarcar na Baixada Santista ainda nesta sexta-feira para a realização de médicos e, se for aprovado, assinará contrato (sem custos com luvas) com o Alvinegro Praiano até o final da temporada.
Ele chega ao Peixe com com o aval do técnico Claudinei Oliveira e de Zinho, novo gerente de futebol do clube. Após rescindir com o Flamengo, o jogador ficou livre para assinar com outro clube.
Tendo passado por grandes clubes do Brasil, como Flamengo e Corinthians, o jogador deve chegar ao Peixe para ajudar os garotos do elenco e dar ainda mais experiência ao meio de campo da equipe, que já conta com o veterano Marcos Assunção, que atuou em apenas sete oportunidades neste ano.
A ideia é que ele dispute uma vaga entre os titulares com o volante Cícero, ou forme dupla de armação ao lado do meia Montillo, que está sobrecarregado na criação de jogadas do Santos nas últimas partidas.

Dimas deve ser titular na lateral, mas Vitória tem dúvida no meio-campo

Quinto colocado do Campeonato Brasileiro, o Vitória encerrou nesta sexta-feira os preparativos para o jogo contra o Cruzeiro, sábado, no Mineirão. Após um descontraído rachão, o técnico Caio Junior adotou tom misterioso e não confirmou a escalação do Rubro-Negro para a partida deste fim de semana. Apesar disto e de admitir algumas dúvidas, no entanto, deu a entender que o jovem Dimas será o titular na lateral direita.
"A tendência é essa. Difícil você improvisar de novo. A gente tem que dar crédito ao Dimas. Ele fez apenas  um jogo, contra o Atlético-PR, e não foi mal. É menino da casa, assim como o Euller. Aconteça o que acontecer, ele vai ter o meu apoio", disse, o treinador, que não pode contar com o titular Nino Paraíba, machucado, nem com o reserva Gabriel Paulista, negociado com o Villarreal, da Espanha.
Se na lateral a vaga deve ficar com Dimas, no meio-campo sobram dúvidas. Vander foi titular e atuou bem nos dois últimos jogos, mas como atacante. Como Maxi Biancucchi e Dinei voltam após ausência contra a Ponte Preta, fica a dúvida se o jogador permanecerá na equipe titular, que jogaria em um 4-3-3. Se isso acontecer, Camacho e Renato e Cajá disputarão apenas uma posição no time.
"A interrogação que você tem é a mesma que eu tenho. Isso é bom, está sendo ótimo, porque deixa que eu reflita. O Vander está merecendo, e por isso que estou estudando bem qual a ideia. Principalmente porque eu tenho a volta do Michel, do Maxi e do Dinei. Vou colocar em campo o que eu achar taticamente melhor", explicou.
A delegação do Vitória embarca na tarde desta sexta para Belo Horizonte, onde encara o Cruzeiro, no sábado, às 18h30 (de Brasília), no Mineirão. O jogo será válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, e um triunfo pode recolocar o time baiano entre os quatro primeiros colocados da competição.

Uefa rejeita recurso e confirma exlusão do Metalist da Liga dos Campeões

A Uefa informou, nesta sexta-feira, que a CAS (Corte Arbitral do Esporte) não aceitou o recurso encaminhado pelo Metalist e confirmou a exlusão da equipe ucraniana da edição 2013/2014 da Liga dos Campeões da Europa.
Na última quarta-feira, a entidade máxima do futebol europeu declarou a exclusão do time dos brasileiros Rodrigo Moledo, Márcio Azevedo, Marlos, Cleiton Xavier e Diego Souza da Champions League . O Metalist é acusado de se envolver com manipulação de resultados em 2008.
Diante da eliminação do clube ucraniano, o PAOK, da Grécia, ganhou a oportunidade de disputar a fase preliminar da Liga dos Campeões contra o Schalke 04. Por causa disso, o clube grego não jogará a última eliminatória da Liga Europa, e abrirá vaga direta na fase de grupos para o Maccabi Tel-Aviv, que seria seu adversário na eliminatória.
A Corte Arbitral do Esporte já havia punido o diretor-esportivo do Metalist, Yevhen Krasnikov, em cinco anos. O dirigente foi condenado por participação em esquema de manipulação de resultados em partidas disputadas na temporada 2007-2008.


    Com cinco desfalques, Grêmio inicia 'maratona' de dez dias longe de casa

    Apesar do bom momento dentro do Campeonato Brasileiro , o Grêmio segue tendo que lidar com problemas de escalação. Para encarar o Vasco , sábado, no Rio de Janeiro, o técnico Renato Gaúcho terá menos que cinco desfalques - todos titulares, ou ao menos com frequência grande no time principal. 
    Renato tem problemas nos três setores da equipe. Na zaga, Bressan levou o terceiro cartão amarelo na vitória diante do Cruzeiro por 3 a 1 e cumpre suspensão. Gabriel deve formar o trio de zagueiros com Werley e Rhodolfo. No meio-campo, Adriano, Zé Roberto e Elano, lesionados, estão fora. O mesmo vale para o atacante chileno Vargas, embora Kleber venha sendo titular ao lado de Barcos há algum tempo. O meia Calyson, de apenas 20 anos, será a grande novidade na delegação.
    Outra novidade será o retorno de Riveros ao meio-campo. O volante não atuou diante dos mineiros por estar a serviço da seleção paraguaia, que empatou nesta quarta-feira em 3 a 3 com a Alemanha . Renato deve optar pela saída de Souza ou Ramiro para a entrada do centromédio guarani, que já tem dois gols neste Campeonato Brasileiro.
    O Grêmio embarcou para o Rio no final da manhã desta quinta-feira. A partida deste sábado, contra o Vasco, inicia uma série de três jogos seguidos longe de Porto Alegre para os gremistas, que ao todo ficarão dez dias seguidos longe do Rio Grande do Sul. A equipe voltará a atuar na Arena Grêmio apenas no dia 28/8, diante do Santos, na partida de volta pela Copa do Brasil.
    Os jogadores que viajaram para a "excursão" gremista:
    Goleiros: Dida, Marcelo Grohe e Busatto 
    Laterais: Pará, Moisés, Alex Telles e Wendell 
    Zagueiros: Werley, Rhodolfo, Gabriel, Bressan e Saimon 
    Volantes: Souza, Riveros, Ramiro e Matheus Biteco 
    Meias: Maxi Rodríguez, Guilherme Biteco e Calyson 
    Atacantes: Kleber, Barcos, Lucas Coelho, Paulinho e Yuri Mamute.

    Clubes de Londres tentam acabar com a hegemonia da dupla de Manchester

    Nas últimas sete temporadas, seis títulos do Campeonato Inglês ficaram com os times da cidade de Manchester - em uma oportunidade a conquista foi do City, 2011/12, e cinco vezes a Premier League foi vencida pelo United (2006/07, 07/08, 08/09, 10/11 e 12/13). A sequência só foi quebrada pelo Chelsea, na competição de 2009/2010, quando a equipe londrina foi a campeã.
    Com a manuteção da sua forte base, o atual campeão Manchester United aparece como principal candidado ao título, ao lado do arquirrival City, que se reforçou com alguns bons nomes, como os espanhois Jesus Navas e Negredo, o meia brasileiro Fernandinho e o montenegrino Jovetic. Em contrapartida, o time perdeu Tevez para a Juventus.
    Dos clubes de Londres, o que aparece com maiores chances de atrapalhar a vida da dupla de Manchester é o Chelsea. O clube azul trouxe de volta o treinador José Mourinho e renovou as esperanças da torcida, que confia no trabalho do português. Além do comandante, chegaram os talentosos Andre Schürrle e Kevin de Bruyne, destaques da Bundesliga passada por Bayer Leverkusen e Werder Bremen, respectivamente.
    Tottenham e Arsenal, outros grandes e tradicionais times da capital inglesa, também pretendem acabar com essa hegemonia recente que United e City criaram, mas não aparentam entrar no torneio com a mesma força do Chelsea. A ideia de ambos é tentar surpreender, assim como o Liverpool.
    INVESTIMENTO EM REFORÇOS 
    A Inglaterra, aliás, foi o país que mais abriu os cofres em contratações neste começo de temporada. Na soma dos 20 clubes da primeira divisão, mais de 434 milhões de euros foram investidos em reforços - cerca de R$ 1,3 bilhão -, deixando França e Itália a mais de 100 milhões de euros de distância.
    JOGADORES BRASILEIROS 
    Serão no 13 total: David Luiz, Oscar e Ramires (Chelsea); Philippe Coutinho e Lucas Leiva (Liverpool); Fernandinho (Manchester City); Rafael, Fábio e Anderson (Manchester United); Guly do Prado (Southampton); Gomes, Paulinho e Sandro (Tottenham).
    AGENDA 
    Início : 17 de agosto de 2013 
    Término : 11 de maio de 2014 
    Times que subiram : Cardiff City, Hull City e Crystal Palace 
    Times que caíram : Queens Park Rangers, Reading e Wigan 
    Vagas na Champions : Quatro 
    Vagas na Liga Europa : Uma 
    Vagas diretas de rebaixamento : Três 
    BRIGA PELO TÍTULO 
    O desafio está lançado contra os times de Manchester. United e City, assim como fizeram nas últimas duas temporadas, começam a competição um passo à frente dos rivais. Na cola aparece o Chelsea, que tenta recuperar o prestígio dentro do Campeonato Inglês. Para isso, o dono do clube londrino, o russo Roman Abramovich, não poupou esforços para reforçar sua equipe e apostar suas fichas no retorno de Mourinho, que já brilhou no clube em sua primeira passagem. Esses três times são os favoritos.
    LUTA POR VAGAS EUROPEIAS 
    A quarta vaga para Champions League deve ser bastante disputada entre três clubes. E o Tottenham aparece com uma ligeira vantagem sobre Arsenal e Liverpool, já que o clube contratou o meia brasileiro Paulinho e o atacante espanhol Soldado. Em contrapartida, sua maior estrela, o galês Gareth Bale, não deve permanecer , enfraquecendo demais o time.
    Na briga por vaga na Champions ainda podem aparecer outros clubes, como Everton e West Bromwich, mas ambos se contentam em se classificar, pelo menos, para Liga Europa. O Newcastle foi muito mal na temporada passada, mas tem tradição para também almejar um lugar em competição europeia.
    EQUIPES COADJUVANTES Das equipes recém-promovidas, o Cardiff City é quem almeja fazer uma competição mais regular, já que manteve a base que foi campeã da 2ª divisão com sobras e ainda se reforçou em posições pontuais. Swansea, West Ham, Fulham, Aston Villa e Stoke City são os outros times que devem fazer figuração na competição.
    BRIGA CONTRA O REBAIXAMENTO 
    Na temporada passada, o Sunderland só conseguiu se salvar do descenso nas rodadas finais e a luta da equipe será, de novo, para não cair. O Southampton, que tem o brasileiro Guly do Prado em seu elenco, e o Norwich City, aparecem como candidatos ao rebaixamento, ao lado de Hull City e Crystal Palace, que subiram para elite nesta temporada. 

    Neymar é a grande aposta do Barcelona para manter domínio na Espanha

    O Barcelona sobrou no último Campeonato Espanhol. Campeão com antecedência, somou 100 pontos ao longo das 38 rodadas da competição, 15 a mais que o Real Madrid. Para manter o domínio dentro do país, o clube catalão contratou aquele que era considerado o melhor jogador do mundo entre os que não atuavam no continente europeu: o atacante brasileiro Neymar, comprado pelo valor de 57 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões).
    Aos 21 anos, o ex-santista chega ao Barcelona após brilhar com a seleção brasileira na Copa das Confederações, tendo sido eleito o principal nome da competição. Pelo time espanhol, já marcou dois gols em amistosos de pré-temporada. Resta saber se as boas atuações e o entrosamento com os companheiros serão os mesmos quando ele enfrentar adversários bem mais fortes da Espanha e da Liga dos Campeões.
    "Ele ainda é um garoto", afirmou Daniel Alves, companheiro de Neymar no Barcelona e na seleção brasileira, ao pedir que a torcida tenha paciência com o atacante.
    Um dos adversários que Neymar terá pela frente durante o Campeonato Espanhol, o zagueiro Paulão, que atua no Betis, está certo de que o atacante da seleção brasileira fará uma dupla de ataque de sucesso com Lionel Messi. "Não tenho dúvidas de que o Barcelona vai ficar ainda mais forte. O Neymar já mostrou a capacidade e a habilidade que tem. O Messi também. Todo mundo aqui está esperando para ver os dois jogando juntos", disse o defensor de 31 anos ao iG .
    Neymar, no entanto, não é a única novidade do Barcelona. O time trocou de treinador e será comandado pelo argentino Gerardo Martino. Ele assume no lugar de Tito Vilanova, que anunciou a demissão para se tratar de um câncer. Por outro lado, a defesa segue sem novidades. O clube bem que sondou os zagueiros brasileiros Thiago Silva e David Luiz, mas ouviu de PSG e Chelsea, respectivamente, que eles não estão à venda. 
    Buscando acabar com o domínio do Barcelona e reconquistar o título espanhol, o Real Madrid também abriu os cofres. As principais contratações são Illarramendi (ex-Real Sociedad) e Isco (ex-Málaga). O primeiro foi adquirido por 38 milhões de euros (cerca de R$ 119 milhões). O segundo, por 27 milhões de euros (R$ 84,5 milhões). A exemplo dos catalães, o clube da capital espanhola também trocou o treinador: campeão francês com o PSG, o italiano Carlo Ancelotti chegou para substituir o português José Mourinho.
    Os demais deverão fazer um campeonato à parte. A última vez que o título na Espanha não ficou com Barcelona nem com Real Madrid foi em 2004, quando o Valencia foi o campeão. Já se passaram nove temporadas desde então. E é improvável que essa série seja interrompida agora.
    JOGADORES BRASILEIROS 
    Serão 20 no total: Filipe Luis, Miranda, Léo Baptistão e Diego Costa (Atlético de Madri), Daniel Alves, Adriano e Neymar (Barcelona), Paulão (Betis), Rafinha e Charles (Celta de Vigo), Sidnei e Mattioni (Espanyol), Douglas Santos (Granada), Weligton (Málaga), Marcelo, Casemiro e Kaká (Real Madrid), Cicinho (Sevilla), Diego Alves e Jonas (Valencia)
    AGENDA 
    Início: 17 de agosto de 2013 
    Término: 18 de maio de 2014 
    Total de equipes: 20 
    Times que subiram: Elche, Villarreal e Almería 
    Times que caíram: Mallorca, La Coruña, Zaragoza 
    Vagas na Liga dos Campeões: Quatro 
    Vagas na Liga Europa: Três 
    Vagas diretas de rebaixamento: Três
    BRIGA POR TÍTULO 
    Barcelona e Real Madrid. Neymar pode ser a principal novidade dos atuais campeões, mas isso não significa que seu entrosamento com o restante do elenco será decisivo no desempenho do clube no campeonato. Se tiver insatisfeito com o brasileiro, Gerardo Martino ainda terá à disposição praticamente os mesmos jogadores de ataque que estavam no grupo na última temporada. A única baixa é um jogador que também não era titular absoluto: David Villa, negociado com o Atlético de Madri.
    No Real Madrid, a principal saída foi a do argentino Gonzalo Higuaín, vendido ao Napoli, para onde também foram o meia Callejón e o defensor Raul Albiól. Mas as chegadas de Illarramendi e Isco, dois dos mais promissores jogadores espanhóis da atualidade, fazem com que o elenco ainda tenha profundidade e qualidade o suficiente para rivalizar com o Barcelona. A principal mudança, contudo, estará fora de campo e atende pelo nome de Carlo Ancelotti. O treinador assume o lugar do português José Mourinho, que deixou o clube bastante desgastado e conflitando até mesmo com o compatriota Cristiano Ronaldo, principal estrela da equipe.
    LUTA POR VAGAS EUROPEIAS O Atlético de Madri não conseguiu manter Falcao Garcia e acabou vendendo para o Monaco o atacante colombiano, que só ficou atrás de Messi e Cristiano Ronaldo na lista de artilheiros na última temporada. Por outro lado, trouxe David Villa, que tinha perdido espaço no Barcelona. Se estiver bem fisicamente, o atacante espanhol tem tudo para recuperar o bom futebol na capital espanhola e comandar o time na briga por uma vaga na Liga dos Campeões. A Real Sociedad surpreendeu no campeonato anterior ao ficar em quarto lugar, mas vai precisar se virar sem Illarramendi, aquele que era seu principal jogador.
    Outras equipes que deverão brigar por vagas nas competições europeias são: Betis, Valencia, Sevilla, Málaga e Rayo Vallecano. As duas últimas, aliás, conquistaram vaga para a Liga Europa no campeonato passado, mas foram punidas pela Uefa e impedidas de disputarem a competição.
    EQUIPES COADJUVANTES O Athletic Bilbao não conseguiu repetir na última temporada o bom desempenho que teve no campeonato anterior e acabou no meio da tabela, sem classificação para competições europeias. Sem o atacante Llorente, que se transferiu para a Juventus (Itália), a tendência é que o time permaneça na zona intermediária. O mesmo deverá acontecer com Espanyol, Getafe, Levante e Valladolid.
    BRIGA CONTRA O REBAIXAMENTO Almería, Elche e Villareal chegam da segunda divisão e têm como objetivo nesta temporada não voltarem para lá. Granada, Osasuna e Celta de Vigo, que escapou do rebaixamento na rodada final do último campeonato, também entrarão na competição com essa missão.

    Dunga critica a arbitragem e se envolve em confusão com gandulas do Maracanã

    Um dos momentos mais tensos e curiosos da partida entre Botafogo e Internacional , nesta quinta-feira, foi quando o técnico Dunga saiu em disparada e puxou pelo braço um dos gandulas do Maracanã após uma reposição de bola rápida. O treinador colorado explicou sua indignação com o garoto em entrevista coletiva após o empate por 3 a 3 com o time alvinegro .
    "Essa discussão está mais do que clara. Eles têm que colocar a bola no chão na hora de repor, e não jogar junto. No fim do jogo, os gandulas sumiram. Não sei quem controla isso, mas eles fazem parte do espetáculo. O quarto árbitro não tomou atitude nenhuma quanto a isso. Aliás, ele só fica ali para falar com o treinador", reclamou o técnico do Inter.
    Dunga também reclamou bastante da arbitragem de Wilton Pereira Sampaio. "Não é que eu me irrito. Só quero que a regra valha para os dois lados. É só pegar as estatísticas e ver quantas faltas o D’Alessandro sofreu", explicou. O diretor de futebol, Luís César Souto de Moura, também reclamou do número de faltas cometidas pelo time carioca em sua coletiva após a partida.
    Apesar disso, houve espaço para elogios também. Dunga se mostrou feliz, mais uma vez, com a capacidade de reação do Inter: "poucos clubes vão jogar de igual para igual com o Botafogo aqui, como fizemos. A postura do time tem que ser sempre essa, uma equipe forte, aguerrida", encerrou.

    A 300 dias da Copa, boa infraestrutura é maior desafio.

    A Copa do Mundo começa em 300 dias. Até lá, seis estádios terão de ficar prontos e obras de infraestrutura são o maior desafio de governos. Os aeroportos das 12 sedes passam por reformas substanciais e são vistos como o principal esforço a ser feito para receber a competição a partir do dia 12 de junho do ano que vem. 
    “Queremos dotar a infraestrutura aeroportuária brasileira daquilo que é melhor no mundo", disse Moreira Franco, ministro da Secretária da Aviação Civil. O Galeão, no Rio, e o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, principais portas de entrada para o turista, recebem atenção especial do governo federal.
    O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, esteve em audiência no Senado nesta semana e pediu mais agilidade na conclusão dos estádios. “Temos condições de cumprir todos os prazos, mas é preciso destacar que isso vai exigir ritmo maior das obras em relação ao ritmo do presente momento”, afirmou.
    O caso mais preocupante na visão de Rebelo é a Arena Pantanal, em Cuiabá, citando que apenas 62% das obras foram concluídas. O governo do Mato Grosso, no entanto, rebateu e apontou evolução de 80% na construção. São Paulo (Arena Corinthians), Curitiba (Arena da Baixada), Porto Alegre (Beira-Rio), Natal (Arena das Dunas) e Manaus (Arena Amazônia) são as outras cidades com obras em andamento.
    O Comitê Local da Copa (COL) assiste aos avanços nas obras e cobra agilidade para que os estádios sejam entregues até dezembro, prazo dado pela Fifa para receber os estádios e ter facilitada a venda de ingressos. Sobre a infraestrutura, Ricardo Trade, diretor-executivo do COL, avalia que o legado da Copa do Mundo para as cidades já pode ser celebrado. 
    "As obras de infraestrutura pelo país só estariam acontecendo por conta do Mundial. "As pessoas falam 'ah, estão gastando com a Copa do Mundo'. Me desculpem ser aqui bastante sincero, mas investimento em obra de infraestrutura, centros de segurança que vão ser feitos em cada uma das 12 cidades, investimento do governo federal, e mais a reforma dos aeroportos são legados importantes e não são gastos. São investimentos que talvez não viessem se a copa não estivesse aí", disse.

    Novo contratado do São Paulo, Antônio Carlos faz primeiro trabalho no clube

    Um dia depois de ter passado por exames médicos na capital paulista, Antônio Carlos fez seu primeiro no São Paulo na tarde desta sexta-feira, no CT da Barra Funda. O zagueiro de 30 anos havia disputado apenas seis partidas pelo Botafogo no Campeonato Brasileiro . Portanto, ainda está apto a atuar com a camisa são-paulina.
    Antônio Carlos chega ao São Paulo para suprir carência no setor defensivo que aumentou com o empréstimo de Rhodolfo e o afastamento de Lúcio. Neste momento, o técnico Paulo Autuori também não conta com Paulo Miranda e Edson Silva, lesionados, e tem improvisado o volante Rodrigo Caio ao lado de Rafael Toloi, em detrimento dos garotos Lucas Silva e Diego.
    Ainda não regularizado na CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Antônio Carlos só deverá ser apresentado no início da próxima semana. Caso seu nome apareça no BID até o fim da tarde, porém, deverá ser relacionado para a partida de domingo, contra o Flamengo, em Brasília. Nesta tarde, ele já se juntou aos suplentes em trabalho comandado por Autuori no gramado. O grupo principal realizou somente trabalho regenerativo, no Reffis.
    Formado nas divisões de base do Olaria, Antônio Carlos tem passagens por Fluminense, Ajaccio (França) e Atlético-GO, além de Botafogo e Atlético-PR, clube detentor de seus direitos.

    Contratações dão certo e ajudam Vasco a virar o jogo no Campeonato Brasileiro

    O início do Brasileirão fez o torcedor do Vasco sentir calafrios. A perspectiva era das piores, com goleadas sofridas para São Paulo e Internacional e derrota diante do Flamengo. Pois a diretoria se movimentou desde então, e algumas mudanças ajudaram a tirar o time do buraco. Agora, o Vasco é nono colocado com 29 pontos, três abaixo do G4. E alguns reforços sequer estrearam.
    "As perspectivas para o Vasco estão cada vez mais positivas, pelas mudanças que estão acontecendo. Cabe a nós trabalhar para que as coisas realmente nos ajudem", declarou Dorival Júnior, ele próprio uma cara relativamente nova. Contratado em julho para substituir Paulo Autuori, o treinador estreou na derrota para o Fla. Depois, somou 3 vitórias, 3 empates e 1 derrota, mesmo aproveitamento do terceiro colocado Coritiba.
    Em campo, o símbolo da retomada vascaína é o meia Juninho. Ele reestreou com gol na vitória sobre o Fluminense, marcou outro gol no jogo seguinte, contra o Criciúma, e mostrou que ainda tem lenha para queimar aos 38 anos.
    Ausente contra o Santos, na última quarta-feira, Juninho permitiu ao Vasco mostrar a força do elenco. “Mostramos que conseguimos jogar mesmo sem uma referência. Claro que ele é importante demais e todos os times dependem um pouco de um jogador. O Santos dependia do Neymar, o Grêmio do Zé Roberto, o Botafogo do Seedorf... Mas todos procuram seu caminho quando esses atletas não jogam", disse o técnico.
    O meio-campo, aliás, é o setor mais reforçado durante esse período de retomada. O colombiano Montoya ganhou a primeira chance graças às ausências de Juninho e Pedro Ken no empate por 1 a 1 com o Santos .
    E o colombiano, que foi bem na Vila Belmiro, diz que ainda não mostrou a que veio. "Me senti um pouco mais pesado no começo porque venho fazendo muita academia. Mesmo assim, consegui manter a velocidade e espero me adaptar melhor ao time nas próximas partidas".
    Outro gringo recém-chegado é o argentino Guiñazu, que se recupera de contusão e deve estrear só na reta final do campeonato, possivelmente no início de novembro. Satisfeito com as opções no meio-campo, Dorival se deu ao luxo de devolver Alisson ao Cruzeiro.
    A defesa também mudou ao longo do campeonato. Rafael Vaz chegou em junho e hoje forma a dupla de zaga com o jovem Jomar, titular nos 3 a 1 sobre o Fluminense e dono da posição desde então. Renato Silva, antes titular, virou opção no banco de reservas, e o experiente Cris promete aumentar a concorrência por ali. Sem falar em Fagner, novo dono da lateral direita.
    André, emprestado pelo Santos, é a principal novidade no ataque, que também ganhou o reforço de Edmilson. E outras caras novas ainda aguardam a chance de estrear. São os casos de Willie, que chegou do Vitória, e Reginaldo, que defendia o Siena, da Itália. Se no início do Brasileirão a perspectiva era assustadora, hoje o torcedor do Vasco se vê no direito de sonhar alto.

    Reformulado, Palmeiras faz 'faxina' em rebaixados e reduz inchaço no elenco

    Em reformulação desde que caiu para a Série B no fim do ano passado, o Palmeiras fez uma verdadeira “faxina” no elenco em 2013. Com pés no chão, a diretoria exerceu seu papel, trouxe reforços e gradativamente, time e elenco vão tomando cara para o restante da temporada e 2014.
    Há dois meses atrás eram 45 jogadores no elenco e o próprio Gilson Kleina admitia que o grupo tinha de diminuir. De lá para cá, alguns foram emprestados e outros negociados, e agora são 35. Contando também com a chegada de reforços baratos, o Palmeiras vai se renovando para a disputa da Série B e da Copa do Brasil, além de preparar o grupo para a temporada de 2014, onde deve retornar à Série A do Brasileiro.
    Com todos esses empréstimos e vendas, a lista dos jogadores “rebaixados” com o time no fim do ano passado diminuiu drasticamente e o elenco se mostra renovado.
    Barcos, Maurício Ramos, Maikon Leite, Patrik Vieira, Leandro, Deola, Tiago Real, Luan, Marcos Assunção, Artur, Betinho, Obina, Corrêa, Mazinho, João Vítor, Leandro Amaro, Corrêa, Daniel Carvalho, Thiago Heleno, João Denoni, Patrik, Román, Cicinho e Diego Souza, participaram da campanha fracassada do Palmeiras no Brasileirão de 2012 e deixaram a equipe.
    Para se ter uma ideia da reformulação, do time que começou a partida diante do Flamengo, que selou o rebaixamento do clube, válido pela 36ª rodada do Brasileiro de 2012, apenas dois jogadores permanecem entre os titulares: Juninho e Márcio Araújo. Bruno é reserva de Fernando Prass e os outros jogadores saíram do Palmeiras. O zagueiro Henrique, o meia Valdivia e o volante Wesley não participaram do empate contra os cariocas, mas faziam parte do elenco e atuaram em grande parte da campanha desastrosa.
    Reforços contratados neste ano, que não deram certo, também vão deixando o clube. Caso dos laterais Weldinho, emprestado para o Sporting-POR e Ayrton, que se despediu de seus companheiros nesta quinta na Academia de Futebol e vai para o Vitória.
    Com olhares para o futuro, diretoria e comissão técnica do Palmeiras vão ‘limpando’ o elenco para buscar novos ares e já vem colhendo bons resultados. Capitaneada por Paulo Nobre, o clube tem uma gestão pés no chão, se livrou das polêmicas fora de campo e caminha tranquilamente para o retorno para a Série A em 2014.

    Ganso agrada e é confirmado como titular do São Paulo diante do Flamengo

    Paulo Henrique Ganso será titular do São Paulo na partida do próximo domingo contra o Flamengo, em Brasília. Agradado com a participação do meia nos dois últimos jogos, derrota para a Portuguesa e empate com o Atlético-PR, o técnico Paulo Autuori adiantou a escalação do atleta.
    "Tanto no último jogo como no de hoje (quinta), o Ganso demonstrou que tem que jogar. Certamente, vai começar jogando contra o Flamengo. Ele tentou pôr a equipe mais para frente, com passes verticais. O momento dele é melhor, está com mais mobilidade, mais gás. Espero que seja uma oportunidade de ele mostrar que evoluiu", afirmou Autuori.
    O treinador só não disse quem deixará a equipe. Questionado se poderia ser Jadson, apagado mais do que de costume nos últimos compromissos são-paulinos, o comandante desconversou. Além do camisa 10, correm risco de perder um lugar no time Lucas Evangelista e Fabrício.
    Titular pela última vez na Copa Suruga, quando fez um gol e deu uma assistência na derrota por 3 a 2 para o Kashima Antlers, Ganso foi bem também no domingo passado, quando só não empatou o jogo com a Portuguesa porque Aloísio, em cima da linha, pôs a mão na bola que entraria aos 43 minutos do segundo tempo.
    Embora não tenha confirmado Jadson, Autuori fez questão de ressaltar que seu objetivo é, um dia, escalar os dois meias juntos - algo que Ney Franco tentou, sem sucesso, no início da temporada.
    "Não vou descansar enquanto não consguir fazer dois jogadores com essa qualidade atuarem juntos", disse Autuori.
    Sem vencer há 11 jogos no Campeonato Brasileiro, o São Paulo é o vice-lanterna, com dez pontos ganhos. O time tem cinco a menos do que o Santos, primeira equipe fora da zona do rebaixamento.

    CBF confirma amistoso entre Brasil e seleção africana

    Depois de conquistar a última edição da Copa das Confederações e ser derrotada por 1 a 0 em amistoso contra a seleção da Suíça, na quarta-feira (14), a seleção brasileira segue a sua preparação para Copa do Mundo de 2014. Nesta sexta-feira (16), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou que a equipe enfrentará uma seleção africana em outubro, que será Gana ou Zâmbia, a partida acontecerá no dia 15, no estádio Nacional da China. A convocação oficial para este duelo acontece no dia 26 de setembro.
    Antes do confronto no Ninho do Pássaro, como é chamado o estádio Nacional da China, o Brasil ainda disputará dois amistosos, que já estão marcados. O primeiro deles acontece no dia 7 de setembro, entre Brasil e Austrália, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Três dias depois, o time verde-amarelo vai até Boston, nos Estados Unidos, para duelar com Portugal.

    Preterido no Bayern por Guardiola, Luiz Gustavo acerta com o Wolfsburg

    O Wolfsburg anunciou nesta sexta-feira (16) a contratação do volante brasileiro Luiz 
Gustavo, que estava no Bayern de Munique. Segundo informações da Agência Estado, o clube explicou que assinou um 
contrato válido até 2018 com o jogador de 26 anos, titular da seleção brasileira 
na conquista do título da Copa das Confederações em junho
    O Wolfsburg anunciou nesta sexta-feira (16) a contratação do volante brasileiro Luiz Gustavo, que estava no Bayern de Munique. Segundo informações da Agência Estado, o clube explicou que assinou um contrato válido até 2018 com o jogador de 26 anos, titular da seleção brasileira na conquista do título da Copa das Confederações em junho.

    Botafogo empata com Internacional e volta a liderar o Brasileirão

    Tudo parecia ir bem para o Botafogo, até os 48 minutos do segundo tempo, quando o jogo ainda estava 3 a 2 para o Fogão, e o lateral Fabrício, do Inter, marcou o gol de empate do time Colorado.
    Vitinho marcou dois gols e se tornou o grande destaque da equipe dirigida por Oswaldo de Oliveira. Seedorf completou o marcador para o Botafogo, enquanto o argentino Scocco anotou dois e Fabricio completou para a equipe comandada por Dunga.
    Mesmo com a liderança garantida, a torcida botafoguense saiu com um gostinho amargo do Maracanã. 
    O time gaúcho segue em sétimo lugar na classificação, com 21 pontos. Os dois times voltam a jogar no domingo (18). O Internacional recebe o Atlético-MG, às 18h30, no Estádio do Vale, em Porto Alegre. O Botafogo vai até São Paulo, enfrentar a Portuguesa, às 16h, no Canindé. 

    São Paulo empata com Atlético-PR e iguala sequência negativa no Brasileirão

    Uma vitória era o que o São Paulo precisava para amenizar a maior crise de sua história. Não foi desta vez. Contra o Atlético-PR , no Morumbi, o time apenas empatou em 1 a 1 e acumula agora 11 partidas sem vencer no Brasileirão, igualando sua pior sequência no torneio na história. Com dez pontos, a equipe segue na vice-lanterna. Já os atleticanos foram a 21, mas desperdiçaram chance de entrar no G4.
    Somente uma vez o São Paulo havia enfrentado jejum tão grande na competição nacional. Foi entre os campeonatos de 1988 e 1989. Na época, o clube completou os mesmos 11 jogos de agora sem vitórias.
    O Morumbi recebeu seu melhor público neste Brasileirão. 25.827 torcedores foram ao estádio, resultado da redução de preços promovida pela diretoria tricolor. E, das arquibancadas, os são-paulinos fizeram sua parte ao apoiar mesmo com o time jogando mal e após o apito final.
    Rodrigo Caio, de cabeça após cruzamento de Jadson, abriu o placar logo aos 16 minutos do primeiro tempo e criou a ilusão de que os dias difíceis ficariam para trás. O São Paulo até então mandava no jogo. Mas o empate de Paulo Baier aos 37 depois de pênalti bobo de Rafael Tolói devolveu aos paulistas à dura realidade.
    O próximo desafio são-paulino na luta para sair da zona de rebaixamento será contra o Flamengo. A partida será no próximo domingo, em Brasília. O Atlético-PR, sétimo colocado, encara o Criciúma, em Curitiba.
    Mudança de postura era o que o São Paulo estava precisando. E foi exatamente o que se viu no início da partida no Morumbi. Apesar do frio e da chuva, o time tricolor foi empurrado pela torcida e impôs seu ritmo desde os primeiros minutos, acuando o Atlético-PR em seu campo de defesa.
    A pressão deu resultado logo aos 16 minutos. Jadson cobrou falta pela esquerda e Rodrigo Caio cabeceou para o gol, abrindo o placar para os são-paulinos. A princípio, o auxiliar anulou o tento ao acusar impedimento de Aloisio, que tentou tocar na bola, mas voltou atrás ao conversar com o árbitro e ver que o atacante não participou do lance.
    A ‘blitz’ acabou depois do gol. O que se viu na sequência do primeiro tempo foi um Atlético-PR com espaço para jogar. E, com time melhor que o do São Paulo, os visitantes foram para cima e chegaram ao empate. Mas graças a falhas individuais dos tricolores.
    A primeira chance veio aos 28 em cabeçada de Everton, defendida por Rogério Ceni. Aos 36, o goleiro se atrapalhou ao tentar afastar um lançamento, fez falta não marcada em Marcelo. O lance seguiu e Dellatorre quase marcou. Porém, o castigo mesmo veio no minuto seguinte. Rafael Tolói cometeu pênalti infantil em Marcelo e Paulo Baier bateu forte para converter e deixar tudo igual.
    Atlético-PR pressiona e Rogério Ceni salva 
    O São Paulo sentiu o gol e errou muitos passes nos minutos restantes do primeiro tempo. Já o Atlético-PR voltou melhor para a segunda etapa. Acuados, os jogadores do São Paulo aparentavam estar sem confiança. Apesar da vontade, a equipe pecava na qualidade técnica.
    As melhores oportunidades são-paulinas foram criadas em contra-ataques. Com exceção de dois lances desta forma, a pressão foi toda atleticana e Rogério Ceni se desdobrou para evitar a derrota.
    Aos 17 minutos, o goleiro se esticou para pegar finalização de Dellatorre. Aos 40, defendeu chute à queima roupa de Ederson. Por fim, aos 48, contou com a sorte em bola desviada por Rafael Tolói, que passou rente à trave.
    FICHA TÉCNICA 
    SÃO PAULO 1 X 1 ATLÉTICO-PR
    Local:  Morumbi, em São Paulo (SP) 
    Data: 15 de agosto de 2013, quinta-feira 
    Ho rário: 19h30 (de Brasília) 
    Árbitro: Anderson Daronco (RS) 
    Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Fabio Pereira (TO) 
    Cartões amarelos: Rafael Toloi, Wellington e Lucas Evangelista (São Paulo); Bruno Silva, Pedro Botelho e Dellatorre (Atlético-PR)
    Gols: 
    SÃO PAULO: Rodrigo Caio, aos 17 minutos do primeiro tempo 
    ATLÉTICO-PR: Paulo Baier, aos 37 minutos do primeiro tempo
    SÃO PAULO: Rogério Ceni; Clemente Rodríguez, Rafael Toloi, Rodrigo Caio e Reinaldo; Wellington, Fabrício (Paulo Henrique Ganso), Lucas Evangelista e Jadson (Ademílson); Osvaldo e Aloísio 
    Técnico: Paulo Autuori.
    ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Bruno Silva (Juninho), João Paulo, Everton e Paulo Baier (Elias); Marcelo e Dellatorre (Ederson) 
    Técnico: Vagner Mancini.