Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

HÁ 59 ANOS VASCO VENCIA,O PRIMEIRO TÍTULO INTERNACIONAL DA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO.


Caros vascaínos e vascaínas, saudações.

A história do Vasco da Gama é repleta de muitas glórias e conquistas pioneiras no futebol.
Foi assim com o primeiro título internacional da história do futebol brasileiro disputado em solo brasileiro, vencido pelo Vasco em 1940, com a conquista do Torneio Internacional Dr. Luiz Aranha
.


Logo depois em 1948 o Vasco da Gama escreveu em sua história a conquista do primeiro título do futebol brasileiro no exterior, o I Sulamericano de Clubes Campeões disputado no Chile, e que inspirou a Conmebol a criar a Copa Libertadores e a UEFA na criação da Liga dos Campeões da Europa.

Mas em 1953 o Vasco da Gama foi convidado para participar do Torneio Internacional Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer, o torneio que inspirou a FIFA a organizar o Mundial Interclubes foi criado e disputado no Rio de Janeiro com a participação de Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, São Paulo, e Corinthians e os clubes estrangeiros Hibernian (Escócia), Olímpia (Paraguai), e Sporting (Portugal).


Confira todos os detalhes dessa conquista história para o Vasco da Gama e o futebol brasileiro, nesse trecho extraído do Livro Oficial Paixão da Gama.

UM VERDADEIRO MUNDIAL INTERCLUBES


No mês de Junho de 1953, outro torneio foi realizado no Brasil, o Torneio Internacional Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer, o torneio foi criado para substituir a Copa Rio, considerada por todos como um legítimo mundial interclubes, e era distribuído em dois grupos e com sedes no Rio de Janeiro e em São Paulo, o VASCO DA GAMA fica na sede do Rio de Janeiro juntamente com os times do Botafogo, Fluminense e o Hibernian (Escócia). No grupo de São Paulo ficam o Corinthians, São Paulo, Olímpia (Paraguai), e o Sporting (Portugal). Nota-se que o formato do torneio inspirou a FIFA quando foi criado o I Campeonato Mundial Interclubes em 2000.


Na primeira fase o VASCO DA GAMA empata na estréia com o Hibernian em 3 a 3, com dois gols de Alvinho e outro de Maneca, em 07 de junho. Contra o Fluminense em 14 de junho, e com gols de Sabará e Pinga, o time vascaíno vence por 2 a 1. 


Na última partida da fase de classificação o confronto com o Botafogo em 21 de junho, e com gols de Maneca e Pinga, vitória do time do almirante por 2 a 1. Com duas vitórias e um empate, o time vascaíno chega as semifinais contra o Corinthians, na primeira partida em 24 de junho, com dois gols de Pinga, e outro de Maneca e mais um de Ipojucan, uma goleada sobre os “gambás” por 4 a 2. A segunda partida da semifinal foi em 28 de junho, e o VASCO DA GAMA venceu novamente o time paulista, dessa vez pelo placar de 3 a 1, com gols de Maneca, Sabará, e Dejair. Classificado para as finais, o time cruzmaltino enfrenta o time do São Paulo, sendo a primeira partida disputada em 1º de julho, com vitória vascaína pelo placar de 1 a 0, gol marcado pelo atacante vascaíno Dejair.


Na finalíssima, em 04 de julho, nova vitória sobre o São Paulo pelo placar de 2 a 1, com dois gols marcados pelo atacante Pinga, conquistando o Torneio Internacional Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer (RJ), com os jogadores: Ernani, Augusto e Haroldo (Bellini), Eli (Mirim), Danilo e Jorge, Sabará, Maneca, Ipojucan (Ademir), Pinga (Alvinho), e Dejair (Chico, Simão), no comando, o técnico Flávio Costa.
Confira a campanha do título do Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer:

PRIMEIRA FASE
Data Adversário Placar Gol(s) do Vasco
07.06 Hibernian 3 x 3 Alvinho (2) e Maneca
14.06 Fluminense 2 x 1 Sabará e Pinga
21.06 Botafogo 2 x 1 Maneca e Pinga
SEMIFINAL
Data Adversário Placar Gol(s) do Vasco
24.06 Corinthians 4 x 2 Pinga (2), Maneca e Ipojucan
28.06 Corinthians 3 x 1 Maneca, Sabará e Dejair
FINAL
Data Adversário Placar Gol(s) do Vasco
01.07 São Paulo 1 x 0 Dejair
04.07 São Paulo 2 x 1 Pinga (2)
Resumo 7 J, 6 V, 1 E, 0 D; 17 GP, 09 GC, 08 SG
Artilheiro Pinga, 6.

CAMPEÃO PELA SELEÇÃO SUB-20, ZAGUEIRO É INTEGRADO AOS PROFISSIONAIS.

Luan, Treino do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
O treinamento realizado na manhã desta terça-feira, na Praia da Barra da Tijuca, marcou a primeira atividade de Luan como integrante do elenco profissional. O zagueiro de 19 anos, que até então defendia os juniores, passou a trabalhar sob as ordens de Cristóvão Borges.

No último domingo, Luan ajudou a Seleção Brasileira a conquistar o título do Torneio Quadrangular Internacional, disputado na Argentina. 


A equipe, comanda por Ney Franco, foi campeã da competição disputada com Argentina, Chile e Uruguai. O zagueiro também fez parte do elenco que venceu o Torneio Oito Nações, disputado na África do Sul.

Além de Luan, Cristóvão conta com Dedé, Renato Silva, Rodolfo, Douglas, Fabrício e Jomar como opções para a zaga do Vasco.

PRESIDENTE DO BOTA CONFIRMA PARCERIA COM O VASCO PARA CONSTRUIR CT


Maurício Assumpção diz que prefeito do Rio de Janeiro irá divulgar os detalhes do projeto, que seguirá os moldes de Sáo Paulo e Palmeiras.


Vasco e Botafogo estão perto de se tornarem vizinhos. De acordo com o presidente do clube de General Severiano, Maurício Assumpção, os clubes irão dividir um terreno, que será doado pela Prefeitura do Rio Janeiro, para construção de dois novos centros de treinamentos.
- Nós vamos ter um centro de treinamento profissional colado, Botafogo e Vasco, que segue o exemplo de São Paulo e Palmeiras - disse o dirigente que lembrou os CTs dos clubes paulistas, que ficam no bairro da Barra Funda e são separados por um muro.

A parceria deverá ser anunciada nos próximos dias por Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro. O projeto será instalado em Vargem Grande, na Zona Oeste, onde também fica o Centro de Treinamento do Flamengo.

Além disso, o Botafogo também está reformando e ampliando o CT no bairro de Marechal Hermes, onde fica o centro de treinamento das categorias da base alvinegra.

- Este mês estamos lançando a pedra fundamental (em Marechal Hermes), e vamos lançar lá o CT da base do Botafogo. Ele vai ter o futsal, infantil e juvenil, e o juniores vai trabalhar junto com o profissional, no CT do profissional.