Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2012

Adriano fará avaliação clínica e exames de imagem no Flamengo. Segunda-feira começa



O departamento médico do Flamengo já se prepara para começar a trabalhar com Adriano, que ainda se recupera de uma lesão no tendão de Aquiles do pé esquerdo e não joga desde o dia 4 de março. O Imperador vai voltar a treinar no clube a partir de segunda-feira, depois do anúncio oficial de sua rescisão de contrato com o Corinthians, que afirmou ter demitido o jogador por justa causa em comunicado publicado no site oficial.
O vice-presidente de futebol do Flamengo, Paulo César Coutinho, entrou em contato com o jogador assim que soube do anúncio feito pelo Corinthians. Empolgado, Adriano aceitou rapidamente a proposta do clube de iniciar os treinamentos no Ninho do Urubu. O médico José Luiz Runco explicou o procedimento que será adotado com o Imperador.
- Precisamos fazer uma avaliação clínica, para ver o estado do atleta. Depois, provavelmente faremos um exame de imagem. Aí, sim, podemos definir qual será a linha de trabalho que o clube deve seguir - disse José Luiz Runco, que é pai de um dos médicos do Corinthians, ao site oficial do Flamengo.
O procedimento não significa ainda que o Flamengo assinará contrato com o jogador. Coutinho afirmou que este é apenas o primeiro passo para qualquer outra ação entre as partes.
- Esse procedimento é padrão. Nosso departamento médico está à disposição do Adriano e já falei isso para ele. Não falamos em contrato, só em avaliação e recuperação - explicou Coutinho, também em entrevista ao site oficial do Flamengo.

Jô é multado e afastado do grupo principal do Inter por tempo indeterminado

Jô, centroavante do Inter (Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM) 

Cabisbaixo, o centroavante  deixou o Beira-Rio às 16h30m desta sexta-feira. Entrou direto no seu carro, que estava em frente ao vestiário, e não falou com a imprensa. Ele havia acabado de receber a notícia de que a ausência na viagem para a Bolívia, onde o Inter empatou (1 a 1) com The Strongest, na última quarta-feira, não passou em branco.

– Ele será multado no direito de imagem. Além disso, ficará treinando (em separado) por tempo indeterminado – disse o vice de futebol do Colorado, Luís Anápio Gomes. 




De acordo com o dirigente, Jô pediu desculpas para a comissão técnica. Admitiu o erro pelo sumiço na hora de embarcar com a delegação. Visivelmente chateado com a situação do atacante, o diretor técnico Fernandão fez questão de se pronunciar sobre o caso. Espera que o jogador dê a volta por cima.
– Ele colocou que irá tentar reverter (a situação). Não é um afastamento definitivo. Pode durar uma semana, duas, um mês, dois meses – contou Fernandão, em coletiva ao lado do gramado suplementar. – Acreditamos nele, na possibilidade de reverter.
Nos próximos dias, Jô treinará no CT de Alvorada, no mesmo campo onde trabalham as categorias de base.

Entenda o caso

No último treino antes do embarque para a Bolívia, Jô deixou o trabalho mais cedo, alegando mal-estar. Depois disso, o jogador não foi mais localizado pela direção do clube e ficou fora da viagem para La Paz.

Um dia depois, o centroavante treinou no Beira-Rio com o grupo que não participou da viagem. A atitude de Jô causou mal-estar entre a direção e a comissão técnica.

- Estou muito decepcionado. Imperdoável nada é, mas é um assunto a ser tratado pela diretoria a partir de quinta - disse o técnico Dorival Júnior.

Novo Superclássico das Américas entre Brasil x Argentina será em setembro


A segunda edição do Superclássico das Américas entre Brasil e Argentina vai ser disputado nos dias 19 de setembro e 3 de outubro deste ano. Novamente apenas com jogadores que atuam no continente. A ordem dos jogos será invertida.


Com isso, a primeira partida, no Brasil, deve acontecer em Goiânia. No ano passado, a Seleção conquistou o “título” em Belém. Além disso, a CBF deve confirmar um amistoso contra o Japão, na Polônia, em outubro.

Fla confirma volta de Adriano que já treina segunda (por enquanto, sem contrato): 'Imperador está voltando', disse Coutinho, vice do Fla. Atacante disse que quer encerrar carreira no Fla


Minutos depois do anúncio no site oficial do Corinthians da demissão por justa causa de Adriano, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Paulo César Coutinho, telefonou para o jogador e terminou a ligação empolgado. O Imperador acertou a volta ao Rubro-Negro. Primeiramente para finalizar a recuperação no tendão de Aquiles.

- A informação procede. Tive ciência do comunicado do Corinthians e telefonei para o Adriano. Ele se mostrou empolgado e falou: "Me apresento segunda-feira". O Imperador está voltando. Ele ainda não voltou, mas está voltando. Nem quis falar em contrato, só recuperação. Mostrou coração rubro-negro e o enorme carinho que tem pelo clube e pela torcida - disse Coutinho.

Nesta semana, o vice de futebol acompanhado dos grandes beneméritos Walter Oaquim e Paulo Orro fez uma visita sigilosa à casa do atacante e saiu satisfeito. O centroavante estava ao lado dos filhos e da mãe, dona Rosilda. Durante o encontro, o Imperador disse: "Podem ficar tranquilos que não vai ter erro. Estou com 30 anos, sei que não posso falhar. Quero encerrar minha carreira no Flamengo".
Segundo análise, está motivado e "fininho". A delegação do Flamengo viaja ao Paraguai na segunda-feira e o clube deixará uma equipe com fisioterapeuta e preparador físico à disposição do jogador.
- Nem precisa de nutricionista, pois ele está magrinho, no peso. Adriano quer voltar e mostrar que está a fim de jogar futebol novamente. Ele está muito feliz em poder falar que vai se recuperar no Flamengo e não mostrou preocupação em ganhar fortuna. Só quer novamente ter a alegria de jogar - disse Coutinho.
Campeão brasileiro e artilheiro da competição em 2009, em sua última passagem pelo Flamengo, Adriano passará por todos os exames de um jogador em processo de contratação. No Corinthians, ele trabalhava com o filho de José Luiz Runco, médico do clube carioca, o que facilitará a recuperação de sua lesão no tendão de Aquiles.
O último jogo de Adriano aconteceu no dia 4 de março, quando o Santos venceu o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista.

Vice do Fla vai conversar com Cáceres em Assunção. Clube tem grandes chances de acertar com jogador para depois da Libertadores



Na mira do Flamengo, o volante paraguaio Cáceres, do Libertad-PAR, vai receber em breve a visita de Paulo César Coutinho, vice-presidente de futebol do Flamengo. O dirigente prometeu encontrá-lo em Assunção, quando o time for enfrentar o Olimpia, dia 28, pela Taça Libertadores.
Coutinho disse que já conversou com o jogador por telefone, mas ainda não tem qualquer documento assinado por Cáceres. A expectativa do Flamengo é de fechar a negociação logo depois do término da participação do Libertad na Libertadores.
- A gente vai ter uma conversa. Ele não quer assinar para não causar uma indisposição. Já nos falamos antes por telefone, por intermédio do empresário dele - explicou Coutinho.
Assim como jogadores que atuam em outros países da América do Sul, Cáceres não tem um salário tão alto. Ele está em fim de contrato com o Libertad e já informou ao clube que não renovará seu vínculo.

Em nota, Corinthians confirma dispensa de Adriano e diz que foi por justa causa



O fim do casamento entre Adriano e Corinthians, anunciado pelo clube paulista no último dia 12, ainda causa polêmica. Nesta sexta-feira, a diretoria do Timão publicou comunicado em seu site oficial afirmando que o jogador foi dispensado por justa causa.
Segundo o informativo, os dirigentes alvinegros optaram por não divulgar o motivo do fim do contrato antes para preservar a imagem do Imperador. Na ocasião, clube e jogador afirmaram que o vínculo havia sido encerrado em comum acordo.
Confira a íntegra do comunicado
"Em virtude de notícias divulgadas sobre a rescisão do contrato de trabalho do atleta Adriano, a diretoria do Sport Club Corinthians Paulista comunica que a dispensa do atacante, ocorrida no último dia 12/03, se deu por justa causa.
A não divulgação de tal decisão, naquele momento, se deu em razão do interesse do clube em preservar o próprio atleta, não expondo fatos que dizem respeito somente às partes envolvidas.
Mesmo após a decisão de encerrar o contrato entre atleta e clube por justa causa, o Corinthians permanece aberto ao diálogo."

A pedido de Joel, Fla retira recurso, e R10 não joga no sábado



Ronaldinho Gaúcho não jogará contra o Volta Redonda neste sábado. A pedido de Joel Santana, o Flamengo retirou o recurso que pedia efeito suspensivo para o meia. O objetivo do técnico é não perder o camisa 10 em um jogo mais importante.
- Joel Santana achou melhor que Ronaldinho cumprisse logo a suspensão para evitar perdê-lo em um jogo mais importante da Taça Rio - disse o vice-presidente jurídico do Flamengo, Rafael de Piro.
Ronaldinho já cumpriu suspensão automática no último domingo, na vitória por 1 a 0 sobre o Friburguense. Agora, completará a punição contra o Volta Redonda. A pena se deu devido à expulsão no clássico contra o Fluminense.
Apesar da decisão da comissão técnica, o camisa 10 continuou com o sorriso no rosto no treino da manhã desta sexta-feira. Depois de chegar dois minutos após o início das atividades no Ninho do Urubu, o jogador participou animado do rachão, sempre pedindo para "jogarem a bola no pagode", referindo-se à grande área, onde estava. Seu time, porém, perdeu o jogo. Na sequência, Ronaldinho se juntou a Vagner Love para o treino físico, de arrancada.
Além de R10, o técnico Joel Santana não poderá contar com o zagueiro González e o meia Bottinelli, também por causa de suspensões. Os próximos jogos do time pelo segundo turno do Campeonato Carioca serão contra Bangu, Vasco e Americano.
Flamengo e Volta Redonda se enfrentam neste sábado, às 18h30m, no Raulino de Oliveira.

Com Liedson em baixa, Corinthians consultou Cardozo e Kleber, e se assustou com os pedidos



O péssimo desempenho de Liedson em 2012, escancarado na noite da última quarta-feira, quando o atacante teve muita dificuldade para encarar os zagueiros do Cruz Azul, fez com que a diretoria corintiana intensificasse a busca pelo substituto de Adriano que, recentemente, acertou sua saída.

Dirigentes, Tite e comissão técnica têm gratidão pela dedicação do Levezinho, mas já perceberam que chance de o joelho esquerdo deixá-lo participar normalmente do restante da temporada é quase nula. Com apenas uma opção de atacante de referência (Elton), o clube busca alguém para ocupar a vaga do Imperador, que seria o substituto natural de Liedson.

O problema é que a janela de transferência internacional para a vinda de jogadores ao Brasil fecha no dia 4 de abril. Sem opções qualificadas ou viáveis financeiramente por aqui, a alternativa para o Corinthians é trazer alguém do exterior. Nas últimas horas, dois foram sondados.

O paraguaio Óscar Cardozo, do Benfica (POR), e o brasileiro Kleber, do rival Porto, tiveram suas situações contratuais levantadas pelo clube, que se assustou com os valores que os atuais donos do direitos econômicos pagaram pela dupla.

Gobbi, pé no freio

Os responsáveis pelo departamento de futebol sabem da necessidade de o elenco ter mais um volante, para ocupar uma eventual ausência de Ralf, e um novo centroavante, para o lugar de Adriano. Mas o presidente do clube prefere não colocar isso como necessidade.

– Sempre pensamos em trazer jogadores, reforçar. Só que estamos no meio da Libertadores. O grupo está fechado, focado e o momento não é de falar em reforços – afirmou Mário Gobbi, em entrevista ontem à Rádio Globo.

Consultou ... e assustou!

Cardozo
Atacante paraguaio do Benfica (POR) é um dos principais jogadores do elenco e um dos ídolos da torcida. Seus direitos estão avaliados em 60 milhões de euros (R$ 138 milhões) e seu contrato acaba em junho/2014

Kleber
Atacante do Porto, revelado pelo Atlético Mineiro, é uma das referências ofensivas da equipe portuguesa. Seu contrato termina em junho/16 e direitos econômicos estão avaliados em 40 milhões de euros (R$ 92 milhões).

Carlos Alberto se reaproxima de Dinamite, mas futuro ainda é incerto



Sem falar ou mesmo ser visto pela imprensa,Carlos Alberto deixou São Januário na tarde desta sexta-feira ainda com o futuro indefinido. Numa reunião na sala de Roberto Dinamite, o meia deu mais um passo em sua reaproximação, mas ainda não teve confirmada pelo presidente a esperada reintegração ao elenco principal.
Dinamite não apareceu para comentar o encontro. A assessoria de imprensa divulgou que este foi apenas a primeira reunião para buscar o entendimento entre as partes.
A primeira parte da conversa teve apenas Roberto e Carlos Alberto. O objetivo foi "quebrar o gelo" após a discussão que ambos tiveram depois da partida entre Vasco e Boavista, pelo Campeonato Carioca de 2011, e que determinou o afastamento do jogador. Em seguida, participaram do encontro o empresário Carlos Leite e o diretor de futebol Daniel Freitas. Apesar do clima aparentemente tranquilo e as arestas aparadas, não foi confirmada a volta do jogador. Até segunda ordem, ele segue treinando separadamente.
No entanto, dirigentes do Vasco não afastam a hipótese de Carlos Alberto começar a próxima semana treinando sob o comando de Cristóvão Borges. O jogador tem contrato com o Vasco até agosto de 2013.

Alguns jogadores do Fla, fazem comunicado da diretoria de 'gaivota de papel'



O gerente de futebol Jairo dos Santos foi cuidadoso, redigiu a circular pedindo comprometimento ao grupo do Flamengo e escreveu com caneta preta o nome de cada jogador. A ideia foi exclusiva dele. Nem o técnico Joel Santana e nem o vice de futebol Paulo César Coutinho participaram da elaboração. Mas quando soube, Coutinho concordou com o que estava escrito. Jairo entregou pessoalmente aos atletas na quarta-feira durante o treino no Ninho do Urubu – no papel original ele errou a data e colocou dia 23 de março, esta sexta-feira. O resultado prático no grupo foi quase nulo.

A reação inicial foi de incredulidade com as palavras do texto. Alguns jogadores fizeram “gaivota” com o memorando e o atiraram para o alto. Outros levaram o papel, por respeito, mas deixaram-no jogado no carro. Curiosamente, na mesma noite, Ronaldinho celebrou o aniversário com uma festa – leve – na sua casa e diversos companheiros compareceram. No dia seguinte, o treino aconteceu à tarde.

Santos 2 x 0 Juan Aurich - Grupo 1 - Copa Libertadores 2012

neymar santos x juan aurich (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
Mesmo na chuva, Santos vence o Juan Aurich e segue firme na Libertadores.

Os cerca de 26 mil santistas que foram ao Pacaembu viram tempestade, apagão e uma vitória tranquila do Peixe, com boa atuação de Neymar. No palco mais especial da sua carreira, o craque brilhou, sofreu muitas faltas e deixou a sua marca. Na comemoração,cumpriu promessa feita ao pequeno Matheus Souto, com dancinha especial. Edu Dracena havia aberto o placar no primeiro tempo.



O triunfo por 2 a 0 sobre o Juan Aurich garantiu a liderança do Grupo 1 ao Alvinegro, com nove pontos, ultrapassando Internacional e The Strongest, que têm sete.
Durante os 90 minutos, a tônica da partida seguiu sempre a mesma: Peixe no ataque total e peruanos totalmente recuados, abusando das pancadas. O Juan Aurich praticamente não passou do meio de campo - Rafael só não saiu de campo com o uniforme limpo por causa da chuva.
Pela Libertadores, o próximo jogo do Santos é no dia 4, contra o Inter, em Porto Alegre - se vencer, o Peixe garante a classificação no Grupo 1. Já o Juan Aurich, eliminado, cumpre tabela com o The Strongest, dia 5, no Peru. Pelo Paulistão, o Santos joga domingo, contra o Bragantino, na Vila Belmiro.

Wesley aparece de black power e arranca risos até de Felipão

        O meio-campista Wesley ainda não foi anunciado oficialmente como jogador do Palmeiras, mas já vem treinando na Academia de Futebol do clubes há tempos. O atleta, que deve ser finalmente apresentado na próxima segunda-feira, apareceu no trabalho desta sexta com um penteado novo: saíram as trancinhas e entrou o estilo black power.
Wesley, porém, foi cornetado pelos companheiros, que riram sem parar do novo estilo do volante. "Me dá um pouco desse cabelo”, gritou o careca Marcos Assunção, arrancando risos até mesmo do técnico Luiz Felipe Scolari.
No treino desta sexta, os titulares fizeram apenas aquecimento no campo e logo depois se encaminharam para a academia. Já os reservas, reforçados pelo meio-campista Valdivia e pelo atacante Maikon Leite, ficaram com Murtosa e Felipão no campo para realizaram trabalhos táticos e técnicos. O meia Daniel Carvalho não treinou e desfalca o time no clássico de domingo, contra o Corinthians.

Barcos exalta importância de clássico, mas não promete gol


Há quase dois meses no Palmeiras, o atacante argentino Barcos já caiu nas graças da torcida, mas neste domingo terá seu maior desafio desde que chegou ao clube. Ele fará seu primeiro clássico diante do Corinthians, no Pacaembu, pela 15ª rodada do Campeonato Paulista, e disse já ter percebido a dimensão que o confronto tem.


"Pelo pouco tempo que estou aqui já percebi o quanto significa esse jogo para a torcida", declarou, nesta sexta-feira. "Outro dia fiz um churrasco com amigos palmeirenses e eles me falaram que se eu marcar um gol no clássico posso ficar até 20 jogos sem marcar", completou.


Apesar do pedido de seus amigos, Barcos preferiu não prometer gols para a partida. "Não posso prometer gols, porque estaria mentindo. O que posso dizer é que vou tentar e lutar bastante para ajudar a equipe. Jogo a jogo estou ganhando mais confiança e sei que marcar gol em um clássico ajudaria ainda mais", afirmou. 


Um gol diante do maior rival ganharia ainda mais importância pelo momento de ambas as equipes, que brigam pela ponta do Campeonato Paulista. O Palmeiras é o líder, com 32 pontos, mas é seguido de perto pelo Corinthians, que aparece na terceira colocação, com um ponto a menos. O São Paulo tem o mesmo número de pontos do time do Parque São Jorge, mas leva vantagem no saldo de gols.

Com desfalque e dúvida, Luxa faz mistério na escalação do Grêmio


Vanderlei Luxemburgo adotou mistério na preparação do Grêmio para enfrentar o Cruzeiro-RS, domingo, às 18h30min, em Novo Hamburgo. Nesta sexta-feira, ao ter confirmado um desfalque e ver surgir uma dúvida, o treinador preferiu esperar o treino de sábado para testar alternativas.
Julio Cesar, com dores no joelho direito e na panturrilha direita, será preservado. Pará é a alternativa para a lateral esquerda. Com desconforto na panturrilha esquerda, Marco Antonio fez exames de imagem. Não há lesão, porém, o meia deve ser poupado. Marquinhos é o atleta com mais chances de ganhar oportunidade.
“Tenho até domingo, vou decidir com calma. Tenho ouvido muita gente falar que mudamos a forma de jogar. Não, atuei com três volantes, Marco Antonio foi um deles. No 4-4-2, com meio-campo em forma de losango, só há um volante: Fernando. Os jogadores dos lados são meias”, disse o treinador.
A provável escalação: Victor; Gabriel, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marquinhos; Kleber e Marcelo Moreno. Bertoglio deve ficar no banco após o desempenho irregular na vitória sobre o River Plate-SE na quarta-feira.
Saimon, zagueiro reserva, foi operado de um hérnia no púbis nesta tarde, de acordo com o médico Márcio Bolzoni. Deve levar um mês para se recuperar.


Dorival não aceita desculpa de Jô e vê jogador fora dos planos



Se depender do técnico Dorival Júnior, o atacante Jô tem pouquíssimas chances de voltar a jogar pelo Inter. Afastado por não ter aparecido na viagem para a Bolívia, o atacante sequer treinará com o grupo principal.
“(A justificativa) não me convenceu. Não vou entrar no mérito. Acho que vai ter que mostrar muita coisa para voltar a ter chance em algum momento”, disse o treinador.
Os dirigentes comunicaram nesta sexta-feira que o atacante foi multado e passará a treinar na cidade de Alvorada com as categorias de base. O período de afastamento é indeterminado. Porém, o treinador deixou a clara impressão que o jogador está fora dos seus planos.
“É por tempo indeterminado. Não conversei diretamente com ele. Ele me procurou ontem, disse que viria conversar, mas tive uma reunião com a diretoria”, explicou.
Além de simplesmente não aparecer para viajar coma delegação para a Bolívia na última segunda-feira, Jô, na madrugada que deveria estar fora, se envolveu em um problema com os vizinhos. A polícia foi chamada de madrugada porque os moradores próximos reclamavam do barulho de uma festa vinda da casa do atacante.  

Flamengo se anima e Adriano começa a treinar segunda-feira


O retorno de Adriano ao Flamengo está cada vez mais próximo. Nesta sexta-feira, o atacante,demitido por justa causa do Corinthians no início do mês, foi avaliado por uma comissão do time carioca e começa a treinar na segunda-feira, dia 26 de março. De início não existe nenhum contrato acertado entre as partes, porém o atacante deve assinar um acordo de prioridade com o time carioca em breve.


O vice-presidente de relações externas do Flamengo, Walter Oaquim, afirmou ao iG que ficou impressionado com a boa forma de Adriano.


"Estivemos com o Adriano, eu e Paulo César Coutinho e fiquei impressionado porque ele está muito bem. Parece bem melhor do que quando estava no Flamengo, inclusive. Está magro e muito motivado para voltar", afirmou o dirigente, que está participando ativamente das negociações com o atacante.



O dirigente também afirmou que o jogador ainda não tem contrato apalavrado com o Flamengo. "Ele primeiro vai fazer uma recuperação no Flamengo, a partir de segunda-feira, e ainda não se falou a respeito de contrato. Ele deve fazer primeiramente uma avaliação com o José Luís Runco (médico), mas começa já na segunda-feira", concluiu Walter Oaquim.

Adriano contesta justa causa, promete falar e "tomar providências"


O atacante Adriano promete se pronunciar em breve sobre o fato de ter sido demitido por justa causa pelo Corinthians, que divulgou a informação nesta sexta-feira. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Imperador contestou a decisão da diretoria alvinegra e prometeu "tomar as providências cabíveis" contra o clube.


O contrato do ex-camisa 10 previa que, em caso de rescisão, o Corinthians deveria pagar o valor integral dos salários restantes. Como o vínculo duraria até o dia 30 de junho deste ano, a quantia girava em torno de R$ 1,8 milhão.


Com a demissão por justa causa, o Alvinegro não tem mais obrigação de desembolsar nada. Adriano, contudo, tem direito de contestar na Justiça os motivos alegados pelo clube, o que provavelmente vai acontecer.



A expectativa é de que o centroavante, que disputou oito jogos e marcou dois gols em quase um ano no Corinthians, conceda uma entrevista coletiva nos próximos dias e revele suas mágoas com o departamento médico do clube.
Veja a nota oficial de Adriano:
Adriano, após duas semanas em silêncio, irá se pronunciar em breve sobre o que realmente aconteceu no Corinthians. Em relação à nota oficial divulgada pelo clube sobre a demissão por justa causa, o jogador nega a afirmação feita pelo time alvinegro e diz que tomará as providências cabíveis.

Brasil deve ceder Copa América de 2015 para o Chile


A Copa América de 2015 deverá mudar de sede. O iG apurou que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a ANFP (Associação Nacional de Futebol do Chile) negociaram um acordo para os países trocarem o direito de organizar o torneio. Os chilenos sediariam a competição em 2015 e os brasileiros a de 2019.

Nesta sexta-feira, o presidente da ANFP, Sergio Jadue, esteve em São Paulo na residência de José Maria Marin, presidente da CBF desde a saída de Ricardo Teixeira. No encontro, os dois dirigentes acertaram a troca. Por meio da sua assessoria de imprensa, a CBF não quis se pronunciar sobre o assunto, mas afirmou que “a reunião foi proveitosa”. 



Ao ceder o direito de sediar a Copa América de 2015, Marin quer o apoio dos chilenos na Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol). Hoje, a CBF forma com a AFA (Associação de Futebol da Argentina) um grupo, que apesar de acumular a maioria dos títulos de clubes e seleções, é minoria em tomadas de decisões na entidade.


O acordo que deverá ser selado por Marin foi acertado ainda na era Teixeira. O cartola chegou a negar os pedidos do Chile em 2009 e 2010, mas acabou aceitando agora para fazer um novo pacto político. Em 2011, o ex-presidente da CBF já havia anunciado duas cidades-sedes para a Copa América de 2015: Goiânia e Belém

Neste sábado, Sergio Jadue deverá anunciar o acordo no Chile em entrevista coletiva. A reportagem do iG tentou entrar em contato com o presidente da ANFP, que não respondeu as chamadas. A reportagem apurou que falta apenas uma formalidade na Conmebol, que não se opõem a troca, para a mudança ser confirmada.

A última Copa América no Brasil foi em 1989. Com a troca, o país ficaria 30 anos sem receber o torneio de seleções. O Chile foi sede em 1991.