Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Antes de clássico, Vasco derrota Boavista e "classifica" Fluminense

                                                                                                                                                                        O Vasco entrou em campo neste sábado já conhecedor do confronto da próxima quarta-feira, contra o Flamengo, pelas semifinais da Taça Guanabara. Ainda assim, com time misto, superou o Boavista por 1 a 0, no Engenhão, e assegurou a classificação ao Fluminense, que bateu o Bangu. Kim, com assistência de Jonathan, marcou o gol da vitória.
Com o resultado deste sábado, o Vasco segue com a melhor campanha do Campeonato Carioca 2012: são seis vitórias em seis jogos disputados, o que não serve como critério de desempate para enfrentar o Flamengo, às 22h (de Brasília) da próxima quarta no Engenhão.
A vitória, ainda assim, tem valor para o rival Fluminense. Vice-campeão da Taça Guanabara 2011, o Boavista eliminaria o Flu e iria às semifinais caso tivesse batido o Vasco neste sábado. Apesar de bons momentos, ainda assim, a equipe mandante acabou derrotada.
Kim decide no sábado de Carnaval
Cristóvão Borges poderia ter escalado 11 reservas no Vasco, 100% na liderança do Grupo B da Taça Guanabara. Mas, no jogo que definiria o destino do Fluminense, o treinador optou por uma equipe mista. Pendurados, Dedé, Fellipe Bastos e Felipe não atuaram. Rodolfo, suspenso, também. Juninho Pernambucano também foi poupado.
Mesmo sem vários titulares, o Vasco atuou com equipe de bom nível e fez confronto parelho. Aos 15min, Diego Souza quase marcou em chute colocado. Pouco depois, serviu para o zagueiro Douglas, substituto de Dedé, que parou diante de milagre do goleiro Thiago.
O Boavista, que na etapa inicial só havia ameaçado com falta batida por Paulo Rodrigues, foi melhor no segundo tempo. Willian Barbio até levou perigo ao perder chance diante de Thiago, mas a equipe mandante cresceu. Elton, Marlon e principalmente Paulo Rodrigues exigiram defesas importantes de Fernando Prass.
Acuado à defesa, o Vasco encontrou seu gol em jogada de dupla que vinha em má fase e acabara de entrar na partida. Aos 33min, Jonathan enfileirou a defesa adversária e Kim, livre, chutou com estilo para fazer seu primeiro gol desde a chegada a São Januário.
FICHA TÉCNICA
BOAVISTA 0 x 1 VASCO
Gol:
VASCO: Kim, aos 33min do segundo tempo
BOAVISTA: Thiago; Sheslon, Bruno Costa, Luiz Alberto (Elton) e Paulo Rodrigues; Julio Cesar, Fabrício, Leandro e Fabiano Gadelha (Marlon); André e Somália (Bruno Veiga)
Treinador: Alfredo Sampaio
VASCO: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Douglas e Max; Nílton, Eduardo Costa, Diego Rosa e Diego Souza (Jonathan); Willian Barbio e Alecsandro (Kim)
Treinador: Cristóvão Borges
Cartões Amarelos
BOAVISTA: Paulo Rodrigues e Bruno Costa
Árbitro
Luis Antônio Silva dos Santos (RJ)
Local
Estádio João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ).

Elkeson diz que temperatura ajudou na vitória do Botafogo

Elkeson disse que Oswaldo pediu para o time ter mais posse de bola no jogo. Foto: Satiro Sodré/Agif/Divulgação
Elkeson disse que Oswaldo pediu para o time ter mais posse de bola no jogo.
Autor do último gol do Botafogo na vitória por 3 a 0 sobre o Macaé, neste sábado, o meia Elkeson deu parabéns à equipe do Botafogo pelo resultado positivo, conquistado fora de seus domínios, e ainda destacou que a temperatura foi importante para o bom futebol do time.
Segundo o camisa 9, a menor intensidade do sol ajudou o Botafogo a manter um bom toque de bola para chegar ao resultado, que valeu a primeira posição do Grupo A da Taça Guanabara.
"A equipe está de parabéns. Fizemos o que o professor Oswaldo nos pediu. Tivemos mais posse de bola devido à amenização do calor. Fizemos nosso dever de casa", afirmou Elkeson.

Fluminense vence Bangu, conta com ajuda do Vasco e se classifica

Wellington Nem e Fred se destacaram na vitória tranquila do Fluminense. Foto: Wallace Teixeira/ Photocamera/Divulgação
Wellington Nem e Fred se destacaram na vitória tranquila do Fluminense.
O Fluminense jogou na casa do Vasco neste sábado e ainda contou com ajuda do rival para se classificar para as semifinais da Taça Guanabara. Em São Januário, o time do técnico Abel Braga fez sua parte ao vencer o Bangu por 3 a 0, e o Vasco contribuiu ao bater o Boavista por 1 a 0. Dessa forma, o Flu ficou em segundo lugar no Grupo B e garantiu sua vaga na próxima fase.
Depois de um começo de jogo pouco animador, Wellington Nem comandou a evolução do Fluminense. Primeiro ele sofreu o pênalti convertido por Fred. Depois, deu passe para Araújo marcar o segundo gol do jogo. Durante o segundo tempo, Nem ainda fez o seu, após passe de Fred.
Agora, as semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, terão os quatro grandes times do Rio de Janeiro. O Fluminense vai encarar o Botafogo na próxima quinta-feira, enquanto o Flamengo duelará contra o Vasco um dia antes.
O jogo
Mal no começo do jogo, o Fluminense só levou perigo em cobrança de falta de Fred, aos 5min. Depois, o time sofreu com falta de criatividade e passou a irritar sua torcida. O desempenho só foi melhorar depois da parada técnica para hidratação.
E foi o jovem Wellington Nem o grande responsável pela evolução do Fluminense. Aos 25min, ele criou boa chance para Fred, que chutou em cima da defesa. Já aos 30min, ele caiu na área e o juiz marcou pênalti. Fred foi para a cobrança e abriu o placar.
Aos 36min, saiu o segundo gol do Fluminense e mais uma vez Nem teve participação decisiva. Ele tocou para Araújo, que estava sozinho na área e finalizou com precisão, colocando o 2 a 0 no placar.
O segundo tempo teve o mesmo roteiro que o primeiro: foi lento no início e só foi melhorar quando Wellington Nem se destacou, aos 20min. Após receber passe de Fred, ele chutou forte, dentro da área, e marcou o terceiro gol do Fluminense.
Com a vantagem no placar, Abel Braga passou a recuar o time para administrar a vitória sem sustos. De olho no jogo do Vasco contra o Boavista, o Fluminense ainda teve grande chance com Fred, que desperdiçou aos 40min, mas a vitória por 3 a 0 já estava garantida.
Ficha técnica
FLUMINENSE 3 x 0 BANGU
Gols
FLUMINENSE:
Fred, aos 30 min do 1º tempo; Araújo, aos 36min do 1º tempo e Wellington Nem, aos 20min do 2º tempo
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Digão, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho e Thiago Neves (Lanzini); Araújo (Wanger), Wellington Nem (Jean) e Fred
Treinador: Abel Braga
BANGU: Willian; Tiago Lopes, Raphael Azevedo, Vinícius Leandro e Angelo (Gedeílson); Mayaro, Oliveira (Gabriel Galhardo), China e Sidney; Renan Oliveira e Marcelo Fernandes
Treinador: Carlos César
Cartões amarelos
FLUMINENSE: Thiago Neves
BANGU: Mayaro
Árbitro
Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Local
São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).

"Reservas" marcam, Botafogo bate Macaé e avança em primeiro

Substituto de Loco Abreu, Herrera abriu caminho para a vitória botafoguense. Foto: Satiro Sodré/Agif/Divulgação
Substituto de Loco Abreu, Herrera abriu caminho para a vitória botafoguense.
Sem os titulares Andrezinho e Loco Abreu, os considerados "reservas" do Botafogo decidiram a partida diante do Macaé, pel sétima rodada da Taça Guanabara, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. Neste sábado, o time de General Severiano venceu por 3 a 0 e obteve vaga nas semifinais do primeiro turno do Campeonato Carioca. Os suplentes Herrera e Felipe Menezes marcaram no primeiro tempo e encaminharam a vitória. No final, Elkeson completou a festa alvinegra.
A vitória do Botafogo, somada ao triunfo do rival Flamengo sobre o Resende por 3 a 1, faz o time comandado por Oswaldo de Oliveira avançar à semifinal da Taça Guanabara em primeiro no Grupo A.
A equipe agora aguarda a definição da outra chave para conhecer o rival na próxima fase. Boa Vista, Friburguense, Fluminense e Volta Redonda brigam pela segunda vaga do Grupo B - o Vasco já passou como líder - e podem ser rivais do Botafogo, que terminou a primeira fase com 15 pontos.
Botafogo pressiona e abre 2 a 0
Sem o meio-campista Andrezinho e o atacante Loco Abreu, ambos com lesão muscular, o técnico Oswaldo de Oliveira optou por escalar Felipe Menezes e Herrera para tentar dar mais mobilidade ao Botafogo.
Apesar disso, o Macaé começou tomando mais a iniciativa, tocando a bola e tentando chegar ao ataque. Mesmo assim, o time da casa não conseguiu criar nenhuma grande chance nos primeiros minutos. A primeira boa oportunidade de gol foi alvinegra. Aos 11min, Felipe Menezes levantou da direita, Elkeson tocou de cabeça e mandou à direita do gol.
A resposta do Macaé foi imediata. Aos 13min, Pituca levantou com perigo na grande área e Jeferson fez boa defesa. Na reposição, o Botafogo foi ao ataque e quase fez o primeiro. Lucas tocou para Elkeson, que entrou na área e bateu cruzado, obrigando Luis Henrique a fazer a intervenção.
Aos 21min, Valdir tocou para Wagner, que mandou uma bomba de longe para outra ótima defesa de Jefferson. A partida era corrida. E foi em rápido contra-ataque que o Botafogo abriu o placar. Aos 28min, Herrera foi lançado e deu um belo toque por cobertura na saída de Luis Henrique: 1 a 0.
A vantagem empolgou o Botafogo, que não demorou para ampliar. Aos 36min, Elkeson achou Maicosuel pela esquerda. O meia avançou pela ponta e cruzou para Felipe Menezes, de costas para os marcadores, tocar de calcanhar na pequena área e fazer o segundo do time de General Severiano.
Aos 43min, nova chance do Botafogo. Maicosuel recebeu na pequena área e chutou para o gol, mas Luís Henrique defendeu. A última chance do primeiro tempo foi da equipe da casa. Valdir cobrou falta na ponta esquerda e mandou direto para o gol. Jefferson fez mais uma defesa segura.
Botafogo se poupa e faz a festa no final
Empolgado pela vantagem obtida no primeiro tempo, o Botafogo começou a segunda etapa determinado a resolver o duelo. Aos 2min, Elkeson entrou na área pela direita, deu um bonito corte no zagueiro e bateu com perigo para a meta de Luis Henrique.
Aos 5min, o time alvinegro teve um gol anulado pela arbitragem. Herrera recebeu sozinho e arriscou o chute. O argentino chegou a balançar as redes, mas o árbitro Péricles Bassols já havia marcado irregularidade antes de a bola chegar no botafoguense.
E a pressão continuou. Aos 9min, Herrera entrou sozinho na área e, frente a frente com o goleiro, chutou para a fácil defesa de Luis Henrique. Depois disso, o Botafogo passou a administrar a partida. Mesmo assim, chegou com perigo aos 24min. Herrera lançou Elkeson na direita. O camisa 9 cortou o zagueiro e bateu para fora.
Aos 35min, Felipe Menezes levou a bola pelo meio e chutou para o gol, mas o arremate saiu fraco, ao lado esquerdo do gol de Luís Henrique. Mesmo faltando alguns minutos para o final, a torcida botafoguense já cantava e comemorava a vaga na semifinal no estádio em Macaé.
A festa ficou completa quando Elkeson ampliou aos 43min. Herrera cruzou e o meia tocou de cabeça para o fundo da rede. O goleiro Luís Henrique ainda tentou defender, mas não conseguiu e viu a bola entrar. Depois disso, o time apenas tocou a bola e esperou o apito final para comemorar a vaga nas semifinais da Taça Guanabara.
Ficha técnica
MACAÉ 0 x 3 BOTAFOGO
Gols
BOTAFOGO:
Herrera, aos 28min e Felipe Menezes aos 36min do primeiro tempo; Elkeson, aos 43min do segundo tempo 
MACAÉ: Luis Henrique; Valdir, Ramon, Douglas Assis e Gerson; Gedeil (Bruno Barra), Wagner, Wallacer e Norton (Tiago Santos); Pipico e Alex Sandro (Josiel)
Treinador: Toninho Andrade
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antonio Carlos (Brinner), Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos; Renato, Maicosuel (Cidinho), Felipe Menezes (Lucas Zen) e Elkeson; Herrera
Treinador: Oswaldo de Oliveira
Cartões amarelos
BOTAFOGO: Elkeson
Árbitro
Péricles Bassols (RJ)
Local
Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé (RJ).

Na Argentina, ônibus do Peñarol é apedrejado e meia fica ferido

Incidente ocorreu após derrota para o Godoy Cruz, na estreia pela Libertadores. Foto: AP
Incidente ocorreu após derrota para o Godoy Cruz, na estreia pela Libertadores.

Depois da derrota por 1 a 0 para o Godoy Cruz, na cidade de Mendoza, na Argentina, o ônibus do Peñarol acabou apedrejado por torcedores locais, em duelo que marcava a estreia de ambos no Grupo 8 da Copa Libertadores da América, na noite desta quinta-feira.
Na confusão, o meio-campista Sebastián Rosano acabou ferido em um dos ombros. De acordo com o chefe da polícia de Mendoza, Juan Carlos Caleri, o fato ocorreu no caminho entre o Estadio Malvinas Argentinas, local em que foi realizada a partida, e o hotel onde a delegação do Peñarol estava hospedada.
Além do ônibus do time uruguaio, também foram apedrejados carros particulares pertencentes a torcedores do Peñarol.

Conmebol antecipa Santos x Internacional-RS para 7 de março

Partida entre Santos, do atacante Neymar, e Inter foi antecipada. Foto: AP
Partida entre Santos, do atacante Neymar, e Inter foi antecipada.


A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) resolveu alterar a data do confronto brasileiro entre Santos e Internacional, válido pelo Grupo 1 da Copa Libertadores da América. O jogo, inicialmente marcado para 8 de março, foi antecipado e agora será realizado no dia 7 do próximo mês.

A partida entre os brasileiros ainda não teve o horário confirmado definitivamente - inicialmente está marcado para as 19h45 (de Brasília) -, mas a Vila Belmiro segue como o local escolhido.
A informação foi confirmada pelo gerente de futebol santista, Nei Pandolfo. "Recebemos um comunicado da Conmebol hoje avisando sobre essa mudança. O horário ainda vai ser confirmado posteriormente", afirmou o dirigente.
O Inter é o líder da chave, pois derrotou o Juan Aurich (Peru) na estreia. The Strongest (Bolívia), que bateu os alvinegros na última quarta, também soma três pontos, só que tem um gol a menos de saldo em relação aos gaúchos (2 a 1). Tanto o Santos quanto a equipe peruana ainda não pontuaram.

Juan estreia com gol, Santos passa pelo Mirassol e vence 3ª seguida

Juan estreou pelo Santos marcando um belo gol de fora da área. Foto: Fernando Calzzani/Gazeta Press
Juan estreou pelo Santos marcando um belo gol de fora da área.


Mesmo após a estreia na Libertadores na última quarta-feira, o Santos entrou em campo contra o Mirassol, pela oitava rodada do Campeonato Paulista, com o time considerado titular. E deu resultado. Mesmo atuando no Estádio José Maria de Campos Maia, a equipe de Muricy Ramalho dominou e venceu a equipe da casa por 3 a 1. Destaque para o lateral Juan, que estreou com a camisa santista marcando um belo gol, o primeiro do time na partida.


Com esta vitória, a terceira seguida no Paulista, a equipe santista sobe para a quinta posição, com 15 pontos. O time de Muricy Ramalho encosta de vez na briga pelas primeiras posições, já que o líder Palmeiras tem 20. Já o Mirassol estacionou nos nove pontos e, com os resultados desta rodada, caiu para a 12ª colocação na tabela.

Pelo Estadual, o Santos volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Comercial. Ainda sem a Vila Belmiro, que está em reformas, a equipe da Baixada mandará esta partida na Arena Barueri, às 19h30 (de Brasília). No mesmo horário, o Mirassol viaja até Lins, onde encara o Linense, no Estádio Gilbertão.
Santos domina o 1º tempo e abre o placar com golaço de Juan
O Santos entrou em campo diante do Mirassol com o time considerado titular, exceção feita ao goleiro Rafael, que ficou fora por uma lesão. Empurrado pela torcida presente, o time santista começou valorizando a posse de bola. Nos primeiros dez minutos, no entanto, a equipe não criou boas chances de gol. Aos 11min, o time abriu o placar. O lateral Juan aproveitou rebatida da zaga do Mirassol e, de longa distância, acertou o ângulo direito do goleiro Fernando Leal.
Depois do gol, o Mirassol tentou ir à frente. Porém, o time do interior errava muitos passes. Já o Santos tocava rápido a bola e conseguia dominar o meio-campo. Aos 30min, em cobrança de falta, Neymar mandou perto do poste esquerdo de Leal. A melhor chance do Mirassol no primeiro tempo aconteceu aos 37min. Dezinho partiu com a bola para o ataque e acionou Gilsinho. O meia chutou da entrada da área, mas carimba a zaga santista.
Santos amplia, leva gol, mas consegue controlar o jogo
A segunda etapa começou agitada. Logo aos 2min, Ganso tentou passar por Acleisson e o volante meteu a mão na bola dentro da área. O árbitro Philippe Lombard apontou o pênalti para o Santos e mostrou amarelo para o jogador do Mirassol. Na batida, Borges bateu forte no canto direito, para fazer o segundo do Santos na partida. Foi o primeiro gol do centroavante neste Campeonato Paulista.
Atrás no placar, o Mirassol foi para cima. E foi recompensado com um gol logo na sequência. Aos 6min, Xuxa roubou a bola no meio-campo e abriu para Preto pelo lado direito. Livre de marcação, o atacante chutou no ângulo esquerdo e venceu Aranha, diminuindo o prejuízo da equipe da casa. Empolgado, os mandantes continuaram pressionando. Aos 8min, Acleisson finalizou de longa distância e Aranha encaixou sem problemas.
Mesmo com o susto, o Santos seguiu dominando a partida e não demorou para fazer o terceiro. Elano, que tinha acabado de entrar na vaga de Ibson, bateu falta na primeira trave e Edu Dracena desviou para ampliar a vantagem santista. A partida estava nas mãos do Santos. Aos 27min, Neymar soltou uma pancada da meia lua e a bola passou raspando o travessão de Leal. Em seguida, aos 29, Elano finalizou da entrada da área e mandou perto da trave esquerda, com muito perigo.
O Santos chegava fácil e poderia ter ampliado a vantagem. Aos 35min, Ganso girou na intermediária e fez passe sensacional para Neymar. O camisa 11, sozinho, tentou a cavadinha e perdeu o quarto gol. Aos 41min, Neymar puxou contragolpe e acionou Borges. O camisa 9 entrou na cara do gol, mas chutou em cima do goleiro Leal. No final da partida, ainda deu tempo para Esley, que acabara de entrar no lugar de Gilsinho, chegar forte em Arouca e levar o cartão vermelho direto. Aos 47min, Dimba ainda perdeu uma grande chance para marcar. Depois disso, o Santos apenas esperou o apito final e celebrou a terceira vitória consecutiva no Campeonato Paulista.
Ficha técnica
MIRASSOL 1 x 3 SANTOS
Gols
MIRASSOL:
Preto, aos 6min do segundo tempo
SANTOS:
Juan, aos 11min do primeiro tempo; Borges, aos 3min, e Edu Dracena, aos 19min do segundo tempo 
MIRASSOL:Fernando Leal; Eric, Matheus Ferraz, Dezinho e Márcio Careca (Samuel); Sérgio Manoel (Acleisson), Alex Silva, Xuxa e Gilsinho (Esley); Preto e Borebi
Treinador: Ivan Baitello
SANTOS: Aranha; Fucile, Edu Dracena, Durval e Juan; Arouca, Henrique, Ibson (Elano) e Paulo Henrique Ganso (Felipe Anderson); Neymar e Borges (Dimba)
Treinador: Muricy Ramalho
Cartões amarelos
MIRASSOL: Sérgio Manoel, Márcio Careca, Acleisson, Xuxa, Gilsinho e Eric
SANTOS: Aranha, Paulo Henrique Ganso, Neymar
Cartões vermelhos
MIRASSOL: Esley
Árbitro
Philippe Lombard (SP)
Local
Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP).