Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Esquema especial de segurança será implantado no reencontro de R49 com o Fla


Quatro meses depois da conturbada saída de Ronaldinho Gaúcho do Flamengo, o meia-atacante vai voltar ao Engenhão e terá que rever a torcida Rubro-Negra, em partida adiada da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro entre o time carioca e o Atlético-MG.  Devido ao receio de que as provocações vindas das arquibancadas ultrapassem os limites mais pacíficos, terminando com arremesso de moedas e outros objetos no gramado, o jogo contará com um esquema especial de segurança, da mesma forma como ocorre nos clássicos regionais.  
Além disso, a delegação do Galo terá reforço do Grupamento Especial de Policiamento em Estádio (Gepe) durante o deslocamento do aeroporto ao hotel e deste até o Engenhão. Ronaldinho ainda contará com o apoio de seguranças particulares do Flamengo no momento de sua chegada ao local, para evitar qualquer manifestação exagerada. O jogador deixou o clube em maio, quando entrou na Justiça cobrando do clube um valor de R$ 40 milhões em dívidas.
- Estamos trabalhando como clássico regional, pois teve promoção de ingressos e a torcida do Atlético-MG, que será escoltada, deve comparecer em bom número. Teremos 180 policiais do Gepe, mais homens do batalhão da área, polícia de choque. No total, algo em torno de 450, 500 policiais, disse o comandante do Gepe, o tenente-coronel João Fiorentini.
 

Léo Moura terá o contrato renovado no Flamengo


Com contrato somente até o fim deste ano, Léo Mouradeve ter o seu vínculo renovado com o Flamengo. Jogador mais antigo do elenco rubro-negro -- Léo está no Fla desde 2005 -- , o lateral de 33 anos queria renovar por mais três temporadas para encerrar a carreira, mas o clube só estava disposto a renovar por mais um ano. Porém, as partes chegaram a um acordo, como revelou Zinho, diretor de futebol:

- Venho conversando com o Léo há algum tempo e vamos fazer um contrato de dois anos com ele. A ideia é que ele encerre a carreira no Flamengo. Está 98% certo. Só falta ele assinar, mas já temos isso definido com ele e com o empresário dele.

Léo Moura, que recentemente completou 400 jogos pelo Mais Querido, também comemorou:

- Já está praticamente tudo definido, só estava esperando o Flamengo anunciar para comemorar. Estou com 33 anos e penso em jogar mais quatro anos. Lógico que o futebol às vezes nos dá um caminho diferente, mas estou tranquilo para o meu fim de carreira.

Titular da Seleção Brasileira, Rômulo rompe os ligamentos do joelho e para por 6 meses


O volante Rômulo, titular da Seleção Brasileira, rompeu os ligamentos cruzados do joelho direito na vitória de seu time, o Spartak Moscou, contra o Rostov, por 3 a 1, ontem, pelo Campeonato Russo. A previsão é que Rômulo fique 6 meses fora dos gramados. Recém-contratado, o volante estava se destacando no novo clube e lamentou a contusão:

- É a primeira vez que tenho uma lesão grave. Foi um lance no segundo tempo, um escanteio no fim do jogo. Pulei e, quando coloquei o pé no chão, um adversário caiu em cima do meu joelho. Fiquei muito triste. Estava confiante para a sequência da Liga dos Campeões. Além de ficar fora da competição, também perderei os jogos da Seleção nesse período.

O Spartak Moscou pagou, na última janela de transferências, 8 milhões de euros por Rômulo, que pertencia ao Vasco. O clube carioca ficou com metade do valor, porque o resto foi dividido entre o Porto-PE, time que revelou Rômulo, e um grupo de investidores.

Corinthians já tem caminho no Mundial de Clubes definido


Na manhã desta segunda-feira, a FIFA definiu o chaveamento do Mundial de Clubes, que começará a ser disputado no dia 6 de dezembro, no Japão. O representante da América do Sul, o Corinthians, já sabe, portanto, quais serão os seus possíveis adversários na luta pelo título máximo que um clube pode conquistar.

A chave corinthiana é iniciada com o confronto entre o Auckland City, campeão da Oceania, e o ganhador do Campeonato Japonês. O vencedor desta partida enfrenta o campeão da Liga dos Campeões da África, que ainda está na fase de grupos. Só então o adversário do Corinthians será conhecido. O Timão entra em campo no dia 12 de dezembro, na cidade de Toyota. A final será disputada em 16 de dezembro, em Yokohama.

Do outro lado do sorteio, o Chelsea, campeão europeu, está no caminho do mexicano Monterrey, campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF. Porém, para jogar contra o Chelsea, o Monterrey precisa passar pelo campeão asiático.

Com gol de pênalti nos acréscimos, Sport vence Coritiba por 1x0


Com um primeiro tempo morno e segundo tempo truncado, o Sport contou com um gol de pênalti marcado pelo atacante Gilberto para vencer o Coritiba, em jogo na Ilha do Retiro. Com o resultado, o Leão passa a contar com 27 pontos, apenas uma a menos do que o Coxa, que está fora da zona de rabaixamento. A vitória foi dramática e contou com choro do técnico Waldemar Lemos, pois significa que os rubro-negros ganharam um fôlego na luta contra o rebaixamento.
Na próxima rodada, o Sport vai a São Paulo encarar o Corinthians em partida marcada para as 16 horas do próximo domingo. Já o Coxa recebe o São Paulo no Couto Pereira, no mesmo horário.
PRIMEIRO TEMPO - Os primeiros 45 minutos de jogo não tiveram muita emoção na Ilha do Retiro. O Sport não fez valer a maior posse de bola apresentada, criou e atacou pouco e viu o Coritiba crescer a partir dos 20 minutos. Os vistantes, por sua vez, chegaram sem pressa, começaram a avançar mais na metade da primeira etapa, mas acertava o passe final e não criou nenhuma chance clara.

Os donos da casa começaram pressionando. Já aos 6 minutos, Renê dominou e bate da entrada da área, mas a bola desviou na defesa paranaense e foipara fora. Dez minutos depois, Cicinho recebeu na direita e cruzou em direção a Hugo, que tentou subir para cabecear. O goleiro do Coxa subiu e ficou com a bola.

A partir daí, o Coxa começou a acordar, encaixou a marcação, criou algumas situações de contra-ataque e passou a aproveitar a calma rubro-negra. Aos 18 minutos, Lincoln tenta avaçar no contra-ataque, vê Robinho livre na esquerda, mas erra no passe e a bola sobra para Saulo. O maior susto, entretanto, foi aos 42 minutos, quando, em jogada de Marcel e Robinho, Ayrton ficou com a bola na direita da área, em bom ângulo, chutou forte, mas a bola explodiu na defesa rubro-negra.

SEGUNDO TEMPO - Depois do intervalo, o jogo recomeçou truncado. O Sport voltou mais ofensivo, com Gilberto no lugar de Hugo (que sentiu a lombar), e antes dos dez primeiros minutos já tinha dado dois sustos ao goleiro Vanderlei. Aos 7, Gilberto dominou de fora da área, mandou uma bomba e obrigou o goleiro do Coxa  a fazer boa defesa com a mão esquerda. Apenas um minuto depois, Na cobrança de falta, Cicinho cruza para a pequena área e Bruno Aguiar chega cabeceando bem. Vanderlei defende mais uma vez.
E o Sport seguiu pressionando e criando oportunidades. Aos 15, Felipe Azevedo recebeu boa bola de Rithely, avançou pela esquerda, chutou rasteiro e não muito forte, a bola explodiu no goleiro do Coxa e, na sobra, o zagueiro paranaense mandou para fora. Pouco depois, Gilberto cabeceou um cruzamento na pequena área e Vanderlei, mais uma vez, fez boa defesa.

Na segunda metade do segundo tempo, o jogo começa a ficar ainda mais emocionante, pois o Coxa já passava a ameaçar os rubro-negros. Aos 37 minutos, Saulo salvou o Sport por duas vezes seguidas. Primeiro, Lincoln dominou bola livre na pequena área, finalizou bem, mas o goleiro rubro-negro defendeu. No rebote, Everton Ribeiro tentou por cima, mas mandou fraco.
Mas o susto não intimidou os donos da casa, que, montados com três atacantes, continuavam apostando na objetividade ofensiva. Aos 41, Felipe Azevedo deixa Gilberto de frente para o gol na entrada da área, mas o centroavante sofre com a marcação na hora do chute e a bola volta para o domínio da defesa paranaense.
A partida só foi definida nos acréscimos, quando Robinho fez falta em Felipe Azevedo na área e o árbitro marcou pênalti para o Sport. Na cobrança, Gilberto bateu forte e definiu o placar favorável.
Ficha do jogo
Sport: Saulo; Cicinho, Bruno Aguiar (Aílson), Diego Ivo e Renê; Tobi, Moacir, Rithelly (Marquinhos Gabriel) e Hugo (Gilberto); Felipe Azevedo e Gilsinho. Técnico: Waldemar Lemos.

Coritiba: Vanderlei; Ayrton, Demerson, Escudero e Eltinho; Willian, Gil, Robinho, Lincoln (Júnior Urso) e Everton Ribeiro (Rafael Silva); Marcel (Everton Costa). Técnico: Marquinhos Santos.

Gol: Gilberto.

Cartões amarelos: Diego Ivo (S), Robinho (C), Escudero (C), Gilsinho (S). 

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Leandro Pedro Vuaden. Auxiliares: Carlos Berkenbrock e Marcelo Bertanha Barison. Público: 17.075 Renda: R$ 129.960. 

Portuguesa vence Santos por 3 a 1 no Pacaembu



Santos e Portuguesa fizeram o clássico paulista da rodada neste sábado (22), no Pacaembu e o time do Canindé venceu a partida pelo placar de 3 a 1.
 
Com a vitória, a equipe rubro-verde foi a 32 pontos, permanecendo na parte intermediária da tabela, onde o Santos também está, com 33 pontos.
 
Victor Andrade tentou cruzar para André no começo da partida, mas Valdomiro chegou na hora do chute para cortar. O atacante santista teve outra chance aos seis minutos, após cruzamento rasteiro da esquerda, mas a bola foi longe do gol.
 
Felipe Anderson tentou o chute de longe e a bola passou com perigo na frente da meta de Dida. Victor Andrade, aos 12, também arriscou o chute e mandou a bola pela linha de fundo. A primeira chance de gol da Portuguesa foi de Moisés, em cobrança de falta, que Rafael defendeu.
 
Marcelo Cordeiro bateu falta e Rafael saiu para a defesa aos 18. Durval tentou de cabeça após escanteio, mas a bola foi pela linha de fundo. Felipe Anderson bateu falta aos 31, Patito Rodríguez tentou o desvio, e o Santos perdeu nova chance de abrir o placar.
 
Aos 37 minutos, Bruno Mineiro abriu o placar para a Portuguesa. Após cobrança de escanteio, Luís Ricardo desviou de cabeça e deixou para o atacante completar para o gol e colocar o time do Canindé em vantagem.
 
Léo Silva aumentou o placar aos 42. Bruno Mineiro ganhou a jogada de Bruno Rodrigo e entregou para Rodriguinho fazer o passe para o meio-campista bater forte no canto direito do gol de Rafael.
 
Moisés teve a chance de marcar o terceiro gol ao passar por entre os zagueiros e driblar Rafael, mas na hora do chute, acertou a trave. O Santos respondeu no cruzamento para André, que acabou batendo pela linha de fundo. 
 
Bernardo bateu falta para o Santos e mandou sobre a barreira. Aos 14, Moisés cruzou visando Bruno Mineiro, mas Rafael saiu para a defesa. Marcelo Cordeiro bateu falta para a defesa do goleiro do Santos. 
 
Bruno Mineiro fez seu segundo no jogo e o terceiro da Portuguesa aos 17. Em cobrança de falta, o atacante desviou de cabeça e a bola foi morrer no fundo das redes de Rafael.
 
O Santos tentava reagir na partida, mas não conseguia encaixar as jogadas de ataque. Enquanto isso, a Portuguesa aproveitava e Bruno Mineiro tentou o chute aos 24, bateu para fora. Depois, Rodriguinho cabeceou bola cruzada da direita e mandou pela linha de fundo.
 
André, aos 29, diminuiu o placar. Bernardo cobrou falta, André apareceu para dar um toque de cabeça na bola e tirar Dida da jogada para marcar o gol santista.
 
Bruno Mineiro teve a chance de marcar o quarto da Portuguesa quando a bola foi recuada para Rafael e o goleiro santista teve de sair da área para afastar. O Santos tentava chegar com perigo, mas não conseguia pressionar com força para consolidar a reação.
 
A Portuguesa joga em casa na próxima rodada contra o Atlético-MG. O Santos vai a Porto Alegre jogar contra o Grêmio
 
Ficha técnica
 
Santos 1 x 3 Portuguesa
 
Local:  Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), São Paulo.
 
Árbitro: Raphael Claus;
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo e Bruno Salgado Rizo;
Assistentes adicionais: Rodrigo Braghetto e Rodrigo Guarizo F. do Amaral
 
Santos: Rafael; Douglas (João Pedro), Bruno Rodrigo, Durval e Juan (Bernardo); Victor Andrade, Arouca, Gerson Magrão e Felipe Anderson; Patito Rodríguez (Miralles) e André.
Técnico: Muricy Ramalho.
 
Portuguesa: Dida; Luís Ricardo, Valdomiro, Gustavo e Marcelo Cordeiro (Rogério); Ferdinando, Boquita, Léo Silva e Moisés; Rodriguinho (Lima) e Bruno Mineiro (Diego Viana).
Técnico: Geninho.
 
Gol: Bruno Mineiro (LUSA) aos 37, Léo Silva (LUSA) aos 42 do primeiro tempo, Bruno Mineiro (LUSA) aos 17, André (SAN) aos 29 do segundo tempo
 
CA: Valdomiro, Ferdinando, Boquita, Gustavo e Rodriguinho (LUSA); Felipe Anderson e Victor Andrade (SAN).

Colorado se aproxima do G-4 com o triunfo diante do Tricolor baiano, derrotado pela primeira vez no segundo turno do Brasileirão

Fred comemora o primeiro gol do Inter na partida / Edu Andrade/Folhapress
O princípio de crise que pairava no Beira-Rio deve diminuir. Na noite deste domingo, o Internacional venceu o Bahia, por 3 a 1, diante da sua torcida, em duelo válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi apenas a segunda vitória colorada nas últimas dez partidas e o primeiro revés do Tricolor baiano no returno do Brasileirão. Fred, Forlán e Leandro Damião marcaram os gols do Inter e Kleberson fez o de honra do Bahia.

Com a vitória, o Internacional foi aos 40 pontos, mas segue em sétimo, já que tem uma vitória a menos que o Botafogo. São 12 triunfos do Alvinegro carioca, contra 11 do Colorado. O Inter agora está quatro pontos atrás do Vasco, o quarto colocado. Já o Bahia segue com 31 e na 14ª posição.

O Internacional volta a atuar no Campeonato Brasileiro no próximo sábado, dia 29, quando visitará o Cruzeiro no Estádio Prefeito Dilzon Luiz de Melo, o Melão, às 18h30. Já o Bahia recebe o Botafogo, no dia seguinte, às 16h, no Pituaçu.

O JOGO

O Internacional tinha a plena consciência da importância de uma vitória contra o Bahia. Um novo tropeço diante do seu torcedor aumentaria a pressão sobre o técnico Fernandão e faria o time chegar aos cinco jogos sem vitórias na competição - algo que seria inédito. Por isso, os comandados do pressionado Fernandão, que via o seu time na "zona do conforto", trataram de tomar conta do jogo desde o apito inicial de Ronan Marques da Rosa.

O Bahia, time de melhor campanha no segundo turno do Brasileirão, dificultou a vida colorada e, bem postado taticamente, não ofereceu os espaços pretendidos pelo adversário. Eis que, graças a uma falha de Jussandro, Ygor serviu o jovem Fred, que de primeira venceu Marcelo Lomba e fez o Inter abrir o placar aos 12 minutos.

Na prática, o Bahia teve uma única chance de gol. Elias aproveitou a falha de Índio e tentou encobrir Muriel sem sucesso, aos 16 minutos. Foi o único lance de perigo protagonizado pelo Tricolor baiano. O Inter, por sua vez, tinha Forlán como principal responsável por levar os torcedores à loucura. Após uma sequência quase que interminável de finalizações equivocadas, o uruguaio mostrou boa colocação ao aproveitar o cruzamento de D'Alessandro para ampliar aos 37 minutos. Gol de quem tanto buscou balançar as redes e Internacional, de maneira justa, 2 a 0 no primeiro tempo.

F
SEGUNDO TEMPO

O Bahia voltou com o pentacampeão do Mundo Kleberson na vaga de Diones. A intenção de Jorginho era clara: ter mais qualidade no meio de campo e buscar um - pelo futebol apresentado no primeiro tempo - improvável empate. No entanto, tudo isso ruiu aos sete minutos. O sempre atento Leandro Damião ganhou da marcação, viu Lomba adiantado e, em bela finalização, marcou um golaço. Internacional 3 a 0 aos sete minutos.

O Bahia tinha pouco o que fazer após sofrer o terceiro gol. Já o Inter de Fernandão seguiu tendo o controle do jogo, mesmo sem criar outra boa chance de gol. Lucas Lima e Cassiano proporcionaram novo fôlego ao ataque colorado, mas não levaram perigo ao gol de Marcelo Lomba. O Tricolor baiano, por sua vez, conseguiu diminuir na base da insistência. Após Lulinha desperdiçar, Kleberson aproveitou a falha da zaga colorada e marcou o gol de honra do Bahia.

INTERNACIONAL 3 X 1 BAHIA
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data/horário: 23/9/2012 – 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Ronan Marques da Rosa (SC)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Nadine Schram Camara Bastos (SC)
Renda/Púlico: Não divulgados.
Cartões amarelos: Fabrício e Rodrigo Moledo (INT); Lulinha e Cláudio Pitbull (BAH)
Cartões vermelhos: Não houve.
Gols: Fred, 12'/1ºT(1-0); Forlán, 37'/1ºT(2-0), Leandro Damião, 7'/2ºT(3-0) e Kleberson, 45'/2ºT(3-1).

BAHIA: Marcelo Lomba, Madson, Titi, Danny Morais e Jussandro; Fahel, Diones (Kleberson, Intervalo), Hélder e Gabriel (Cláudio Pitbull); Elias (Lulinha, 10'/2ºT) e Souza. Técnico: Jorginho.

INTERNACIONAL: Muriel, Nei (Elton, 17'/2°T), Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Ygor (Lucas Lima, 32'/2°T), Guiñazu, Fred e D'Alessandro; Forlán (Cassiano, 32'/2ºT) e Leandro Damião.Técnico: Fernandão.


Atlético-MG 0 x 0 Grêmio - Rivais não saem do zero e deixam o Flu disparar


Atlético-MG e Grêmio fizeram um bom jogo, mas empataram por 0 a 0, neste domingo (23), no Estádio Independência, em Belo Horizonte, e deixaram o Fluminense disparar na liderança do Brasileirão. O resultado, válido pela 26ª rodada, fez com que os times permanecessem nas mesmas posições de antes do jogo: o Galo em 2º, agora com 52 pontos, e o Grêmio em 3º, com 49. O líder Flu tem 56.
Quarta-feira, o Atlético terá a chance de diminuir a distância para o Tricolor carioca, porque fará, contra o Flamengo, no Rio, o jogo adiado da 14ª rodada. No fim de semana, os mineiros enfrentam a Portuguesa, no Canindé. O Grêmio, por sua vez, recebe o Santos, no Estádio Olímpico.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 0 X 0 GRÊMIO
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data/Hora: 23/9/2012 - 18h30
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (Fifa-SP) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO)
Público/renda: 19.668 pagantes / R$ R$ 688.505,00
Cartões amarelos: Leonardo Silva, Bernard, Neto Berola (ATL); Zé Roberto, Elano, Kléber, Marcelo Moreno (GRE)
Cartão vermelho: nenhum
ATLÉTICO-MG: Victor, Carlos César (Serginho 28'/2ºT), Réver, Leonardo Silva e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Guilherme (Neto Berola 14'/2ºT), Ronaldinho Gaúcho e Bernard; Leonardo (Escudero 30'/2ºT). Técnico: Cuca
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando, Souza, Elano (Leo Gago 34'/2ºT) e Zé Roberto; Kléber (André Lima 38'/2ºT) e Marcelo Moreno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
 

Ponte Preta 0 x 0 Vasco - Em jogo fraco, equipes não saem do zero a zero


Com uniformes notadamente parecidos, Vasco e Ponte Preta se enfrentaram em Campinas e encontraram mais semelhanças entre si. Além de ambos haverem trocado de treinador há pouco tempo, não conseguiram apresentar um futebol sequer aceitável e tampouco saíram do zero no placar.
A equipe de São Januário tem feito jogos de baixíssima qualidade técnica, e o desse domingo não foi diferente. O Vasco foi até Campinas enfrentar a Ponte Preta de olho nos três pontos para manter uma boa distância para o São Paulo e continuar confortável no G4, mas voltou do interior paulista com apenas um.
Primeiro tempo sonolento
Em uma primeira etapa de escassas oportunidades para as duas equipes, a Ponte se saiu um pouco melhor, mas sem conseguir marcar. Na melhor chance do primeiro tempo, Fernando Prass fez linda defesa ao espalmar a cabeçada de Roger, num escanteio. O Vasco se defendia e tentava sair no contra-ataque, mas sem sucesso. Após 45 minutos e uma infinidade de passes errados, os 7.161 presentes no estádio Moisés Lucarelli viram o primeiro tempo acabar desejando que o segundo fosse muito melhor.
Vasco melhora, mas não o suficiente para alterar o placar
As equipes não mudaram na subida para o segundo tempo. Nem na escalação, nem no nível de futebol: o jogo continuava muito ruim. O Vasco até melhorou um pouco, mas não conseguiu apresentar nada que empolgasse o torcedor vascaíno. O promissor meio-campo Dedé levou perigo ao cabecear para o gol após cobrança de escanteio de Juninho, mas a bola foi para fora. No maior lampejo de talento do jogo, Alecsandro encaixou uma bela bicicleta que resultaria num golaço se a bola tivesse direção certa e não saísse à esquerda da meta de Edson Bastos. O ritmo dos dois times caiu na reta final da partida, com poucas oportunidades de gol.

Com o empate, as duas equipes mantiveram as mesmas colocações do início da rodada. A Macaca, com 34 pontos, continua na 10ª posição, enquanto o Vasco ainda é o 4º colocado, com 44 pontos.

Depois deste domingo, as equipes voltam a campo pelo Brasileirão no próximo fim de semana. A Macaca encara o Palmeiras, sábado, às 21h, no Pacaembu, enquanto que o Vasco recebe o Figueirense, também no sábado, mas às 18h30.

FICHA TÉCNICA

PONTE PRETA: Edson Bastos; Tiago Alves, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Renê Júnior, Nikão (Tony) e Marcinho; Luan (Rildo) e Roger (Giancarlo)Treinador: Zé Sérgio (interino)
VASCO: Fernando Prass; Jonas, Dedé, Renato Silva e William Matheus (Fellipe Bastos); Eduardo Costa, Wendel, Juninho Pernambucano e Felipe (Jhon Cley); Eder Luís (Jonathan) e Alecsandro Treinador: Marcelo Oliveira
Cartões amarelos
PONTE PRETA: Renê Júnior, Rildo
VASCO: Jonas, William Matheus, Felipe, Juninho Pernambucano, Dedé, Renato Silva
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL).
Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP).
 

São Paulo 1 x 0 Cruzeiro – Com gol de Osvaldo, Tricolor vence e dá passo importante rumo ao G-4


No dia da apresentação de Paulo Henrique Ganso e sob os olhares de 40 mil torcedores, o São Paulo conseguiu uma importante vitória sobre o Cruzeiro, por 1 a 0, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gol de Osvaldo, o Tricolor somou três pontos e se aproximou mais do G-4, chegando a 42, ainda na quinta posição na tabela. A distância para o Vasco, porém, caiu para dois pontos. A Raposa, por sua vez, sofreu com desfalques, perdeu mais jogadores por conta de lesões e chegou à quinta partida sem vitória, caindo para o 9º lugar, cada vez mais longe da zona de classificação para a Libertadores.
Na próxima rodada, o São Paulo enfrenta o Coritiba, domingo, fora de casa. Já o Cruzeiro pega o Internacional, no sábado, em Varginha.
Primeiro tempo fraco e sem gols
Ainda sem poder contar com o novo camisa 8, que se recupera de lesão na coxa, a única novidade do São Paulo era a presença de Willian José entre os titulares, ganhando nova chance após 12 rodadas, devido à lesão de Luis Fabiano. O Cruzeiro se recolhia e preparava o contra-ataque com Diego Renan e Montillo. O argentino teve uma ótima chance aos 14, mas adiantou demais, permitindo que Rogério Ceni chegasse para tirar.
O São Paulo apostava corrida com os marcadores para superar a forte defesa do outro lado. Como de costume, Osvaldo aparecia com frequência pela esquerda, encarando a marcação de Léo e se destacando como o melhor em campo pelo Tricolor. Já Lucas, muito apagado, perdia praticamente todas as bolas no lado direito.
As equipes criavam pouco e não forçavam nenhuma defesa dos goleiros adversários.  Já nos últimos minutos da primeira etapa, Wellington Paulista levou a mão na coxa e pediu a substituição, dando lugar a Borges. Wallyson também sentiu um incômodo e saiu para a entrada de Souza, modificando totalmente o ataque da Raposa pouco antes do apito do árbitro, encerrando o primeiro tempo.
Osvaldo marca e garante a vitória
Na volta dos vestiários, o São Paulo ainda apresentava pouca criatividade e apostava em chutões de fora da área, todos bem cortados pela defesa mineira. Mas a vida do Cruzeiro também não era nada fácil e só piorou com mais uma contusão, desta vez de Charles. O volante, que vinha fazendo um bom jogo, fez falta em Lucas e acabou torcendo o tornozelo direito na dividida. Assim, Celso Roth mandou Lucas Silva, fazendo sua terceira mexida decorrente de lesão.  
De todas as mudanças do treinador, a que mais fez efeito foi a entrada do ex-são paulino Souza, pelo menos num primeiro momento. Em insistentes tentativas de avançar a intermediária dos donos da casa, a Raposa conseguiu um lance de perigo aos 12, em cruzamento de Montillo da esquerda. A bola passou por todo mundo e Tinga acabou desarmado. Pouco depois, Souza arriscou de fora e assustou Rogério.
Porém, aos 17, quem trabalhou bem foi o Tricolor. Ademílson, mexida acertada de Ney Franco no lugar de Willian José, dominou no peito e finalizou sem muita força, facilitando o trabalho do goleiro Fábio. Seis minutos depois, o time paulista finalmente abriu o placar. Depois da boa tabela com Ademílson, Douglas cruzou da direita para o desvio de Fábio. Ninguém da defesa e aproximou e Osvaldo se aproveitou do rebote para colocar no fundo das redes.
Pressionada, a Raposa viu Ademílson ser lançado por Osvaldo na esquerda e mandar pela linha de fundo, após desvio sutil de Fábio. Souza ainda levou o amarelo por falta boba em Cortez. O meio-campo não marcava as chegadas do Tricolor e, com isso, os lances de perigo se intensificaram. Depois de perder a bola, Jadson chegou livre e bateu em cima de Fábio, num lance em que a defesa da Raposa cochilou. Os donos da casa administraram o placar e garantiram o triunfo, mantendo vivas as esperanças de classificação para a próxima Libertadores.
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Paulo Miranda, Rodholfo e Cortês; Denilson (Casemiro 38'/2ºT), Maicon (Wellington 17'/2ºT) e Jadson; Lucas, Osvaldo e Willian José (Ademilson 14'/2ºT). Técnico: Ney Franco.
CRUZEIRO: Fabio; Léo, Thiago Carvalho, Victorino e Diego Renan; Marcelo Oliveira, Charles (lucas Silva 9'/2ºT), Tinga e Montillo; Wellington Paulista (Borges 44'/1ºT) e Wallyson (Souza 44'/1ºT). Técnico: Celso Roth.

Atlético-GO 1 x 2 Flamengo - Cléber Santana e Vágner Love decidem e Fla volta a vencer depois de 7 jogos


Neste domingo (23), o Flamengo venceu o Atlético-GO por 2 a 1, em Goiânia, e quebrou o jejum de sete jogos sem vitória. O resultado, válido pela 26a rodada do Brasileirão, fez o Fla subir para 31 pontos, na 14a posição. O Dragão, por sua vez, segue com 20 pontos, na lanterna do campeonato. Na próxima rodada, o Rubro-Negro carioca enfrenta o Fluminense, no Engenhão, mas, na quarta-feira, faz o jogo atrasado contra o Atlético-MG, válido pela 14a rodada, também no Engenhão. O Atlético enfrenta o Náutico, em Recife.
Dragão se aproveita de falha defensiva e Cléber Santana  faz gol na estreia
Dos dois lados, a preocupação era o rebaixamento. O Atlético-GO já estava afundado na zona da degola, enquanto o Flamengo era o primeiro fora do Z-4. Por isso, a vitória era o único resultado que interessava os Rubro-Negros. Apesar do início equilibrado, a primeira falha defensiva foi fatal. Marcos tentou driblar Ramon pela direita, mas o lateral-esquerdo do Fla tomou à frente da jogada e caiu em seguida. A bola sobrou para Diogo Campos, que foi ao fundo e cruzou para Joílson abrir o placar para o Dragão, aos 10 minutos. Cinco minutos depois, Patrick partiu pelo meio, driblou González e chutou de fora da área para a defesa de Felipe.
Rapidamente, o Flamengo conseguiu responder à pressão. Primeiro, aos 16, Wellington Silva avançou pela direita, puxou para o pé esquerdo e chutou de fora da área para a defesa de Márcio. Na cobrança do escanteio, a bola sobrou para Cáceres, que bateu sem goleiro. Para a sorte dos goianos, Márcio estava em cima da linha e evitou o gol. Aos 25, foi a vez de Vágner Love colocar o goleiro do Dragão para trabalhar. O Artilheiro do Amor recebeu um passe em profundidade de Ibson e bateu de canhota, parando em Márcio. Com 35 minutos jogados, finalmente o Rubro-Negro carioca conseguiu o empate. Cléber Santana arrancou pelo meio, tabelou com Vágner Love e recebeu dentro da área somente para empurrar a redonda para o fundo das redes.
Fla melhora, vira e ainda perde pênalti
Na volta do intervalo, o Flamengo veio mais decidido para o gramado. Dominando a posse de bola, o Rubro-Negro carioca tinha em Cléber Santana, estreante, a sua figura principal. Só que, aos 16 minutos, quem ameaçou foi o Atlético-GO. Watthimen chegou na área pela direita e rolou para Raylan, que chutou fraquinho e facilitou a defesa de Felipe. Cinco minutos depois, o Flamengo não perdoou. Gilson tinha a bola dominada no lado direito da defesa goiana, mas Vágner Love foi esperto para roubar a bola do zagueiro. Então, o Artilheiro do Amor cruzou para Liédson empurrar para o gol vazio e virar o jogo.
Pouco depois, Love teve mais uma chance de criar um lance perigoso, quando avançou com liberdade pela meia-direita e, em vez de tocar para Liédson, prendeu a bola e teve o chute prensado. Aos 37, Botinelli tabelou e foi puxado por Dodó. O árbitro marcou pênalti e Vágner Love, prontamente, pegou a bola para cobrar. O camisa 99 bateu forte no canto direito, mas Márcio voou e fez uma grande defesa. No finzinho, Love ainda protagonizou um lance inacreditável: Wellington Silva foi ao fundo pela direita e cruzou para o Artilheiro do Amor, que tocou no travessão, embaixo do gol. Pelo menos, não fez falta ao Fla.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO 1 X 2 FLAMENGO
Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data-Hora: 23/9/2012 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira (SP)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn e Luiz Souza Santos Renesto
Renda/Público: Não divulgados
Cartões amarelos: Diogo Campos, Eron e Dodó (ACG)
Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Joílson, 8'/1ºT (1-0); Cleber Santana, 35'/1ºT (1-1); Liedson, 21'/2ºT (1-2)
ATLÉTICO-GO: Márcio, Marcos, Gilson, Reniê e Eron (Alexandre Oliveira - 36'/2ºT); Pituca, Dodó, Ernandes e Joílson (Rayllan - 44'/1ºT); Diogo Campos (Wattimen - 18'/2ºT) e Patric. Técnico: Artur Neto.
FLAMENGO: Felipe, Wellington Silva, Frauches, Gonzáles e Ramon; Cáceres (Bottinelli - 19'/2ºT), Ibson (Amaral - 28'/2ºT), Luiz Antonio, Cleber Santana e Adryan (Liedson - Intervalo); Vagner Love. Técnico: Dorival Júnior.
 

Botafogo 2x2 Corinthians – Glorioso e Timão fazem jogo movimentado e saem com o empate do Engenhão


O Botafogo encarou o difícil time do Corinthians, neste domingo, no Engenhão. O jogo começou num ritmo alucinante e com 12 minutos do primeiro tempo já estava 2 a 1 para o Timão. A partida foi marcada por um lance polêmico e por bela atuação do meia Seedorf, que retornava de lesão. Apesar de ter lutado bastante para empatar o jogo, o resultado não foi dos melhores para o Alvinegro carioca. A equipe continou na sexta posição e não se aproximou do G4. Já o calmo time conrinthiano continuou no meio da tabela. Na próxima rodada, o Glorioso encara o Bahia em Pituaçu, e o paulistas recebem o Sport, no Pacaembu.

Jogo começa de maneira fantástica e Corinthians consegue virada relâmpago.

A expectativa de um excelente jogo foi confirmada nos primeiro minutos da partida. O jogo era aberto e as duas equipes tinham chances de fazer gols. Aos 5 minutos, Gabriel cruzou de dentro da da área para Seedorf escorar e marcar o primeiro gol da partida.

Todavia, os cariocas nem tiveram tempo para comemorar. O Corinthians não se abalou e dois minutos depois consegui o empate. Em bate e rebate dentro da área, a bola sobrou para Guerrero, que de cabeça empatou a partida.

A partida continou num ritmo incrível e aos 12 minutos o lance polêmico aconteceu. Douglas fez lindo toque para Romarinho, que bateu para boa defesa do goleiro Jefferson. A bola iria sobrar para o atacante corinthiano Matinez, porém Lucas o derrubou e o árbitro marcou pênalti, que foi convertido por Douglas. O problema do lance foi que Martinez estava em impedimento no momento do chute do Romarinho, logo o árbitro acabou errando e prejudicando os botafoguenses.

Após a virada do Timão, o jogo se acalmou e poucos lances perigosos aconteceram. O time da Estrela Solitária não se encontrou mais em campo e sempre que tentava chegar, parava na excelente marcação corinthiana.

A partida fica truncada durante o segundo tempo, mas Seedorf brilha e Botafogo consegue empate.

O time do Parque São Jorge voltou do intervalo com um único objetivo de se defender. E durante boa parte da segunda etapa a equipe executou essa função com maestria. Os cariocas não conseguiam oferecer perigo e tudo indicava a confirmação da vitória do Corinthians. O único lance perigoso foi aos 8 minutos, quando os botafoguenses reclamaram muito de um empurrão de Ralf em Jadson dentro da área.

O técnico Oswaldo de Oliveira tentava empurra seu time para o ataque, mas as substituições não surtiam efeito. A torcida do Corinthians cantava alto no Engenhão. A equipe carioca se mostrava sem forças para ultrapassar a barreira paulista.

Entretanto, o time de General Severiano contava com o seu ídolo atual, que havia ficado de fora das duas últimas partidas. Seedorf começou a chamar a responsabilidade do jogo para ele, e mais uma vez desequilibrou uma partida neste Brasileirão. Aos 29 minutos, o craque fez lindíssima jogada individual pela esquerda, deixou a marcação corinthiana para trás e fez um gol de placa no Engenhão.

Depois de fazer o gol de empate, os donos da casa partiram com tudo para o atque. Os últimos 15 minutos foram de muita pressão botafoguense, que precisava da vitória para se aproximar da zona de classificação para a Libertadores da América. Porém, o Timão conseguiu segurar o ímpeto do adversário e a partida acabou terminando empatada.

Escalações:

Botafogo: Jefferson, Lucas, Fábio Ferreira, Dória, Márcio Azevedo (Lodeiro), Gabriel, Jadson (Rafael Marques), Andrezinho, Fellype Gabriel, Seedorf, Elkeson. Téc: Oswaldo de Oliveira.

Corinthians: Cássio, Edenílson, Wallace, Paulo André, Alessandro, Ralf, Paulinho, Douglas (Guilherme), Martínez (Jorge Henrique), Romarinho, Guerrero (Guilherme Andrade). Téc: Tite.