Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sábado, 7 de julho de 2012

Convocados Para as Olimpíadas De Londres Do Futebol Brasileiro


O técnico Mano Menezes ‘ajudou’ o Atlético na convocação da Seleção Brasileira que disputará a Olimpíada’2012. O técnico divulgou a lista dos convocados nesta quinta-feira e desfalcará alguns adversários do Galo nas próximas rodadas do Brasileiro.

Para o confronto contra o Internacional, no Independência, que será no dia 18 de julho, pela 10ª rodada, o Alvinegro não terá que se preocupar com o meia Oscar e o atacante Leandro Damião. A estreia da Seleção será no dia 26 de julho, contra o Egito, mas os dois devem se apresentar com os demais jogadores, para o período de preparação em solo carioca, no dia 14 deste mês, como foi adiantado pelo diretor da CBF Andrés Sanchez.

O duelo ante o Santos, na 12ª rodada, será outra ocasião em que o Galo terá o adversário enfraquecido de peças importantes. Para a partida em Belo Horizonte, o Peixe não poderá contar com o goleiro Rafael e o destaque Neymar, além do camisa 10 Ganso. No mesmo dia do compromisso entre os clubes, o Brasil fará sua estreia em Londres.

Caso o Brasil avance até a final olímpica, os clubes que tiveram jogadores convocados podem sofrer com os desfalques por até sete rodadas. Do Atlético, Renan Ribeiro e André estiveram na última lista antes do anúncio oficial, mas foram cortados pelo treinador.

10ª rodada – Atlético x Internacional – dia 18 de julho (Oscar e Damião)
12ª rodada – Atlético x Santos – dia 26 de julho (Rafael, Ganso e Neymar)

Confira a convocação completa:

Goleiros
Neto (Fiorentina-ITA)
Rafael (Santos)

Zagueiros
Bruno Uvini (São Paulo)
Juan (Internazionale-ITA)
Thiago Silva (Milan-ITA)

Laterais
Alex Sandro (Porto-POR)
Danilo (Porto-POR)
Marcelo (Real Madrid-ESP)
Rafael (Manchester United-ING)

Volantes
Rômulo (Spartak de Moscou-RUS)
Sandro (Tottenham-ING)

Meias
Lucas (São Paulo)
Oscar (Internacional)
Paulo Henrique Ganso (Santos)

Atacantes
Alexandre Pato (Milan)
Hulk (Porto-POR)
Leandro Damião (Internacional)
Neymar (Santos)

Lista de espera
Casemiro (São Paulo)
Gabriel (Milan-ITA)
Giuliano (Dnipro-UCR)
Marquinhos (Corinthians).

Após quase dois meses, Corinthians apresenta lateral Guilherme

Guilherme posa com a camisa do Corinthians após apresentação oficial. Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press
Guilherme posa com a camisa do Corinthians após apresentação oficial.

O lateral direito Guilherme chegou ao Corinthians em maio, mas só foi apresentado pelo clube na manhã deste sábado, no Centro de Treinamentos Joaquim Grava. Emprestado pela Ponte Preta, o jogador teve dificuldades até assinar o contrato por conta de uma lesão.
Apesar de ter iniciado os trabalhos no clube há quase dois meses, o lateral só oficializou o acordo depois que se recuperou de uma cirurgia de hérnia inguinal. O interesse do Corinthians surgiu durante o Campeonato Paulista, quando o atleta se destacou pela Ponte Preta.
Guilherme, inclusive, foi importante para o time nas quartas de final do Estadual, ajudando a eliminar o próprio Corinthians. Agora, o atleta está integrado ao elenco do técnico Tite, mas terá uma forte concorrência.
O atual titular da posição é o experiente Alessandro, que foi o capitão na conquista da Copa Libertadores da América. Outra opção é o volante Edenílson, improvisado, mas afastado dos gramados depois de uma fratura no pé. Por fim, Welder também é alternativa para a lateral direita.

Ex-Corinthians, Leandro Castán relembra conselhos e confiança de Tite

Campeão da Libertadores 2012, Castán trocou o Corinthians pela Roma. Foto: Djalma Vassao/Gazeta Press
Campeão da Libertadores 2012, Castán trocou o Corinthians pela Roma.

Aos 16 anos de idade, em 2003, um zagueiro da cidade paulista de Jaú chegou ao Atlético-MG, aprovado em teste pelo então comandante da base do time, Marcelo Oliveira (atualmente no Coritiba). Dois anos depois, para um clássico diante do Cruzeiro, que contava com a estrela Fred, o técnico da equipe principal o colocou para jogar e aprovou seu rendimento. O zagueiro e o técnico são Leandro Castán e Tite, campeões da Libertadores de 2012 pelo Corinthians.
Na última quinta-feira, Tite prometeu amarrar Castán no Corinthians, mas não foi possível. Por R$ 13 milhões, o zagueiro de 25 anos foi vendido para a equipe da Roma, da Itália, mas não deixou de fazer os agradecimentos formais ao treinador, que o lançou como profissional e também ofereceu a oportunidade de ser titular do Corinthians na conquista continental.
"O Tite me subiu quando eu tinha 18 anos, confiou no meu trabalho, foi fundamental para a minha história. Deixo um abraço para todos, especialmente para ele, porque é um momento muito difícil o de se despedir, mas a vida nos leva a outros caminhos. Eu sou feliz", disse Castán, em sua entrevista de despedida, sem esquecer de brincar com o agora amigo. "O Tite disse que não quer se despedir de mim, porque é contra a saída. Mas ele ficou feliz, ele faz parte da minha história".
Castán foi contratado pelo Corinthians em 2010, antes da chegada de Tite, quando a equipe contava com a dupla Chicão e Willian. Com a aposentadoria do então capitão, o mero desconhecido aproveitou a chance de se firmar na defesa e marcar o nome na história com o inédito título da Libertadores. De acordo com o jogador, agradecido com os conselhos e confiança, até isso teve o dedo de Tite.
"Na pré-temporada de 2011, o Tite falou que eu ia começar como titular, e usou de exemplo o Jucilei, ele falou: agarra essa oportunidade, está nas suas mãos. Eu me dediquei e mostrei que tinha capacidade no primeiro jogo da final do Paulista contra o Santos, que foi 0 a 0. Eu me destaquei naquele jogo e mostrei condições de jogar com a camisa do Corinthians", discursou o zagueiro, que se despede ostentando os títulos do Campeonato Brasileiro de 2011 e da Libertadores deste ano.

Apresentado, Ceará se diz pronto para assumir lateral do Cruzeiro


Ceará passou cinco anos no Paris Saint German, da França. Foto: Denilton Dias/ Vipcomm/ Divulgação
A lateral direita do Cruzeiro se tornou uma posição traumática após a saída de Jonathan para o Santos no ano passado. Ceará, 32 anos, ex-Internacional, é a aposta da diretoria. O jogador foi apresentado oficialmente na manhã desta quinta-feira e revela desejo de fazer história com conquistas de títulos importantes.
"É um prazer estar no Cruzeiro. Logicamente que desafios são importantes. São desafios que levam a vencer e a ganhar títulos e vitórias. Chego com o pensamento e o desejo de conquistar títulos no Cruzeiro. Espero que possa acontecer, com muito empenho e trabalho. Minhas características são de nunca desistir. Sou nordestino, que conseguiu passar obstáculos, sair da roça e vencer muito", destaca.
Depois de deixar o Inter após o título do Mundial de Clubes em 2006, Ceará se transferiu ao Paris Saint-Germain, da França, e ficou por lá durante cinco temporadas. O novo reforço para a lateral se coloca à disposição do técnico Celso Roth tanto para jogar como defensor ou ala ofensiva.
"Como profissional, joguei como ala no Coritiba. Foi uma grande passagem. No Inter, joguei nas duas funções. Tenho as características da minha formação, de marcar muito bem e sair no contra-ataque. Sempre me adapto ao que o treinador quer, como ala ou lateral. O jogador tem que ter determinação, vontade e motivação para ajudar a equipe no que ela precisa. Isso é o que tenho de bom", completou.
Ceará assinou contrato de dois anos com o Cruzeiro e pediu cerca de 20 dias para se recondicionar fisicamente antes da estreia oficial.

Site oficial do Flamengo anuncia "queima Ronaldinho"

Diversas camisetas de Ronaldinho estão sendo vendidas com mais de 50% de desconto. Foto: Reprodução
Diversas camisetas de Ronaldinho estão sendo vendidas com mais de 50% de desconto.

O Flamengo lançou uma promoção inusitada nesta sexta-feira. Através do seu site oficial, o time carioca divulgou a "queima Ronaldinho", venda de produtos relacionados ao meia-atacante do Atlético-MG. Diversos uniformes que já estavam com o nome do atleta nas costas estão sendo comercializados por um baixo custo.
Ronaldinho chegou ao Flamengo no começo do ano passado e teve uma passagem conturbada. Depois de diversas polêmicas, acertou com o Atlético-MG no começo de junho e causou revolta na torcida rubro-negra. De quebra, ainda deixou diversos produtos encostados nas lojas do Flamengo, que resolveu fazer a promoção.
O Flamengo então resolveu vender diversos uniformes número 1 e 2 com mais de 50% de desconto. Segundo o site do time carioca, as camisetas estão saindo à preço de custo. Resta saber se ainda há interesse dos flamenguistas nessas camisetas, já que a maioria provavelmente só iria querer queimá-las.

Zinho diz que mantém Joel Santana como treinador do Flamengo

Joel Santana está sob pressão no Flamengo, mas ganhou respaldo da diretoria. Foto: Maurício Val/ Vipcomm/Divulgação
Joel Santana está sob pressão no Flamengo, mas ganhou respaldo da diretoria.

Após uma série de rumores sobre a demissão de Joel Santana, o diretor-executivo Zinho afirmou nesta sexta-feira que o treinador segue no cargo. O dirigente pediu para que o comandante rubro-negro trabalhe com traquilidade nos próximos dias. Zinho ressaltou que se o técnico for demitido, ele será o primeiro a comunicar para o profissional e imprensa.
" Ele (Joel) é o treinador da equipe. Se ele for demitido eu serei o primeiro a comunicar a vocês (imprensa). A notícia vem de dentro do clube para fora e não o contrário. Por favor, não fiquem aí dizendo toda hora que o Joel vai cair, que está vindo para A ou B. Vamos parar com isso. Se o Joel for demitido eu serei homem de vir aqui e falar com vocês. Vamos dar paz ao Joel", disse ao site do clube.
Para o diretor-executivo, o Flamengo pode acabar com o momento de instabilidade com uma vitória no clássico contra o Fluminense. No entanto, Zinho fez questão de informar que um revés não vai mudar a posição de Joel Santana dentro do clube.
"Dizem que um clássico é um divisor de águas. Essa vitória não vai determinar se seremos campeões, nem se o técnico vai sair. O que a vitória domingo vai apontar é se essa juventude que o Flamengo aposta está bem. O time ainda não fez uma brilhante atuação. E em um FlaxFlu centenário seria ótimo uma grande exibição da nossa equipe", finalizou.

Zinho afirma que Riquelme é o plano B do Flamengo


Longe de acerto com Diego, Flamengo estuda a contratação de Riquelme. Foto: Reuters
Longe de acerto com Diego, Flamengo estuda a contratação de Riquelme.

Diretor de futebol do Flamengo, Zinho voltou a falar sobre o interesse no meio-campista Diego. Embora sem demonstrar muito otimismo, ele afirmou que o clube vai esperar uma resposta do Wolfsburg, da Alemanha, até a próxima terça-feira. Porém, caso não consiga sucesso na negociação, o clube rubro-negro pode negociar com o argentino Riquelme, de saída do Boca Juniors.
"Temos uma proposta pelo Diego e vamos esperar até segunda ou terça. É um jogador que ganha um salário muito alto, claro que pelos méritos dele, mas isso não é fácil de acertar, só se tivermos um investidor para nos ajudar, e que fique até o fim", afirmou.
Zinho chegou a negar que o Flamengo já tenha feito um contato com Riquelme, mas defendeu que o argentino pode ser uma boa opção para vestir a camisa 10 rubro-negra caso não consiga contratar Diego.
"Não fiz proposta nenhuma por ele. O que temos de concreto é pelo Diego. Agora, claro que o Riquelme é um jogador que interessa. Eu abro as portas do Flamengo para ele. Conversei com o empresário dele (Fabiano Farah) depois que vi as notícias e perguntei se era possível", explicou.
Vice de finanças do clube, Michel Levy voltou há três dias da Alemanha, onde conversou com dirigentes do Wolfsburg. No retorno, o dirigente chegou com a proposta dos alemães envolvendo um patrocínio da empresa Volkswagen. Ela estamparia a marca na camisa do Flamengo e, em troca, cederia Diego por empréstimo.
"Existe realmente essa possibilidade (patrocínio), mas não posso revelar mais detalhes da negociação. Mas eu acho uma boa, porque depois o Flamengo pode continuar com o patrocínio da marca. Quem sabe", disse Levy.

Abel rechaça favoritismo do Fluminense contra o Flamengo

Abel Braga não acredita que Flamengo esteja em crise. Foto: Dhavid Normando/Photocamera/Divulgação
Abel Braga não acredita que Flamengo esteja em crise.

As notícias vindas da Gávea são de um momento turbulento, mas Abel Braga não compra essa história. Na visão do técnico do Fluminense, o clássico deste domingo contra o Flamengo será complicado. O treinador rechaça um possível favoritismo para o a equipe tricolor na partida.
"Não sei que momento delicado é esse. Ganhou o último jogo, tem um grande treinador, está bem classificado. Para ele é difícil, porque está segurando uma onda de críticas de maneira brilhante. Ele e nós vamos tentar fazer algo de diferente. Não existe qualquer tipo de favoritismo. Exemplo foi a vitória do Corinthians com o time reserva contra o Palmeiras", lembrou.
Com 15 pontos, o Fluminense está em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. O Flamengo tem 12 e ocupa a oitava posição.

Cáceres é apresentado e espera manter tradição paraguaia no Fla

Volante foi apresentado e não vê a hora de jogar pelo Flamengo. Foto: Maurício Val/Vipcomm/Terra
Volante foi apresentado e não vê a hora de jogar pelo Flamengo.

Cáceres não vê a hora de vestir a camisa do Flamengo. Em sua primeira entrevista como jogador do clube, na manhã desta sexta-feira, no Ninho do Urubu, o volante disse que está ansioso para vestir a camisa rubro-negra e se apresentar diante dos torcedores. Ao lado do vice de futebol Paulo Cesar Coutinho e do diretor de futebol Zinho, o jogador espera seguir as tradições dos paraguaios no Flamengo.
"Meu pai falou sobre o Reyes (Francisco Santiago Reyes Villalba, zagueiro do Flamengo na década de 70). Eu sei que ele jogou muito aqui", disse Cáceres. O jogador fez o primeiro treino com a camisa do Flamengo, na manhã desta sexta-feira. Ele correu em volta do gramado, mas está fora do Fla-Flu do Centenário. O paraguaio viaja nesta sexta-feira para conseguir o visto de trabalho em seu país e já começará a treinar com o elenco na próxima semana.
"Ele ainda não escolheu o número que vai jogar. Está voltando hoje. Tem a questão do visto. Hoje ele está retornando para o Paraguai. Amanhã vai dar entrada no documento necessário para o visto. Saindo na segunda-feira, já volta na terça ou quarta, com o número e camisa já feita e vamos colocar uma foto oficial no site", explicou Zinho.


Após anunciar saída do Boca, jornal diz que Riquelme estaria acertando com o Fla


Após anunciar sua saída do Boca Juniors, o meia Juan Román Riquelme pode permanecer na América do Sul. De acordo com o jornal "O Globo"o argentino estaria negociando com o Flamengo. O clube já teria formalizado uma proposta de R$ 500 mil mensais de salário, o que agradou ao jogador. O impasse é que os cariocas concorrem com os "petrodólares" do futebol árabe e com os milionários clubes da China, que também têm interesse no meia argentino.
A ideia do Flamengo é substituir o espaço - tanto em campo quanto no marketing - deixado após a saída de Ronaldinho Gaúcho. Além disso, as contratações de Clarence Seedorf pelo Botafogo e Diego Forlán pelo Internacional também impulsionaram o desejo rubro-negro em acertar com uma estrela. O meia Diego, pertencente ao Wolfsburg-ALE, é o plano B da diretoria.
Ao se despedir do Boca Juniors na última quarta-feira, logo após a derrota para o Corinthians na final da Copa Libertadores, Riquelme declarou que sua idade (34 anos) não lhe permitia se entregar por inteiro em campo. O clube argentino ainda trabalha para tentar convencer o ídolo a ficar em Buenos Aires.

Diego Forlán é o novo reforço do Inter


O dia 6 de julho de 2012 entre para a história do Inter. O clube acaba de anunciar em seu site oficial a contratação do atacante uruguaio Diego Forlán, escolhido o melhor jogador da última Copa do Mundo em 2010.
Em Milão, onde ele rescindiu contrato com a Inter de Milão, foi feito o acordo. Após se desvincular dos italianos, Forlán se reuniu com o empresário Jorge Baidek e com o advogado do Inter Daniel Cravo. Lá fez exames médicos, assinou contrato até julho de 2015 e vestiu a camiseta do Internacional.
O clube gaúcho não precisou pagar compensação financeira aos italianos. Desembolsará apenas o salário de Forlán, que será próximo dos R$ 400 mil.
Forlán deixa a Europa nesta noite, chegando em São Paulo antes das 5h da manhã. No aeroporto de Guarulhos pegará um voo em direção a Porto Alegre,com chegada marcada para sábado, 14h43.
Diego Forlán Corazo nasceu em Montevidéu em 19 de maio de 1979. Aos 33 anos, voltará a jogar na América do Sul depois de 10 temproadas, quando deixou o Independiente-ARG em 2002.
Ele jogou pelo Manchester United entre 2002 e 2004. Foi transferido no mesmo ano para o Villarreal. Na Espanha, logo no primeiro ano, foi o artilheiro do Campeonato Espanhol e um dos maiores goleadores da Europa em 2004-2005. Também participou da histórica campanha do time, chegando na semifinal da Liga dos Campeões.
Em 2007 foi parar no Atlético de Madri com a tarefa de substituir Fernando Torres. Voltou a ser o goleador do Campeonato Espanhol e maior artilheiro da Europa em 2008-2009. Forlán foi campeão da Liga Europa com o Atlético.
As boas atuações na Espanha o levaram para a Inter de Milão em 2011. Porém, não conseguiu rebetir a boa forma na Itália. Foram 18 jogos e apenas dois gols marcados.
O uruguaio é convocado pela seleção de seu país desde 2002. Jogou as Copas do Mundo de 2002 e 2010, chegando até a semifinal nesta última e sendo escolhido pela Fifa o melhor jogador da competição. Ele também foi muito importante no título do seu país na Copa América de 2011.




“Na vitrine”, Corinthians estuda trazer nomes de peso para o Mundial


Até o momento, apesar das sondagens a Paulinho, Alex e Chicão, principalmente, o Corinthians negociou apenas o zagueiro Leandro Castán após a conquista da Libertadores. Mesmoconsciente de que o atacante Willian deve ser o próximo a acertar transferência, a diretoria quer evitar um desmanche e já planeja reforços para a disputa do Mundial de clubes da Fifa, em dezembro.
Roberto de Andrade, diretor de futebol alvinegro, reconhece que a equipe está na vitrine do mundo do futebol e que aparecerão clubes interessados em algumas das peças principais do esquema de Tite, mas ao mesmo tempo já pensa em fazer a "manutenção" proposta pelo treinador e ainda agregar valor ao elenco.
"Um nome forte não seria só por conta do Mundial. Temos que trazer jogadores à altura do clube e vamos manter o time forte que tem. Trazer jogadores de nome vamos tentar já para o Campeonato Brasileiro", discursou o dirigente, que completou o raciocínio: "Nossa ideia é jogar o Campeonato Brasileiro para vencer, não vamos entrar para ser coadjuvante. A ideia não é brigar para não cair, mas para sermos bicampeões".
Um desses "nomes fortes" seria o de Alexandre Pato, atualmente no Milan. Na última quarta-feira, o atacante foi ao estádio do Pacaembu acompanhar a final da Libertadores das numeradas ao lado do empresário, Gilmar Veloz. Diante dos pedidos de torcedores para que jogasse no Corinthians, o jogador apenas sorria. Para a diretoria do clube, ainda se trata de uma negociação difícil de ser concretizada.
A respeito da manutenção do elenco, Roberto de Andrade diz que não há propostas por quaisquer outros integrantes do plantel, à exceção de Castán, já negociado com a Roma, e Willian, perto de acerto com o Metalist, da Ucrânia: "Não tem como se precaver para o que não sabe se vai vir. O que temos de efetivo, fechado, é o caso do Castán. Outro jogador que está liberado a negociar é o Willian, isso não significa que está fechado. Pode ser que dê certo, vamos esperar avançar alguns dias".
Ronaldo no Mundial?Roberto de Andrade foi informado pelos próprios jornalistas de que teria surgido uma movimentação da torcida para que o atacante Ronaldo entrasse em campo durante alguns minutos de alguma partida do Corinthians no Mundial de clubes de 2012. Surpreso, prometeu pensar na possibilidade.
"Seria uma ideia legal, não sei se ele aceitaria isso, ou se tem condição física para isso. Futebol tem, não tem como dizer. Vamos conversar internamente pra ver se existe vontade", pontuou.



VASCO ESPERA ANUNCIAR NESTA SEMANA PRORROGAÇÃO DE CONTRATO DE DEDÉ ATÉ 2015.


A diretoria do vasco espera anunciar ainda esta semana a prorrogação do contrato de Dedé até 2015, aumentando o valor da multa de rescisão do contrato que acabaria em 2014. 

NOVO CLUBE SAUDITA NA DISPUTA ADIA DECISÃO DO FUTURO DE DIEGO SOUZA.


Tudo indicava que apenas uma reunião separava Diego Souza do Al Ahli. No entanto, o surgimento de uma proposta oficial do Al Ittihad, também da Arábia Saudita, de certa forma adiou a decisão do destino do jogador. Sua saída do Vasco permanece muito próxima de ocorrer, mas o jogador deve disputar mais uma ou algumas partidas, para além do compromisso contra o Figueirense, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

A proposta do Al Ittihad é considerada financeiramente mais vantajosa para o Vasco. No entanto, a decisão sobre o futuro de Diego Souza não é exclusiva do clube. Seus dois agentes e a Traffic, empresa dona de dois terços dos direitos econômicos do atleta, ainda terão uma nova rodada de negociações.


- Por enquanto o Diego Souza segue como jogador do Vasco. Ele será relacionado para o jogo de domingo e continua fazendo parte dos treinamentos. Na próxima semana deverá haver uma nova reunião para discutirmos essa questão - explicou o diretor de futebol Daniel Freitas.


O Al Ittihad é considerado um clube de maior tradição no futebol da Arábia Saudita. Além disso, a cidade onde se localiza, Jedah, é avaliada como mais propícia à adaptação dos brasileiros, ao contrário de Riad, capital do país, sede do Al Ahli. Entretanto, o comentário entre alguns empresários é que o Al Ittihad tem fama de mau pagador.

Palmeiras 2x0 Coritiba - Em noite de arbitragem polêmica, "Jorgito" Valdivia e Thiago Heleno dão ótima vantagem ao Verdão na final da Copa do Brasil 2012

Valdivia homenageia Barcos na comemoração do primeiro gol palmeirense; centroavante argentino não pôde atuar em função de uma apendicite.

Goiano Wilton Pereira Sampaio acabou se tornando um dos personagens centrais da decisão

O Palmeiras bateu o Coritiba por 2 a 0 na noite desta quinta e abriu ótima vantagem na grande final da Copa do Brasil 2012. O grande resultado do Verdão foi construído em lances de bola parada, primeiro em um pênalti cobrado magistralmente pelo chileno Jorge Valdivia e, posteriormente, em uma cobrança de falta de Marcos Assunção bem aproveitada pelo zagueiro Thiago Heleno.

A partida, no entanto, acabou manchada pela performance do árbitro Wilton Pereira Sampaio, que mostrou-se confuso em diversas marcações a acabou cometendo erros cruciais que prejudicaram, de uma maneira geral, a equipe do Coxa.

O jogo: Valdivia garante vitória palmeirense em primeiro tempo marcado pela superioridade coxa-branca

As coisas não começaram muito bem para o Palmeiras. Mesmo jogando em casa, os paulistas eram acuados e sofriam com a velocidade dos meias e atacantes do Coxa. Júnior Urso, Rafinha, Willian, Gil e Everton Costa tiveram boas chances ao longo da primeira etapa, mas não conseguiram marcar pela própria ineficiência e por algumas boas intervenções do goleiro Bruno.

O jogo ia se encaminhando para o intervalo quando um lance veio para mudar tudo. Marcos Assunção levantou bola na grande área e Betinho e Jonas se agarraram. O árbitro marcou pênalti duvidoso do lateral direito do Coxa, visto que era dificílimo apontar o real autor da infração. Valdivia, que atuava com o apelido "Jorgito" na camisa, nada tinha a ver com isso e cobrou com maestria para abrir o placar na Arena Barueri.

Verdão tem atuação mais sólida na segunda etapa e volta a aproveitar bola parada

Na segunda etapa, a facilidade do Coxa em criar jogadas ofensivas não foi a mesma. Mais bem estruturado defensivamente e contando com uma bela atuação do zagueiro Maurício Ramos, que chegara a ser dúvida para a partida, o Palmeiras conseguiu segurar as investidas adversárias, e ainda ampliou a vantagem.

Aos 19, Marcos Assunção cobrou falta, mas a bola desviou na barreira. Thiago Heleno, esperto, subiu mais que a zaga do Coritiba e aproveitou a sobra para testar firme para o fundo das redes: 2 a 0, para a alegria da torcida palmeirense na Arena Barueri lotada.

Dois lances capitais ainda colocariam o árbitro Wilton Pereira Sampaio novamente nos holofotes: a expulsão de Valdivia após uma segunda falta merecedora de cartão amarelo e, logo na sequência, um pênalti claro de Márcio Araújo em Tcheco, não assinalado pelo apitador goiano.

No fim das contas, a solidez defensiva, a precisão cirúrgica nos lances de bola parada e dois equívocos capitais da equipe de arbitragem colocaram o Palmeiras na frente na grande decisão da Copa do Brasil 2012. Agora, a equipe paulista pode até perder por um gol de diferença no Couto Pereira e ainda assim levantará o caneco. Um 2 a 0 a favor do Coritiba leva a decisão para os pênaltis, e qualquer outra vitória por dois gols de diferença dos paranaenses dá o título ao Verdão, devido ao critério de gols marcados fora de casa. A segunda perna da final acontecerá na próxima quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília).

SE PALMEIRAS 2 X 0 CORITIBA FBC

Local: Arena Barueri, Barueri (SP)

Data e hora: 5 de julho de 2012, 21h50 (horário de Brasília)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Fabricio Vilarinho da Silva (GO)

Público e renda: 28.557 / R$ 1.874.214,00

Cartões amarelos: Jorge Valdivia e Márcio Araújo (Palmeiras); Júnior Urso, Jonas, Emerson e Tcheco (Coritiba)

Cartão vermelho: Jorge Valdivia, aos 24'/2ºT (Palmeiras)

Gols: Jorge Valdivia, 47'/1ºT (1-0); Thiago Heleno, 19'/2ºT (2-0)

PALMEIRAS (4-2-3-1): Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Marcos Assunção (capitão) e Márcio Araújo; João Vítor, Jorge Valdivia e Mazinho (Maikon Leite, 35'/2ºT); Betinho. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

CORITIBA (4-3-2-1): Vanderlei; Jonas, Pereira (capitão), Emerson e Lucas Mendes; Willian, Gil (Anderson Aquino, 23'/2ºT) e Júnior Urso (Tcheco, 30'/2ºT); Rafinha e Everton Ribeiro (Lincoln, 11'/2ºT); Everton Costa. Técnico: Marcelo Oliveira.