Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Com média de rebaixado, defesa do Santos sucumbe e impede subida no Brasileirão

Setor de Edu Dracena e Durval passa por problemas e sofre muitos gols no Brasileirão
O técnico Muricy Ramalho disse depois do título da Libertadores que um dos segredos do título foi que ele conseguiu deixar a defesa do Santos mais protegida e o time menos exposto. Pois são justamente as constantes falhas no setor defensivo que agora não permitem a subida do time no Brasileirão.
 
Mesmo com dois jogos a menos, o Santos tem a quinta pior defesa do Brasileirão, com 40 gols sofridos em 25 partidas (média de 1,60). Para se ter uma ideia, a média santista é muito semelhante à do Atlético-MG (1,66) e pior que a do Atlético-PR (1,41), dois times que estão na zona de rebaixamento. Apesar do bom desempenho do ataque formado pelo artilheiro Borges e o craque Neymar (38 gols marcados), o saldo de gols dos santistas é negativo em dois.

Nos últimos quatro jogos, o problema defensivo se intensificou, afinal de contas foram oito gols sofridos, média de dois por partida. Por esse motivo, o Santos perdeu nas últimas vezes que entrou em campo, mesmo marcando dois gols em cada uma delas (derrotas por 3 a 2 para Figueirense e Fluminense).
Das 25 vezes que o Santos entrou em campo neste Brasileirão, o time praiano não foi vazado em apenas quatro, sendo que a última delas foi no dia 10 do mês passado, na vitória por 1 a 0 contra o Cruzeiro na Vila Belmiro.
Várias podem ser as explicações para esta deficiência defensiva, mas falta de entrosamento seguramente não é uma delas, pois a dupla de zaga formada por Edu Dracena atua junto desde o ano passado, assim como o lateral-esquerdo Léo e o goleiro Rafael.

Jogadores de Flamengo, Fluminense e Botafogo de olho nos futuros talentos do futebol

Rafael Moura (e), Renato (c) e Deivid (d) inauguram projeto para menores carentes
Atualmente, os quatro clubes cariocas vivem grande fase do Campeonato Brasileiro. Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense disputam ponto a ponto o título da competição. Por conta disso, jogadores de três dos quatro times começam a olhar para a base para tentar manter a hegemonia de seus pavilhões no cenário nacional.

Nesta segunda-feira, Renato, do Botafogo, Deivid, do Flamengo, e Rafael Moura, do Fluminense, foram até a Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, serem padrinhos da Taça das Favelas, um torneio de futebol que vai reunir mais de 24 mil jovens de 80 comunidades da cidade carioca. Deste projeto, os três jogadores esperam encontrar novos talentos para os clubes que eles defendem atualmente.

"O objetivo da taça é renovar talentos, pois vai abrir espaço para jovens. É difícil passar por peneiras. Quem sabe, no futuro, não sai daqui um jogador de seleção", disse o volante Renato, do Botafogo.

Muitos jogadores de futebol de hoje em dia não tiveram uma oportunidade como esta. Por isso, os jogadores olham para este torneio com carinho, pois poderá realizar o sonho de um menino de ser jogador de futebol.

"A oportunidade é boa. Na minha época, não tive uma chance como esta. Fui reprovado aos 13 anos em uma peneira no Botafogo, mas isso não me fez desistir. Espero que eles aproveitem a oportunidade e que possam realizar seus sonhos", afirmou o atacante Deivid, do Flamengo.

Rafael Moura vê neste projeto uma possibilidade de os mais jovens conseguir uma boa chance de crescer na vida.

"O esporte tem muitos ensinamentos. Além de formar um craque, ajuda formar um ser humano, não só no campo como na vida. O mais importante é não desistir de seus sonhos", admitiu o atacante do Fluminense.

Grêmio aprende com quedas e convoca torcida para "final" contra o Santos

Roth acredita que Grêmio aprendeu com derrotas e vai brigar por vaga na Libertadores
O Grêmio faz do duelo contra o Santos uma final. Na avaliação da equipe gaúcha, vencendo o jogo desta quarta-feira poderá seguir sonhando com classificação para Libertadores 2012. Com lições que ficaram de derrotas anteriores, Celso Roth convoca a torcida para comparecer no Olímpico.
Dois duelos contra times postulantes ao título serviram para o aprendizado. Vasco e Botafogo tiveram comportamentos opostos diante do Grêmio, ambos venceram, mas fizeram o time crescer coletivamente.
"Fomos muito mal e o Vasco muito bem naquele jogo. Serviu de lição. Não conseguimos atacar nem defender. O placar foi elástico. Também o Botafogo. Dizíamos antes da partida  que iríamos pressionar, imprimir nosso ritmo e não poderíamos errar atrás. Erramos uma vez, levamos o gol e perdemos", comentou Roth.

Com 36 pontos, em 12º, o Grêmio vê no duelo com o Santos a chance de subir para 9º ao igualar o número de jogos da maioria dos times do Brasileirão. Caso vença, somente 5 pontos ficarão entre o time tricolor e a zona de classificação para Libertadores.

"Nosso torcedor é apaixonado. A torcida fantástica. Isso é importante. O jogador precisa saber lidar com esta situação, atender este chamado. Estamos trabalhando. Agora temos mais um jogo importante e não podemos ficar pedindo crédito toda hora. Vamos fazer o nosso trabalho, como estamos fazendo. Se a torcida achar que deve vir, que coisa boa, precisamos dela, mas se não achar, vamos redobrar esforços para mostrar que merecemos confiança", enalteceu Roth.

"Ainda podemos chegar longe. Contamos com nosso torcedor. Eu senti na pele como é difícil enfrentar o Grêmio aqui. Em 2010, pelo Santos, estávamos vencendo de 2 a 0 e a torcida nunca parou de apoiar. O Grêmio virou o jogo e só nos classificamos porque o Robinho fez um gol no final e nos deu uma boa vantagem para o jogo de volta. Este comportamento que eu espero", acrescentou Marquinhos.

O grupo de atletas do Grêmio se reapresenta nesta segunda-feira. O duelo com o alvinegro do litoral paulista ocorre na quarta-feira, às 20h30 (horário de Brasília), no Olímpico. Gilberto Silva volta após suspensão. André Lima, lesionado, é dúvida.

Com Sandro lesionado, Mano convoca Ralf para amistosos da Seleção


O técnico Mano Menezes realizou uma alteração na lista de jogadores que irá jogar os amistosos com México e Costa Rica. O volante Sandro, do Tottenham, sofreu uma lesão na panturrilha esquerda e foi cortado, dando lugar para que Ralf, do Corinthians, fosse selecionado.

Com o atleta dos Spurs, Mano chegou ao segundo problema por lesão para estas duas partidas, já que o atacante Kleber, do Porto, sofreu uma contusão no ombro esquerdo em partida da Liga dos Campeões, e também foi cortado - em seu lugar, porém, não foi escolhido outro jogador.
Desta forma, o corintiano deverá viajar na manhã desta terça-feira, junto do goleiro Jefferson, do Botafogo, para San José, capital da Costa Rica - cidade que recebe o amistoso desta sexta-feira. A dupla, inclusive, foi titular na vitória sobre a Argentina, por 2 a 0, no Superclássico das Américas.
Agora na Seleção, o volante desfalcará o Corinthians nos jogos com o Atlético-GO, neste domingo, e Botafogo, na quarta, dia 12 de outubro, ambos no Pacaembu, pelas duas próximas rodadas do Brasileiro. Com 48 pontos, o alvinegro está na vice-liderança, a dois pontos do Vasco, ponteiro da competição.
Após o duelo com a Costa Rica, às 23 horas (de Brasília), a equipe brasileira segue para Torreón, no México, onde joga mais um amistoso, com os donos da casa, na terça-feira, dia 11 de outubro.

Felipão desconhece interesse do Anzhi e reitera desejo de ficar no Verdão


O lateral esquerdo Roberto Carlos apontou Luiz Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo como nomes cotados para o Anzhi Makhachkala. Acumulando o cargo de técnico do clube russo, o brasileiro citou os dois treinadores, mas Felipão garantiu não ter sido informado a respeito.

"Ele fala lá, e eu não tenho o que responder aqui. Tenho zero de conhecimento sobre isso. Pode falar que tem interesse, que imagina o técnico tal ou outro. Mas entre ser interessante e ter a situação... É muito difícil eu sair", afirmou.
Depois da demissão do técnico Gadzhi Gadzhiev, a diretoria do Anzhi colocou Roberto Carlos acumulando o cargo de jogador e de treinador. Neste período de transição, o lateral citou os dois brasileiros, além de Fábio Capello e Guus Hiddink.
Porém, mesmo recebendo críticas da torcida no Verdão, Felipão reitera o discurso de que se planejou para viver na capital paulista por mais tempo e alega estar disposto a seguir no clube.
"Não tenho intenção de sair, não quero. Tentei organizar uma vida aqui", afirmou o técnico, que já se colocou à disposição do Palmeiras para excluir a multa rescisória de seu contrato, o que foi recusado pelo presidente Arnaldo Tirone. O pentacampeão tem contrato até o fim de 2012 com o time de Palestra Itália.

Luxemburgo destaca evolução do futebol carioca


O técnico Vanderlei Luxemburgo voltou a São Paulo no domingo, mas para comandar uma equipe carioca no Morumbi. Com a maioria de seus títulos conquistada por clubes paulistas, o comandante do Flamengo está satisfeito com a evolução apresentada pelos times do Rio de Janeiro nos últimos anos.

"São Paulo estava na frente havia muito tempo, nadando de braçada. Mas agora o Rio entendeu que precisava melhorar", comentou Luxemburgo, carioca de Nova Iguaçu, no programa Mesa Redonda, da TV Gazeta.
De fato, os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro estão entre os seis melhores na tabela do Campeonato Brasileiro - os paulistas Corinthians e São Paulo aparecem na segunda e terceira colocações, respectivamente. Os últimos títulos nacionais foram conquistados por Fluminense e Flamengo, e atualmente o Vasco lidera a competição.
Para Luxemburgo, os bons resultados obtidos pelos times cariocas estão relacionados a melhores condições de trabalho. "Os clubes estão se estruturando. O Flamengo iniciou as obras do CT, para colocar um hotel e um quinto campo. O Fluminense vai começar também. O Rio de Janeiro acordou para entender que futebol não é só montar time", declarou.
Em relação a contratações, o técnico lembrou que o Botafogo se reforçou com o volante Renato, com passagem destacada pelo Sevilla, da Espanha. Ele mesmo conta com o astro Ronaldinho Gaúcho no Flamengo. "O Ronaldinho está comprometido. Seu único atraso foi há duas semanas, de 13 minutos, porque o Ninho do Urubu está em reformas, uma confusão danada, e atrapalhou um pouco", relevou.

Com a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo (único grande paulista que não dirigiu), no Morumbi, Vanderlei Luxemburgo levou o Flamengo aos 44 pontos ganhos na tabela do Campeonato Brasileiro, na sexta posição.

Cristovão Borges lamenta fraco desempenho de Diego Souza

Cristovão Borges lamenta jogo fraco de Diego Souza
Ficando à frente no placar duas vezes, o Vasco cedeu o empate por 2 a 2 ao Corinthians, neste domingo, em São Januário e não jogou com o mesmo brilho visto em suas últimas partidas. Para o interino Cristovão Borges, que segue no comando do time enquanto Ricardo Gomes se recupera de um AVC, o time sentiu o fraco desempenho de Diego Souza.

"Sentimos uma certa ausência do Diego Souza, de uma atuação mais decisiva dele. Infelizmente, ele foi menos acionado e não conseguiu fazer a diferença. O time precisa dele, e nós sabemos disso", lamentou Borges.
Além de lembrar do camisa 10, o interino destacou a queda de desempenho da equipe após a saída de Juninho Pernambucano, logo no início da etapa final.
"Também perdemos muito com a saída do Juninho, principalmente no que diz respeito ao nosso domínio e posse de bola. O time sentiu a partir daquele momento e acabou até tomando o segundo gol", concluiu. O Vasco volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo contra o Internacional, fora de casa. Já na disputa da Sul-americana, o time enfrentará o Aurora, na quarta-feira, em Cochabamba.

Nilmar irá operar o joelho direito nesta terça-feira

Nilmar opera o joelho direito nesta terça-feira na Espanha
O atacante Nilmar deve passar por uma cirurgia no joelho direito nesta terça-feira. De acordo com o Villarreal, clube do jogador, a intervenção acontecerá por causa de um cisto no menisco do joelho direito do brasileiro, e seu prazo de recuperação ainda é incerto.

As dores no joelho, que começaram no jogo com o Nápoli, pela Liga dos Campeões, na última semana, fizeram com que o brasileiro já não atuasse no último final de semana, diante do Zaragoza, pelo Campeonato Espanhol.
No final de 2010, Nilmar passou por uma artroscopia, também no joelho direito, que o fez parar por dois meses. Apesar disso, o clube espanhol ressaltou que esta intervenção não tem relação com aquela do ano passado.
Ainda de acordo com o Submarino Amarelo, só poderá ser dada uma previsão de retorno do atleta após a cirurgia. Sem o brasileiro, o Villarreal fica sem dois de seus atacantes, já que Marco Ruben recupera-se de um problema no pé. Desta forma, o time espanhol conta apenas com o italiano Giuseppe Rossi, vice-artilheiro da Liga Europa, à disposição.

São Paulo prefere estádio lotado do que Lucas em campo


O São Paulo fez um pedido inusitado para a CBF. Com as reclamações recorrentes dos clubes por conta dos jogadores convocados para a seleção brasileira que desfalcam os times no Brasileirão o tricolor agiu na contramão.

A CBF anunciou na última sexta-feira a mudança de algumas partidas do Brasileirão e o jogo entre São Paulo e Internacional, pela 29ª rodada, foi transferido da quinta-feira (13 de outubro) para a quarta (12) que é feriado nacional.
O jovem meia Lucas vai participar do amistoso da seleção brasileira contra o México no dia 11 de outubro. Se o jogo fosse na quinta, daria tempo do jogador retornar e participar do confronto, mas a direção do clube acredita que com o feriado nacional o tricolor irá receber um bom público.
Mas o jogo será na Arena Barueri, isso porque o Morumbi estará ocupado para o show do cantor Eric Clapton. Adalberto Batista, diretor de futebol do clube, disse que mesmo no dia 13, Lucas chegaria cansado e dificilmente participaria da partida.

Juninho sai durante o jogo e pode desfalcar o Vasco nas próximas rodadas


O meia Juninho Pernambucano, do Vasco, sentiu dores e deixou o gramado durante o confronto contra o Corinthians no último domingo (2) pelo Brasileirão. O jogador poderá desfalcar a equipe nas próximas rodadas da competição.

Pouco tempo após voltar para o segundo tempo, aos 7 minutos, Juninho sentiu uma antiga lesão que já o vinha incomodando na panturrilha esquerda e pediu para o treinador para ser substituído.
Na saída do campo o camisa 8 do Vasco disse que ele já estava sentindo dores no local desde o começo da partida. Mas na volta do segundo tempo as dores pioraram e infelizmente não deu para continuar.
O jogador já seria poupado da partida do Vasco na Sul-americana na próxima quarta-feira (5) contra o Aurora-BOL, mas agora não se sabe se ele terá condições de jogo para o próximo domingo diante do Internacional. Nesta segunda-feira (3) Juninho deverá ser submetido a uma ressonância magnética para averiguar a gravidade da lesão.

Quadro de Ricardo Teixeira segue estável


O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, de 64 anos, está internado desde a última quinta-feira (29). Os médicos informaram que seu quadro segue estável no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro.
 O boletim médico informa que o dirigente está respondendo bem ao tratamento.
O comunicado dos médicos informa que Teixeira não teve qualquer complicação em seu quadro de diverticulite, uma inflamação na parede do cólon, no intestino grosso. Mesmo assim, os responsáveis pelo atendimento do dirigente não deram um prazo para que ele receba alta. A princípio, ele deveria ficar internado entre 24 e 48 horas e só deve deixar o hospital quando passar a tomar os remédios via oral.
Para agradecer o bom atendimento recebido no hospital, Teixeira entregou brindes, como bonés e camisetas, da CBF e da seleção brasileira para vários funcionários, principalmente do setor de enfermaria. Ele já está em um quarto, acompanhado da esposa, e não sente mais dores. A assessoria de imprensa do dirigente afirma que ele passa o dia conversando e dando autógrafos, e que não tem nenhuma dieta especial.
Teixeira recebeu a visita do ex-sogro João Havelange, amigo e presidente de honra da Fifa. O amigo, de 95 anos, passou uma hora conversando com o presidente da CBF no hospital. No poder da CBF desde 1989, Teixeira agora também é presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014.

Vasco e Corinthians empatam e time carioca segue na ponta

O duelo entre os dois primeiros colocados no Brasileirão terminou igual. Vasco e Corinthians empataram por 2 x 2 na tarde do último domingo (2) pela 27ª rodada no estádio de São Januário.
Com o resultado nada muda na parte de cima da tabela, com o Vasco em 1º com 50 pontos e o Corinthians logo atrás com 48. Mas isso permitiu que Flamengo e Fluminense, que venceram na rodada, encostassem e a diferença agora é de 6 pontos do primeiro para o 6º colocado.
As duas equipes fizeram uma boa partida com várias chances de gol. Quem abriu o placar foi o time carioca. Juninho cobrou escanteio e Dedé subiu mais alto que todo mundo para estufar as redes. Mas o empate do Corinthians não demorou. Ralf deu um belo lançamento para Danilo que encontrou Alex livre na área e o camisa 12 não perdoou.
Mas antes do final do primeiro tempo o Vasco fez mais um gol. Éder Luis fez boa jogada e lançou para Fágner que ganhou na velocidade da zaga e deu um leve toque por cima de Júlio César para marcar 2 x 1 no placar. Só que o Corinthians não desistiu e empatou novamente com Danilo, de cabeça, após cruzamento de Willian e deu números finais ao jogo.

Botafogo perde e desperdiça chance de ser segundo


O Botafogo tinha tudo para assumir a vice-liderança do Brasileirão. Jogando às 18h, já sabia que seus adversários tinham tropeçado na rodada e bastava uma vitória para ficar com a segunda posição. Mas esqueceram de avisar o Atlético-GO.

Jogando em seus domínios a equipe goiana não deu sopa para o azar e derrotou o Botafogo por 2 x 0. Com a derrota a equipe carioca está em 4º lugar e viu a dupla Fla-Flu se aproximar. Já o Atlético-Go faz boa campanha em 2011 e está na 9ª posição.
Os dois gols do Dragão saíram antes dos 10 minutos de jogo. O primeiro gol foi logo no primeiro minuto de jogo com o cruzamento de Bida e a antecipação de Felipe, que completou para o gol e contou com um desvio em Antônio Carlos.
E a “blitz” do rubro-negro goiano não parou por ai. Dez minutos depois outro cruzamento na área do Botafogo e o volante Marcelo Mattos cortou mau e a bola sobrou para Felipe bater cruzado e fazer mais um, 2 x 0 e resultado final.

São Paulo perde em casa na estreia de Luis Fabiano


A torcida do São Paulo lotou o Morumbi para acompanhar de perto a reestreia de Luis Fabiano com a camisa do tricolor. Mas o Flamengo estragou a festa e venceu os donos da casa por 2 x 1 na tarde do último domingo (2) pela 27ª rodada do Brasileirão.

Com a derrota, o São Paulo manteve os 46 pontos e viu o Vasco abrir 5 pontos na liderança da competição. Já o Flamengo encostou no G5 com 44 pontos e ainda está vivo na luta pelo título nacional.
Luis Fabiano teve uma estreia discreta, mas participou ativamente do jogo. Agora falta ritmo de jogo para que o camisa 9 demonstre ser o que já foi pelo tricolor. O atleta foi substituído no começo do segundo tempo, o que já estava programado.
A expulsão de Lucas, no começo do segundo tempo, prejudicou o tricolor. Logo depois o Flamengo abriu o placar com Thiago Neves, de cabeça. Mas o Flamengo também teve um jogador expulso, Willians, e o tricolor chegou ao empate com Dagoberto. Mas no final do jogo um chute despretensioso de Renato Abreu contou com desvio na zaga e enganou Rogério Ceni.