Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sexta-feira, 15 de junho de 2012

VASCO TENTARÁ RECONHECIMENTO DE TÍTULO MUNDIAL DE 1957

Centro de Memória do Vasco
Nesta quinta-feira, o Vasco completa 55 anos da conquista do Torneio Intercontinental de Clubes, disputado em 1957, na França. Na ocasião, o time cruzmaltino derrotou o Real Madrid na decisão por 4 a 3. O adversário era considerado um dos melhores de todos os tempos e contava com nomes importantes como Di Stefano, Kopa, Mateos e outros craques.

“É um dia importante para o futebol vascaíno e nacional. Foi a primeira conquista de um clube brasileiro em solo europeu. Essa conquista abriu os olhos da imprensa européia para a habilidade, criatividade e essência dos brasileiros nos campos. Essa confirmação aconteceu justamente no ano seguinte, no Mundial de 1958. Quem acompanhava o Vasco naquela época tinha a percepção de que uma vitória seria bem possível como de fato aconteceu. O Real Madrid tinha uma verdadeira constelação com o Di Stefano no elenco e outros grandes atletas, mas é importante destacar que o time da Colina também tinha grandes jogadores como Vavá, Valter Marciano, Pinga... Não foi surpresa essa vitória”, afirmou João Ernesto, vice-presidente de Relações Especializadas do Vasco e diretor do Centro de Memória do Vasco.



Taça do 1º Torneio Internacional de Paris

Apesar da força do time merengue atuando no Parc des Princes, em Paris, o Vasco demonstrou superioridade mesmo jogando pela primeira vez na Europa.

“Foi uma excursão vitoriosa. Além da decisão que vencemos também derrotamos o Racing de Paris (3 a 1). Foi uma esteira de sucessos. Foram 10 vitórias em dez jogos. Atuamos também no Tereza Herrera e conquistamos o troféu em uma decisão com o Atlético de Bilbao. Ainda vencemos um amistoso diante do Valencia e também o Barcelona por 7 a 2. Foi um marco para o futebol brasileiro”, disse.

João Ernesto também confirmou que nos próximos jogos em São Januário, o clube fará homenagens ao ano da conquista e mesmo com todas as dificuldades sonha com o reconhecimento do título mundial junto a maior entidade do futebol.

“Nos próximos jogos no Campeonato Brasileiro em São Januário faremos homenagens aos jogadores daquela época que ainda estão conosco e também daqueles que nos deixaram. Não podemos iludir o torcedor com bravatas. É um pleito muito difícil de ser alcançado. Estamos reunindo documentação que possa embasar isso junto a FIFA, mas não será fácil. Alguns clubes brasileiros também tentaram, mas tudo pode acontecer”, finalizou. 

CONHEÇA A HISTÓRIA DO TORNEIO INTERNACIONAL DE PARIS

O Torneio Internacional de Paris foi criado em 1957, em comemoração aos 25 anos do Racing Club Paris. Na verdade, quem estava de aniversário era o departamento de futebol e não o clube, pois o Racing havia sido criado no ano de 1882. 

O torneio também teria sido criado na época pelos franceses, com o intuito de organizar um grande campeonato internacional anual que envolvesse equipes do futebol europeu e sul-americano. A competição teve status de Torneio Intercontinental de Clubes de Futebol nas suas três primeiras edições, nos anos de 1957, 1958 e 1959, e houve grande repercussão na imprensa esportiva da Europa naquela ocasião. 

Há vários documentos e matérias publicadas que foram publicadas em revistas e jornais franceses, que falam sobre a importância do Torneio de Paris de 1957, devido ao alto nível técnico das equipes, que contou inclusive com a participação do Real Madrid, que era considerada a melhor equipe de futebol do mundo, e que veio a alcançar o Tricampeonato Europeu naquele mesmo ano. 

Para muitos jornalistas, aquela equipe do Real Madrid que disputou o Torneio de Paris no ano de 1957, é considerada até hoje a melhor equipe do Real Madrid de todos os tempos. 

O torneio de Paris foi disputado até 1993, não sendo realizado entre os anos de 1967-1972, em 1974 e em 1990. Era disputado por 4 equipes, durante dois dias, sendo todas as partidas realizadas no Estádio Parc des Princes. Ocorria no final da temporada francesa entre 1957 e 1976, e no início da temporada francesa de 1977 a 1993. De 1957 a 1966, o Racing Club de France foi o organizador do torneio; o Paris Football Club organizou a competição do ano de 1973 e o Paris Saint-Germain entre 1975-93.

A primeira edição do torneio, em 1957, contou com a equipe anfitriã (Racing CF), além do alemão Rot-Weiß Essen (campeão alemão de 55), do espanhol Real Madrid (tricampeão europeu, na época) e do brasileiro Vasco da Gama (campeão carioca de 56 e considerado naquele momento a melhor equipe da América do Sul). 

Na final, que contou com um público aproximado de 40 mil espectadores, e com a presença do xá e da imperatriz do Irã no Parc des Princes, o Vasco terminou o primeiro tempo vencendo por 2 a 1, de virada, com gols de Valter e Vavá. Aos 8 minutos da etapa complementar, Mateos empatou para o Real Madrid, após passe do francês Raymond Kopa. O Vasco voltou a marcar aos 21 minutos, com Livinho, e aos 39, novamente com Valter. O Real Madrid descontou com Kopa, aos 44 do segundo tempo, e o Vasco foi campeão fazendo 4 a 3 na lendária equipe do argentino Alfredo Di Stéfano. 

Centro de Memória do Vasco

BOA NOTICIA: PERMANÊNCIA DE EDER LUIS É QUASE CERTA. JÁ A DE FELLIPE BASTOS, NÃO


A próxima semana promete ser decisiva para uma importante meta do Vasco, já que é aguardada a resposta do Benfica sobre a proposta para manter Eder Luis e Fellipe Bastos no elenco. Em São Januário, integrantes da diretoria dão como praticamente certa a contratação em definitivo do atacante. O impasse, neste momento, é em relação ao volante. O empréstimo de ambos termina no dia 30 de junho.

Em sua proposta, de valor não revelado, o Vasco mostra a intenção de comprar Eder Luis do Benfica, firmando um contrato de três anos de duração e garantindo a maior parte dos direitos econômicos do atacante. Em relação a Fellipe Bastos, a ideia inicial é renovar o empréstimo. No entanto, seria preciso pagar uma quantia ao clube português, o que não estaria nos planos dos dirigentes de São Januário.

Assim, o Vasco aguarda a resposta do Benfica. Os portugueses podem concordar com a renovação do empréstimo, pedir uma quantia por ele ou aceitar somente uma negociação em definitivo. Seja qual for o caso, o acordo deve ser firmado até o fim da semana que vem.

Nas últimas semanas, o Vasco manteve constantes encontros com empresas com o objetivo de levantar fundos. Existe a obsessão de manter a base do elenco que construiu bons resultados em 2011 e que tem início promissor no Brasileirão de 2012. O clube vem conseguindo obter receitas de novos patrocinadores, além de algumas negociações do contrato de direitos de televisão.

Nos dias que antecedem a decisão do Benfica, os dirigentes do Vasco se preservam e economizam palavras para falar sobre a expectativa da permanência de Eder Luis e Fellipe Bastos, mas garantem que há otimismo.

- Esperamos que na semana que vem tenhamos uma resposta. Acreditamos que haverá um acordo e que os dois jogadores permanecerão no Vasco. Nosso objetivo é manter a base do grupo - afirmou o diretor de futebol Daniel Freitas.

VASCO TRABALHA PARA COMPRAR MAIS 30% DOS DIREITOS DE FAGNER


A diretoria do Vasco espera resolver até o final deste mês a permanência do lateral-direito Fagner, de 21 anos, um dos jogadores convocados entre os 35 escolhidos por Mano Menezes para a disputa dos Jogos de Londres.

Mas a situação não é das mais fáceis.

O jogador foi trazido para a costo zero pelo empresário Carlos Leite, vindo do futebol holandês, e hoje tem apenas 20% dos direitos econômicos do atleta.

Como seu compromisso com o Vasco termina em dezembro, próximo, Fágner estará livre para assinar um pré-contrato a partir de 1 de julho, saindo ao final do Brasileiro sem que o clube carioca receba um tostão.

Vasco pretende comprar mais 30% dos percentuais econômicos e fazer um contrato até junho de 2014.

Mas, pelo jeito, o empresário vem empurrando o caso com a barriga à espera de uma oferta do estrangeiro.

Pela carência de bons laterais, perder Fágner durante o Brasileiro terá efeito semelhante à saída de Anderson Martins em julho de 2011.

Principalmente agora que o jovem Allan, eventual substituto, está de malas prontas para se apresentar a Udinese...

SAIU DO PAPEL: SÃO JANUÁRIO SERÁ AMPLIADO E VAI VIRAR UMA ARENA PARA ATÉ 45 MIL LUGARES


Um antigo sonho vascaíno vai começar a ser realizado a partir de julho do ano que vem: São Januário será ampliado e vai virar uma arena para até 45 mil lugares. O clube aguarda apenas por um relatório quanto à viabilidade do projeto para dar início ao processo.

Um arquiteto, segundo o Vasco, com conhecimento em arenas pelo mundo já foi contratado. Todo o estudo de viabilidade será entregue em outubro. Após isso, a diretoria promoverá uma espécie de licitação. Como sozinho não há condição alguma de o clube arcar com as despesas, será feita uma parceria, com o investidor escolhido tendo o direito de explorar o estádio – e até seu nome – por um determinado período a combinar.

Uma comissão, composta por diretores do clube, foi formada há alguns meses para tocar o projeto. Pela análise feita por eles, a obra vai custar cerca de R$ 900 milhões. O Vasco diz que já sondou o mercado e há três grandes empresas interessadas em firmar parceria.

A expectativa é iniciar as obras em julho de 2013 e o prazo para término é de três anos, com o estádio ficando fechado por todo esse período. O Vasco pretende mandar os jogos no Maracanã. Até por isso escolheu o segundo semestre do ano que vem, pois o local já estará liberado e com suas obras concluídas.

A reforma no estádio, inicialmente, será feita visando aos Jogos Olímpicos de 2016 – São Januárioreceberá partidas de rúgbi. Mas a diretoria já sonhava com essa ampliação para receber jogos de grande porte, como uma final de Libertadores (a Conmebol exige o mínimo de 40 mil lugares) e clássicos regionais. Atualmente, pelas vistorias do Corpo de Bombeiros, a Colina tem capacidade para pouco menos de 25 mil pessoas.

Ecológica, caldeirão e com história mantida

A diretoria passou algumas intenções ao arquiteto responsável por apresentar o projeto de ampliação de São Januário. Os vascaínos não querem que o estádio perca suas características de caldeirão nem o aspecto histórico.
A fachada, que não é tombada e, sim, preservada, poderia sofrer alterações. Mas o clube pretende manter o desenho atual.
Mesmo com a ampliação, a diretoria garante que o aspecto de caldeirão será mantido, pois sempre foi um dos pontos fortes do estádio quando o Vasco joga em casa, empurrado por sua torcida.

Outra preocupação é com a parte ecológica. O vice de finanças, Nelson Rocha, explica que a intenção é ter um estádio autossustentável, com captação de água da chuva e energia solar, por exemplo.

– Foi passado para o arquiteto a a nossa exigência, de que que o estádio não perca sua característica, de caldeirão. Além disso, desejamos que seja autossustentável, tem todo um aspecto ecológico a se pensar também. O arquiteto esteve com a gente e isso foi conversado – explicou o dirigente.

Todos esses pontos terão que constar no projeto a ser apresentado nos próximos meses aos dirigentes cruz-maltinos.

Melhorias nas ruas do entorno

A diretoria do Vasco destaca que São Januário é bem localizado, próximo às principais vias de acesso do Rio de Janeiro, mas sabendo da necessidade de que melhorias sejam feitas no entorno do estádio.
Segundo Nelson Rocha, vice de finanças, a prefeitura do Rio já se propôs a melhorar a acessibilidade, com o alargamento das ruas em volta do estádio.

– A prefeitura do Rio se comprometeu a fazer o entorno. Não adianta ter um estádio moderno com essas ruas estreitas. Não teria cabimento, nem seria permitido para a Olimpíada. A prefeitura vai ampliar as ruas, dar melhor acessibilidade. Nosso estádio é muito bem localizado, perto da Linha Vermelha, Linha Amarela, Avenida Brasil, Perimetral. Se quiser sair e ir para a Zona Norte também, é tudo próximo – ressaltou o dirigente cruz-maltino.

Com a palavra

Nelson Rocha - Vice de finanças e coordenador do projeto de construção da arena

É só esperar o estudo de viabilidade sair

Contamos um comitê, estou na organização desse projeto o qual já demos início. É só esperar o estudo de viabilidade sair, que todos acreditamos que vai sair. A ideia é construir essa arena, para 40 mil ou 45 mil pessoas. O arquiteto é experiente, fez vários estádios pelo mundo.

Sem dinheiro, não teríamos como fazer uma arena como essa. Até por isso teremos investidores. Temos empresas interessadas, que poderão fazer a exploração, inclusive do nome. Claro que a prioridade sempre será Vasco, sempre será futebol, mas o estádio, que será olímpico, também poderá abrigar grandes eventos, shows.

CONFIRMADO: ZINHO CONFIRMA QUE O FLAMENGO QUER CONCA


Image:Darío_Conca._(25).jpg

Meia, que está na China, dá prioridade ao Fluminense, mas Rodrigo Caetano disse que não tem como contratá-lo agora.


Na edição da última quarta-feira, o jornal MAIS noticiou que Conca quer voltar para o Rio de Janeiro e informou a desistência do Fluminense na tentativa de repatriar o meia. Com o caminho livre para contratar o jogador, o Flamengo, na voz de seu diretor de futebol, mostrou interesse, mas alertou que o salário do argentino não pode ser exorbitante.

- É excelente jogador. Soube que a prioridade do jogador é voltar para o Flu, mas se ele tiver o interesse de jogar pelo Flamengo e se enquadrar na realidade financeira do clube, é claro que interessa. Se vier querendo ganhar os números que recebe na China não tem possibilidade nenhuma - avisou Zinho.

Fontes confirmaram que o Flamengo fez uma consulta direta a Conca sobre a possibilidade de voltar ao Brasil. O empresário do jogador, Régis Marques, garantiu que Conca não pedirá nenhuma quantia absurda caso volte para o futebol brasileiro.

- Ele vai se enquadrar nas condições que os grandes clubes brasileiros podem pagar, vai receber o que grandes jogadores recebem - explicou.

- Não, menos...

Rodrigo Caetano descarta volta ao Flu no momento
Os dirigentes do Flamengo podem se animar, pois o diretor executivo do Fluminense, Rodrigo Caetano, garantiu não existir qualquer possibilidade de repatriar o meia argentino.

- Querer todo grande clube brasileiro quer o Conca, mas desejo e realidade são duas coisas diferentes - disparou ao MAIS.

Caetano, inclusive, mostrou uma certa impaciência ao ser questionado se não havia nem uma mínima chance:

- Como vamos ter condições de trazê-lo se ele saiu daqui por um monte de dinheiro? (rindo de forma irônica)

Empresário quer ouvir negativa do Fluminense e vê Fla forte
Embora informado pelo MAIS que o Flu está fora da briga, o agente de Conca disse querer ouvir a negativa tricolor para buscar outros caminhos.

- Se o Rodrigo Caetano (diretor executivo tricolor) está falando isso, acho correto nessas condições, pois não vai ficar iludindo o Conca. Ele precisa escutar isso (a negativa) do Flu e ver o que vai fazer - disse.

Régis ainda garantiu que o argentino não tem resistência ao Flamengo, considerando-o capaz de contratá-lo.

- A gente sabe que o Flamengo pode pagar o que ele quer. Problema financeiro não teria, o que pesa é saber se vai querer o Flamengo. Mas olha: ele não tem nenhum problema com o Fla.

Não é que ele não queira o Fla. Ele é um cara de palavra e quando saiu daqui disse que daria preferência ao Flu.

Tamanho do Fla e elogios de Zinho agradam a agente
Se Conca pensa duas vezes antes de começar a negociar com o Flamengo devido ao carinho pelo Fluminense, seu agente, Régis Marques, não encontra problemas para exaltar o Fla.

- Eu acho interessante ouvir isso, principalmente vindo do Zinho, do grande clube que é o Flamengo. O Flamengo é muito grande. Mas o Zinho falou o que todo mundo sabe. Ele é mesmo um grande profissional, jogou todos os jogos do Campeonato Brasileiro (de 2010), o custo-benefício é impressionante - afirmou.

Régis evita opinar, mas lembra que Conca é profissional e pode escolher o Fla.

- Ele pode ter um conflito emocional, tem um vínculo de amizade com o Flu, mas o Conca é profissional - concluiu.

BATE-BOLA
Zinho, diretor-executivo de futebol do Flamengo

O Conca tem a ver com o perfil que você traçou para o camisa 10. Ele é o jogador ideal?
É um excelente jogador, gosto muito da sua postura e eu, como diretor de futebol, claro que gostaria de ter o Conca conosco. Se encaixa no perfil de um camisa 10 e é muito bom, mas é muito caro. Se vier dentro da nossa realidade, nos interessa muito.

E o Renato Augusto: vocês o procuraram?
É um baita de um nome, mas eu particularmente não conversei com ele. Todos grandes jogadores interessam ao Flamengo.

FLAMENGO ACEITOU A PROPOSTA DO BAHIA POR WELINTON, E AGORA SÓ DEPENDE DELE


O Flamengo recebeu uma proposta do Bahia para ter o zagueiro Welinton por empréstimo. A diretoria rubro-negra está disposta a aceitar a negociação, mas ainda depende de um aval do defensor para concluir a transferência.

A ideia dos dirigentes rubro-negros é de que Welinton consiga desenvolver seu futebol em outro clube, já que a pressão dos torcedores do Flamengo ficou muito grande e tem atrapalhado seu rendimento. O jogador ainda não foi consultado, mas a negociação já está bem encaminhada entre os dois clubes.

Welinton vinha sendo titular no Flamengo, mas com o retorno de González da seleção chilena, após os jogos pelas Eliminatórias da Copa de 2014, o técnico Joel Santana optou por escalar o jovem Marllon em seu lugar. Para a partida do próximo domingo, contra o Santos, é provável que Welinton não vá sequer para o banco de reservas.

A diretoria do Fla busca alguns nomes para reforçar o setor que é considerado o mais carente do elenco. Alguns nomes estão sendo estudados, mas o clube tem esbarrado nos altos valores.

JUNINHO PERNAMBUCANO ABRE O JOGO!!


Com contrato perto do fim, Juninho diz que a probabilidade de ficar ainda não é 100% (fala em 90%). Mas recusou proposta para voltar ao Sport, considerando ser melhor seguir no Rio. Projeta um segundo semestre positivo, com a manutenção da base e não descarta, quem sabe, disputar mais uma Copa Libertadores pelo Vasco. Por que não? Ou seja, o Reizinho fica!

Aguardando pela assinatura do novo contrato, Juninho tem preferido não falar muito até que tudo esteja definido. Mas, nesta quarta-feira contou um pouco sobre o futuro, mostrou ainda estar em dúvida sobre o que fazer ao se aposentar e, com a sinceridade de sempre, explicou até mesmo o porque de não estar conseguindo manter um grande rendimento nas cobranças de falta.

Faz pouco mais de um ano que você retornou. Até agora, foi tudo como esperava? No geral foi um pouco mais do que esperava. Fiz 50 jogos. Uma média muito boa. A performance também. Não tive tempo de adaptação como a maioria precisa, o que aconteceu também é que eu voltei não por não estar jogando bem, ou por não ter mais opção. Voltei porque quis. Na verdade, 90% dos que voltam, e eu não vou citar o nome de ninguém, não tinha mais mercado. Essa é a verdade. No geral, foi um retorno positivo. Mas gostaria de ser campeão mais uma vez pelo Vasco.


O quanto doeu essa eliminação na Libertadores?

Se só se fala em Libertadores no Vasco, imagina no Corinthians, que nunca foi campeão e tem a maior torcida do Brasil? Cobrança é grande. Mas, para quem ficou muito tempo longe, acho que fizemos uma boa competição. A gente fica triste pela maneira que foi, pois acho que tivemos chances de ganhar os dois jogos.

No aspecto técnico, esperava por um retorno tão bom?
Gostaria que eu pudesse aproveitar minha carreira até não aguentar mais. Existe esse preconceito com o mundo árabe, mas acho que o futebol de lá hoje é profissional. Não vou citar nomes, mas volta mal quem não gosta do futebol. Joguei 70 jogos e sabia que ia me apresentar ao Vasco, então continuei treinando com os preparadores. O que facilitou também é por já estar em um time encaixado, vencedor, com jogadores talentosos.


Esse rendimento faz você pensar em estender a carreira? Isso explica os contratos de seis meses?
A tendência é a de que renove até o final do ano. Se mantiver o nível, tudo indica que posso jogar mais. Contrato de seis meses... Porque é melhor para todo mundo. É mais fácil me planejar para esses 4, 5 meses de competição do que saber que ano que vem já tem outra competição, que o clube vai ter que me pagar... Não é conversa fiada. É bom para todo mundo. As pessoas talvez não entendam, é um direito delas.


O Juninho fica no Vasco? Houve uma proposta do Sport recentemente, mas você recusou.
Recebi proposta do Sport. Foi a única oficial. Comecei lá, sempre torci para o Sport, todo mundo sabe. Depois foi criada essa rivalidade, porque escolhi o Vasco para voltar. Mas é melhor ficar aqui, a tendência, 90%, é que fique aqui. Fizemos reuniões rápidas, curtas... E a gente sabe que meu caso é mais fácil. Até dia 4, tudo estará resolvido.


A torcida do Sport parece que ficou chateada com sua decisão. A primeira vez que fui ao estádio, tinha 6, 7 anos, levado pelas minhas irmãs, torcedoras do Sport. Vi o time ser campeão brasileiro de 1987. Hoje existe essa rivalidade, o torcedor não entende essa relação com o Vasco. Mas, profissionalmente, joguei apenas um ano e meio pelo Sport. Fui só uma vez campeão pernambucano. O clube foi campeão várias vezes, teve título brasileiro... Se eles fizerem uma lista de 30 jogadores mais importantes da História, eu não estaria nela. Nem merecia. Já no Vasco, fiquei cinco anos e meio, conquistei títulos.

Já sua relação com os vascaínos é boa. Você sempre fala deles.

Eu já cobrei também do torcedor. Já falei que a torcida do Vasco era impaciente. É bom responder sobre isso para não passar a impressão de que sempre estou fazendo média. Não sou jogador de futebol 24 horas por dia. Sou um ser humano como outro qualquer. Trato os outros como gosto de ser tratado, mas como todo ser humano, tem dias que você está com menos paciência, um pouco mais de pressa. Sempre disse e nunca vou negar: sempre joguei para a torcida. Jogador de futebol que fala que não joga para a torcida está mentindo. A torcida é tudo.

Como foi ouvir a música 'Monumental' na sua volta ao Vasco?

Nos primeiros jogos, quando a torcida cantava, por mais experiÊncia que eu tenha, sentia a pressão aumentar. Era como se criasse uma expectativa de que a cada vez que eu fosse cobrar uma falta iria acontecer aquele lance de novo.

Aliás, o que acontece com as cobranças de falta? O aproveitamento não tem sido o mesmo...
Sempre disse que treinamento é fudamental. A repetição. No Lyon eu sempre treinei muito. Já tive uma média bem melhor do que essa de agora. É lógico que pela idade eu perdi um pouco de potência no chute. É muito difícil hoje me dar ao luxo de ficar treinando faltas. Não queria voltar para ser um simples batedor de falta, mesmo se eu pudesse fazer a diferença. Então perdi muita precisão também por essa falta de repetição. Mas foi uma opção minha, porque o desgaste é muito grande no Brasil e preferi estar bem fisicamente, correr os 90 minutos e deixar de treinar bola parada. Acho que ainda vou poder marcar alguns, mas não posso prometer que a minha precisão será a mesma. É ruim porque foi uma marca que pude construir.


O Vasco teve problemas com salários atrasados. Como foi o diálogo com a diretoria?
Foi uma conversa aberta, como pouco se vê no futebol. Primeiramente partiu deles e tivemos oportunidade de falar também. O clube expôs o que estava passando, com problemas da outra gestão, com vários ex-funcionários ganhando na Justiça o direito de receber. Que isso estava dificultando. Mas essa gestão foi citada recentemente como exemplo. A gente entendeu, percebeu a vontade deles de resolver tudo.


O que espera do time no Brasileiro? Está mais preparado?

Mais preparado e confiante. Acho que estamos no caminho certo. É a competição mais difícil do mundo, pelo equilíbrio. A volta do Dedé será importante, apesar de que Rodolfo e Renato Silva estavam muito bem. O Vasco conseguiu se reforçar também pela volta de jogadores. O Nilton, que estava lesionado, e o Carlos Alberto, que tem muito potencial e pode voltar para a Seleção. Acompanhava de longe e sempre imaginei isso para ele. Tem sido um prazer jogar a seu lado.

Já sabe o que fazer quando parar de jogar?
Nessa idade que estou, tudo muda muito rápido. Não decidi também o que fazer porque não tenho uma proposta concreta, para ser diretor, comentarista. Só conversas, especulações. Vou ter calma para pensar a partir de quando parar. O certo é que quero continuar trabalhando com o futebol e espero fazer a opção certa.


VASCO ESPERA OFENSIVA DE EUROPEUS POR ROMULO

Craque da Galera, Cariocão 2012 - Romulo (Foto: Reprodução)
Dirigentes e torcedores já se acostumaram. Quase todos os dias surgem especulações de clubes da Europa interessados em Dedé. Mas agora o Vasco se prepara para um novo capítulo dessa história. Depois de três partidas consecutivas como titular da Seleção Brasileira – amistosos contra Estados Unidos, México e Argentina –, Romulo é o potencial alvo no Velho Continente.

Em São Januário, os dirigentes garantem que ainda não houve qualquer proposta oficial por Romulo – o mesmo no caso de Dedé. No entanto, sabem que em breve aparecerão muitos interessados. E como o Vasco vive em dificuldades financeiras, ninguém no clube descarta uma negociação, embora exista o máximo de esforço para que o volante seja mantido, assim como os demais titulares.


Menos mal que o Vasco pode dizer estar mais protegido no caso de uma eventual negociação. Isso porque o clube detém 50% dos direitos econômicos de Romulo. A metade restante está dividida com 25% para um grupo de investidores e os outros 25% pertencem ao Porto de Caruaru (PE). O jogador tem vínculo com o Vasco até 31 de dezembro de 2015.



A situação é bem diferente, por exemplo, dos casos de Allan e Fagner. Nas duas situações, o Vasco tem apenas 20% dos direitos econômicos, o que o faz não ter ingerência sobre futuras negociações e receber pouca quantia por elas. O volante foi negociado com o Udinese, da Itália, e o lateral-direito ainda conversa sobre uma possível renovação.

- Imaginamos que o assédio vai aumentar a partir de agora. É algo natural, pelo fato de o Romulo ter se destacado na Seleção. Por enquanto, tudo que se fala de interesse de outros clubes é especulação. Não há proposta na mesa do Vasco. De qualquer maneira, nossa prioridade é brigar para manter a base do grupo até, pelo menos, o fim do ano. Sabemos que a tarefa não é fácil, pela questão econômica e pelo assédio que o Vasco e o jogador sofrerão - avaliou Daniel Freitas, diretor de futebol do Vasco.



Desde dezembro do ano passado são constantes as notícias de possíveis clubes interessados em Romulo. As especulações mais fortes vêm da Itália. Juventus, Inter de Milão e Napoli seriam alguns dos  supostos destinos do jogador de 21 nascido em Picos, no Piauí.

Por causa dos três amistosos pela Seleção, Romulo desfalcou o Vasco nas partidas contra Portuguesa, Náutico e Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. O volante teve um problema muscular na partida contra a Argentina e está em tratamento em São Januário. Mas a tendência é que ele volte à equipe contra o Palmeiras, neste domingo, em Barueri. Mesmo assim o Vasco deve sofrer em breve com um novo período de ausência do jogador, que é provável nome na lista do técnico Mano Menezes para os Jogos Olímpicos de Londres.

HÁ 55 ANOS, VASCO SE SAGRAVA CAMPEÃO DO I TORNEIO DE PARIS


Há exatamente 50 anos, no dia 14 de junho de 1957, o Vasco conquistava seu primeiro título no continente europeu: o Torneio de Paris, que estava sendo disputado pela primeira vez naquela temporada. O adversário da final foi ninguém menos do que o Real Madrid, que 15 dias antes havia se sagrado bicampeão europeu e continuaria vencendo todas as edições da Copa dos Campeões até chegar ao pentacampeonato em 1960. E o Vasco venceu por 4 a 3, com gols de Válter (2), Vavá e Livinho. 

A história desse título inesquecível é contada no texto "Um baile no Campeão Europeu", disponível no site de Mauro Prais. Clique aqui para lê-lo. 



Galeria 


FLAMENGO NEGOCIA COM ADAÍLTON, ZAGUEIRO DO SION, DA SUIÇA


Adailton, Sion (Foto: Agência Getty Images)         O Flamengo ainda procura um reforço para a zaga e um nome ganhou força nesta semana. A diretoria rubro-negra tenta acertar a contratação de Adaílton, ex-Santos, que está no Sion, da Suíça. O contrato do jogador, de 29 anos, termina no fim deste mês, e a negociação está em curso. Os direitos federativos do defensor estão presos ao Rentistas (URU), clube que pertence a Juan Figger, empresário do atleta.
Adaílton foi revelado pelo Vitória, passou pelo Rennes, da França, e defendeu o Santos, clube em que teve mais destaque no Brasil. Na passagem entre 2007 e 2009, conquistou um Campeonato Paulista, fazendo inclusive um dos gols da final. Ele está no Sion desde 2010 e, ano passado, esteve bem perto de fechar com o Botafogo, mas o negócio não vingou. O jogador passou pelas catergorias de base da seleção brasileira e jogou nas equipes sub-20 e sub-23.
Não é a primeira vez que o Flamengo se interessa por Adaílton. Antes do acerto com o Santos, o então vice de futebol Kléber Leite tentou contratá-lo. O dirigente enviou ao zagueiro uma caixa de bombom e uma camisa do Flamengo com o nome dele. Não deu certo. O jogador preferiu o Peixe.
Adaílton seria o nome de peso da diretoria para jogar ao lado de Marcos González. Recentemente, o clube contratou Thiago Medeiros, eleito o melhor quarto zagueiro do Carioca pelo Madureira. Além deles, Joel Santana conta no grupo de profissionais com Marllon, Welinton, Arthur Sanchez e Frauches.

REFORÇO CONFIRMADO: CÁCERES NEGOCIA COM LIBERTAD E DEVE VIM PARA O RIO NA PRÓXIMA SEMANA. NEGOCIAÇÃO COM O FLAMENGO JÁ ESTÁ FECHADA


Victor Cáceres, de 27 anos, tem chance de desembarcar no Rio na próxima semana. O volante paraguaio negocia com o Libertad a liberação antecipada. Por conta de um erro de informação sobre a data do fim de contrato de Cáceres com o Libertad, a alteração das datas da janela de transferências internacionais chegou a preocupar o Flamengo. O vínculo do atleta com os paraguaios vai até o dia 30 de junho, e não 31 de julho, como se pensava anteriormente.
A CBF antecipou o prazo para que clubes brasileiros contratem e inscrevam atletas do exterior. A data passou a ser de 20 de junho a 20 de julho. Antes, o período seria entre os dias 1º e 31 de agosto. Como o Rubro-Negro trabalhava com a informação de que o vínculo do paraguaio terminaria em 31 de julho, ou seja, já com o prazo novo encerrado, teria de pagar ao Libertad para antecipar a saída dele em alguns dias. A multa ficaria na casa de US$ 2 milhões (R$ 3,9 milhões), mas tudo não passou de um grande equívoco.
- Só estamos esperando a resposta do Libertad. Não vejo motivos para eles não aceitarem, já que em cerca de 15 dias o contrato dele acaba e o clube não receberia nada - afirmou o agente do atleta, Régis Marques.
O Flamengo fez uma proposta ao jogador de quatro anos de contrato e tem a resposta positiva. Pela boa relação com o clube guarani, Cáceres decidiu repassar entre US$ 400 e 700 mil (entre R$ 825 mil e 1,4 milhão) desde que seja liberado de imediato. Caso contrário, ele fica até o fim do mês, se apresenta em 1º de julho ao novo clube, e os paraguaios não receberão nada. O salário dele no Fla deve ser entre 90 mil e 100 mil.

Cáceres também defende a seleção paraguaia. Ele vai assinar com o Flamengo por quatro temporadas. O jogador foi um dos destaques do Libertad na campanha do time na Libertadores. A equipe chegou às quartas de final, mas foi eliminada pelo Universidad de Chile nos pênaltis.

FLAMENGO DEVE CONTRATAR O MEIA HUGO

Agência/Agência Estado
Depois de confirmar a contratação do volante paraguaio Victor Cáceres, do Libertad, o Flamengo vai ao mercado novamente para ter reforços para o campeonato Brasileiro . O meia Hugo, do Al-Wahda, dos Emirados Árabes, estaria a caminho do Flamengo. 

O Jogador é pretendido desde o início do ano pelo clube rubro-negro, na época, Hugo era visto como um substituto para a saída de Thiago Neves, mas na época o Flamengo não conseguiu fechar, e agora volta a tona para fechar com o jogador já que Joel Santana necessita de um meia para completar seu time.


No currículo, Hugo tem passagens por 15 clubes - Vitória, Atlético-PR, São Paulo, Monterrey (México), Friburguense, Flamengo, Juventude, Tokyo Verdy (Japão), Belenenses, Corinthians, Juventude, Grêmio, São Paulo, Grêmio, Al-Wahda (Emirados Árabes). Em 2002, o meia, nascido no Rio de Janeiro, vestiu a camisa rubro-negra sem sucesso.

SEM CHANCES NO VASCO, ABELAIRAS ACERTA SAÍDA E VAI PARA O PUEBLA


Após cinco meses e apenas quatro partidas disputadas, Matías Abelairas está de saída do Vasco. O meio-campo argentino rescindiu seu contrato após apresentar uma proposta do Puebla, do México. Se quisesse a permanência do jogador, o clube cruz-maltino teria que pagar até o fim de junho uma determinada quantia que garantiria o empréstimo até o fim do ano.

Como não vem sendo utilizado pelo técnico Cristóvão Borges, Abelairas rescindiu em comum acordo com o clube, de acordo com o diretor de futebol do Vasco, Daniel Freitas.


- Acreditamos que a saída é o melhor caminho, já que ele teve poucas oportunidades no Vasco e passou algum tempo no departamento médico - explicou.


A contratação de Matías Abelairas foi considerada uma aposta pelo Vasco, já que o jogador não disputava uma partida oficial havia dois anos. Revelado pelo River Plate, o meia sofreu uma grave lesão no joelho em 2010 e perdeu espaço no clube argentino.

ATENDENDO A TORCIDA: MARLLON BARRA WELINTON NO COLETIVO DO FLA, E FORMA DUPLA COM GONZÁLEZ


Welinton treina entre os reservas. Garotada recém-chegada dos juniores integra o time suplente na segunda parte da atividade no Ninho do Urubu


 O técnico Joel Santana comandou na tarde desta quarta-feira um treinamento coletivo no Ninho do Urubu. A principal novidade foi o retorno do zagueiro Marcos González, que estava à disposição da seleção chilena. O defensor formou dupla com Marllon na zaga titular, enquanto Welinton trabalhou no time reserva.


 Léo Moura, recuperado de dores musculares na coxa esquerda, também retornou ao time principal, que foi escalado com Paulo Victor, Léo Moura, Marllon, González e Magal; Airton, Renato, Luiz Antonio e Ibson; Diego Maurício e Vagner Love.


Garotada


A partir de um dado momento do coletivo, Diego Maurício deu lugar a Hernane no time titular. Joel resolveu ainda lançar no time reserva a garotada que acabou de subir da equipe de juniores. Além de Hernane, que foi para o time titular, Welinton, Kleberson, Deivid, Amaral saíram da equipe suplente para as entradas de Negueba, Adryan, Mattheus, Thomás e o zagueiro Arthur Sanchez.
Adryan, negueba, thomas, arthur Sanchez, Mattheus (Foto: Richard de Souza / globoesporte.com)

PSG ADOTA CAUTELA NA NEGOCIAÇÃO POR THIAGO SILVA, E DIZ QUE AINDA HÁ MUITA COISA PARA ACONTECER


O diretor-esportivo do Paris Saint-Germain, Leonardo, reconheceu nesta quarta-feira que o clube francês pode desistir da contratação do zagueiro do Milan, Thiago Silva. O dirigente segue conversando com o administrador delegado do clube italiano, Adriano Galliani, para definir a negociação.

- Continuo falando com Galliani. A negociação ainda está em aberto, mas a coisa pode se estender um pouco mais. Ainda existem muitos pontos a serem acordados, e neste ponto posso dizer que podemos até desistir de Thiago Silva - afirmou Leonardo ao site do jornal italiano "Gazzetta dello Sport".

Galliani já retornou a Milão, depois de ter passado o fim de semana em Paris. O dirigente garantiu que, neste momento, Thiago Silva ainda é jogador do Milan.

- O futuro de Thiago Silva? Veremos, veremos, ainda há muito o que esperar. Thiago Silva ainda é um jogador do Milan - foram as palavras no desembarque.

Inicialmente, o Milan estava disposto a aceitar os 42 milhões de euros (R$ 107,7 milhões) oferecidos pelo PSG, fora alguns bônus. O contrato para o zagueiro já estava definido por cinco temporadas, com vencimentos de dez milhões de euros (R$ 25,6 milhões) por ano.

O que mudou o pensamento dos dirigentes milanistas foram as reações dos torcedores na Itália. Através do site oficial e até mesmo do canal "Milan Channel", torcedores mostraram preocupação e irritação com a possibilidade da saída do zagueiro. 

Além disso, entre os jogadores do Milan, a notícia também não caiu bem. Cassano e Ibrahimovic, que estão com suas seleções na Eurocopa, deram declarações lamentando uma possível saída de Thiago Silva.

FLAMENGO IRÁ RESCINDIR COM RODRIGO ALVIM



No dia 29 de janeiro de 2010, o Flamengo apresentava um novo reforço para a lateral esquerda. Cabelos compridos e pinta de galã-roqueiro, Rodrigo Alvim era desconhecido de grande parte da torcida rubro-negra, inclusive do então técnico Andrade. Na chegada, ele ganhou o apelido de Sorín, não por conta do futebol, mas sim pela cabeleira que remetia à do ex-lateral-esquerdo da seleção da Argentina. 
Com altos salários – depois de reajustes, hoje recebe cerca de R$ 90 mil mensais – o jogador assinou contrato por três anos, recebeu elogios do ex-zagueiro Mozer, que indicou Alvim, mas nunca se firmou na posição. Primeiro jogador a ser avisado de que estava liberado para negociar com outro time depois das eliminações da Libertadores e Carioca nesta temporada, Rodrigo Alvim não despertou interesse de outros times e seguiu no grupo sem ser aproveitado por Joel Santana. Nos próximos dias, enfim, o Rubro-Negro vai propor uma rescisão de contrato ao jogador.
Para suprir a ausência de laterais-esquerdos no elenco, o Flamengo acredita em desfecho positivo com Ramon depois de o Corinthians terminar sua participação na Libertadores. Com Magal como titular, Joel Santana não conta com outro jogador para a posição e já improvisou Wellington Silva durante os treinos. Na vitória sobre o Coritiba, no último sábado, Magal foi sacado no segundo tempo, e Renato terminou a partida na lateral. Junior Cesar, dono da posição antes da chegada de Joel, deixou o clube e acertou com o Atlético-MG.
Vice-presidente de futebol do Flamengo e responsável pela contratação de Rodrigo Alvim em 2010, Marcos Braz admite que errou, mas faz uma ressalva.
- Errei, mas o clube não gastou nada na contratação, não houve prejuízo. Ele vinha de duas temporadas boas em Portugal (pelo Belenenses), foi vendido por 3,8 milhões de euros para o Wolfsburg e não jogou. O Alvim tinha um bom histórico, foi indicado por um ex-jogador, rompeu contrato com o clube alemão e nós o trouxemos de graça. Mas por que não o afastaram quando não quiseram o Kleberson, o Corrêa e o Pet no início de 2011? Poderiam ter rescindido o contrato. Mas ele era amigo do Ronaldinho, que tinha acabado de chegar ao clube – disse Marcos Braz.
A indicação de Alvim partiu de Mozer, zagueiro que fez história no Rubro-Negro. Quando a negociação foi concretizada, o ex-jogador rasgou elogios para Alvim e disse que Juan, até então titular, corria risco de perder a vaga:
- Com todo o respeito, diria que o Juan é quem pode se tornar uma sombra para o Rodrigo. Acompanhei 28 dos 30 jogos dele pelo Belenenses e digo: o Flamengo contratou um ótimo jogador. Ele tem força defensiva, mas também chega com força ao ataque.
Quando o jogador chegou ao clube, em janeiro de 2010, Andrade demonstrou sinceridade e admitiu que nunca tinha visto Rodrigo Alvim atuar.
O lateral começou nas divisões de base do Grêmio, onde conheceu Ronaldinho Gaúcho, e teve passagens por Paraná e Vila Nova antes de ir para Portugal. Por lá, fez sucesso no Belenenses até ser contratado pelo Wolfsburg, da Alemanha. Ele rescindiu o contrato por lá e assinou por três anos com o Flamengo. O compromisso termina em dezembro.
- A situação deve ser resolvida nos próximos dias, o Zinho vai conversar com ele – afirmou o vice de finanças, Michel Levy.
A ideia do clube é propor uma rescisão. Para isso, terá que somar os salários restantes até dezembro e pagar 50%, cerca de R$ 315 mil.
Pelo Flamengo, Rodrigo Alvim disputou 27 jogos, sendo que em nove saiu do banco de reservas. O lateral-esquerdo ganhou quase R$ 3 milhões no período.

FLAMENGO FECHA COM CÁCERES, MAS SÓ ASSINA NO DIA 1º DE JULHO.


http://www.calciosudamericano.it/wp-content/uploads/2012/04/victor_caceres_elmundo.jpg

Volante paraguaio assina contrato com o Rubro-Negro no dia 1º de julho e reforça o clube no Campeonato Brasileiro.


O Flamengo acertou na noite da última terça-feira com o volante paraguaio Cáceres, de 27 anos. O jogador vai assinar o contrato com o Rubro-Negro no dia 1º de julho, quando se encerra seu contrato com o Libertad (PAR). Como não vai ter vínculo com nenhum clube nesta data, a transferência será sem custos para o clube brasileiro.

Cáceres já estava acertado com o Flamengo desde janeiro, mas, com a antecipação da janela de transferências, havia o temor de que ele não fosse contratado. Inicialmente a janela inciava no dia 1º de agosto e encerrava dia 30 de agosto, a CBF antecipou a data para o dia 20 de junho e com encerramento no dia 20 de julho.

Os dirigentes rubro-negros acreditavam que o contrato do volante terminasse no dia 31 de julho e ele só poderia ser inscrito caso a CBF permitisse uma brecha na janela. Porém, após conversas com o staff do jogador, descobriu-se que seu contrato na verdade se encerra no dia 30 de junho (um mês antes) e, portanto, ele pode assinar com o Fla sem nenhuma verba indenizatória ao Libertad.

- Até pensamos em oferecer um valor para o Libertad, mas descobrimos que o contrato dele se encerra no dia 30 de junho e não 30 de julho, como nos foi informado antes. Em breve ele estará conosco - afirmou o vice de futebol, Paulo César Coutinho.

Cáceres foi um dos destaques da campanha do Libertad na Copa Santander Libertadores. Ele é tratado como um jogador que pode acertar o meio de campo do técnico Joel Santana. Além de ser um bom marcador, o paraguaio marcou três gols na competição. Ele também nome certo nas convocações da seleção paraguaia.

Ainda não se tem certeza se Aírton ficará no Flamengo 

A permanência do jogador no Rubro-Negro, no entanto, ainda é incerta. O contrato de empréstimo dele termina em 30 de junho, e o clube ainda tenta renovar com o Benfica por mais uma temporada, mas com a chegada de Cáceres o Flamengo deve desistir de Aírton.

MADE IN BRASIL: LIGA CHINESA QUER FILIAIS DE VASCO E OUTROS 11 GRANDES EM SEU CAMPEONATO


Brasileirão made in China.
 
Você é capaz de imaginar um time chinês vestindo a camisa do Palmeiras, do Corinthians, do São Paulo ou do Santos? Pois isso tudo pode se tornar realidade num futuro bem próximo. A Confederação Chinesa de Futebol quer importar 12 clubes brasileiros  para a Superliga, campeonato nacional da Primeira Divisão. 

A proposta de levar as camisas dos quatro grandes de São Paulo e Rio, além dos dois grandes de Belo Horizonte e Porto Alegre, para o outro lado do mundo está nas mãos de José Carlos Peres, diretor executivo do G4, grupo que representa Tricolor, Verdão, Timão e Peixe em São Paulo. 

“Os clubes não gastarão um centavo e terão participação na venda de camisas e exploração da imagem”, explica Peres, confiante na chance de a Superliga Chinesa ter os 12 principais times brasileiros já em 2013. “Estamos tentando mostrar aos clubes os benefícios da oferta”, acrescenta. 

Funcionamento 
A ideia dos chineses é que os clubes passem a ser chamados pelo nome da cidade e do clube brasileiro. Por exemplo, o Guangzhou Evergrande, atual campeão nacional, se tornaria Palmeiras/Cantão ou Corinthians/Cantão, com direito a distintivo e tudo. 

Em andamento 
Peres tenta desde março ampliar o G4 para G12, a fim de assinar contrato com os chineses. O executivo imagina que possa assegurar a entrada de Atlético-MG, Cruzeiro, Inter e Grêmio no bloco já no próximo encontro, marcado para 26 de junho, em Porto Alegre. 

Turma do contra 
A maior dificuldade para formar o grupo está em convencer os quatro grandes do Rio de Janeiro a aderirem ao projeto. “Ainda estamos em negociação. O mais provável é que a gente constitua o G8 neste mês e tente emplacar o G12 numa reunião seguinte, prevista para o próprio Rio de Janeiro”, explica Peres.