Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Flamengo comemora 30 anos da conquista da Libertadores

Enquanto o Flamengo tropeça nas próprias pernas e vive a expectativa de saber se irá ou não conseguir a vaga para a Copa Libertadores de 2012 - há pouco tempo dada como certa-, o clube comemora nesta quarta-feira um dos capítulos mais bonitos de sua história. Há exatos 30 anos Zico, Junior, Andrade, Adílio e companhia derrotavam o Cobreloa, do Chile, por 2 a 0, e traziam o mais importante troféu sul-americano para a Gávea.
Naquela noite de 23 de novembro, em que uma verdadeira aula de futebol conseguiu transformar em rubro-negro até quem não dava a mínima pelo esporte, não se encerrava apenas mais uma história de um time capaz de se impor diante de seus adversários. Era o fim de uma epopeia. Dessas que, por algum fenômeno quase  inexplicável, são contadas com um enorme nível de detalhamento mesmo por aqueles que sequer sonhavam nascer.
"O reconhecimento é extremamente prazeroso. É um retorno positivo do meu trabalho pelo Flamengo e por todos os clubes pelo qual eu passei. Prova que sou uma lenda viva no futebol brasileiro. Sei que, enquanto existir o mundo e enquanto existir o Clube de Regatas do Flamengo, tudo o que fiz jamais será esquecido", diz Nunes, o ' artilheiro das decisões', emocionado.
Time do Flamengo campeão da Libertadores em 1981
Time do Flamengo campeão da Libertadores em 1981
Tanta admiração é mais do que justificada. Com um futebol vistoso, o Flamengo passou por equipes tradicionais como o Atlético-MG [mais sobre este jogo no fim do texto], o Cerro Porteño e o Olímpia, ambos do Paraguai, entre outras, e chegou àquela decisão com status de favorito. Com dois gols de Zico e os gritos dos cerca de 93 mil torcedores que foram ao Maracanã, o time venceu por 2 a 1 e deu o primeiro passo rumo ao título. O atacante Merello, de pênalti, descontou para os visitantes.
A partida em campos cariocas foi realizada em uma sexta-feira 13, mas, por ironia do destino, seria o jogo seguinte que guardaria um enredo digno de filme de terror. Inferiores, os chilenos aproveitaram-se da complacência da arbitragem para tentar minimizar a diferença técnica na base da violência. Em um Estádio Nacional do Chile superlotado (estimam-se 65 mil pessoas presentes),  o Rubro-Negro - que precisava de apenas um ponto para ser campeão - conseguiria muitos mais. Pelo corpo.
O zagueiro Mario Soto, com uma pedra na mão, desferia golpes contra os jogadores do Flamengo, que pouco podiam fazer. Adílio rompeu o supercílio e deu tons de vermelho sangue à camisa branca usada na ocasião. Lico, o mais castigado, além de ter a testa aberta e quase ficar cego, perdeu dois dentes. Já Júnior foi brutalmente pisado enquanto estava caído e passou ostentar as marcas das chuteiras adversárias na perna. Nesse cenário de guerra, era difícil imaginar qualquer resultado que não fosse a derrota. Ela quase foi evitada, mas, aos 28 do segundo tempo, Vítor Merello bateu falta de longe, a bola desviou em Leandro, e morreu nas redes de Raul: 1 a 0. O campeonato seria decidido em jogo extra, no Uruguai.
"Eles começaram a tentar definir as coisas fora de campo. Quando chegamos ao estádio bateram no nosso ônibus, e os policiais deram "pescoções" na gente e ameaçaram soltar os cachorros. Dentro, a estratégia deles era fazer com que algum de nossos jogadores fosse expulso. Tínhamos que apanhar e ficar na nossa, pois sabíamos que seríamos punidos caso revidássemos. Aquele também foi um jogo de inteligência", relata Adílio.
Local da final da Copa do Mundo de 1930, o Estádio Centenário de Montevidéu também seria o palco da decisão da Libertadores de 1981. Desta vez sem contar com a benevolência do juiz, as coisas ficaram complicadas para o Cobreloa. Artilheiro e considerado o melhor jogador da competição, Zico - que já havia marcado 9 vezes - anotou mais dois e deu a tão sonhada vitória ao Flamengo. A América, enfim, era rubro-negra. 
O soco de Anselmo
Mas não bastava ao Flamengo vencer, era preciso lavar a alma da torcida. A poucos minutos do fim, com a partida já resolvida, o técnico Paulo César Carpegiani decide botar o atacante Anselmo no lugar de Nunes. Ao jovem de 22 anos, chamado às pressas para o jogo, somente uma instrução: derrubar Mario Soto. E assim foi. Anselmo nocauteou o zagueiro, provocou uma briga generalizada e virou ídolo. 
No dia seguinte à partida, o jornalista João Saldanha vibrava neste JB com a cacetada no zagueiro chileno. Ele, que dizia estar com a violência do Cobreloa no primeiro jogo atravessada na garganta, afirmou que alertou a Zico e a Carpegiani que, se o rubro-negro voltasse a "abaixar a cabeça", perderia novamente.
Anselmo acerta soco no zagueiro Mário Soto no segundo jogo da final
Anselmo acerta soco no zagueiro Mário Soto no segundo jogo da final
"O time do Flamengo não podia afinar, já que não se tratava mais de futebol, tratava-se de uma briga (...) A paulada que o Andrade deu no cara foi, a meu ver, decisiva, pois dali em diante o jogo acalmou e parecia outra partida. Faltava a devolução ao Mário Soto, que não vinha jogando bola, apenas dava socos e pontapés para todos os lados. Já que o árbitro dentro de campo não tomava providências, alguém tinha que tomar. E o Anselmo se encarregou de dar o troco no zagueiro deles", avaliou em seu artigo Saldanha.
"O futebol do Flamengo é superior, nosso futebol é superior, mas não vamos levar para casa soco na cara, cusparadas e provocações gratuitas (...)E novamente eu volto a alertar: nunca devemos dar a primeira, mas dar o troco na hora certa é importante num jogo como este", concluiu.
Zico: foi a competição mais dura que joguei
Com a experiência de quem, em pouco mais de 20 anos de carreira, jogou duas Copas do Mundo e acumulou títulos e a idolatria de torcedores por onde passou, Zico lembra com saudades do tempo em que liderou o Flamengo rumo às suas maiores conquistas.
Em entrevista exclusiva ao Jornal do Brasil, o Galinho de Quintino fala sobre as dificuldades de disputar a Libertadores na década de 80, o polêmico duelo contra o Atlético-MG e sobre o soco de Anselmo. Ao contrário da torcida, Zico reprovou a atitude. 
Além disso, o craque ainda analisa a última participação do Flamengo na Libertadores e fala do que o clube vai precisar para voltar a ser campeão, caso consiga se classificar para o torneio do ano que vem.
Flamengo x Atlético-MG: confusão e acusações
Uma das maiores polêmicas do torneio acontece ainda na primeira fase. Após terminarem empatados na liderança do Grupo 3, com 8 pontos, Flamengo e Atlético-MG fizeram um jogo extra, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, para definir quem avançaria às semifinais da competição. O Galo, que também contava com diversos craques da Seleção Brasileira, entrou em campo com a convicção de que poderia se vingar da derrota na final do Campeonato Brasileiro de 1980. 
Mas isso não ocorreu. Depois que o árbitro José Roberto Wright expulsou o centroavante Reinaldo, que acabara de cometer falta por trás em Zico, os mineiros se descontrolaram, passaram a reclamar com veemência e a ser expulsos em série.  Aos 37 minutos, já sem Éder, Reinaldo, Chicão, Palhinha e Cerezo - além do técnico Carlos Alberto Silva -, o Atlético-MG ficou com menos jogadores do que o permitido pela regra, e o Flamengo foi declarado vencedor. Para os atleticanos, que até hoje reclamam do episódio, o Rubro-Negro foi beneficiado no duelo.
Rivalidade e equilíbrio marcaram os confrontos entre Flamengo x Atlético-MG no início dos anos 80
Rivalidade e equilíbrio marcaram os confrontos entre Flamengo x Atlético-MG no início dos anos 80
O volante Andrade, que garantiu o título nacional de 1980 ao Flamengo ao salvar o que seria o gol de empate nos últimos minutos, mostra-se irritado com as acusações. Para ele, tudo não passa de uma tentativa de tirar o foco do fracasso do Galo. "O Atlético-MG tinha um belo time, mas não conseguiu manter a calma. Já havia todo um clima de rivalidade por causa da final do Brasileiro do ano anterior e eles vieram nervosos. Não tiveram competência para nos vencer e preferiram apontar um culpado do que admitir a própria falha", alfineta.
Zico também não vê fundamentos nas teorias conspiratórias. “O José Roberto Wright é uma pessoa idônea. Antes de o jogo começar, ele falou para mim e para o Cerezo [os dois capitães] que iria expulsar o primeiro que fizesse uma falta por trás. Nunca tinha visto isso, e decidi avisar aos companheiros. O Cerezo fez o mesmo. No jogo, não deu outra. O Reinaldo me derrubou e ele mostrou o vermelho. Aí perderam a cabeça”, conclui.
A campanha vitoriosa
Jogos: 14 | Vitórias: 8 | Empates: 5 | Derrota: 1
Gols pró: 23 | Gols contra: 11 | Artilheiro: Zico - 11 gols
Elenco
Goleiros: Raul e Cantarele | Laterais: Leandro, Junior, Carlos Alberto e Nei Dias | Zagueiros: Rondinelli, Marinho, Figueiredo e Mozer | Volantes: Andrade e Vítor | Meias: Adílio, Zico, Tita, Lico | Atacantes: Nunes, Anselmo, Chiquinho, Baroninho, Peu, e Fumanchu | Técnicos: Dino Sani e Paulo César Carpegiani
Os resultados
Zico levanta o troféu da Libertadores
Zico levanta o troféu da Libertadores
Flamengo 2 x 2 Atlético (MG) 
Flamengo 5 x 2 Cerro Porteño (PAR)
Flamengo 1 x 1 Olímpia (PAR) 
Flamengo 2 x 2 Atlético-MG-
Flamengo 4 x 2 Cerro Porteño (PAR)
Flamengo 0 x 0 Olímpia (PAR)
Flamengo 0 x 0 Atlético-MG
Flamengo 1 x 0 Deportivo Cali (COL)
Flamengo 2 x 1 Willsterman (BOL)
Flamengo 3 x 0 Deportivo Cali (COL)
Flamengo 4 x 1 Willsterman (BOL)
Flamengo 2 x 1 Cobreloa (CHI)
Flamengo 0 x 1 Cobreloa (CHI) 
Flamengo 2 x 0 Cobreloa (CHI)

O meia Thiago Neves renova contrato e fica no Flamengo em 2012


Proposta de R$ 18 mi para adquirir o meia foi aceita pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita. Empresário do disse que só falta definir forma de pagamento e o tempo de contrato

Sem desviar sua atenção de 2011, o Flamengo já começou a planejar a próxima temporada e por isso o meia Thiago Neves, um dos principais destaques da equipe neste ano, deve permanecer na Gávea. O Al-Hilal, da Arábia Saudita, que detém 90% dos direitos econômicos do jogador, aceitou a proposta realizada pela diretoria e com isso o camisa 7, que tinha contrato válido até o dia 31 de dezembro, deve continuar no time.
“Está tudo praticamente resolvido, sob controle. Os valores estão acertados. Só falta definir a forma de pagamento e o tempo de contrato com o Flamengo, que será de três ou quatro anos. O Thiago será jogador do Flamengo nos próximos anos”, garantiu o empresário do jogador Léo Rabello, que afirmou ainda que outros clubes brasileiros demonstraram interesse em contar com o meia em 2012.
Para viabilizar a negociação o Fla deverá desembolsar uma quantia de R$ 18 milhões.
Mesmo sem comentar sobre sua permanência na Gávea, Thiago Neves segue empenhado em garantir um futuro melhor para o Flamengo na próxima temporada e isso significa classificar o time para a Taça Libertadores da América. Para deixar o sonho ainda mais próximo de se tornar realidade a equipe enfrentará neste domingo, em Macaé, o Internacional, adversário direto na missão de garantir o acesso ao torneio continental. Para alcançar o triunfo, Thiago acredita que o Fla precisa chutar mais.
“Nós precisamos arriscar mais chutes a gol. Os outros times estão chutando de fora da área e conseguindo marcar gols. Nós ficamos trocando a bola e nem sempre finalizamos. Contra o Internacional, vamos precisar modificar um pouco essa postura. Tenho conversado com o Ronaldinho e com o Deivid para finalizarmos mais vezes”, revelou.
Nas últimas rodadas, o Flamengo, segundo ataque mais positivo deste Brasileiro, com 57 gols, um a menos que o Fluminense, tem deixado a desejar. Desde a goleada por 5 a 1 sobre o Cruzeiro, o time não marca há três jogos.
“Com certeza estamos trabalhando no sentido de fazer os gols voltarem a acontecer na partida contra o Internacional, que para nós é uma verdadeira decisão. O Flamengo sabe da responsabilidade de ganhar dentro de casa, ainda mais porque é um confronto direito”, finalizou.

Com camisa 7, e capacete, Kléber é apresentado pelo Grêmio

kleber obras grêmio (Foto: Diego Guichard  / GLOBOESPORTE.COM)
O Gladiador já tem nova casa. Com a camisa 7 imortalizada por Renato, Kleber se apresentou como novo atacante do Grêmio na Arena em obras, em jogada de marketing do clube gaúcho. Tal qual estivesse em um coliseu, Kleber caminhou soberano pelas obras na Arena localizada no bairro Humaitá, em Porto Alegre. Como apurou o blog Tudo Sobre Futebol, ele foi acompanhado pelo presidente Paulo Odone e pelo empresário Pepe Dioguardi. Até mesmo os operários pararam para ver o reforço.



Com camisa branca, Kleber passou sorridente, mas calado. Recebeu informações de Odone sobre como ficará o novo estádio. Cercado por jornalistas, o atacante caminhou até um andar superior e pôde observar as arquibancadas em construção.
- O Grêmio quer um time à altura desse estádio maravilhoso. A partir da nossa Arena, teremos uma nova fase. O Kleber é o início do time que vocês estão construindo. Por isso, entrego o Kleber
para o torcedor do Grêmio – destacou Odone.
Kleber chegou ao estádio com uma hora de atraso, às 18h. Nas primeiras palavras como jogador gremista, exaltou a geral e falou em título da Libertadores:
- Estou muito feliz e agradeço a todas as pessoas que finalizaram essa contratação. O que mais me motivou é a formação de um time competitivo para a gente ganhar a Libertadores daqui a um ano e meio. É um sonho pessoal.
Ficha técnica de Kleber:
Nome: Kléber Giacomance de Souza Freitas
Posição: Atacante
Nascimento: 12/08/1983
Local: Osasco-SP
Clubes: São Paulo, Dínamo Kiev, Palmeiras, Cruzeiro e Palmeiras.
Títulos:
Campeonato Ucraniano: 2004 e 2007 (Dínamo Kiev)
Copa da Ucrânia: 2005, 2006 e 2007 (Dínamo Kiev)
Campeonato Paulista: 2008 (Palmeiras)
Campeonato Mineiro: 2009 (Cruzeiro)
Mundial Sub-20: 2003 (Seleção Sub-20).

Procurador de Montillo já aceitou negociar com o Flu



Depois de Francisco Aiello, comentarista da Rádio Brasil, foi a vez de Bruno Voloch, blogueiro do Uol, confirmar: O Fluminense quer Montillo. Com o aval do técnico Abel Braga, o Tricolor tentará a contratação do meia argentino. O procurador do atleta, inclusive, já aceitou abrir negociação com o clube carioca, informa o jornalista.
De acordo com Voloch, o Fluminense está agindo e com rapidez para a aquisição do apoiador. Montillo já sabe do interesse do atual campeão brasileiro. No entanto, a diretoria tricolor aguarda o destino do Cruzeiro para, então, iniciar as conversas com os dirigentes mineiros. Corinthians e Vasco também desejam o "hermano".

Porém a dupla Flu/Unimed deve agir nesse caso. O Presidente do Flu, Peter Siemsen, Já fez contato com Celso Barros, Presidente da Unimed, e o mandatário da Empresa de Saúde já liberou a quantia de 10 milhões de reais para contar com Montillo.

PRIMEIRO REFORÇO DO FLU PARA 2012: Wagner passa nos exames médicos e assina com o Flu nesta quinta-feira


Wagner deu mais um passo para vestir a camisa do Fluminense ne temporada 2012. Depois de chegar ao Rio de Janeiro e realizar exames médicos na última terça-feira, o apoiador foi aprovado e acertou nesta quarta-feira o contrato de imagem com a Unimed, na sede da patrocinadora, na Barra da Tijuca. Na próxima quinta, o jogador de 26 anos firmará o contrato de trabalho com o Tricolor. A duração total do compromisso deverá ser de quatro temporadas, mas o anúncio oficial da contratação só deve ser feito após o fim da participação do clube das Laranjeiras no Campeonato Brasileiro.
Destaque do Cruzeiro na campanha do vice-campeonato da Libertadores em 2009, quando a equipe mineira foi derrotada pelo Estudiantes-ARG na decisão, o apoiador foi vendido para o Lokomotiv Moscou, da Rússia. No início de 2011, ele esteve perto de voltar ao Brasil, mas frustrou alguns clubes nacionais interessados em seu futebol ao fechar com o Gaziantepspor, da Turquia. Alguns problemas com o clube turco e o desejo de defender a Seleção Brasileira, no entanto, levaram o jogador a pensar novamente em voltar para seu país natal. O Palmeiras aparaceu como primeiro interessado e esteve muito perto de fechar com Wagner, mas o Fluminense entrou no negócio e levou a melhor. Com a ajuda de seu patrocinador, o Tricolor adquiriu os direitos econômicos do apoiador. O valor da negociação não foi divulgado.
Como apurou o blog Tudo Sobre Futebol, a contratação de Wagner teve a ajuda importante de Fred, amigo pessoal do novo reforço. Ambos jogaram juntos no América-MG e no Cruzeiro. Além do apoiador, a diretoria tricolor foca seus esforços para três posições visando a disputa da Libertadores 2012: um lateral-esquerdo, um zagueiro e um segundo voltante habilidoso para a disputa da Libertadores 2012.

Na mira do São Paulo e do Fla, Taison diz que está na hora de retornar para o Brasil

Taison - Metalist Kharkiv x Malmo FF (Foto: AP Photo)

Enquanto dentro de campo o técnico Emerson Leão tenta colocar o time nos eixos a tempo de garantir uma vaga na Taça Libertadores da América, a diretoria já corre atrás de reforços para a próxima temporada. Um dos nomes mais comentados nos bastidores é o do atacante Taison, revelado pelo Internacional e que atualmente defende o Metalist (UCR) junto com o meia Cleiton Xavier, que teve ótima passagem pelo Palmeiras. O jogador é visto como ótimo substituto para Dagoberto, que deixará o clube do Morumbi em 2012.
Como apurou o blog Tudo Sobre Futebol, em entrevista concedida à rádio Globo, Taison diz que não vê a hora de voltar ao Brasil, mas que não vai forçar a barra para sair do clube ucraniano, com quem tem contrato até 2014.
– Fico feliz em saber que um clube grande do Brasil me quer, mas meu representante não me passou nada. Tenho mais três anos de contrato e, se alguém me quiser, terá de vir aqui para negociar. Não é fácil negociar com o pessoal daqui, mas acredito que uma boa conversa pode dar certo – afirmou o jogador.
Taison diz que acompanha alguns jogos do São Paulo direto da Ucrânia.
– É um grande clube. Tem o Luis Fabiano, que acabou de voltar a jogar, e o Lucas, que é um grande jogador 
Estou há um ano e meio fora do país e já bateu a saudade, principalmente da minha filha e de toda a minha família, já que eu vim sozinho para a Ucrânia – ressaltou.
Taison diz que, se for necessário, pode até renovar o contrato por mais um ano com o Metalist para que possa ser emprestado por uma temporada.
– Eu toparia isso (renovar), por que não? Tudo é questão de conversar. Acredito que em dezembro, quando voltar o Brasil nas férias, isso pode ser resolvido – disse.
Como o jogador custaria muito alto para ser negociado em definitivo, o São Paulo tenta um empréstimo por um ano ou então colocar algum jogador para abater o preço final. O meia Marlos, que já esteve na mira dos ucranianos neste ano, seria o escolhido.

Palmeiras caça reforços para 2012

A diretoria já prometeu, o técnico Luiz Felipe Scolari preparou sua lista de opções e o Palmeiras segue atrás de reforços para a temporada de 2012. Entre tantas tentativas, nenhuma ainda deu certo.
Wagner está acertando com o Fluminense. O clube espera Obina voltar da China para avançar. As outras duas bolas da vez são o lateral-direito Jonas, do Coritiba, e o atacante Taison, do Metalist (UCR).

Como apurou o blog Tudo Sobre Futebol, para contar com o jogador do time de Curitiba, o Verdão fez inicialmente uma consulta. A diretoria descobriu que os salários não seriam problema para trazer o reforço. O empecilho é que o Coxa não está disposto a liberar o atleta. Aos 24 anos, ele tem contrato até dezembro de 2014. O gerente de futebol, César Sampaio, viaja para Curitiba nos próximos dias para tentar negociar.
– A gente sabe que o Palmeiras tem interesse. Ficaram de formular um proposta, mas não sabemos o que está acontecendo. Ele está muito feliz no Coritiba. Mesmo assim, a visibilidade no Palmeiras é muito boa. Já fomos procurados. Estamos aguardando – afirmou o empresário do lateral, Felipe Pereira.
Jonas tem feito bons jogos pelo Coritiba nesta temporada. Ele chegaria ao Palmeiras para ser reserva de Cicinho. A diretoria e a comissão técnica também estão preocupadas com o possível assédio de outros clubes ao camisa 2. Seu substituto é Paulo Henrique, mas até o momento ele não agradou quando atuou. A direção do Coxa, porém, faz jogo duro.
Já Taison é outra opção para suprir o problema do ataque. O setor ofensivo tem sido um dos grandes dramas do Alviverde em 2011. A direção levanta recursos financeiros. Taison saiu do Inter por R$ 14 milhões. Alcione Dornelles, empresário e pai do atacante, acho difícil de fazer negócio com os ucranianos e não crê em liberação para 2012.
Ao ser questionado sobre o interesse no atleta do Metalist, o presidente Arnaldo Tirone respondeu:
– É um grande jogador. Vou até buscar no aeroporto – afirmou o dirigente, à Rádio Bandeirantes.
Além de Wagner, o Verdão tentou e não conseguiu os meias Vítor Júnior e o atacante André Lima. O presidente diz ter 13 nomes na pauta e espera contar com ao menos cinco.
César Sampaio: ‘Jonas é um excelente nome’
César Sampaio se esquivou ontem ao ser questionado sobre o andamento das negociações. Não confirmou e nem negou tratativas por Jonas e Taison, com a mesma resposta: não atrapalhar o clube.
– Não queremos direcionar para nomes. Vazamento dificultou contratações, vamos trabalhar por jogadores de ponta. Jonas é um excelente nome, mas não posso falar sobre quem, quando e onde – disse.
– Taison é um grande nome. Um jogador que saiu muito bem do Brasil. Não tenho acompanhado o momento dele. Uma das dificuldades que tivemos foi o vazamento de informação, adquirimos concorrentes e inflacionou. Não falo em nomes – completou o gerente.
Internamente, a perda de Wagner para o Fluminense é atribuída ao vazamento da notícia. Sampaio afirmou que não há negócios fechados, mas eles estão caminhando.
– Houve avanço. Não fechamos com ninguém ainda, mas assegurando nossa permanência na Série A já dá para contratar jogador de nível. Na Série B, orçamento, planejamento, tudo muda – disse.
Um atleta já recusou o clube.
– Ele não queria vir para cá por isso (momento do clube). Não vou falar, o cara está no mercado. Podemos prejudicar a carreira dele.

Alvos confirmados
Ainda estão na pauta
Jonas
Diretoria fez primeiros contatos e espera chegar a um acordo com o Coritiba.
Taison
É um sonho de Tirone, que tenta levantar rescursos pelo atleta do Metalist (UCR).
Obina
Frizzo confirmou o interesse e espera concretizar negócio até o fim do ano.
Paulinho
Vice afirmou que clube observa e lateral-esquerdo do Atlético-PR pode vir.
Jorge Wagner
Tirone confirmou que está nos planos, mas liberação no Japão está difícil.

Flu estuda outras opções para o elenco em 2012

Com o acerto com Wagner, a diretoria do Fluminense, juntamente com a comissão técnica, já estuda outros nomes para reforçar o elenco. Além do apoiador, a cúpula do futebol tricolor já definiu que pretende contratar um zagueiro, um volante e um lateral-esquerdo, visando à disputa da Copa Libertadores do ano que vem.
O planejamento também prevê a perda de algumas peças do elenco. Por isso, além das posições que hoje são consideradas carentes pela diretoria, o plano está sendo traçado com todas as variantes possíveis para a próxima temporada. Inicialmente, a ideia da diretoria é apenas contratar nomes para compor elenco, além de Wagner, que chega para ser titular.

Como apurou o blog Tudo Sobre Futebol, dentro do clube, existe o consenso de que o Fluminense tem um dos melhores elencos, por isso é preciso apenas reforçar pontualmente. Para o ataque, a diretoria não estuda por enquanto nenhum nome, porque conta com o retorno de Wellington Nem para a próxima temporada. O jogador, que vem se destacando pelo Figueirense, chamou a atenção de Abel Braga, que pediu para a diretoria o retorno da revelação das categorias de base. Tartá e Rodriguinho também voltam, mas não devem ficar.